02 maio, 2014

Vamos todos adormecer e acordar na época de 2014/2015

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Onde está o botão de reset da máquina? Como fazer para reiniciar o sistema? Em que dia deixarão estes pesadelos de pairar sobre as nossas cabeças?

Espero que os responsáveis do FCP saibam a resposta para estas perguntas. Eu não sei.

Penso que este é o momento mais crítico do FCP desde que acompanho de perto a vida do clube. Não estou, portanto, a falar das décadas de obscurantismo, em que passar a ponte era sinónimo de derrota. Falo da década de 90 em diante.

É claro que o FCP já teve épocas fracas, com más exibições, plantéis desequilibrados, treinadores inconsistentes, transferências falhadas e etc.. No fundo, tudo o que assistimos na presente temporada. A este respeito, faço notar apenas que se é assustador constatar a distância pontual para o primeiro lugar (neste momento 15 pontos), mais assustador é verificar a distância para o quarto lugar do... Estoril (apenas 8 pontos).

Mas julgo que esse circunstancialismo interno nunca se havia conjugado de forma tão perigosa com outros elementos externos, tais como a consolidação da capacidade doméstica e europeia do SLB e a recuperação do SCP para patamares muito competitivos.

Entendo, por isso, que esta "crise" do FCP não é igual à de 2004/2005 nem à de 2009/2010.

Não quero com isto entrar em discursos catastrofistas de "fim de ciclo" ou outros semelhantes que pululam na comunicação e nas redes sociais, lançados, em boa verdade, maioritariamente pelos nossos adversários e por quem nos quer ver neste estado comatoso por muitos e bons anos.

Quero, antes, alertar para a necessidade da família portista conjugar esforços no sentido da superação desta realidade dura e, conforme se assinalou, inédita na história recente.

Os desafios são muitos - é preciso um novo treinador, é preciso limpar o balneário e é preciso construir uma nova estrutura para a equipa. E o tempo é curto - no verão há, desde logo, uma eliminatória da Champions para conquistar.

A bola está e estará nas mãos da Administração. Será esta quem, nos próximos dois/três meses, delineará as saídas e as entradas, penso que com limitada intervenção do novo treinador, desde logo tendo em conta a escassez de tempo que o mesmo disporá para todas as dimensões das suas funções: treino, preparação física, preparação táctica, construção de um balneário, análise das necessidades da equipa, dispensas, contratações e etc..

É tempo de deixarmos o "até com um macaco a treinador somos campeões" no congelador. Talvez até o venhamos a descongelar daqui a uns tempos. Mas agora é preciso cerrar fileiras, dar os mãos, cantar o hino a plenos pulmões e, inspirados pela história que tivemos a arte e o engenho de construir, voltar ao caminho certo.

Vamos todos adormecer e acordar na época de 2014/2015 - que será nossa, só pode ser nossa, sempre foi nossa.

Pedro Ferreira de Sousa

7 comentários:

  1. Caro Pedro,
    Penso que todos desejámos o mesmo para o nosso Porto.
    Nesta época, pagámos pela bazófia que de nós se apoderou após o célebre minuto 92. E vamos continuar a pagar, até ao último dia de competições de clubes. Enquanto nós esfrgávamos as mãos pelo nosso TRI e gozávamos com o Benfica, Vieira e Jesus pelo insucesso das finais perdidas da época passada, eles aguentavam firme a humilhação de perder tudo e seguiram caminho para repetir e, desta feita ganhar. Nós, até um macaco escolhemos para treinador, e foi o que se viu. Agora que caímos em nós, nada melhor do que este grandessíssimo banho de humildade para voltarmos a assentar ideias.

    Penso que, com a experiência que tem esta Direcção (e particularmente depois dos erros cometidos nas épocas anteriores), a questão do treinador já estará tratada, decidida e tudo o que estiver relacionado com jogadores também estará encaminhado, porque sempre foi essa a nossa política (salvo raras e honrosas excepções, como a desta época): preparar a época seguinte, a meio da época actual.

    Estou por isso esperançoso que, mesmo que não haja títulos, vamos finalmente ver uma equipa a jogar futebol e a lutar até à ultima pinga de suor dentro de campo.

    Um abraço Portista

    ResponderEliminar
  2. Boas. Não poderia estar melhor escrito.Temos é que olhar para a frente, para que na próxima época tudo volte ao normal.

    ResponderEliminar
  3. Convem é refletir e bem, sobretudo os nossos responsáveis.

    ResponderEliminar
  4. Temos gente muito boa.... para o MUSEU ?

    ResponderEliminar
  5. Iturbe no benfica?

    Agrava a nossa crise e fica bem no tipo de jogo de Jesus ?

    ResponderEliminar
  6. RIGOR, DISCIPLINA, COMPETENCIA e PAIXÃO....

    "Já era" ?

    ResponderEliminar
  7. Confesso que soltei uma gargalhada ao ler o titulo desta cronica, porque é exatamente aquilo que me passa pela cabeça.. Este inferno desta época nunca mais termina, que pesadelo..

    Concordo inteiramente com o 1º comentário feito pelo Z, fomos arrogantes, adormecemos á sombra da bananeira enquanto o nosso rival trabalhou muito bem fortalecendo um plantel que já de si era muito forte( O que me custa dizer isto) ! Enquanto o nosso temos todos de admitir que é um plantel fraco comparado ao do nosso rival!

    Penso que o aspeto mais importante para voltarmos a sermos o que eramos é começar a dar valor ao papel do treinador, algo que não tem acontecido no FCP! O treinador no Porto não escolhe jogadores quem escolhe é a SAD e isso está completamente errado!

    Esperemos para ver em quem recai a escolha para comandar a nossa equipa na próxima época sendo que por mim vinha um estrangeiro com ambição, rigor, disciplina e tenho a certeza que o Presidente irá colocar o nosso Porto no seu lugar !

    ResponderEliminar