08 maio, 2014

HONRA AOS VERDADEIROS

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Os ultras do FC Porto dedicaram o último fim-de-semana a duas grandes deslocações: Olhão e Barcelona!

Sem medir o número de horas de viagem, o cansaço, o dinheiro gasto ou o simples facto do tempo que se está longe de casa, os nossos ultras vão honrando as nossas cores e espalhando o bom nome do FC Porto em todo o lado, apoiando-o sempre.

No Sábado houve clássico em andebol com os lagartos. Um empate foi mais favorável à nossa equipa, que continua apenas a depender de si própria para se sagrar Hexa Campeã Nacional. Pavilhão Dragão Caixa praticamente cheio e com a presença de ultras sportinguistas, o que deu mais cor ao jogo e proporcionou um ambiente ainda melhor do que o habitual. Por mim, podia ser sempre assim. Com a salvaguarda de ter portistas também nos pavilhões dos rivais, claro.

Houve quem faltasse a este jogo para estar Barcelona. Novamente em Barcelona, depois de já termos lá estado em Fevereiro, na fase de grupos da Liga Europeia de hóquei em patins. Desde 1990 que seguimos o sonho de voltarmos a ser campeões europeus! O dia há-de chegar e infelizmente ainda não foi este ano. O meu agradecimento aos cinco bravos que lá se deslocaram e apoiaram o FC Porto no Palau Blaugrana, tanto no Sábado como no Domingo. A eles se juntaram mais alguns portistas de lá, tal como já tinha acontecido há pouco mais de dois meses.

Domingo à 1h30 os ultras do FC Porto concentraram-se no Dragão. O terceiro lugar, o mau futebol, o afastamento das taças, não há nada que nos afaste do nosso clube. Às 2h arrancámos para o Algarve e às 8h estávamos em Albufeira. Um verdadeiro dia de Verão! Muito calor, o que convidou um saltinho até à praia, ou simplesmente nas esplanadas a matar a sede. Lá passámos o dia a 600 quilómetros de casa, para apoiar o FC Porto num jogo que já não contava para as contas do campeonato.

A meio da tarde rumámos a Olhão. Super Dragões e Colectivo sempre presentes, quer sejam bons ou maus momentos. Grande apoio ao longo de 70 minutos. O tempo que levou a que todos perdessem a paciência e começassem a entoar cânticos típicos das contestações. Confesso que ao futebol apresentado, à época que esses mimados nos ofereceram, aguentámos tempo demais e fomos muitos anjinhos com eles. Gozaram na nossa cara e perderam pela sétima vez no campeonato. Deixaram-nos mal, mais uma vez, quem fez 1200 quilómetros para um jogo apenas para cumprir calendário. Correram para os balneários mal o árbitro apitou pela última vez, talvez com medo de perder o avião. Nem um aplauso, nem um pedido de desculpas por gestos. Nada.

Chegaram a casa duas horas depois, viajaram categoricamente e treinaram no dia seguinte às 10h. Eu e outras dezenas, chegámos ao Porto às 4h da manhã e às 7h30 estava a pé para ir trabalhar.

Ide gozar com outros. Nós somos o Porto.

Um abraço ultra.

5 comentários:

  1. Uma grande vénia aos melhores elementos do FCPorto esta época: os adeptos, em particular a todos os que vão para todo o lado para apoiar jogadores que claramente não merecem, tem é a sorte de jogar num clube que merece tudo. Em Olhão, não houve nenhum Helton, Bruno Alves ou Pedro Emanuel que obrigasse a equipa a ter a coragem de ir assumir a derrota e agradecer o apoio dos adeptos.
    Só nos resta invadir o Dragão no Sábado (e ir ao encontro de apelos contrários de "portistas") e criar um ambiente que permita acabar a época com uma vitória e lançar a próxima com confiança.
    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  2. Ide gozar com outros, não!
    Ide gozar com o CARALHO!

    Longe vão os tempos onde jogar no FC Porto era diferente. Os jogadores saiam e davam entrevistas a dizer que a pressão era outra, mesmo quando andavam na rua e saiam á noite! Agora só dá ultras da moda, que estão preocupados com as selfies, e actualizar o twitter e o instragam.

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro, permita-me que discorde de si... no Dragão merecem mesmo é uns 10 minutos com os adeptos de costas voltadas para o jogo com alguma mensagem demonstrativa de que o alvo principal da contestação são os jogadores! Penso assim e não sou mais, nem menos Portista (sem as aspas) do que outros! Felizmente existe Democracia há 40 anos, precisamente o período em que mais ganhámos!
    De resto concordo totalmente consigo e também sinto imensa falta de um Paulinho Santos, Bruno Alves, Pedro Emanuel, ou outros jogadores que respiravam por todos os poros o que é "ser Porto"!
    Relativamente ao post do TRIPEIRO, já tive oportunidade de o dizer aqui, os adeptos, principalmente os que seguem a equipa por todo o lado, são os únicos que este ano mereciam um Dragão de Ouro, foram os únicos (ou poucos) que estiveram ao nível do Clube.
    Creio que o "reset" a esta má época por parte dos jogadores apenas será feito quando acabarem os 90 minutos do clássico e muito forem de férias ou de vez do Dragão!
    Abraço
    DMST

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro DMST, concordo totalmente com a contestação aos jogadores mas só acho que um jogo contra o rival que virá provavelmente com poupanças e intenções de pelo menos não perder para poder humilhar-nos ainda mais e festejar na nossa casa (coisa que de certeza farão no final da partida) não seja o momento indicado para não comparecer.

      Receio uma fraca assistência portista e uma invasão de adeptos benfiquistas às bancadas que não lhes são reservadas e gostaria que acabássemos a época com um mínimo de honra mostrando que em nossa casa mandamos nós.

      Muito provavelmente estes adeptos que seguem o FCP para todo o lado são dos que mais razões tem de não comparecer (e os seus cânticos em Olhão foram bem audíveis) mas estarão de certeza presentes na Superior Sul.
      Abraço

      Eliminar
  4. Viva Pedro! Talvez não tenha transmitido bem o meu pensamento. Não estou a "pedir" a falta de comparência no jogo, antes pelo contrário, acho que devemos ter o Dragão cheio e ganhar (e por muitos de preferência ao rival). Estava era a referir que nos minutos iniciais, os adeptos (as claques claro) iniciassem o seu apoio ao FCPorto de costas para o jogo e para os jogadores com alguma mensagem bem ilustrativa do motivo!
    Abraço!
    DMST

    ResponderEliminar