09 maio, 2014

PORTISTAS SEM MEMÓRIA

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Pior do que os ver a ganhar, pior do que os ver em festa, pior do que pensar na possibilidade de os ver ganhar tudo, pior do que imaginar uma época assim, muito pior do que isso tudo, é ver que há no nosso clube sócios, adeptos ou simpatizantes com falta de memória. Como se nos últimos dez anos, tivéssemos festejado dois campeonatos e umas míseras Taças da Liga, como se não conquistássemos um troféu internacional há mais de meio século, como se no ano passado tivéssemos tão perto de ganhar tudo e não tivéssemos ganho nada.

Um ano mau, péssimo, onde se cometeram erros - pouco habituais, reconheça-se, serve para pôr tudo e todos em causa, para antever derrotas e tragédias futuras e serve até, pasme-se, para prenunciar a queda do homem que nos deu tudo e a quem devemos o que somos hoje. Pedem a cabeça do Antero Henrique, que há dois anos só não foi para o Chelsea porque não quis, atiram-se ao Adelino Caldeira, o maior responsável por termos ganho todos os processos judiciais em que estivemos envolvidos, desde a presença na Liga dos Campeões que o Platini nos quis tirar há uns anos, até às historietas da Taça da Liga. E ainda se atiram comissionistas, que gravitam à volta da SAD, como se eles nunca tivessem existido no passado.

Fico tão espantado com o que tenho visto escrito nas redes sociais, que às vezes até me questiono se alguns são, verdadeiramente, portistas. Dizem que o presidente está velho, doente e ultrapassado, que já não tem mão naquilo, que a o clube está minado e à beira da bancarrota, que o Antero tem que ser despedido, que é necessária uma limpeza na SAD... E até já vi o que nunca imaginei ser alguma vez possível: gente, em quem nunca pus os olhos em cima numa Assembleia-Geral a pedir eleições antecipadas...!

Gente desmemoriada. Mais do que isso, gente ingrata. Gente que já não se lembra de que estivemos 19 anos sem sermos campeões, gente que se esquece o que era este clube nos terríveis anos 50, 60 e 70, que se esquece dos inúmeros títulos que ganhámos no futebol, no hóquei, no andebol e no basquetebol. Gente que se esquece quem foi que construiu o esplendoroso estádio, o magnífico pavilhão ou admirável museu. Gente que se esquece que em duas décadas deixámos de ser um clube regional para sermos um clube de topo na Europa, respeitado e prestigiado a nível mundial. Gente que esquece da “chama acesa em Viena por um calcanhar vagabundo”, da glória em Tóquio, em Sevilha, em Gelsenkirchen e em Dublin. Que se esquece que somos adeptos do único clube português a conquistar um “penta” na história do futebol português, de termos festejado um campeonato nas barbas deles, de lhes ter espetado cinco no Dragão e no salão. Gente que pensa que o campeonato do ano passado resultou, apenas e só, de um golpe de sorte. Gente que já estava pronta a criticar a escolha do treinador sem sequer o conhecer. Gente que parece ainda não ter percebido que clube é este.

A esses só tenho mais uma coisa a dizer: para o ano falamos.

13 comentários:

  1. nem tanto à terra, nem tanto ao mar...

    há, de facto, problemas e um desinteresse do nosso Presidente, se não em evitá-los, pelo menos em os resolver tempo (veja o problema das transferências de jogadores do estoril no início do ano...).

    parece que também se percebeu que um clube como o Porto não pode fechar portas ao melhor empresário de futebol do mundo, por acaso um portuense convicto: Jorge Mendes.

    temos assim o caminho garantido para na próxima época recuperar. mas este é um ano para NÂO ESQUECER, não se esqueçam.

    ResponderEliminar
  2. Hoje por hoje, estamos a precisar de sentido de humor e de sorrir. Tenho a certeza que muitos dos visitantes irão certamente como eu, rir ao ler este post, em particular este paragrafo " pedem a cabeça do Antero Henrique, que há dois anos só não foi para o Chelsea porque não quis, atiram-se ao Adelino Caldeira, o maior responsável por termos ganho todos os processos judiciais em que estivemos envolvidos, desde a presença na Liga dos Campeões que o Platini nos quis tirar há uns anos, até às historietas da Taça da Liga", é digno de estar presente na divina comédia do Sr Dante.
    Já que estamos com o sentido de humor apurado, a cereja no topo do bolo, é propor na tal assembleia geral mencionada, que o centro de treinos se passe a chamar Centro Treinos Adelino Caldeira, e dar o Dragão de ouro a Antero Henrique este ano.
    O sentido de humor não faz parte dos famosos cinco sentidos, porque na verdade é um sexto sentido especial que tem como função principal potenciar os restantes cinco. Tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos, provamos e, ou, apalpamos, ganha uma dimensão diferente se lhe acrescentarmos uma pitada de sentido de humor. Mesmo nos conteúdos produzidos por gente cinzentona ou nos cozinhados a cargo de chefes competentes, mas sem a mais pequena graça, o nosso sentido de humor pode operar milagres, tornando verdadeiramente apetecível o que seria apenas tolerável.
    Terminaria dizendo...Haja sentido de Humor, mas Haja também um pouco de decoro no mesmo...

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  3. Eduardo,

    Disseste tudo. Quem se indigna com as críticas a antero e Adelino ainda não percebeu que o problema n é a sua incompetência, pq n são incompetentes,mas sim a sua extrema ganância e desonestidade.

    ResponderEliminar
  4. Foreval (Alemanha)09 maio, 2014

    Essa "gente" de que fala e que ferve
    em pouca água, será a mesma que vai
    por flores (ou o tradicional
    cachecol) na estátua que irá ser
    levantada ao indelével ídolo do
    FC do Porto; da Cidade; do País e
    da Diáspora... quando perecer.

    A ELE DEVEMOS O QUE SOMOS (pois
    ninguém fez mais do que ele para
    consagrar e prestigiar o futebol português).

    O FC do PORTO não é Pinto da
    Costa; mas Pinto da Costa é o
    FC do PORTO.

    Pensem nisso e... AJOELHEM!

    ResponderEliminar
  5. Nem mais, assino por baixo.

    Saudações Portistas
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  6. "Para o ano falamos",é capaz de ser até bem comedido, comparado com o que eu diria... Mas não digo porque "a moderação dos comentários foi activada"... De facto também eu duvido que esses sejam verdadeiros portistas. Eu nasci em 1970. A primeira memória que tenho de futebol é ver, na Rua de S. Roque, em Campanhã, os meus vizinhos "á espera" que acabasse o jogo do benfas para poderem comemorar o 1.campeonato depois de 19 anos... E o meu avô, que Deus o tenha, benfiquista, muito aborrecido a ouvir a festa do nosso/meu PORTO! Ainda me lembro da voragem com que comemorávamos tão poucas eram as vezes... Daí para a frente foi só felicidade. lembro-me de me abster de ir à baixa comemorar campeonatos porque achava que "era obrigação do Porto" ganhá-los, ora! Não eu não me esqueço a quem se deve toda esta senda de felicidade.
    O meu lema é este: " PORTO: QUEM TE AMA, NÃO TE ABANDONA!" Espero que seja este o lema em cada portista.
    Saudações azuis-e-brancas!

    EVM

    ResponderEliminar
  7. ...talvez queiram voltar á democracia que se vivia, futebolística mente falando, em 1980, no final da taça de Portugal ganha pelo Recreativo com um golo do César, um brasileiro, onde além de roubados nesse jogo, fomos, os que lá estiveram, vitimas de uma emboscada, proporcionada pela célebre santa aliança, amplamente plasmada nos mafiosos jornais da capital. Fomos roubados, agredidos, vilipendiados por aquela canalha. Por mim que não perderei, nunca, o meu sentido critico, não alinho nessas tretas de, publicamente- e escrever nestes espaços são uma manifestação publica de opinarmos- de criticar as politicas do meu clube protagonizadas seja por quem for, fá-lo-ei no sitio indicado. Da minha parte não farei figuras do tipo que o Serrão protagonizou, oferecendo pérolas a porcos.

    ResponderEliminar
  8. Nos homens a memória é curta, não fora isso e o Mundo era certamente melhor, porque não aceitaria que se repetissem erros anteriormente verificados.
    Mas infelizmente todos querem êxitos mesmo que esses, só sejam possíveis se executados por terceiros -chama-se a isto transferência.
    Gostava de ver muitos destes críticos à frente dos destinos de alguma coisa, com real e efectiva responsabilidade.
    Isso não invalida que estejamos atentos e não caiamos em MILONGAS que todos os dias nos estendem como passadeiras no caminho...

    ResponderEliminar
  9. Meu caro senhor Eduardo de Rio Tinto
    Não encontro nas suas palavras nada para além de pretender ser irónico sobre o artigo escrito pelo Farpas.
    Nada que indique o que pensa objectivamente!
    Nada de objectivo que o defina como portista ou não!
    Adepto crítico? Não me parece. Embora pretenda dar uma de erudito, utilizando metáforas estapafúrdias, não indicou o porquê de entender como humorístico o texto...!!
    Adepto incondicional do Clube? Também não me parece, porque não escreveria publicamente o que escreveu, dando a entender que haverá coisas estranhas no Clube, como o entendeu também o senhor Lima..
    Para mim, que realmente passei 19 anos a vê-los festejar, esta sua reacção ao texto parece-me mais uma manifestação de "adepto das festas na alameda" que de adepto do FCP! Não o FCP Sad, mas o FCP CLUBE, que após uma longa travessia do deserto como se costuma dizer, soube dar a volta por cima!
    O senhor e o senhor Lima, (e agora passo a dirigir-me aos dois)com que direito e/ou conhecimento podem colocar em causa a seriedade/honestidade dos elementos do Clube/Sad, que são referidos no texto??
    Serão adeptos das presunções do género das dos pasquins da Cofina e do panfleto da Travessa da Queimada? Que apostam em frases, usando e abusando do "teria feito", "seria indicado" "terá dito" e similares?

    Sabem alguma coisa que, em tribunal, possam provar o que afirmam? E se sabem (e se são associados do Clube), porque não apresentam queixa na polícia ou numa Assembleia Geral? Ou não saberão o que é isso, por nunca lá terem posto os pés!

    Lembrem-se do que foi insinuado no caso do Apito Dourado! Foi afirmado que o nosso Presidente "teria" feito a isto e aquilo, "terá" dado dinheiro num envolepe a árbitros, etc., etc.!!! Alguma coisa foi provada? Nada!!!

    Levantar suspeitas, e principalmente em público, sobre quem quer que seja do FCP, para além de demonstrar pouco bom senso, denota também falta de fervor clubista.Esse género de posturas, pretensamente inteligentes, não ajudam em nada o Clube!

    Lembrem-se que ainda a época passada JJ era uma besta. Agora é bestial!!!!!

    O FCP passou de Clube perdedor a Clube ganhador e, pelas reacções similares à sua e do senhor Lima, parece que há sócios que ainda não entenderam que não se pode ganhar sempre, embora eu também o quisesse!!!

    Os administradores mencionados, estiveram também nas nossas conquistas e, nessas alturas, não li nem ouvi ninguém apregoar fosse o que fosse em seu desabono.

    Agora sou eu que digo, haja bom senso e algum pudor no que se coloca nas redes sociais e blogues sobre o FCP!!! Já nos bastam a merda dos pasquins da capital do império!!


    Para terminar, porque me parece ser uma perda de tempo (e não vou perder mais do que este) debater com quem reage a uma época atípica do FCP à moda dos lampiões, lembro-lhes uma feliz frase do nosso presidente: Mais vale perder de vez em quando que ganhar só de vez em quando!

    ResponderEliminar
  10. Transmoon10 maio, 2014

    Caros Farpas,

    O Sr. deve ter nascido benfiquista, mas a troco de umas boas massas e algum protagonismo, virou portista? Sabia tanto de futebol que começou pelas Relações Públicas do FCP? O Sr. prescinde de elevadas comissões nas transferências de jogadores do FCP? Não?!!!! Então não se chama, nem Caldeira, nem Henriques!
    Mal agradecido? Com 30 anos de quotas em dia, dúvido que alguém me aponte alguma coisa!
    Agora, para finalizar, esse memofante! Deve andar com uma tromba de memória enorme... Porque eu ainda me lembro, por estar presente, Em Sevilha, em Gelsenkirchen, no apagão da Luz, etc, etc...

    Não tente defender quem não deve... Pergunte por alguma entrevista do Sr. Antero, visionário do 611, deste ano, a defender alguém no clube?
    Lembro-lhe as declarações do nosso grande presidente: "voltar a perder de vez em quando, em vez de ganhar de vez em quando"...

    Este deve ser sempre o nosso espirito azul e branco, Sr. Farpas!

    Abraço e volte sempre que se lembre a escrever essas estrambólicas crónicas.

    ResponderEliminar
  11. BEM DITO, ASSINO POR BAIXO. JÁ O DISSE AQUI NO BLOG QUE O NOSSO PRINCIPAL ERRO FOI A ESCOLHA DO TREINADOR E QUE O PLANTEL NÃO É TÃO MAU COMO O QUISERAM PINTAR, ASSIM HOUVESSE UM TREINADOR COMPETENTE QUE SOUBESSE MELHORAR AS PERFORMANCES DE CADA JOGADOR E A HISTÓRIA SERIA OUTRA.VAMOS DEIXAR DE SER DERROTISTAS E PENSAR QUE TUDO ESTÁ MAL, SÓ PORQUE SE COMETEU UM ERRO. QUANTO AO SR. EDUARDO, POR AQUILO QUE TENHO LIDO, NOUTROS POSTS É UM ANTI-PINTO DA COSTA PRIMÁRIO E JÁ DEVE ANDAR A FAZER CAMPANHA PARA ALGUM FUTURO CANDIDATO.
    SAUDAÇÕES PORTISTAS.
    SOMOS PORTO SEMPRE E ATÉ A MORTE.

    ResponderEliminar
  12. Já cá faltavam os velhos do restelo, com a historia dos 19 anos,bla,bla...Já cá faltavam a conversa dos portistas de primeira água, contra os portistas de segunda água...Felizmente que tal como o clube cresceu imenso, também a mentalidade dos adeptos cresceu, e os velhos do restelo que não toleram opiniões diferentes, serão certamente cada vez menos.
    Dei a minha opinião, com um tom irónico, porque efectivamente acho que a um post irónico, deveria responder com ironia, e que visa atacar,quem livremente critica a politica do clube.
    Como é obvio não vou entrar no caminho do SEGUIDISMO CEGO, nem classificar portistas de primeira e segunda. Sou portista, como serão todos os senhores, sócio ( a 1 ano de fazer 25 anos de associado) como serão muitos dos senhores, e com lugar anual como alguns se calhar...
    Dito isto, nenhuma destas situações me faz mais ou menos portistas que qualquer um dos senhores.
    E como não vou dar para peditórios desses, permitam-me só deixar uma pequena nota :
    Liberdade de pensamento (liberdade de consciência, liberdade de opinião ou liberdade de ideia) é a liberdade que os indivíduos tem de manter e defender sua posição sobre um fato, um ponto de vista ou uma ideia, independente das visões dos outros. Consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo XVIII, que expressa que "todas as pessoas tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião".

    Eduardo

    Rio Tinto

    p.s. - estive hoje no Dragão Caixa, e o espirito que aqueles meninos puseram, HONRA EFECTIVAMENTE O LEMA A VENCER DESDE 1893, URGE AQUELES MENINOS VESTIREM A NOSSA CAMISOLA!!
    QUE ESSE EXEMPLO SEJA SEGUIDO NO FUTEBOL, QUEM PASSA PELA "CANTERA" ENCARA SEM DUVIDA O SIMBOLO DO CLUBE COM OUTRA ENTREGA, QUE NÃO HA A MINIMA DUVIDA DISSO!!
    MUCHAS GRACIAS SENOR MONCHO LOPEZ!!

    ResponderEliminar
  13. Caro Farpas,
    Concordo plenamente. É sempre mais fácil atirar em todas as direções perante os momentos maus, do que nos bons. Nos bons momentos todos são bons profissionais, competentes e por aí fora. Nos maus passam a ser os culpados. Enfim.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com


    ResponderEliminar