10 maio, 2014

BASQUETEBOL - Campeão da Proliga 2013/2014

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O Dragon Force sagrou-se esta sexta-feira campeão da Proliga, ao bater o Illiabum (73-72) no Dragão Caixa, no segundo jogo da final. Num encontro verdadeiramente emocionante, Miguel Queiroz, a menos de um segundo do final, converteu o lançamento que permitiu aos portistas juntar o título de campeão à já garantida subida à Liga.

​A entrada forte (16-7) do conjunto comandado por Moncho López fez antever um jogo em tons de azul, mas a realidade foi bem diferente. Acumulando lançamentos falhados perante uma defesa agressiva do opositor, o Dragon Force sentiu grandes dificuldades em explanar o seu jogo durante a primeira parte. Mais concentrado e certeiro, o Illiabum foi para o intervalo com uma vantagem já na casa das dezenas (30-41).

O intervalo não foi grande conselheiro para a formação portista, que não conseguiu quebrar a desvantagem no marcador e entrou para o quarto e derradeiro período com um défice de 12 pontos (48-60). É a partir de aqui que o jogo se transforma. Recuperando a alma que lhe é tão característica, o Dragon Force fez um último quarto verdadeiramente demolidor, tendo precisado de apenas cinco minutos para retomar a liderança do marcador (64-63).

Com diversas alternâncias no resultado, tudo ficou reservado para os instantes finais. O triplo de Mário Gonçalves, a pouco mais de cinco segundos do final, deu a vantagem mínima ao Illliabum (71-72), mas Miguel Queiroz fez “explodir” o Dragão Caixa com um lançamento em queda à rectaguarda que só parou quando beijou as redes. A explosão de emoções transbordou para o terreno de jogo, com uma invasão tão efusiva quanto pacífica. Resta dizer que João Torrie (13 pontos e 10 ressaltos) foi o MVP de um encontro no qual também se destacaram Ferrán Ventura (20 pontos), Miguel Queiroz (11 pontos e 7 ressaltos) e Pedro Bastos (10 pontos).

Ouro sobre azul numa época a todos os níveis memorável para o jovem colectivo liderado por Moncho López, que juntou mais um título ao seu palmarés de Dragão ao peito: uma Liga Portuguesa de Basquetebol, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, um Troféu António Pratas, uma Taça Hugo dos Santos, um Campeonato Nacional de Sub-20 (como director do projecto) e, agora, uma Proliga.

O Dragon Force alinhou com Hugo Sotta, André Bessa (9 pontos), João Grosso, Eduardo Guimarães, João Gallina (2), Ferrán Ventura (20), Pedro Bastos (10), José Miranda, João Ribeiro (4), João Torrie (13), Pedro Figueiredo (4) e Miguel Queiroz (11).



DECLARAÇÕES

.....



RESUMO DO JOGO


1 comentário: