23 maio, 2014

27 ANOS?!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Há 27 anos, não havia internet, não sabíamos o que era um site, um blogue, o que era o Facebook ou o Twitter. Não havia telemóveis, só havia telefone com fios. Ainda se ia à loja revelar fotografias, o caminho ainda era longo até ao digital. Quase ninguém tinha computador, quando muito uma máquina de escrever, ninguém sabia o que era o microondas, muito menos o que era comer um hambúrguer no Mac Donald’s? Só tínhamos um canal de televisão, que transmitia um jogo de futebol por jornada e que ainda excitava o país com o festival da Eurovisão. O Alf era o herói televisivo dos miúdos e graúdos, que só agora começavam a saber o que era jogar Sega e Nintendo. Não havia CD nem DVD, só havia cassetes, discos, e ninguém sabia o que eram disquetes. A auto-estrada a ligar o Porto à capital ainda era uma miragem, não fazíamos ideia do que eram portagens ou a via-verde. Ainda pagávamos em escudos ou em cheques, porque não havia cartões ou caixas multibanco. Tínhamos acabado de entrar na União Europeia.

Há 27 anos, o Cavaco ainda não estava cheché e era primeiro-ministro, o Muro de Berlim ainda nem sequer tinha caído, o Irão e o Iraque estavam em guerra, a Rússia ainda era URSS, o Líbano vivia em guerra civil e a famosa Praça de Tiananmen ainda esperava o protesto que reivindicava democracia para a China.

Há 27 anos, no futebol, os jogadores ainda usavam bigode e calções curtos e justinhos, eram permitidas duas substituições, era considerado em posição de fora-de-jogo o jogador que estivesse na mesma linha do seu penúltimo adversário, os treinadores ainda não tinham área técnica e o guarda-redes ainda podia agarrar com as mãos uma bola passada com o pé pelo companheiro de equipa. Lei Bosman? O que era isso?

Há 27 anos, sagrávamo-nos campeões europeus pela primeira vez e nesse mesmo ano levantávamos uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental. Desde então, ganhámos 18 campeonatos, 11 Taças de Portugal, 16 Supertaças, uma Liga dos Campeões, duas Taças UEFA e fomos outra vez campeões do mundo.

O mundo mudou muito, o futebol também, mas eles estiveram este tempo todo sem ganhar um campeonato e uma Taça de Portugal na mesma época. É apenas uma “dobradinha”, mas eles têm o topete de dizer que fizeram o "triplete", com uma taça a que nem liga. Dizem que fizeram história e têm razão, porque ao ritmo que têm ganho, nos próximos tempos, só poderão voltar a vivê-la no canal memória.

9 comentários:

  1. Se a memória não me falha esse jogo foi a 27 de Maio.

    ResponderEliminar
  2. De resto um texto com o qual me identifico e que traz excelentes recordações

    ResponderEliminar
  3. apenas a parte do microondas está mal. existem fornos microondas comerciais desde 1947. ah pois :)

    ResponderEliminar
  4. Só indo a tempos mais recentes:

    02/03: FCP campeão nacional, vencedor da Taça Portugal, vencedor Taça UEFA = TRIPLETE!

    03/04: FCP campeão nacional, vencedor supertaça, vencedor Liga Campeões = TRIPLETE!

    05/06: FCP campeão nacional, vencedor da Taça Portugal, vencedor supertaça = TRIPLETE!

    10/11: FCP campeão nacional, vencedor Taça Portugal, vencedor supertaça, vencedor Liga Europa = TRIPLETE + 1!

    Nos últimos 10 anos, o FC Porto por 4 vezes venceu 3 ou mais competições na mesma época… É certo que nenhuma delas foi a importantíssima taça lucílio batista, mas há outras menos relevantes como a Liga dos Campeões ou a Taça UEFA…

    Acho piada a todo este histerismo em torno do triplete que inclui a importantíssima taça lucilio batista… Já agora poderiam acrescentar o recorde de não ganharem uma competição europeia há 52 anos… Ou o recorde de 8 finais europeias perdidas consecutivamente…

    ResponderEliminar
  5. Sei perfeitamente que esse jogo foi a 27 de Maio. O texto não pretende celebrar a data, mas apenas sublinhar o que foram os últimos 27 anos do futebol português.

    ResponderEliminar
  6. Daniel Portulez23 maio, 2014

    Mais uma vez em grande, Farpas!

    ResponderEliminar
  7. SDBruxelas24 maio, 2014

    27 anos?! É mesmo muito, muito tempo... Uma eternidade, para nós. Fui vê-los eufóricos, de três dedos no ar, como se a taça da liga pudesse formar um triplete. Animais ridiculos, como sempre são.

    ResponderEliminar