24 maio, 2014

ANDEBOL - Hexacampeão 2013/2014

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO VITALIS-benfica, 24-11

Andebol 1, fase final, 10.ª jornada
24 de Maio de 2014
Dragão Caixa, no Porto


Árbitros: Duarte Santos e Ricardo Fonseca (Madeira).

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (7), Tiago Rocha (3), Ricardo Moreira (3), Alexis Hernandez (1), Wilson Davyes (2) e Mick Schubert (1).
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), João Moniz (g.r.), João Ferraz (5), Miguel Martins, Belmiro Alves, Pedro Spínola (2), Hugo Santos, Hugo Rosário e Miguel Sarmento.
Treinador: Ljubomir Obradovic.

benfica: Hugo Figueira (g.r.), Davide Carvalho, Cláudio Pedroso (1), Carlos Carneiro (4), Elledy Semedo (5), José Costa (3) e Dario Andrade (2).
Jogaram ainda: Miguel Ferreira (g.r.), Davide Carvalho,Tiago Pereira (1), João Pais (2), Danil Chernov, Inácio Carmo (1) e Álvaro Rodrigues.
Treinador: Jorge Rito.

Ao intervalo: 11-8.

​Pela primeira vez na história do andebol português, há um hexacampeão. O FC Porto Vitalis bateu o Benfica por 24-19 e confirmou assim o sexto título consecutivo, numa partida em que o guarda-redes Hugo Laurentino e o atirador Gilberto Duarte (sete golos) foram as maiores figuras. Mas, acima de tudo, há que elogiar um excepcional trabalho de longo prazo, que teve como base jovens jogadores portugueses, formados na casa.

O capitão Ricardo Moreira tinha antevisto um jogo de nervos, com mais falhas do que o habitual, e esse factor foi evidente ao longo dos primeiros 30 minutos, notando-se em particular um ataque azul e branco um pouco preso. O Benfica esteve por duas vezes em vantagem (aos 0-1 e 3-4) e Hugo Laurentino foi determinante para o FC Porto chegar ao intervalo em vantagem, com dez defesas (uma deles a um livre de sete metros de Elledy Semedo), sendo que Quintana também parou um livre de sete metros de Carlos Carneiro.

Na segunda metade do primeiro tempo, a primeira linha azul e branca soltou-se um pouco, com Ferraz e o inevitável Gilberto Duarte (cinco golos) a resolverem grande parte dos problemas. A defesa portista manteve-se sempre sólida, conseguindo vários blocos, e foi assim que os Dragões chegaram ao intervalo com a maior vantagem do encontro até então: três golos, ou seja, 11-8.

A entrada na segunda parte revelou-se decisiva, com o FC Porto a alargar o avanço para cinco golos, que passou depois a gerir, resistindo às exclusões de Alexis Hernandez e Tiago Rocha e mantendo essa margem confortável no marcador. Continuaram a ver-se muitos erros de parte a parte - durante seis minutos (dos 38 aos 44) não houve golos - e Hugo Laurentino sempre a "fechar" a baliza da casa (terminou a partida com 16 defesas).

A meio da segunda parte, o Benfica ainda se aproximou no marcador (chegando aos 18-15), mas golos de Mick Schubert (em contra-ataque), Tiago Rocha (num livre de sete metros) e Spínola repuseram a vantagem em seis golos e libertaram a festa num Dragão Caixa a rebentar pelas costuras e que nunca deixou de apoiar a equipa, mesmo nos momentos difíceis.

A vantagem de cinco golos dos Dragões foi a imagem de uma grande superioridade azul e branca, num jogo de nervos mas em que os azuis e brancos mantiveram sempre o controle a partir do momento em que construíram uma vantagem de cinco golos. Até bastava um empate para garantir o "hexa", mas esta equipa não gosta de deixar dúvidas a quem quer que seja. Pela 19.ª vez, o FC Porto é campeão nacional de andebol.



DECLARAÇÕES

No final da partida que deu o hexacampeonato ao FC Porto Vitalis (vitória sobre o Benfica, por 24-19), o treinador Ljubomir Obradovic e os jogadores estavam felizes e com a sensação de dever cumprido. O treinador optou por deixar uma palavra de apreço aos jogadores e adeptos, enquanto o capitão Ricardo Moreira sublinhou que os seis títulos foram conquistados com “uma motivação especial num clube que é, por si só, especial”.

​Em declarações a www.fcporto.pt, o treinador Ljubomir Obradovic, que conquistou o seu quinto título consecutivo, enalteceu o papel dos atletas: “Quero dar os parabéns aos jogadores, porque fizeram uma grande época. Queria também deixar uma palavra especial de agradecimento aos adeptos, que sempre me apoiaram e nos levaram às vitórias e a esta grande conquista”.

O capitão Ricardo Moreira lembrou que “seis anos é muito tempo”: “Se pensarmos em cada treino e cada jogo que fizemos… O facto é que ainda tivemos motivação para fazer história no andebol português e, claro, no FC Porto. Foi sempre uma motivação especial num clube que é, por si só, especial. É uma marca no clube e só pensamos em alcançar mais objectivos no futuro”. O capitão não teve dúvidas em partilhar o título com os adeptos que encheram o Dragão Caixa: “Sempre disse que temos os adeptos sempre connosco e nunca os deixamos ficar mal. Hoje também foi assim”.

Gilberto Duarte, lateral-esquerdo e autor de sete golos, foi o primeiro a utilizar a palavra “espectacular” para definir esta conquista e revelou-se maravilhado com o ambiente no Dragão Caixa: “Foi uma alegria imensa ver o pavilhão cheio, com pessoas de pé. Foi muito especial para mim ver a minha mãe, o meu irmão e a minha sobrinha, pois não esperava tê-los aqui neste momento. Colocámos esta equipa na história do andebol e não há palavras para descrever o que estou a sentir”.

Hugo Laurentino, guarda-redes e um dos jogadores em destaque neste encontro, estava “muito contente”: “Foi espectacular, pois fizemos história em casa, com uma grande moldura humana que nos apoiou do primeiro ao último minuto”. O pivô Tiago Rocha destacou também a ajuda do “oitavo jogador”: “A moldura humana esteve fortíssima e, sendo uma despedida, ainda foi melhor. Saio com o hexacampeonato, tenho quase 15 anos de FC Porto e este momento é sempre emotivo. Ainda não saí e já tenho saudades”.



RESUMO DO JOGO




2 comentários:

  1. Grande vitória.
    Agora vamos ver como corre a reconstrução da equipa.. :)

    ResponderEliminar
  2. Segundo o modalidades.com.pt o Edgar Landim é o primeiro reforço para 2014/2015. Fala-se muito também do Pedro Cruz e Nuno Roque (ambos do Águas Santas).

    ResponderEliminar