01 abril, 2012

Com justiça e na liderança isolada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Porto 2-0 SC Olhanense

Liga 2011/12, 25.ª jornada
31 de Março de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.903 espectadores


Árbitro: Manuel Mota (Braga).
Árbitros assistentes: Bruno Trindade e José Gomes.
Quarto árbitro: Paulo Rodrigues.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alvaro; Fernando, Lucho e João Moutinho; Hulk (cap.), Janko e James.
Substituições: Lucho por Defour (65m), Alvaro por Alex Sandro (79m) e Janko por Varela (82m).
Não utilizados: Bracali, Kléber, Rolando e Iturbe.
Treinador: Vítor Pereira.

OLHANENSE: Fabiano; Jander, Vasco Fernandes, André Pinto e Ismaily; Fernando Alexandre, Cauê e Rui Duarte (cap.); Salvador Agra, Meza e Wilson Eduardo.
Substituições: Vasco Fernandes por Toy (58m), Meza por Dady (59m) e Rui Duarte por Mateus (84m).
Não utilizados: Bruno Veríssimo, Regula, Vítor Vinha e Yontcha.
Treinador: Sérgio Conceição.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: Lucho (24m) e James (66m).

Cartão amarelo: Sapunaru (25m), Otamendi (42m), Vasco Fernandes (44m), Rui Duarte (74m).

Com a surpresa de Manuel Mota como árbitro do encontro, e com Maicon e Fernando a titulares na equipa portista, o FC Porto entrava em campo sabendo que só a vitória o manteria na corrida pelo título nacional.

Pela frente tinha um Olhanense motivado, em ascensão, e que vinha de um empate em casa com o benfica.

Os Dragões começaram o desafio da 25.ª jornada no Estádio do Dragão com vontade de marcar e, antes do primeiro golo, contaram com inúmeras oportunidades para mexer o marcador.

Numa altura em que o FC Porto atacava, e o Olhanense defendia como podia, Lucho González encontrou o caminho para o primeiro golo aos 24 minutos de jogo, com um remate rasteiro e forte, fora da área, que passou por toda a defesa algarvia e só terminou ao encontro as redes da baliza de Fabiano.

A vencer por 1-0, a equipa orientada por Vítor Pereira teve mais oportunidades para dilatar a vantagem mas, até ao intervalo, não conseguiu concretizar.

No segundo tempo, o Olhanense, orientado pelo antigo Dragão Sérgio Conceição, continuava a não encontrar soluções para surpreender o FC Porto e limitou-se a ver a equipa da casa jogar, sem soluções para surpreender o adversário.

Com tantas investidas, o FC Porto chegou naturalmente ao segundo golo, limpando a imagem que deixou no último encontro, em Paços de Ferreira (1-1), através do talento de James. Aos 66 minutos, numa boa jogada colectiva entre Hulk, Defour (que entrou para o lugar de Lucho) e James, o extremo colombiano finalizou da melhor forma com outro remate rasteiro.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: "A conquista do título depende de nós"

Que análise faz do encontro?
Sinceramente, julgo que fizemos um jogo seguro e consistente. Tivemos 63 por cento de posse de bola, mantivemos a iniciativa e o controlo do jogo com bola, como eu gosto. Fizemos 25 remates e tivemos nove oportunidades de golo. Fizemos dois, mas poderíamos ter feito mais. O guarda-redes do Olhanense fez uma belíssima exibição e tirou-nos a oportunidade de fazer mais golos. Não consentimos nenhuma oportunidade flagrante ao adversário e é destes jogos que eu gosto.

É o FC Porto que não consegue finalizar ou os guarda-redes adversários fazem sempre exibições fora de série?
O jogo em Paços de Ferreira, no meu entender, foi conseguido e tivemos variadíssimas oportunidades. Hoje fizemos dois golos e não conseguimos mais porque em algumas situações não tivemos a melhor definição e noutras houve mérito dos adversários, quer do guarda-redes quer dos defesas. Mas estou satisfeito com o que fizemos.

O que espera do jogo entre SC Braga e Benfica?
Disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo que queria ganhar e somar os três pontos, porque era isso que poderíamos controlar. Sobre esse encontro não temos qualquer controlo. Gostaria o mais depressa possível de chegar ao primeiro lugar, mas o importante é chegar nessa posição ao fim, porque é isso que dá o título.

Era esta a resposta que esperava após o jogo em Paços de Ferreira?
Aí faltaram-nos golos, porque controlámos o jogo com bola e tivemos muitas ocasiões. Não fomos eficazes e fomos penalizados na única situação de perigo do adversário. Ficámos tristes mas sabíamos que o futuro estava nas nossas mãos. A conquista do título depende de nós e temos o controlo sobre isso. Hoje fizemos a nossa obrigação.

Quais são as razões das mexidas no sector defensivo?
Não gosto de individualizar. O Rolando tem estado bem, mas neste jogo optei pelo Maicon e pelo Otamendi no centro da defesa. O Fernando alinhou em detrimento do Defour, que também tem jogado bem, em meu entender. Em suma, estou satisfeito com a resposta da equipa.



RESUMO DO JOGO

15 comentários:

  1. Mete dó ver este jogo, parace um jogo entre solteiros e casados , ao que chegou o meu PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo nada com o Replica! Grande exibição à Porto! Assim somos campeoes!

    ResponderEliminar
  3. O ganho , realmente esteve noutra parte . Nós matamos o nosso borrego bem , mas os outros 2 perseguidores , lá se esfolaram entre eles e o FCP ficou com certos previlegios no topo.
    Falta-nos ir a Braga , e os benfas ainda tem um leâozito no caminho deles . Até nós o vamos ter . Isto aqueceu , mas enfim , estamos na mó de cima ! Até pode ser que certos gajitos dos nossoa ganhem brios com a liderança! Devem ter muitos desses mal-chamados "olheiros" neste fim de festa , e ao sentirem-se "filmados" , pode ser que tenham mais vergonha nas putas das fucias e façam o ser trabalho devidamente!

    ResponderEliminar
  4. Grande exibição, sem dúvida!Força Portooo !

    ResponderEliminar
  5. Uma noite de sonho! Ao fim da tarde, entrada no Estádio do Dragão para lugares até hoje desconhecidos por mim. Com o Porto Canal e com os meus amigos Rui Saraiva e Pedro Cardona, estive no relvado mesmo ao lado dos nossos heróis. Experimentei a “cadeira de sonho”. Passámos para o sector Empresas por baixo do Estádio. E eis a surpresa, uma grande surpresa, um inimaginável encontro: com o meu ÍDOLO N.º 1, o FERNANDO GOMES!!! Senti-me nas nuvens, senti-me recompensado por mais de meio século de portismo! Revivi 1987, aquele momento mágico, único, da conquista do troféu – A Taça dos Campeões - que eu toquei com uma emoção indescritível. Depois a “poltrona de sonho” e um jogo com a VITÓRIA do meu FC Porto. Foi o culminar de uma jornada de sonho que eu e os meus colegas vivemos intensamente. Jamais esqueceremos este dia. Graças ao “Bibó Porto, carago!”, ao Paulo Jorge (o nosso excepcional líder e Amigo), ao Porto Canal e ao agora Amigo Ricardo Amorim, graças ao sangue azul-e-branco que nos corre nas veias. Uma palavra para os nossos cicerones e todas as pessoas que nos acompanharam neste evento: excepcional simpatia e profissionalismo, uma equipa “à Porto”! Muito obrigados.
    Abraço. BibÓ PORTO!
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  6. Gostei que VP tivesse deixado no banco o Rolando, utilizando a nossa melhor dupla (a que mais se complementa) de centrais na atualidade, Maicon/Otamendi…

    Gostei da exibição da equipa… Da forma determinada, dinâmica e empenhada com que os jogadores entraram em campo… À procura do golo, correndo, lutando, não deixando que o tempo simplesmente passasse…

    Gostei do golo do Lucho…. Um grande golo de um jogador por vezes demasiado desligado do jogo, mas que é inevitavelmente um jogador de classe muito acima da média…

    Gostei da enorme jogada do golo de James… O FC Porto tem vários jogadores acima da média… Talvez por isso, mesmo jogando pouco em muitos jogos desta época, está mesmo assim em 1º lugar… Que me perdoem a individualização, mas James e Hulk são dois jogadores de outra galáxia…

    Gostei do facto de termos chegado a liderança… Se os bons sinais exibicionais, e em Paços de Ferreira (apesar da borrada do canto) o FC Porto já se exibiu a um nível bem mais aceitável, continuarem nos próximos jogos, não tenho grandes dúvidas que estaremos a lutar pelo titulo até à ultima jornada… Se o vamos ganhar, não sei, mas se deixarmos tudo em campo tenho a certeza que o iremos ganhar, porque somos muito melhores que todos os outros… Estes foram os mesmos jogadores que no ano passado ganharam o campeonato com 20 e muitos pontos de vantagem…

    Por fim, gostei de termos regressado à liderança… É um ponto de vantagem, mas é um ponto precioso e que tem de ser defendido até à última gota de suor… O FC Porto tem 5 jogos para fazer esquecer tudo o que de mau já aconteceu, conseguindo o título nacional pela 2ª vez consecutiva… Os sinais exibicionais dados nos últimos 2 jogos são bons… Há que melhorar a finalização… Dependemos apenas de nós próprios… EU ACREDITO!!

    ResponderEliminar
  7. Esse Replica devia estar a masturbar-se a ver o video do Paços de Ferreira quando escreveu aquele comentário ! Só pode!

    ResponderEliminar
  8. Vitória importante e saborosa num jogo de domínio absoluto mas com um desperdício exagerado de oportunidades de golo, que poderiam levar o resultado para números pouco habituais.

    Vamos ver se a liderança, agora conquistada, nos catapulta para um final condizente com a história do Clube. Queremos ser campeões? Então vamos lá fazer um último esforço, com classe e convicção.

    Um abraço

    Terça-feira lá estarei em frente ao televisor para assistir a mais um momento de grande fervor azul e branco. Aproveito para endereçar os meus parabéns ao "Bibó Porto" em geral e ao amigo Fernando Moreira em particular.

    ResponderEliminar
  9. Grande jogo, grande vitória, mas… esta equipa não era uma besta e muito menos é agora bestial.
    Somos primeiro porque somos melhores, mas isso já o sabíamos desde o início do campeonato… senti liderança na equipa, vi um pouco mais de força para deixar de fora quem não está na sua melhor forma. Como sabem, visto que postei, esta ainda não é a minha equipa predilecta( com certeza muitos discordarão das minhas opções)… mas eu não tenho responsabilidades… quem as tem é o Vítor Pereira e enquanto for o treinador do clube será sempre o meu treinador, porque será sempre a ele a quem irei pedir satisfações.

    Temos de continuar a alimentar esta mentalidade vencedora e a pressionar para a continuação da obtenção de resultados.
    Nem no passado o futuro era sombrio nem agora o futuro é um mar de rosas.
    O que se mantém é a vontade de ganhar… é o querer sempre ultrapassar as dificuldades e vencer.

    PORTO esmaga.

    ResponderEliminar
  10. Sinais positivos da equipa, sem dúvida. Boa exibição.

    Agora, ganhar em Braga, obrigatoriamente...

    ResponderEliminar
  11. FMoreira, deve ter sido mesmo de sonho...para qd as inagens no pcanal?;)

    ResponderEliminar
  12. Lucho e todos os Amigos: Terça-feira, 3 de Abril, 22 horas - Porto Canal, "Cadeira de Sonho", com Rui Saraiva, Pedro Cardona e Fernando Moreira.

    Sobre o FCP 2 - Olhanense 0: um bom jogo da nossa equipa. As alterações surtiram efeito muito positivo, o Moutinho fez uma grande exibição!

    Abraço. BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  13. Jogo sério do FC Porto! Gostei de ver o domínio nos instantes iniciais, sempre em pressão, como há mto não se via! Agora? Agora é mostrar ao braga quem é o campeão!

    ResponderEliminar
  14. O mito do pior treinador de sempre.


    ---epoca------- V ---- E ---- D

    2011/2012 ---- 18 ---- 6 ---- 1 | Pontos 60
    2010/2011 ---- 23 ---- 2 ---- 0 | Pontos 71 *
    2009/2010 ---- 16 ---- 5 ---- 4 | Pontos 53
    2008/2009 ---- 17 ---- 6 ---- 2 | Pontos 57 *
    2007/2008 ---- 20 ---- 3 ---- 2 | Pontos 63 *
    2006/2007 ---- 19 ---- 2 ---- 4 | Pontos 59 *
    2005/2006 ---- 16 ---- 6 ---- 3 | Pontos 54 * (18 equipas)
    2004/2005 ---- 12 ---- 9 ---- 4 | Pontos 45
    2003/2004 ---- 20 ---- 5 ---- 0 | Pontos 65 *
    2002/2003 ---- 21 ---- 3 ---- 1 | Pontos 66 *
    2001/2002 ---- 15 ---- 3 ---- 7 | Pontos 48
    2000/2001 ---- 15 ---- 4 ---- 6 | Pontos 49

    * Porto Campeao

    Nos campeonatos com 16 equipas so duas vezes Porto teve mais de 60 pontos na jornada 25.
    So duas vezes desde 2000 o porto teve menos derrotas(ou seja nenhuma).
    Acho mesmo,surpreendente os resultados do Vitor Pereira tendo em conta o nivel de criticas que o treinador é alvo pelos portistas.
    Este é o annus horribilis do portista de bancada, nunca como o hoje os portistas se deixaram levar na conversa da imprensa centralista(este ano é decisivo para clube do regime que vai ter eleicoes).Ontem praticamente nao fizeram um remate perigoso com a excepção do segungo golo e impresa diz que o jogo foi um hino ao futebol.
    Onde VP perde é no discurso.O homem nao tem dom da palavra, precisa de um assessor de imagem e um RP.

    Sabado vou estar em Braga para festejar com o campeão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Silva Pereira03 abril, 2012

    O que a estatística não demonstra e que os portistas criticam!
    1º A atitude da equipa/jogadores em certos jogos , primeira parte de muitos jogos e o desinteresse total nos jogos com a Académica, Feirense e Gil Vicente.
    2º As mensagens do VP e suas opções (ainda mantém em jogo o Álvaro Pereira).
    3º A falta de solidariedade entre jogadores.
    Isto tudo daria para UM FCP regular já ter encomendado as faixas de campeão e com isso tudo teria (acabado mais uma vez) com a prosápia dos adeptos do clube regime e simultaneamente com o meu consumo de Omaprosol.
    E O MAIS IMPORTANTES ESTAMOS HABITUADOS A GANHAR E JOGAR BEM

    Saudações

    ResponderEliminar