08 abril, 2012

Com garra e vontade de ganhar

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

SC Braga 0-1 FC Porto

Liga 2011/12, 26.ª jornada
7 de Abril de 2012
Estádio Municipal de Braga
Assistência: 25.971 espectadores


Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria).
Assistentes: João Santos e Luís Marcelino.
Quarto árbitro: Vasco Santos.

SC BRAGA: Quim; Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho e Elderson; Custódio, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Lima e Hélder Barbosa.
Substituições: Alan por Paulo César (68m), Hélder Barbosa por Carlão (75m) e Custódio por Nuno Gomes (83m).
Não utilizados: Berni, Ewerton, Ukra e Djamal.
Treinador: Leonardo Jardim.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alvaro; Defour, João Moutinho e Lucho; Hulk, Kléber e James.
Substituições: Kléber por Varela (46m), Alvaro por Alex Sandro (63m) e James por Rolando (83m).
Não utilizados: Bracali, Djalma, Iturbe e Janko.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador: Hulk (55m).

Cartão amarelo: Sapunaru (24m), Defour (36m), Custódio (51m), Alvaro (59m), Hugo Viana (75m) e Varela (90m+3).

O jogo era decisivo para as contas do título e o Dragão respondeu à altura, como tem acontecido nos duelos com os “grandes” da Liga. Um golo de Hulk, que nunca tinha sequer marcado na Pedreira, foi suficiente para carimbar a vitória (0-1) no terreno do Sporting de Braga e abrir um atalho para o título. Agora só faltam quatro finais: igual número de vitórias é sinónimo de triunfo na Liga.

O encontro foi intenso, especialmente durante a primeira parte, mesmo que nem sempre bem jogado. Os Dragões procuraram travar a circulação de bola do adversário com Moutinho a Lucho a pressionar bem à frente no campo. Houve momentos alternados de domínio e poucas oportunidades de golo, se bem que os três remates mais perigosos tenham sido dos Dragões. Em ambos os momentos, aos 12 e 28 minutos, tratou-se de combinações entre Hulk e Lucho que o argentino concluiu e que o guarda-redes Quim travou.

Só depois, aos 29 minutos, a equipa da casa criou real perigo, com um remate de Lima, na sequência de um contra-ataque, a sair ao lado da baliza portista. Ainda antes do intervalo chegaria a melhor ocasião do primeiro tempo. João Moutinho desmarcou com Hulk, que rematou junto à linha de fundo, de ângulo quase impossível. A bola ia mesmo para a baliza e Quim voltou a evitar o golo.

No arranque do segundo tempo, Varela entrou para o lugar de Kléber, uma substituição que se revelou determinante e que tornou o ataque portista mais imprevisível. O extremo português, que ainda recupera ritmo após a lesão sofrida na recepção ao Feirense, efectuou uma bela exibição, assim como Alex Sandro, que substituiu Alvaro a meio da etapa complementar. Os portistas ainda apanharam um susto quando Hugo Viana, aos 47 minutos, apareceu isolado frente a Helton, rematando por cima. Contudo, excepção feita a um livre apontado pelo mesmo jogador, 12 minutos depois, os bracarenses pouco mais criaram.

O FC Porto tornou-se progressivamente mais perigoso, mantendo a segurança defensiva que lhe permite ser a melhor defesa dos principais campeonatos europeus, a par dos italianos da Juventus (17 golos encaixados). E, aos 55 minutos, James recuperou a bola a meio-campo e serviu Hulk, que, isolado, rematou com o seu pior pé, o direito. A bola parecia que não queria entrar, mas lá ultrapassou a linha de baliza dos bracarenses, dando aos azuis e brancos uma vantagem preciosíssima.

Isto porque a equipa soube gerir os tempos de jogo e guardar a bola, não perdendo a oportunidade para contra-atacar. O melhor exemplo foi um lance aos 73 minutos: Hulk, Varela e James triangularam, com o colombiano a não ser capaz de dar o toque final. Já nos descontos, num lance confuso em que os portistas pressionaram junto à área adversária, Alex Sandro viu o seu remate desviado da baliza por Nuno André Coelho.

O apito final soou pouco depois e os futebolistas portistas comemoraram a vitória junto aos adeptos que os acompanharam. Também eles foram incansáveis.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

"Era um jogo importante, era importante somar os três pontos e foi isso que aconteceu. Parabéns às duas equipas, que nos deram um belíssimo espectáculo. As duas equipas quiseram ganhar parabéns à minha equipa, que como equipa ganhou este jogo. O campeonato vai ser discutido até ao fim, não tenho dúvidas absolutamente nenhuma disso, agora demos um passo importante, continuamos na frente, continuamos a depender só de nós, continuamos a controlar os nossos jogos e não podemos controlar os outros".

Hulk

"Não fui decisivo, apenas contribui para a vitória, tanto eu como todos os companheiros. Estamos todos de parabéns, frente a uma boa equipa como é o Braga. Não é nada fácil, nada está decidido, temos de ter os pés bem assentes no chão e ganhar os quatro jogos que faltam para sermos campeões".



RESUMO DO JOGO

17 comentários:

  1. Até a roubar o FCPorto nós conseguimos ganhar!! Somos PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Grande e importante vitória do FC Porto em Braga! O jogo foi sempre muito disputado e quase sempre bem jogado. Os bracarenses venderam cara a derrota e os portistas só com enorme aplicação e entrega ao jogo superaram o adversário que demonstrou a razão do seu lugar na classificação. A garra dos jogadores do FC Porto foi determinante. Com uma estratégia bem urdida por Vítor Pereira (com a surpresa Kléber) souberam conter, durante a primeira parte, algumas ofensivas perigosas da equipa de Jardim. Depois do intervalo, a subida de rendimento de James contribuiu para catapultar o FC Porto para a vitória.

    Meus destaques: Moutinho (enorme, brilhante, indica o caminho aos companheiros); Defour (entrou timidamente mas acabou por fazer um jogo fantástico, talvez o melhor da época; salvou uma possibilidade de golo na sua baliza, com uma falta cometida antes da área, depois de Álvaro Pereira ter ficado, mais uma vez, “nas covas”); Hulk (decisivo marcou com o pé… direito, sem hipóteses para Quim); Otamendi (excelente na marcação e a jogar em antecipação; grande jogo!); Maicon (não ficou atrás do seu par a central e realizou uma exibição quase sem mácula). O Sr. Benquerença chegou a meter-me medo… É que lá julgou que os jogadores portistas gostam do amarelo… Marcou faltas de um modo inconcebível… contra o FC Porto. No resto, esteve bem.

    Não sou supersticioso (só com o 13…) mas, após o jogo, lembrei-me de que o FC Porto sempre que ganhou em Braga para o Campeonato conquistou o título. Ainda não ganhámos, mas esperemos que a tradição se mantenha. É necessário preservar os níveis de concentração e entrega nos jogos que faltam. Não podemos facilitar.

    Abraço. BIBó PORTO!!!

    ResponderEliminar
  3. GANHÁMOS!

    Num terreno difícil, frente a uma excelente e muito bem organizada equipa, num ambiente adverso com muitos mais adeptos do adversário… Com uma exibição consistente, segura e personalizada… Foi uma demonstração de força necessária num momento delicado e fundamental para a reconquista do título…

    A equipa esteve bem no seu todo… Hulk resolveu o jogo com um golo que pode decidir o título… Hulk é simplesmente o melhor jogador do campeonato, e a uma das razões pelas quais o FC Porto está em 1º lugar… Nunca é demais elogiar Hulk… Da minha parte desejo tudo de bom a este jogador, seja no FC Porto seja noutro lugar qualquer, porque merece inteiramente… Hoje foi mais uma demonstração de raça, luta, esforço e classe do brasileiro… Sei que individualizar nestes momentos pode ser injusto, mas Hulk merece uma nota de elogio… Como aliás, toda a equipa que esteve muito bem…

    Olhando para a belíssima exibição da dupla de centrais, bem como a segura exibição de Sapunaru, pergunto-me porque Sapunaru foi tantas vezes excluído das opções iniciais?!?!

    Mas o que conta agora é pensar nos próximos 4 jogos… São autenticas finais… E o FC Porto está habituado a ganhar todas as finais em que entra… Por isso, eu acredito cada vez mais no bi-campeonato…

    Siga a banda, e um mega-caixote de rennies para os cabrões de m**** que por esta hora estão com uma azia das grandes… Estavam com a garrafinha de champanhe à espera que o FC Porto escorregasse em Braga… Lixaram-se… O FC PORTO ESTÁ EM PRIMEIRO! E isto causa azia a tanta gente… Como disse Maradona um dia… Que chupem, e continuem chupando! GRANDE FC PORTO!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Mas que grande alegria! Amanhã mais friamente comentarei! Somos Porto cargo!

    ResponderEliminar
  5. Ah...que bela manhã.

    Parabéns Vítor Pereira,que bela partida...afinal como se viu nos últimos minutos a equipa até sabe controlar o jogo com bola(defender com bola é que ainda está um bocadinho perra,mas...está bem melhor)...mas...ainda nada está ganho e nem me interessa o que façam os pobres diabetas na 2ª.
    Temos de continuar a alimentar esta rotina vençedora e continuar a cilindrar adversário após adversário até à vitória final.

    Até estou a imaginar as manchetes em papel higiénico durante a próxima semana...depois de perdermos o treinador acho que vamos ficar sem Presidente por troca com o do beira-mar...bom,precisamos de nos rir com algo.

    Mas estaremos sempre concentrados na vitória e sempre a pressionar a equipa para que essa mesma vitória possa acontecer.

    Carrega PORTO,pois ainda faltam quatro vitórias.

    Como não falo nem individualizo jogadores resta-me enviar um grande abraço para o Vítor Pereira e sua equipa técnica por terem sido bastante competentes...agora só lhes falta manterem um ritmo que lhes permita estarem nesta condição durante toda uma época tanto nas competições internas como nas competições europeias...com a vitória neste campeonato acredito que(atendendo ao dossier Jesualdo)terá uma segunda oportunidade para corrigir a imagem deixada durante esta época...como também acredito que uma segunda época só ganhando campeonato e supertaça não será suficiente para uma terceira(atendendo ao que aprendemos com o dossier jesualdo).

    Mas para existir uma possibilidade de segunda oportunidade vai ter de ganhar este campeonato e de forma categórica, por isso, muita concentração Vítor...

    Força Campeão vamos ao assalto final.
    A vencer desde 1893.
    Sempre PORTO

    ResponderEliminar
  6. Vitória justa e indiscutível do F.C.Porto, que se apresentou na "Pedreira" com o espírito certo, a lição muito bem estudada - Mossóro e Hugo Viana, por exemplo, não "jogaram"- e a mostrar que queria ganhar. Se mantivermos este carácter, se todos quiserem, se não houver comportamentos de primas-donas, o Bicampeonato pode ser uma realidade.
    Uma palavra para Defour, que fez esquecer Fernando e a mostrar que jogando mais vezes, ganhando confiança, pode ser um bom substituto do Polvo.
    Outra para Alex Sandro, também cumpriu, que não merecia aquela atitude do Palito que também o atingiu.

    Com esta vitória e o Braga a 5 pontos, a Champions está quase, mas como para o F.C.Porto o segundo lugar, é o primeiro dos últimos, estamos no rumo correcto para o grande objectivo da época, a conquista do título. Fizemos a nossa obrigação, ao fazê-lo colocamos a pressão do lado de lá e agora vamos assistir, de palanque, ao Sporting/Benfica.

    Desejo a todos uma Santa Páscoa

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Silva Pereira08 abril, 2012

    SAI ÁLVARO PEREIRA E ENTRA ALEX SANDRO E EU DESCANSEI
    Toda a equipa muito bem com a exceção Álvaro Pereira (mais uma vez). Espero que finalmente o seu ego (que não corresponde ao que faz em campo) seja “castigado” com descanso. Para mim , a sua reação é sinónimo de que ele sabe que o Alex é de outra casta e que não tem espirito de equipa. Grande garra da equipa, mas tenho que destacar Otamendi, Defour, João Moutinho e Lucho. Mais uma vez a arbitragem com dualidade de critérios, o cartão a Sapunaru , em contraponto com a entrada sobre João Moutinho e Hulk, bem como as faltas marcadas ao contrário, temi algo mais, felizmente que nos lances capitais foram bem ajuizados. Por fim os comentários na TVI são tão parciais e incompetentes, desconhecer que a falta (de Defour) seria penalti porque continuou na GA é de o desconhecimento que raia a intencionalidade. Srº Manuel Queirós para portista ou é incompetente ou então está num servilismo aos senhores da capital. Parece-me que nem o seu regresso ao Norte o fez recuperar o Norte.
    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  8. Grande garra dos jogadores do FCP, finalmente. Num jogo em que já se viu o que nos espera até final do campeonato. Temos que ser muito melhores que o adversário, porque jogamos contra 2 equipas. Houve uma altura do jogo em que tinhamos 5 faltas a favor contra 17 do braga(por volta do minutos 60), e isto num jogo disputado e equilibrado. Demonstra bem a dualidade de criterios do arbitro. Grandes armadilhas nos esperam. Sejam PORTO e vencemos tudo e todos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Silva Pereira08 abril, 2012

    O DESCONHECIMENTO DAS LEIS DO JOGO
    Surpreende-me o desconhecimento por parte dos intervenientes do jogo (jogadores e equipa técnica) das suas regras e também de quem ganha a vida com este desporto, estou a referir-me aos comentadores desportistas e mais grave ainda quando são ex-jogadores e treinadores. As falhas são tantas que leva-me a pensar que na formação dos atletas isso é descuidado, é quase como um automobilista que anda na estrada sem conhecimento das suas regras.
    No jogo de ontem o Álvaro Pereira demonstrou essa falta (mais uma), pois que deveria ter trocado de botas dentro das 4 linhas do campo e nunca ter saído, aqui pareceu-me que só o Lucho conhecia a regra.
    POR FAVOR SERÁ TÃO DIFICIL APRENDER 17 LEIS
    Isto foi mais uma vez comprovado nos comentários de ex-jogadores na TVI
    Já agora srº Manuel Queirós também deverá consultar o site da Liga para não dizer barbaridades, que falta de profissionalismo, par quem foi diretor de um Jornal desportivo, o que vem provar realmente a qualidade desse pasquim.
    Aqui fica a referência a essa regra
    Lei 4 - Equipamento dos Jogadores
    …….
    • qualquer jogador que tenha deixado o terreno para corrigir o seu equipamento não poderá regressar sem ter sido previamente autorizado pelo árbitro.
    Cumprimentos
    Nota : num clube como o FCP tudo isto me surpreende

    ResponderEliminar
  10. Numa altura em que a uniao do grupo em busca de um objectivo colectivo. tem um gajo que veio de um clube chamado Cluj e que era conhecido no seu querido uruguai e pouco mais , que agora depois de mais um jogo a fazer cruzamentos a meia altura para a cabeça do primeiro defesa á sua frente, começa aos murros ao acreilico do banco como uma prima dona que como usa puxo nao pode ser substituido.... Deu o FC Porto muito mais a este personagem do que o contrario. Só espero é que o Banco te espere até ao fim do ano e depois qq dinheiro é bom para ires á vida.... Jogador j+a temos e chama-se Alex Sandro.

    ResponderEliminar
  11. Grande jogo do FC PORTO que mesmo tendo ganho um jogo deveras importantissimo, não abriram garrafas de champanhe em abraços histericamente efusivos, como os avermelhados do Sul quando ganharam a esyes avermelhados do Norte!!!!
    Defour foi para mim um dos melhores jogadores pois secou Mossoró e ainda teve tempo para não deixar jogar Hugo Viana, Maicon é como eu sempre disse, um novo Pepe, mas sempre a central, e a unica nodoa negra só poderia sair do "contrariado" Palito. Será que está com medo do Alex Sandro?
    Mas como já li algures, nada como uma boa multa no ordenado não cure!
    Só um terramoto nos impedirá de ser campeões!

    Ozzy Bluesky

    ResponderEliminar
  12. Grande vitória do nosso mágico Porto, foi curioso para mim e para o meu rapaz, na chegada á cidade de Braga e ver aquela onda ou cordão humano, vermelho e branco, acredito que muitos não seriam propriamente bracarenses!
    A atmosfera estava a ser criada para eles, mas felizmente o nosso Grande clube demonstrou estar á altura das responsabilidades, vencendo de forma categórica´, pecando o resultado por escasso, mesmo com o olegário a querer fazer das dele!
    A hora é de concentração e determinação para a nossa equipa, pois da nossa parte nem se fala depois da demonstração de apoio dada pelos adeptos na pedreira!
    Bibó Porto!!!

    ResponderEliminar
  13. são estas as horas de se mostrar quem é e faz por parecer ser... e o FCPorto, desde há muito que o é!!!

    o momento não é para facilitanços, porque nesta altura, quem o fizer, é a morte do artista... tínhamos muito a ganhar neste jogo, é verdade, mas também tínhamos muito a perder em caso de percalço.

    nuns primeiros 45min de controle tranquilo dos ritmos do jogo, entramos para a 2ª parte com fibra de Campeão, mostramos garra, atitude, vontade, e se é verdade que a sorte protege os audazes... fizemos por merecer a sorte do jogo que noutros jogos nos faltou.

    os da casa, venderam muita cara a derrota, é verdade, mas o que fica para a história, é a vitória em terreno alheio, é a garantia da liderança isolada, seja qual for o resultado dos mais directos perseguidores, e é a certeza de que "o Campeão voltou"!!!

    estamos no rumo e caminho certo... mesmo lutando contra amuos "internos" e faltas de respeito em directo para com o responsável técnico máximo (alô, SAD, está alguém em casa ou continuam emigrados e assobiar para o lado? ok, foi só mais um caso, o que é isso afinal?!), vamos lá chegar, custe a quem custar, doa a quem doer, contra tudo e contra toLos!!!

    PORTO, ser PORTO, somos PORTO!!!

    ResponderEliminar
  14. @Féher 29,

    estrelinha que te guie,
    putinha que te pariu...

    entendidos, óh cabeça de porco?

    ps - podes continuar... o 13º arquivo é todo teu, óh otário!

    ResponderEliminar
  15. Miguel Monteiro08 abril, 2012

    Caros amigos dragões,

    Eu bem que faço zapping pelos nossos(?!) canais de televisão para ver se vejo notícias de futebol cá do burgo mas não consigo! Deve ser pelo facto de estarmos na Quadra Pascal e os "comentadeiros" do regime terem tido a necessidade de abandonar por momentos a capital do império e rumar às suas terras de origem para ingerirem calorias à fartazana, que como toda a gente sabe são óptimas para combater a azia...
    Mas adiante que esses desonestos não passam de um bando de fdp que só merecem o nosso desprezo.

    Quanto ao jogo propriamente dito, os meus amigos já fizeram o favor de dizer tudo o que havia para dizer.

    Uma palavra para uma "vaca" que passou a época inteirinha a pastar nos diversos relvados por onde o nosso clube lhe deu o privilegio de usar aquela belíssima camisola azul e branca, pagando-lhe um
    ordenado de príncipe!
    Honestamente, este ano, não lhe vi fazer um jogo de jeito. Não fez uma única assistência, um cruzamento digno desse nome, não recupera nunca, perde bolas a toda a hora, erra mais passes do que acerta e pior do que tudo não se lhe consegue ver um sorriso na cara desde Maio de 2011.
    Tipos como tu não fazem cá falta. Vai-te embora que não deixarás saudades e ou muito me engano ou a próxima vez que ouvirmos falar de ti vai ser daqui por três ou quatro anos quando fores apresentado no clube dos viscondes depois do deserto que vais passar quando daqui saíres.

    A este propósito, imaginem o que o nosso Vitinho deve ter passado este ano naquele balneário depois do Borrado Libras ter desertado, com garotos mal formados como este Pereira, mais o Guarin, o Belluschi, o Rolando e tantos outros que nos nem imaginamos. Gente pequenina que tem o umbigo maior do que o cérebro. Para esses todos espero que o nosso Grande Presidente lhes mostre o caminho da porta por onde entraram à uns anos atrás com uma mão à frente e outra atrás...

    Um abraço a todos!
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  16. @ Miguel Monteiro,

    "A este propósito, imaginem o que o nosso Vitinho deve ter passado este ano naquele balneário depois do Borrado Libras ter desertado, com garotos mal formados como este Pereira, mais o Guarin, o Belluschi, o Rolando e tantos outros que nos nem imaginamos. Gente pequenina que tem o umbigo maior do que o cérebro."

    Não diria melhor... VÍTOR PEREIRA (sim, é mesmo com letra maiúscula), é um HERÓI pá... lamento apenas que tantos e tantos Portistas não tenham por ele um pingo de respeito, preferindo de lá até cá (e isto ainda não acabou!) atacá-lo a bom atacar, ora por tudo, ora por nada, só porque era o alvo mais fácil.

    Gostava apenas de saber quem faria melhor dadas todas as circunstâncias, as já conhecidas e aquelas que ainda virão, porque quando se pensa que já se viu tudo nesta época, lá vem logo um outro "amuado" (da merda!) mostrar-nos que afinal estávamos todos enganados... como dizia, a sério que gostava de saber quem faria melhor... gostava mesmo?!

    vou repetir, mesmo contra a opinião de muito Portista.... VÍTOR PEREIRA é um herói, pá!!

    ResponderEliminar
  17. Já vi este episodio à uns tempos atrás.

    Lá passou o homem de Besta a Bestial. E lá está o bode expiatorio, a "vaca" que afinal joga contrariado mas é Titular em quase todos os jogos ( quem faz a selecção ? demorou 2 anos a descobrir que éra vaca ? ).

    Espero que não passe de Bestial a Besta. Nem neste ano nem em proximos se houver. Eu não sou é vira casacas todas as semanas. Nunca foi o unico responsavel pelo desaire em alguns jogos, mas que tem a sua cota de responsabilidade , tem.

    Agora ler, após duas vitorias ( wow ... incrivel , já somos colossos europeus ??? ) atacarem o palito de "Vaca" , que nunca fez nenhum jogo de jeito e o VP já é um Heroi !?

    Nem tanto a mar nem tanto a terra... a verdade tá ai pelo meio.

    ResponderEliminar