27 abril, 2012

Curva Pinto da Costa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O nosso grande Presidente foi homenageado, no último jogo no estádio do Dragão, pelos Super Dragões e também pelo Colectivo! Dois grandes “tifos” no nosso estádio, com total dedicatória ao Homem que, há 30 anos, assumiu os destinos do nosso clube e desde então o tornou naquilo que todos conhecemos. Este é o grande destaque da actualidade em relação às nossas claques. Depois da deslocação a Braga e da pausa no campeonato para a final da prestigiante taça da Liga, regressámos ao campeonato com uma vitória clara por 3-0 sobre o Beira-Mar de Ulisses Morais. Estamos agora a cinco pontos do XXVI e cheira-me sinceramente que a luz vai-se apagar Domingo às 21h…

No estádio do Dragão estiveram 33 412 espectadores, bem abaixo do que eu esperava. Com a equipa em primeiro e a um passo de revalidar o campeonato, merecíamos bem mais do que isto. E não me venham com tangas de que “não merecem”, “não jogamos nada o ano inteiro”, “não se pode ir sempre”, “está chuva”, “está frio”, “é tarde” e “o bilhete é caro”. Porque os bilhetes para o clássico com o Campo Grande ainda nem sequer estão à venda, e já não posso ouvir pedidos. Aí já não vai interessar se os jogadores merecem ou não! Chegado o final da época, olhem para trás e revejam o que fizeram pelo clube! Sejam coerentes!!

É triste constatar a nossa média de presenças, mas se até numa temporada como a de 10/11, não tivemos um único jogo em casa com lotação esgotada, já não digo nada…

Jogo num Sábado à noite, às 21h15. Os lampiões jogaram às 17h sabem porquê? Perguntem a “nuestros hermanos”. A podridão do futebol negócio não tem fim.

Lá juntámos a malta ao final da tarde e rumámos ao mais belo estádio do mundo. Tempo para jantar e pôr a conversa em dia antes de entrar para a Curva Sul. Uns minutos antes do jogo, os líderes das nossas claques estiveram com Pinto da Costa e presentearam-no com algumas lembranças. Duas delas bem visíveis, o nosso grande Presidente assistiu ao jogo do camarote presidencial com os cachecóis dos SD e do C95 ao pescoço.

As curvas portistas não encheram, ainda assim registaram boa afluência.

Na Sul há cada vez mais bandeiras de núcleos, acho que já está na altura de abrandar um bocadinho o ritmo com que se formam núcleos, para não se cair no ridículo de termos núcleos com menos de dez elementos. Já para não falar na moda de que cada núcleo tem “obrigatoriamente” de ter uma bandeira, um estandarte não chega. Usem a voz para apoiar, que é no fundo o essencial. Intervenham, façam a diferença e não sejam apenas mais um!

Na Norte mais uma boa postura de Colectivo, com cânticos de apoio praticamente ao longo dos 90 minutos. Colectivo Ultras 95 que deram mais um ar da sua graça, por volta do minuto 15, com uma grande coreografia, de levantar o estádio. Um pano gigantesco com o rosto do nosso grande Presidente, preencheu não só o sector da claque como também uma parte da banca poente e da norte, atrás da baliza. Acompanhado de uma grande tarja que dizia: “30 anos de uma lenda viva! C95”

Ao minuto 30 em ponto, respondem os Super Dragões, também em excelente plano! Um tifo que “tapou” a bancada, de alto a baixo, atrás da baliza ocupada por Hélton. Mais um pano gigante com o rosto do nosso grande Presidente, desta vez igual à bandeira que está sempre presente na Curva Sul, por cima da entrada 8. Em cima a faixa “Super Dragões 1986” e em baixo “Curva Pinto da Costa”. Está assim baptizado o local onde vejo os jogos do mágico Porto, em casa. E é um grande orgulho! Ao lado do pano gigante surgiram umas tiras azuis escuras e claras. Isto juntamente com o cântico “Pinto da Costa, allez!” Emocionante, e mais uma vez o estádio aplaudiu de pé.

Durante o resto do jogo considero o apoio positivo como habitualmente, embora, talvez pelo resultado, melhor na segunda do que na primeira parte. Alguns momentos mais parados foram combatidos pelos grupos do costume, sempre a tentar puxar pela curva.

Num fim-de-semana em que o futebol joga na Madeira (boa viagem aos meus amigos que lá vão passar o fim-de-semana!!), temos amanhã o jogo do título para o andebol, em Águas Santas!! Todos a comparecer para ajudar na conquista do Tetracampeonato. Hoje e Domingo basquetebol, sendo que no Domingo há também o hóquei. Não faltes!

NÓS SÓ QUEREMOS O PORTO CAMPEÃO!!

Um abraço ultra.

0 comentários:

Enviar um comentário