08 maio, 2014

PRÓS E CONTRAS

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O assunto do momento é naturalmente a escolha do treinador para a próxima época.
Dossier sempre confidencial, a escolha de Julen Lopetegui não deixou de o ser, com as primeiras notícias a envolverem o seu nome a surgirem menos de 24h antes da sua apresentação. Este é um factor por si só interessante de registar, pois faz lembrar outros tempos de FC Porto, onde contratações só eram conhecidas “na hora”, ao invés de andarem a ser discutidas semanas a fio nas páginas de todos os pasquins que diariamente inundam as bancas.

Como sou intelectualmente honesto, não vou proferir qualquer palavra elogiosa ou desfavorável em relação ao novo Mister. Recordo-me de Lopetegui como jogador de carreira discreta, mas honestamente nem sabia que tinha carreira de treinador em curso. Assim sendo, dar uma opinião valorativa sobre esta escolha seria de um populismo barato no qual não me revejo. Desejo-lhe isso sim as maiores felicidades e que traga de volta a estabilidade que bem precisamos.

De qualquer forma, há alguns prós e contras que vislumbro nesta opção, sendo os mesmos naturalmente discutíveis.

VANTAGENS
  • JORGE MENDES – O “regresso” aos negócios com o nosso clube daquele que é considerado o maior empresário do Mundo, é para mim um aspecto positivo. Se é sob o seu agenciamento que se encontram alguns dos melhores e mais promissores jogadores, então é importante mantermos relações normais com ele. Além disso, pode ser decisivo em vendas de elevado valor dadas as relações com os principais clubes mundiais. Acresce a isto o facto de ao retomar negócios connosco, retirar sempre alguma margem de manobra e\ou abertura a outros poderes instituídos no clube, naquilo que diz respeito às transacções de jogadores. Como diria o Octávio, “vocês sabem de quem é que eu estou a falar!”.

  • ESQUEMA TÁCTICO – Sendo o 4x3x3 com um trinco e dois médios de construção o esquema preferencial de Lopetegui, significa que não vamos ter novo pesadelo à volta deste tema, depois da perda de identidade provocada por Paulo Fonseca (mas da responsabilidade de quem o escolheu, pois esse sempre foi o seu esquema). A posse de bola e a pressão alta (características bem à imagem do tiki-taka espanhol) são outras aparentes características do seu estilo que podem encaixar na perfeição naquilo que será a nossa matriz de jogo.

  • AMBIÇÃO – As conquistas que detêm, prendem-se com competições de futebol jovem, sendo este o seu primeiro grande desafio. Esta característica (conforme mais abaixo se interpreta) poderá ser vista sob o ponto de vista positivo como negativo. Neste caso, sublinho a ambição que seguramente o basco terá em demonstrar o seu valor, garantindo conquistas num projecto de dimensão distinta daqueles que até agora abraçou.
DESVANTAGENS
  • DESCONHECIMENTO DO FUTEBOL PORTUGUÊS –É sempre um problema associado a todo e qualquer treinador estrangeiro. Já o assumiu como sendo lacuna que pretende ultrapassar o mais rapidamente possível, mas a verdade é que a possui. Normalmente, a melhor forma de a superar é ter na sua equipa técnica um treinador adjunto da casa que seja bastante forte. A escolha recaiu sobre Rui Barros. Um homem da casa, de qualidades humanas ímpares, de simplicidade e trato fácil, mas que se calhar não era bem a altura para ter um perfil deste género com o novo técnico. Preferia ver alguém mais “duro” e com maior experiência de terreno.

  • FALTA DE EXPERIÊNCIA DE TREINO DIÁRIO –Treinar uma selecção é ter ciclos muito intensos e outros “demasiado descansados”. Quando se treina todos os dias, e se joga com cadência semanal ou até bi-semanal, a exigência é outra, a capacidade de reacção à adversidade tem que ser redobrada, e a clarividência das ideias não pode titubear. A intensidade competitiva que um clube como o nosso tem, bem como a pressão de ter que ganhar sempre, são pontos que o novo treinador terá que se adaptar de imediato.

  • LIDERANÇA – Não significa que não a tenha como característica da sua personalidade, mas não é obviamente um nome forte, daqueles que deixa o balneário em sentido. Com toda a honestidade, julgo ser este o ponto essencial do seu percurso no FC Porto. É que qualidade o jogadores já a têm... é preciso é saber liderá-los correctamente, e não permitir a bandalheira que assistimos este ano, esse sim o ponto fulcral para a época tão negativa que agora irá terminar. Uma escolha de maior nome e reputação, alguém já com percurso e estatuto, teria sido a meu ver um sinal de alerta bem mais forte para um balneário sem identidade que precisa de ser domado desde já. Ainda assim, desejo que o mesmo venha a ter essa capacidade, que naturalmente desconheço no presente momento.
Fica aqui a minha análise à escolha de Julen Lopetegui, com a certeza de que o faço sempre sem segundas ou terceiras intenções, sem a conjugar com outros interesses ou motivações. Para mim, o Futebol Clube do Porto continua e continuará a estar à frente de todo e qualquer outro interesse.

Até sábado, no sítio do costume!

PS – Com todas as dificuldades e limitações que temos, foi um orgulho ver como se bateu a equipa de hóquei em pleno Palau Blau Grana. Ficou a certeza de que temos todas as condições para ganhar o título nacional. Força rapazes!

4 comentários:

  1. O Paulo Fonseca também é agenciado pelo Jorge Mendes.

    Lopetegui parece ser um treinador com boa capacidade de liderança, ele que já lidou com egos nas seleções jovens de Espanha que estão sempre recheadas de estrelas. Venceu competições, como jogdor passou por clubes grandes, como o gigante de Barcelona, e fez parte da seleção espanhola, inclusivamente num Mundial. Penso que é experiência suficiente para ter sucesso, por exemplo Villas-Boas tinha muito menos experiência.
    Desejo toda a sorte a Lopetegui.

    ResponderEliminar
  2. Comentário de um Benfiquista:
    Aparentemente, é uma boa escolha. JNPC percebeu que o FCP vai ficar (ainda mais) desfalcado de referências no balneário e estendeu o contrato por três anos, o tempo de construção de uma nova (e forte) mentalidade intra-muros.
    Desengane-se quem pensa que JNPC vai vacilar com maus resultados. Este treinador é para começar a construir o que em tão pouco tempo desabou. Este é o derradeiro desafio de JNPC enquanto projecto de médio/longo-prazo.
    Com esta contratação o vosso presidente lança alicerces ultra-sólidos. Resta saber se o "empreiteiro" sabe levantar as paredes com a mesma solidez, mas isso o futuro o dirá.

    ResponderEliminar
  3. Saudo quem fez o post, é claro , sintetico e absolutamente eloquente, e somar as vantagens com as desvantagens parece me um exercicio extremamente fácil.
    Não faz parte do meu ADN seguidismo cegos, ou dourar a pilula...
    Neste sentido a escolha de Lopetegui (numa época que será FULCRAL, para provar que esta época, foi um acidente, e mais que isso voltar-mos ao caminho do nosso lema, VENCER), parece me a escolha de Lopetegui estapafurdia e ridicula....É um completo tiro no escuro, muito superior ao de Paulo Fonseca, e para se perceber isso basta ler este excelente post.
    Dito isto, dizer que tomára que esteja enganado, e que Pinto da Costa tenha sacado mais um coelho da cartola, mas que tenho duvidas tenho...Esta era a altura de dar o murro da mesa, e por alguém que não deixasse o minimo de duvida naquele balneario de Mercenários!!
    O tempo dirá... e tomará que o Presidente tenha acertado, eu lá estarei em 2014/2015 na minha cadeira de sonho, a apoiar, e desejar engolir tudo o que escrevi neste post.

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  4. Tenho sempre uma posição optimista quando estas coisas acontecem...Mudar os móveis de sítio é sempre sinal de querer mudança e querer mudança é sintoma de vitalidade.
    Tenho por isso optimismo relativamente ao Basco, percorreu casas importantes, conheceu treinadores importantes e ganhou troféus ao nível das camadas jovens espanholas que são das amis tituladas na Europa...Uma espécie de Carlos Queirós bascaíno...Vamos ver, porque muito dependerá dos jogadores que vão estar à sua disposição.
    Percebe-se uma certa anarquia neste plantel, anarquia e desinteresse, alguma acomodação.Isso tem que mudar urgentemente e Luís Castro deve saber o que se passa internamente para o poder passar a Lopetegui.
    Rui Barros é um símbolo do Clube e com muito mais estaleca intelectual que o Paulinho, apenas tem contra si o ser pequeno físicamente e no meio daqueles lobos tem que se ser fera e meter respeito!
    Mas o Rui é inteligente e sabe, porque nele isso transparece naturalmente, incutir o verdadeiro espírito que eu pretendo ver no Porto, alegria, entusiasmo e uma vontade indomável de lutar e vencer.

    ResponderEliminar