30 maio, 2014

26.05.2004

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Finais de grandes competições e Queima das Fitas não combinam.

No meio da folia universitária - à qual não aderi grande coisa (diria mesmo que não aderi de todo!) -, fiz a seguinte promessa: usaria a) bigode, b) patilhas e c) mosca para o FCPorto vencer a) o Campeonato, b) a Taça de Portugal e c) a Liga dos Campeões (o verdadeiro triplete).

Andei semanas a fazer figuras tristes. O que vale é que era um jovem e sonhos. E o sonho maior era transportado pelo FCPorto.

O relógio marcava 75 minutos. Uma trivela mal metida. A bola sobra para Dimitri (dos poucos jogadores em que a recepção de bola era, ela própria, uma finta). Está feito o três zero. Ajoelhei-me e, nesse momento, agradeci toda a alegria que me invadia e que, simultaneamente, transbordava por todos os poros, para todo o lado. O resultado está feito, já não nos escapava. Na verdade, antes do apito inicial, aquela taça já era nossa. Olhando para trás, cada vez mais me convenço que estivemos a ganhar desde o primeiro minuto.

Não tinha comigo portistas. Estivera, desse ponto de vista, a ver o jogo sozinho. Saí à rua e meti-me num autocarro em direcção aos Aliados. Dentro do autocarro, encontrei uma ex-namorada de um amigo meu. Achei piada ter-me reconhecido. Não paguei bilhete - ninguém pagou.

Chegado aos Aliados a festa era enorme. E pela primeira vez na minha vida senti-me parte de um todo maior do que eu, do que aqueles três amigos que simulavam, outra e mais outra vez, o golo de Deco, do que aqueles que abriam garrafas de champagne, do que todos.

Uma sensação de pertença incrível e, até àquele momento, completamente única. Estava sozinho, mas a multidão conhecia-me. Não trocava palavras, mas os olhares cruzavam-se, falando a mesma língua.

Ainda hoje não consigo ver resumos da final sem me emocionar.

Temos muito para nos orgulhar.

Pedro Ferreira de Sousa

1 comentário:

  1. Mais uma grande crónica, repleta de emoção. Assim também sinto. Cada vez que vejo a Final é como se a pele se eriçasse e me viessem lágrimas aos olhos.

    OBRIGADO FC Porto.

    Obrigado, Pedro.

    ResponderEliminar