14 maio, 2014

BOM DIA. BEM-VINDOS AO VOSSO PESADELO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Quando a maioria dos leitores nasceu, o Porto jogava no Estádio das Antas, treinava no relvado mágico, ou no campo de treinos atrás da Arquibancada e os nossos ídolos poderiam ser vistos a descer a rampa de acesso ao "departamento de futebol" apôs uma aula de natação, andebol, basquete ou hóquei.
À porta do Departamento de Futebol estava um poema, o "Aleluia", e antes de lá chegar os jogadores já tinham passado pelo Pavão e pelo Pedroto.
Um autógrafo era uma raridade. Vê-los no Velasquez era um sonho. Encontrá-los no Brasília uma epifania!
Resultado disto. Jogadores com raça. Com mística. Com amor à camisola. Ao clube e aos adeptos.

Depois chegou a modernidade! Raios partam esta "gaja"! Vandalizou o balneário. Violou os jogadores.
Incutiu-lhes outros princípios e prioridades.
Deturpou o conceito de mística e vulgarizou o sentimento "ser porto".
PIOR!
Conspurcou os adeptos mais incautos com esse vírus!
Eu sei que é (ou melhor, acredito que seja) uma coisa "super excitante" que o Ricardo Quaresma seja vosso amigo no Facebook. Que deve ser um "orgasmo intelectual" que o Quintero vos siga no Instangram! E que deve ser extasiante que o Kelvin vos diga no Twitter que está no WC a pensar no minuto 92!
Mas calma.
Sejam mais "fortes" e mais "PORTO" que isso. O nosso Futebol Clube do Porto foi criado e desenvolvido sobre ditames rigorosos. De comportamento. De saber estar. De diferenciação. De subtileza. Enfim. De Superioridade.

Assisto diariamente ao banalizar. Ao vulgarizar do #somosporto. Ao vulgarizar do respeito pela nossa instituição e pela nossa mentalidade.
Que diria Pedroto se hoje fosse vivo? Tinha vergonha naquilo que viria.
Via o seu Balneário nas redes sociais.
Via os seus adeptos contentes com esse facto.
Pior, via o Futebol Clube do Porto a dar eco a essa violação!
E... como se já não bastasse... a foto que esventrava o nosso "sítio mais valioso" era um festejo de um jogo que nada tínhamos a festejar. Em que a vitória não era "comemorável"! Era o mínimo exigível no culminar da pior época que há memória!
Porra! E o problema é o novo treinador que ninguém conhece!?
P-O-U-P-E-M-M-E!

Nunca durante o tempo de antena que me foi cedido no BiBó PoRtO ousei criticar o Futebol Clube do Porto.
Estávamos em "competição" e aí, a calma deve imperar. Mas neste momento. Estamos sem nada e numa altura de reflexão.
Não quero saber de treinadores, de jogadores, de opções tácticas. Não sou treinador. Nunca serei jogador. Falar por falar, falam aqueles à segunda-feira que é para isso que lhes pagam.
Agora. Que ninguém ouse a "desconsiderar" aquilo que tenho a dizer como Adepto, Sócio, Seguidor do meu Clube.
É uma vergonha o que se anda a assistir diariamente nas redes sociais. Tanto dos jogadores, como da instituição, como dos adeptos. Uma V-E-R-G-O-N-H-A! Não consigo perceber se é falta de afirmação pessoal ou se os Likes tem efeitos alucinogénios e causam dependência, o que eu sei é que o que se está a passar é deplorável.

Invocar constantemente o momento 92. Calma. Mas não perdemos na luz contra 10? Perdemos no Dragão nos penaltis contra 10 e com eles a não perderem tempo e a fazerem tudo para tentar ganhar? Contra os "B’s" ganhamos como poderíamos ter empatado. E vamos regozijar com um momento da época passada!? Do passado!? Por obra e graça de quem? Pior! Quem é que no seu estado normal pode sentar-se confortavelmente na sua cadeira em frente ao computador e pensar... porra... esta época correu mesmo mal, fomos eliminados em duas provas por eles, perdemos em casa deles... mas "Carago", o ano passado é que foi, vou por um Like! Alguém me explique por favor porque eu não entendo!

Partilhar fotos do balneário!? A questão começa logo... quem é que foi o génio que diz "vamos tirar uma foto de grupo todos alegres e contentes". Depois, em 20 e tal gajos, não há um que tem o discernimento de pensar... mas estamos todos felizes porquê? Depois, não há um singelo funcionário que pergunte, mas "vão partilhar fotos do balneário"? Pior! O Instangram/Facebook no Porto acha piada e partilha!?
Não há ninguém que mande um berro e pergunte que pouca vergonha é esta!?
Esqueceram-se disto?


Sabem quem o disse pelo menos?
O Futebol Clube do Porto tem que ser mais que os outros. Mais exigente. Mais eficaz. Mais perspicaz. Mais eficiente. Mais concentrado. Mais dedicado. Mais competente. Não podemos pôr a nossa "bitola" num "Pelo segundo ano consecutivo, Jackson Martínez meteu a concorrência debaixo do braço. (Ups… Penálti por assinalar!)". Com todo o respeito. Acham que eu durmo melhor se o Jackson Martinez ganhar a bola de ouro (sim a de melhor jogador do Mundo) ou se o Futebol Clube do Porto for campeão? E acham que eu ou alguém, tem, ou pelo menos deveria ter paciência para "brincadeiras calimeras" de penalties por assinalar no culminar desta época!?
Mas estamos onde afinal? E que Rei é que aqui Reina!?

Querem jogadores com raça. Com mística. Com amor ao clube.
E os adeptos com raça mística, mística e amor ao clube estão onde?
Entre os Likes a fotos que devassam o balneário? Ou entre aqueles que partilham fotos de momentos 92 como se isso fosse apagar o facto de termos sido eliminados 2 vezes por eles?
Hoje vão criticar os jogadores se desejarem boa sorte aos colegas do outro clube que hoje disputam a final? Porquê? Criticaram também os vossos amigos/companheiros de bancada que numa ânsia de Likes e desportivismo deram os parabéns a esse clube e aos seus adeptos por lá terem chegado?
E querem que os jogadores aprendam a ser Porto quando vêem que nas redes sociais o facebook do FCP até aplaude o facto da devassa da privacidade?
Ou seja. Os adeptos acham piada. A instituição acha bem. E alto. Os jogadores depois é que no relvado não dão tudo. Meus amigos. Eles são o reflexo da vossa exigência e do vosso empenho.

Comecem a ter vocês a mentalidade do Estádio das Antas. A comportarem-se como os adeptos das Antas, do Velasquez, do Pião, do Bom Dia, do Campo 24 de Agosto, sim, aqueles da velha guarda, dos que com problemas nos joelhos ficavam de pé noventa minutos a apanhar sol na careca para ver o Porto jogar. Aqueles que preferiam ter sede do que perder lugar na frente do pião, deixem de ser os que saem mais cedo no intervalo para não apanhar fila na pipoca ou na pizza, ou dos que saem mais cedo do estádio para não apanhar transito. Comportem-se como os adeptos do "antigamente" e como adeptos portadores de mística, valores e raça, e vão ver uma substancial diferença nos jogadores.
Eles têm que sentir que são acarinhados quando dão tudo para chegar a uma bola e não porque têm uma mesa numa discoteca qualquer. Eles têm que ver que os adeptos dão mais valor a uma camisola suada do que quando fazem um Like no teu Instangram. Eles têm que perceber que o Porto é um modo de vida.
E és tu que lhes tens que mostrar isso.
Se não estás a altura.
O teu clube joga esta noite. Adeus.

22 comentários:

  1. Mais um Post notavel!!
    O BIBO PORTO , nos dias de hoje dá 10 a 0, a qualquer espaço oficial do clube, 10 A 0!!!!
    Na minha opinião, também no que diz respeito a comunicação , o clube está completamente desorientado, e á deriva...mas já sei, não critiquemos, por estar a criticar é se anti...
    MUITOS PARABÉNS BLOG BIBO PORTO!!Para mim, e tenho a certeza para muitos DRAGÓES, este é o espaço oficial do FC Porto, visto que os sitios oficias, estão travestidos de hipocrisia e de atirar areia para os olhos...

    BIBO PORTO 10 - espaços oficiais do clube 0


    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  2. Que grande texto, faço-lhe uma vénia. Mesmo bom.
    Deixo só uma pergunta, posso partilhar no facebook do Mística? E não, não é para ter mais likes, é só porque acho que este texto deve chegar ao maior número possível de portistas, para que eles percebam o que é ser Porto.
    Infelizmente por não ser do Porto(cidade)nunca tive o prazer de entrar no estádio das Antas, nem de assistir a nenhum desses momentos com os ex-jogadores, mas acredito, porque via, que eles a deixarem tudo em campo e a sentir a camisola como nenhum outro, algo que agora vamos encontrando nas modalidades amadoras a que dá um prazer enorme assistir.
    Pois bem não me alongo mais no texto, deixo só mais uma vez os parabéns pelo texto onde expressou muito do que sinto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Um grande post!!

    Revejo-me em tudo o que foi dito, mas fico a pensar...será que nós estamos a ficar velhos e esta nova geração de Portistas, habituados a ganhar não entendem isto?!!

    Será que pelo facto do publico das modalidades ser de uma geração mais velha (menos nova) mantém-se uma mística que no futebol é impossível perdurar?

    Será que é necessário fazer um código de conduta para adeptos, todos se dizem exigentes, mas poucos sabem o que é exigência, isso preocupa-me!

    Ver adeptos que saem do estádio mais cedo, e depois ter que os ouvir queixarem-se que os jogadores no final dos jogos não vão agradecer e saem directamente para os balneários...é do mais ridículo possível!!

    PS: tenho uma duvida, agora que o contrato com a nike acabou e vai começar uma parceria com a nwe balance, como vai ser gerida a loja azul?? lembro-me que um dia queria comprar uma camisola da final da taça dos campeões europeus de 87 na loja azul do estádio do Dragão, a resposta da menina foi: "não temos porque nessa altura a marca do equipamento era adidas!"!!

    ResponderEliminar
  4. Perfeito, grandes saudades do tempo das Antas.
    Melhor blog sobre o nosso clube não há, o mais coerente sem sombra de duvidas!
    Todos os portistas 'modernos' deviam ler isto.

    ResponderEliminar
  5. Chamusca lousada14 maio, 2014

    Grande texto q assino por baixo tudo o q ele contem!!! Curioso q hj mesmo tentei dar uma "aula" a alguns portistas mais jovens, daquilo q eu acho q devemos ser como adeptos. Disse-lhe praticamente tudo o q agora vi aqui escrito.....so mais uma curiosidade, sou socio ha 20 anos! Sei bem e tenho MUITAS saudades desses tempos q aqui foram citados....
    Grande abraco azul a todos azuis!!

    ResponderEliminar
  6. O meu estado de alma espelhado num post...soberbas e sábias palavras....

    Mete-me nojo ver o "somosporto" vulgarizado por tipos que vestem, sem merecer, a nossa camisola e, até podem saber muita coisa, mas nunca saberão o que é ser Porto...

    E o pior é que de cima o exemplo não é melhor....para onde caminhamos?

    ResponderEliminar
  7. Mas os tempos já não são os mesmos e as pessoas mudam com as mudanças das condições de vida...Hoje tem-se futebol na TV mais barato que no Estádio e com menos incómodo, nada mais será como dantes, embora a paixão continue.
    Não voltaremos a ter o Estádio das Antas e os campos de treino adjacentes, temos um grandioso e lindo Estádio e um Centro de Estágio e Treinos aí a uns 15 kilómetros de distância...Temos a Constituição mais bonita que nunca e um Museu mais Interactivo e Moderno que o mais moderno e interactivo do Mundo...Não nos podemos queixar do que temos, mas não temos jogadores à Porto porque os jogadores que temos, são na sua maioria jogadores oriundos de Países Estrangeiros que não sabem nem conhecem as razões de se ser Portista como somos...Eles vêm para serem vistos e poderem transitar, se tiverem sorte e talento, para Clubes mais poderosos económicamente que o nosso!
    Essa é a verdade dos dias de hoje.
    Se queremos ter uma equipa com vontade indómita de vencer, uma equipa à Porto -como dizemos- temos que a construir pacientemente durante alguns anos -com jogadores essencialmente lutadores- e não de um momento para o outro.

    ResponderEliminar
  8. Concordo em absoluto com este post, até que enfim que há alguém que diz umas verdades, simples, objectivas, claras e verdadeiras!
    O problema de hoje em dia é que os adeptos do Porto já são como os outros, já não têm a noção das diferenças que haviam e que deviam haver para continuar-mos a ser Porto. Antigamente via-se um jogador na noite e as pessoas abordavam-no diziam-lhe vai para casa o que é que estás aqui a fazer, vai descansar, agora tiram fotos oferecem copos e põem no face, é uma tristesa assistir-se a isto e com a conivência do próprio clube, ISTO AINDA É MAIS GRAVE!!
    Depois o que se verifica é que se corre mal, como foi este ano só vão ao estádio os tais antigos adeptos das antas os tais 20.000, mas isso a direcção não vê, nem quer saber, quer é vender pipocas e pizza. Antas, parece-me que o nosso PORTO já era e que nunca mais vai voltar a ser como era, isso enche-me de uma profunda tristesa pois o nosso grande amor o F.C.Porto está a ir ao fundo, os valores estão a evaporar-se e por muito que tente não sou capaz de conviver com estas palhaçadas, sim palhaçadas da parte de quem manda, porque quem manda é quem permite estas palhaçadas porque se fosse eu a mandar estas muitas mais coisas não se passariam podem ter a certeza absoluta...
    QUEREMOS O NOSSO PORTO DE VOLTA!!

    ResponderEliminar
  9. Mais um post brilhante, incisivo e a fazer corar os meios de comunicação oficiais do FCPorto!

    Obrigado aos cronistas do BiboPorto por dizerem por palavras o que muitos pensam no dia-a-dia!

    Para mim tudo isto se acaba por resumir à célebre frase do Pedroto:

    "O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol."

    Gostaria aqui, de sublinhar a palavra "futebol", pois estes meninos têm mesmo muito a aprender com as restantes modalidades cujo querer e garra nos deixa orgulhosos, seja qual for o resultado! Esses sim, São Porto... e não precisam de Facebook, Twitter ou outras modernices para o mostrar!
    Não creio que esta falta de identidade tenha só a ver com a idade dos intervenientes (jogadores e adeptos), pois os jogadores das Modalidade (e o publico que a elas assiste) também são bastante jovens e a Mística está lá!! Lembram-se do ultimo jogo dos miúdos do basquet?
    Tenho saudades sim, é de ver (permitam-me a critica) as claques ou adeptos portuenses (por uma questão de proximidade) a dar valentes raspanetes (para não falar de outras coisas como os "puxões de orelhas" a Adriano ou Adriaanse) a jogadores que deixam de ser jogadores do FCPorto fora das quatro linhas!!

    Falta-nos decididamente comunhão e Liderança entre Direcção, Equipa técnica, Jogadores e Adeptos!

    Que saudades de João Pinto, Fernando Couto, Paulinho Santos, Baia, Bruno Alves ou até Moutinho...

    Abraço!
    DMST

    ResponderEliminar
  10. Podia muito bem ter sido eu a escrever este 'Post'. Ipsis verbis. clap clap clap!

    Tiago Fragateiro

    ResponderEliminar
  11. Este texto é simplesmente excelente. A nossa missão começa por partilhá-lo o máximo possível e esperar que isto um dia chegue aquele balneário sagrado.
    Gostaria só de partilhar um episódio que me aconteceu e que ilustra muito do que é aqui dito:
    Orgulho-me de ter estado na pior assistência de sempre (FCPorto-Estoril) e em jogos do campeonato (FCPorto-Paços)do estádio do Dragão.
    Num desses jogos que vi um indíviduo chegar 10 min atrasado, passar o jogo a torcer por um golo do adversário para o treinador ser despedido, avisar quem queria ouvir que só lá estava porque o bilhete lhe foi oferecido, dizer que têm vergonha no CLUBE e desaparecer 10 minutos antes do jogo acabar.
    Isto é Inconcebível para qualquer portista que se preze!

    Continuo a achar que o verdadeiro portismo ainda reside no Dragão Caixa. A mística está lá toda. Desde treinadores estrangeiros que sentem o clube a jogadores com raça e amor ao clube passando por um público extraordinário.

    É esse o espiríto Porto, é essa a alma que esta época faltou no futebol e que queremos ver nos jogadores.
    Para isso comecemos por mudar as nossas atitudes e voltar a ser diferentes como sempre fomos porque o Porto somos NÓS!

    ResponderEliminar
  12. Excelente artigo!

    Mas será que os jogadores são incentivados a usar as redes sociais? Tendo em conta que a grande maioria dos jogadores são estrangeiros não será uma estratégia da direção para aumentar adeptos por todo o mundo?
    Sinceramente esperto que não e seja apenas falta de controlo e que voltemos ao antigamente em que o balneário era como que um mito urbano pois ninguém o via, ninguém sabia o que se lá passava.

    ResponderEliminar
  13. Excelente! Revejo-me em tudo aquilo que foi escrito e só acrescento que o pó da Constituição também faz parte desta HISTÒRIA!
    Abraço
    Sckit

    ResponderEliminar
  14. Excelente post,concordo em absoluto,essa fotografia tirou-me completamente do sério,contentes depois de uma época destas,por favor poupem-nos,chegou a altura de parar com isto e começar a explicar a estes meninos mimados que este ano vestiram o manto sagrado o que significa SER PORTO.esta fotografia explica muito do que correu mal esta época,e o que me preocupa mais é o clube pactuar com isto.

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o que Cativoantas escreveu em género, número e grau.
    Cansei de uma época cheia de queixas por parte dos jogadores de que os adeptos não estendiam que eles (coitadinhos) eram os que estavam mais tristes. Tristes, porquê? Por não jogarem o que deviam e para o qual são pagos principescamente? Precisavam de apoio porque de cada vez que surgia uma contrariedade num jogo, ficavam atarantados e psicologicamente abatidos?
    A alegria demonstrada na foto contraria a legenda. Com o que fizeram durante a época e no último jogo, deveriam ter era vergonha.
    Melhor, com verdadeira raça e empenho joga o FC Porto Vintage. Aí sim! Lembramos o que é defender e sentir um clube. Só que agora o Porto é um entreposto, uma rampa de lançamento para a Europa. Tornou-se banal e o único objetivo de muitos jogadores. Entram logo a pensar que no ano seguinte têm de sair para uma liga com mais nome.
    Sou adepta! Sou doente! Mas não me peçam para apoiar seja quem for, quando não vejo, raça, empenho, força, a dignificação de uma camisola.
    Perder um ano terá de ser normal, mas se tivéssemos sido vencidos mostrando que éramos vencedores.
    Quanto ao Jackson: foi o melhor goleador este ano... pois os outros foram mais incompetentes. Se ele tivesse marcado a maioria dos penaltis que falhou e todos os golos que de forma displicente enviou para a bancada não teria ganho apenas com 20 golos, com certeza.
    COMO QUALQUER PORTISTA, ESPERO QUE QUEM DE DIREITO SAIBA O QUE ESTÁ A FAZER, O QUE TEM DE SER FEITO E QUE SE PONHA ORDEM DA CASA QUE O BALNEÁRIO PARECE UM BANDO DE MIÚDOS DA SECUNDÁRIA AGARRADOS ÀS REDES SOCIAIS. ENFIM, ECOS DO MUNDO EM QUE VIVEMOS!

    ResponderEliminar
  16. Que grande texto, está aí tudo. Partilhei no meu facebook(com a devida referência ao blogue), espero que não se importem.



    ResponderEliminar
  17. Gostei bastante deste artigo que reflecte a falta de respeito do nosso plantel por um local que deveria ser sagrado em qualquer circunstância e para que tais situação não se voltem a repetir urge encontrar um novo capitão que tenha um currículo respeitável, bem como saiba incutir de forma natural consideração e responsabilidade perante tais meninos mimados, ou seja falta um Ricardo Carvalho, Bruno Alves ou Ricardo Costa nos actuais quadros, para além disso convém que alguns dos jogadores saiam para que tenhamos um ar mais limpo ou respeitável no balneário.

    Abraço
    Castle

    ResponderEliminar
  18. Grande prosa... Não adianta escrever mais nada, carago...

    ResponderEliminar
  19. Grandissimo post.

    Porto sempre...

    ResponderEliminar
  20. Concordo completamente!
    Um abraço de um ferrinho das antas!

    ResponderEliminar
  21. Que texto magistral!! Um abraço!

    ResponderEliminar