28 maio, 2014

PORTOgal

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Europeus. Mundiais. Europeus. Mundiais. E nada...!
Porque raio é que não consigo vibrar, saltar, chorar de alegria por aquela equipa que enverga as quinas da nossa bandeira ao peito? Tentei procurar desculpas. É por ser vermelho. É por ser a selecção deste agente ou daquele presidente. Mas... Não me parece que seja nada disso! Mais... puseram a camisola azul e branca e nem assim! Não há maneira de vibrar com aqueles tipos...!

Mas afinal de quem é a culpa?
Minha com certeza! Ou não? Sou Português e como tal será natural que queira que Portugal vá o mais longe possível no Mundial ou Europeu. Claro que não quero que perca! Mas... incomoda-me se perder? Não...! Serei antipatriótico? Quer-me parecer que que a utilização exacerbada do termo pátria cheira-me a mais hipocrisia do que ousarem chamar-me a mim antipatriótico.

Acompanhem-me.
A selecção... que representa Portugal... tem patrocínios, claro! O Exercito também... é normal ver tanques portugueses com publicidade à Sagres!? Claro que é! Mais... sempre que um presidente da república quer fazer um jogging aqui ou ali também vai com umas Nike’s atrás! Tudo normal! Alias... eu é que vejo problema onde eles não existem!
Quem ousa pensar que se explora um “símbolo nacional” comercialmente só pode ser catalogando como antipatrióticos!!!!

Depois, falamos das escolhas dos jogadores. Ou do “nosso exercito”. Escolhidos por um lacaio de alguém, onde ninguém se revê, mas ao qual todos dizemos, ou querem que diga, Amen!
Caso contrário! Crime de Lesa-pátria!
Mas são jogadores Portugueses! São dos nossos! Sim senhor. Mais areia para os olhos não?
A equipa que jogará em junho/julho no Brasil, mais não é do que uma instituição que utiliza símbolos nacionais retirando para tal vantagens comerciais baseados no aproveitamento hipócrita do sentimento de pertença associado ao País e que alavanca transferências e aumenta o valor de mercado do jogador X ou Y. Não representa Portugal, nem os Portugueses. Representa os interesses de alguns que, esses, sim, hipocritamente utilizam os símbolos nacionais.

Querem que me identifique com isto? Que dê para este peditório? Desculpem, mas não.
Identifico-me com o Futebol Clube do Porto porque tem uma identidade vincada.
Identifico-me com o Futebol Clube do Porto porque corporiza um sentimento e uma atitude.
A Seleção Nacional corporiza não os interesses nacionais, mas os interesses sabe-se lá de quem.
Se fosse torcer pelo número de portugueses numa equipa, era do Arouca. O Futebol não é racional, é de paixões. A paixão não é criada nem imposta, é algo que surge naturalmente.

Sou com isto Antipatriotico? Não. Sou alguém racional que sabe distinguir o trigo do joio e não é com promoções do Continente (outro símbolo nacional que opera em conjunto com esse nosso exercito de onze “tugas”) que me levam aos Estádios!

Por isto, e muito mais, a minha nação é o Porto. Onde me revejo é no Futebol Clube do Porto. Onde de alegria e tristeza, gasto as minhas lagrimas, é no Futebol Clube do Porto.
Venha Julho/Agosto, venha a pré-época, porque do Brasil já eu estou farto de ouvir!

PS: Enervei-me mais num particular de pré-época em que o Hulk foi expulso do que na final no nosso salão de festas em 2004!

5 comentários:

  1. Por falar em Continente, mesmo juntinho ao Dragão, existem lá mais Benfiquistas por metro quadrado, que no resto do País...Não acreditam?...Vão lá, escutem e vejam!

    ResponderEliminar
  2. Também eu não me sinto em nada representado por este grupo de meninos mimados...Ainda há pouco vi imagens da casa do CR7 no Gerês, com cais particular, barcos de recreios e o povo ali aoa lado, babado por ver o craque navegar na Albufeira e a mãe do herói Nacional, a ir à feira da terrinha, comprar os rojões que ele vai comer na tainada da noite, completamente afastado dos seus mais "chegados compatriotas"...Secretamente, esperam ainda que ele se digne ir à aldeia, dar-lhes uma palavrinha ou um simples autógrafo.
    -Outras notícias relacionadas:


    "Ganha 22,5 milhões de euros por ano, segundo a revista ‘Forbes', e só em imóveis já gastou mais de 40 milhões.
    Ao todo, Cristiano Ronaldo é proprietário de sete casas e prepara-se agora para juntar mais duas ao seu império imobiliário: uma em Portugal e a outra em Madrid. S
    e em Espanha o craque do Real Madrid está interessado num chalé de luxo, pelo qual está disposto a pagar 18 milhões de euros, por cá contactou o arquitecto Eduardo Souto Moura para erguer uma mansão feita à sua medida, com todos os luxos que não dispensa. Situada numa herdade em Benavente, na freguesia de Santo Estêvão, a casa, de dois pisos, que está ainda a ser construída, tem um terreno de mais de 28 mil metros quadrados e vista para um arrozal. Com sete quartos, uma varanda panorâmica e espaço na garagem para cinco carros, a mansão tem tudo o que CR7 - que foi pai em Junho - mais deseja, nomeadamente... a privacidade, já que a herdade conta com um aeródromo onde podem vir a aterrar jactos privados."

    ResponderEliminar
  3. Viva.
    Ainda bem que encontro opiniões semelhantes à minha. Senão ficava a pensar que não estava bem da cabeça. Concordo com o Post.
    O mais estranho é que o português não se coibe de dizer mal do país e dos seus conterraneos. Mas dizer mal da seleção é que não.
    Mas pronto, deixa-los andar. Vão agora fazer o circo do costume, andar a passear em obidos.
    Sempre e só FC Porto.
    Abraço.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  4. Caro cativodasantas,
    Percebo perfeitamente o que quer dizer com o seu post, eu sinto exatamente o mesmo e é sempre bom vermos verbalizados os nossos pensamentos com tanta qualidade. De facto só quem é portista é que sente isso no coração. Talvez seja o nosso sentimento coletivo de pertencermos a uma cultura, um ideal, a uma região e não conseguirmos colocar-nos no mesmo saco de pessoas de outras regiões, com todo o respeito que merecem.. Talvez no nosso coração o nosso país se chame FC Porto!

    ResponderEliminar
  5. "O mais estranho é que o português não se coibe de dizer mal do país e dos seus conterraneos. Mas dizer mal da seleção é que não..."

    Eu por acaso já disse e continuo a dizer bastante mal dessa equipa dita de seleçao de portugal, costumo tomar táxis no país em que trabalho e quando me falam do Ronaldo mudo logo de conversa...
    Os portugueses deviam ter mais amor proprio e há outros desportos tao ou mais bonitos que o futebol...mas percebo que num país de 6 milhoes de borracholas as coisas sejam assim.

    ResponderEliminar