27 abril, 2012

Preparar o “tri”

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Tive uma educação católica, apesar de não ser crente, mas parece que é este ano que começo a crer que há milagres que podem acontecer. Não me peçam, porém, para acreditar que coisas destas extraordinárias podem voltar a suceder. Eles ainda “acraditam”, apesar das vaias pouco católicas ao Jesus e da choradeira contra o Vieira, mas nós é que estamos a um passo de ser campeões. Não é brincadeira, mesmo tendo no banco um treinador chamado Vítor Pereira. É por isso que, com o “bi” quase no bolso, é o “tri” que já está a começar a ser preparado.

Anuncia-se uma verdadeira razia no plantel na próxima época. Uma revolução que deverá, ou melhor, terá mesmo que começar pelo banco, com a saída de um treinador que só ainda o é hoje, porque ganhou aquele jogo em Donetsk e porque está no clube em que está, com o presidente que tem. Diziam-me, no final do ano passado, que o próximo que aí vem chama-se Jardim, mas não é Alberto João, apesar de ambos serem da esplêndida ilha da Madeira. Hoje, porém, os tempos são outros, o cenário mudou e diz-se por aí que se acendeu outra luz para Jardim, lá para os lados de Carnide, onde parece terem-se fartado de dizer “ámen” a Jesus. O que pode muito bem significar que lá para entre Maio e Junho se perspectiva o primeiro duelo da época com os lampiões, nos bastidores do mercado de treinadores. Se a tradição se cumprir, é aqui que começamos a ganhar o “tri”.

Não é, porém, esta a questão que mais me assusta, até porque começo a acreditar cada vez mais na lógica daquilo que começou por ser uma piada – se nós até com este somos campeões, no próximo ano vamos experimentar com um macaco. O que me preocupa verdadeiramente é a debandada geral que vai haver no plantel. São oito os jogadores que estão na porta de saída. Na defesa, Sapu é quase certo, tal como Rolando e Álvaro Pereira. Otamendi, também dificilmente conseguiremos segurar. No meio campo, Fernando tem muitos tubarões com ele debaixo de olho e prepara-se para dar nome a um dos mais extraordinários negócios da história do clube, depois de ter custado meia dúzia de tostões. E ainda há Moutinho, que muito dificilmente aceitará ver mais uns outros a sair por valores abaixo das cláusulas, como se andou a queixar no início desta época.

No ataque, Hulk é carta fora do baralho e verá cumprida a saída que lhe foi prometida com muitos milhões como contrapartida. E Varela tem muitas probabilidades de regressar ao estrangeiro para fazer o contrato da carreira. É um ciclo que se fecha. Um ciclo que tivesse sido continuado pelo nosso antigo treinador que hoje está desempregado poderia perfeitamente ter terminado numa meia-final ou mesmo na final da Champions, a fazer lembrar 2004. É a vida, eles vêm, ganham e vão, nós ficamos e continuamos sempre a ganhar.

Nas alas resta James que ficará, pelo menos, mais um ano e Iturbe, que tem que explodir quando tiver um treinador a sério. Outros mais virão. O sucessor de Fernando já foi encontrado na Holanda. Lucas Piazón, do São Paulo, uma das estrelas mais promissoras do futebol brasileiro é um sonho que parece que se tentou tornar realidade, mas tem meia Europa atrás dele. Ganso, do Santos, também está na lista. E da América do Sul deverá chegar ainda o goleador que andamos a chorar durante esta época. Rumo ao "tri".

11 comentários:

  1. O Lucas Piazón penso que já assinou pelo Chelsea...Tiago Inácio.

    ResponderEliminar
  2. Desconfio que o treinador vai mesmo ser o Domingos. A confirmação foi dado no caso Paulo Pereira Cristovão: ele montou um sistema de vigilância e escutas não só aos árbitros como também no próprio clube aos jogadores, treinador e até aos colegas dirigentes - só assim se percebe como souberam do Domingos andar a negociar com o FC Porto, razão que levou ao despedimento deste e só assim se percebe porque tanto tem sido visto o Domingos no Olival (oficialmente, para ver jogar o seu filho que, na realidade, raramente joga).
    Vamos a ver o que faz PdC...
    Sobre os jogadores, julgo que não será nem 8 nem 80. Decerto sairão alguns, mas penso que a razia não será tão grande assim: Hulk, de certeza, Palito, Rolando e Varela quase de certeza, já Sapunaru, Fernando e Moutinho não estou assim tão certo que acabem por sair.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Faria27 abril, 2012

    Quem é o sucessor do Fernando?

    ResponderEliminar
  4. "Farpas" bem mandadas, que podem ser o pontapé de saída para a preparação do tri...! Estou a 99% de acordo.
    Abraço.
    BIBó PORTO!!!

    ResponderEliminar
  5. Boas quem é o jogador que vai substituir o Fernando?

    ResponderEliminar
  6. Boas, vai ser muito complicado o próximo ano. Estou totalmente de acordo que o plantel vai sofrer muitas alterações, há duas posições que merecem muita preocupação para o próximo ano: médio defensivo (substituto de Fernando) e ponta de lança.
    Quem é o "famoso" jogador que vem da Holanda para substituir o Fernando?
    Força Porto!

    ResponderEliminar
  7. Antes de preparar o tri, convém manter os níveis de concentração elevados para não haver surpresas desagradáveis nos 3 últimos jogos e confirmar o bi-campeonato… Pensar já no tri, sem ter o bi conquistado parece-me desadequado…

    “Não é, porém, esta a questão que mais me assusta, até porque começo a acreditar cada vez mais na lógica daquilo que começou por ser uma piada – se nós até com este somos campeões, no próximo ano vamos experimentar com um macaco.”

    Não partilho desta opinião/piada de que com um macaco seriamos campeões… É uma comparação que visa demonstrar que VP é um péssimo treinador sem valor nenhum, e que até um macaco faria melhor… Não partilho da opinião que VP é um treinador tão mau assim… Mas ora aí está, veremos o futuro e depois tiraremos as ilações do que se passou nesta época… E cada um com a sua opinião, respeitando a dos outros…

    Abraço

    PS: Lembro-me de em 04/05 (e isso é aceite por todos os portistas) termos um fantastico plantel...Diego, Fabiano, Baía, Jorge Costa, etc, etc... Um plantel que nos custou tambem varios milhoes de € depois de uma epoca cheia de exitos... No fundo um cenario mais ou menos parecido com o desta época... Naquela altura, tivemos vários treinadores e o resultado final foi nao termos ganho nada... Ou seja, de acordo com a piada/opiniao de que até com um macaco seriamos campeões, pode dizer-se que Couceiro, Fernandez e Del Neri fizeram pior trabalho que um macaco....

    ResponderEliminar
  8. Silva Pereira27 abril, 2012

    Boa tarde,

    Até ao lavar dos cestos é vindima
    Eu vejo muitos portistas a fazer conjeturas para a próxima época, mas a realidade é que ela está condicionada a esta.
    1º teremos de a ganhar para consolidar o FCP e desestabilizar o 5LB, porque nada está ganho e o clube do regime ainda acredita e todos nós sabemos o que o srº VP (da liga) é e defende, não tenham ilusões o futebol “joga-se” nos corredores do poder macrocéfalo. Eu verdadeiramente acreditarei se ganharmos ao Marítimo até porque jogamos contra um clube que tudo fará para nos prejudicar.
    2º uma verdade de sempre é que um bom plantel não faz uma boa equipa, querem um exemplo eu nunca acreditei que o real de Mourinho eliminasse o BM e porque o Real tem um conjunto de jogadores com um ego maior que a Torre dos Clérigos , O Cristiano, Di Maria, Kaka (e um pouco Benzema) não defendem e por outro lado tínhamos uma equipa (BM) com o lema dos 3 mosqueteiros (um por todos e todos por um) e normalmente ganha o coletivo.
    Este lema que foi sempre A IMAGEM DO FCP QUE SE DESIGNOU POR JOGAR À PORTO.
    EU ESPERO QUE ISSO SEJA RESPOSTO
    NOTA: Por isso fiquei triste quando se dispensou o Zé Castro e já agora esse espírito vejo nas equipas de António Folha (Sub 15), Nuno Capucho (Sub 17) mas não vejo na equipa de Rui Gomes (Sub 19)
    Saudações

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa - Esqueci-me desse pequeno GRANDE pormenor que o RCBC me lembrou e bem: antes do TRI é preciso conquistar o BI. Se o post do Farpas tem pertinência, muito mais pertinência de momento tem a chamada de atenção do RCBC. O que interessa agora é conquistar o Campeonato. Depois… logo se vê.

    FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar