02 abril, 2012

Ver as coisas pelo lado positivo…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Já estivemos a 5 pontos do 1º lugar. Agora estamos na liderança com um ponto de vantagem. Sim é pouco, mas é melhor do que estar em 2º ou 3º. E faltam 5 jornadas para o fim do campeonato.

Já estivemos a jogar muito menos do que estamos a jogar neste momento. Com a mesma prontidão com que critico quando vejo falta de esforço e profissionalismo, devo dizer em abono da verdade que o FC Porto dos últimos 2 jogos demonstrou que quer ser campeão. Refiro-me à vontade dos jogadores, às opções acertadas do treinador e ao apoio inequívoco dos adeptos quer na Mata Real, quer no Dragão com o Olhanense. Não fosse uma momentânea e infantil desconcentração defensiva no único lance de perigo do Paços, e estaríamos agora com 3 pontos de vantagem na liderança, a um pequeno passo de selar o título. Mas independentemente de nos últimos 180 minutos do campeonato termos conseguido apenas 4 pontos, ao longo dos mesmos vi raça, esforço, suor e vontade de ganhar. Muito diferente do que em muitas ocasiões desta época.

Quanto a VP, bastas vezes criticado por tudo e mais alguma coisa (e também eu já o critiquei bastante), pelo sistema táctico, pelas opções dos jogadores, pelas bolas à trave ou até pelos erros de arbitragem, tem sido o alvo mais fácil. No entanto, a opção de VP em deixar Rolando no banco foi acertada e inteligente dada a mensagem que transmite. Não quero fazer de Rolando o pior jogador do mundo (considero-o até um bom jogador), mas os muitos erros, desconcentrações e displicências que tem tido ao longo da época já deveriam ter merecido da parte de VP uma opção pela dupla Maicon/Otamendi. Fê-lo tarde, mas fê-lo. Mais vale tarde que nunca.

Confesso que já estou um pouco de farto de me lamentar sobre as várias trapalhadas que têm assolado a época do FC Porto. Sinceramente acho que o tempo agora é de realçar o que de positivo existe no actual momento para que se possa ter alguma esperança e fé nas últimas 5 jornadas. O apoio dos adeptos tem sido fantástico nas últimas semanas, e apesar de todos os percalços, parece até que existe uma renovada (e de certa forma surpreendente) comunhão de esforços para a recta final da época!

Recorrendo a uma linguagem do ténis, já tivemos 2 “match-points” desperdiçados. O jogo logo a seguir ao galinheiro frente à Académica, e o jogo em Paços de Ferreira. Eram dois momentos em que podíamos ter espetado a “faca nas costas” do nosso inimigo, revalidando mais um título de campeão nacional e comprovando em campo que somos mesmo os MELHORES! Pois bem, a minha ideia é que temos o 3º match-point na próxima jornada em Braga. Só que enquanto nos outros dois “match-points”, éramos nós a servir frente a adversários mais fracos, agora o match-point é de altíssimo risco, o adversário muito mais forte que os anteriores e não somos nós a servir.

Apesar de algum optimismo reinante neste meu post, quero revelar-vos muito sinceramente a minha ideia sobre as nossas possibilidades de revalidação do título. Realisticamente, o Braga com a derrota na luz perdeu grande parte das hipóteses de título. Para mim, os únicos dois candidatos agora somos nós e os “outros”.

Na próxima jornada, nós vamos a Braga, os “outros” vão a alvalade. A minha teoria é a seguinte: se o FC Porto quer ser campeão nacional, tem de impreterivelmente vencer em Braga, provavelmente o campo mais difícil onde vai jogar desde o início da época (sim, porque no galinheiro já é tão fácil ganhar…). E digo isto porquê? O sporting é um fenómeno interessante no panorama futebolístico português. A culpa de tudo o que lhes acontece é das arbitragens. Acabam a 40 pontos do 1º como no ano passado, mas a culpa é das arbitragens. Estão em 5º lugar este ano, mas tal deve-se às malditas arbitragens. São uns calimeros do pior, chorões, e quase tão ridículos (um pouco menos ordinários) como os vizinhos da 2ª circular. Porém em campo, quando jogam pouco ou nada se vê. Dei-me ao trabalho de ver os confrontos das lagartixas com os encornados desde que o mastigador de pastilhas lá está e o panorama é bem evidente: em 7 jogos, os encornados do mastigador venceram facilmente por 6 vezes e na outra empataram. Ou muito me engano (e até gostava de estar enganado!), mas cheira-me que o jogo de alvalade vai ser um passeio para os pupilos do mastigador. E começando a fazer contas (a maldita calculadora!) é evidente que esse resultado nos obriga a ir ganhar em Braga para manter a liderança. Não vale a pena pensarmos que um empate em Braga pode ser um bom resultado, ou que não temos de arriscar tudo em Braga, que isso não é verdade. É triste que tenhamos deixado a decisão do campeonato para um campo tão difícil, mas a verdade é essa. Para o jogo de Braga, há apenas uma saída: vencer claramente! A partir daí, o caminho fica completamente aberto para o título, e os jogos a seguir têm de ser finais para ganhar. Mais, se ganharmos em Braga, comprovamos a ideia de que a melhoria verificada nos últimos jogos não é apenas momentânea. Por isso, em Braga é para ganhar!!!

5 comentários:

  1. Completamente e com muito gosto de acordo. Na "mouche"!
    Sob pena de estragar, não acrescento mais nada.

    Abração. BIBÓ PORTO!!!

    ResponderEliminar
  2. Nem vale a pena dizer mais nada para não estragar tamanha prosa. A comparação com a linguagem ao tennis está sublime.

    Mais do que estar a malhar em tudo, é estarmos com a equipa que agora parece que até quer jogar à bola.

    Vamos, 6 finais e é para ganhar mais nada!!

    ResponderEliminar
  3. Eu estarei SEMPRE com a minha equipa, especialmente nos maus momentos! E que dizer sobre a postura do obeso Gobern no último "Zona Mista"???? Uma vergonha que não podemos calar...!

    João

    ResponderEliminar
  4. Ao contrário do RCBC sou da opinião que os outros não darão luta tão intensa pois estão em decréscimo físico. Depois quem mais para nos divertir?. Ultrapassaram o primeiro e ficaram em segundo??? Sou apologista da existência de bobos na corte...Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos,

    Muito obrigado pelos elogios ao post… De facto, o momento agora é de apoio, mais do que lamúrias ou lamentos… No fim fazem-se as contas, tiram-se as ilações que se devem tirar e tomam-se as medidas conducentes ao melhor futuro para o clube…

    Apenas algumas notas soltas:

    Sim, por acaso já vi o vídeo daquele anormal que pesa mais de 200 kgs a festejar efusivamente o golo dos encornados… Mas que há de se fazer, a juntar à obesidade mórbida, também tem um enorme problema mental … Que há de se fazer!!!!

    Quanto à luta que os outros nos darão…. Eu estou-me completamente a marimbar se eles fisicamente estão mal, se não vão dar luta ou se estão com problemas onde quer que seja… Quero que eles se lixem porque os odeio… Agora uma coisa temos de ter em conta, que eles podem ganhar os jogos que faltam, e assim nós também teremos que ganhar os nossos sob pena de não sermos campeões… Se os jogadores tiverem que correr, lutar, esfolar-se para ganhar os 5 jogos que faltam, fazendo mais em 5 jogos que no resto do campeonato pois que assim seja…

    ResponderEliminar