12 novembro, 2014

DESMISTIFICANDO CONCEITOS...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Jogador do Porto; i.e. jogador que joga ao serviço do Futebol Clube do Porto - SAD em troca de um vencimento. Ou seja, é um profissional que presta um serviço em troca de uma verba. Procura como eu e o leitor constantemente melhores condições profissionais.

Jogador "à Porto"; i.e. jogador que encara o jogo com uma atitude "à Porto", ou seja, nunca desiste, dá tudo pela equipa, raçudo, mentalidade vencedora, aos 95min ainda acredita em mais um golo.

Jogador "Portista"; i.e. jogador que joga onde jogar tem o seu lado de "adepto" e esse lado é "azul e branco".

Tozé foi a figura deste fim de semana. O jogador do Porto que neste momento se encontra ao serviço dos canarinhos e apelidou-se de jogador Portista teve nos pés a hipotese de "dar a volta" ao resultado, marcando um penalti contra o seu real empregador e contra o seu clube do coração.

Como jogador de futebol, profissional acima de tudo, fê-lo na perfeição.

Assisti in loco a esta "traição", confesso que no primeiro momento insultei o pobre miúdo. No entanto, depois de refletir cheguei à conclusão que ele apenas e só estava a fazer o seu trabalho.

No entanto, momentos depois insultei-o novamente (no calor do jogo dirão alguns). Não percebo a "demora" em sair do relvado. Esta prática já é condenavel num qualquer jogo de futebol, muito mais o será num jogador que se apelida de Portista, que é jogador do Porto e que sonha ser realmente um jogador à Porto.

Alguém imagina Jorge Costa, nos tempos "infelizes" que passou cedido pelo FCPorto "demorar" a sair do terreno de jogo?

Já se esqueceram das vezes que Deco abandonou o relvado do Dragão enquanto nosso adversário?

Não desejo mal a Tozé. Acredito que como diz, seja Portista. Mas não foi jogador à Porto. Naquele momento "deitou ao lixo" todo o Portismo.

Ninguem lhe aponta o dedo por ter "conquistado" o penalti. Dou até de barato o facto de ter festejado efusivamente o primeiro golo do Estoril. Concedo a marcação do penalti.

Mas não admito.
Não percebo.
Não encontro justificação para a sua saída a passo lento. Só faltou chegar ao ponto de "gozar" cumprimentando o arbitro.

Se alguém o "apertou" no túnel não terá sido pelo seu elevado profissionalismo ao marcar o penalty... mas sim pelo péssimo profissionalismo, desrespeito pelos colegas de profissão e pela sua "verdadeira" entidade patronal quando deliberadamente atrasou o jogo.

Falta de fair-play. Profissionalismo. Portismo.

15 comentários:

  1. Caro Cativo Das Antas,

    brilhante artigo. Subscrevo inteiramente.

    Se me permite, complementei-o aqui , e convido-o a ler e comentar.

    Obrigado,

    Abraço azul e branco!

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia Caro Portista

    Como leitor assíduo que sou deste espaço "blogueiro", estou em 90% das vezes de acordo com o que aqui leio. No entanto, desta vez, este ponto está do lado dos 10% que discordo. A razão é a critica ao PORTISTA Tozé. Para além de ser inútil e descabida, pois só se está a queimar um jogador do nosso clube. É um caso exemplar, de "lose-lose", ou seja ambos perdemos. Perde o jogador por o estarmos a queimar e perdemos nós um jogador com talento e enorme potencial para no futuro ajudar o nosso clube. E por fim o erro crasso que encontrei foi o facto de concordar, e bem, com o profissionalismo do Tozé, afirmando, inclusive, como um exemplo, ao contrário do que fez "o apreciador do marisco tremoço". E o erro crasso, qual é? É o de afirmar que o Tozé deve ser profissional para marcar BEM o penalti. Mas não deve ser profissional para sacar um penalti? (bem assinalado diga-se) demorar no chão quando sofre falta? (bem assinalada diga-se) Ou demorar a sair de campo? Um VERDADEIRO profissional não deve apenas marcar bem o penalti. Deve fazer tudo para que a sua equipa ganhe o jogo. Eu como portista não esperaria outra coisa de um jogador á PORTO. Um jogador á PORTO é educado para vencer, independentemente do clube que esteja a representar. Se o Porto não quer enfrentar jogadores á Porto, é simples, não os empreste ou (não sei se é "fairplaymente" possível) colocar uma clausula em que não poderá defrontar o FC PORTO, quando emprestados. Termino com duas questões. Como seria se realmente ele se tivesse comportado como o Eusébio? E como seria se os jogadores que nos estão emprestados (Casemiro, Tello ou Oliver)se comportassem como o Tozé?

    Abraços PORTISTAS

    Helder Silva

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Helder Silva, discordo desta visão, axo q o tozé foi profissional, e fez aquilo q todos fazem, inclusivé equipas portuguesas fazem isso qd jogam na europa. Já vi jogos do Porto na europa, e jogadores do Porto a serem substituidos e a demorarem a sair qd o resultado á favoravel. Se nao queria q isto acontecesse, nao sei, talvez nao emprestassem o tozé ao um clube da primeira liga, podia ter ido para outra liga para ganhar o tal calo q precisa. Se emprestaram um jogador à Porto e Portista, q em toda a sua formação aprendeu a ganhar sujeitavam-se a q ele fizesse um grande jogo contra nós.

    Tiago Sousa

    ResponderEliminar
  4. Tozé tem contrato com o Estoril e como profissional que é tem de o cumprir. Foi isso que fez e nada mais, a história de queimar tempo é algo que todos os jogadores fazem, até os do FC Porto nos jogos mais difíceis. Vão dizer que o Helton nunca viu um amarelo por perder tempo?
    É uma estupidez atacar o Tozé por ter cavado o penalty, por o ter concretizado ou por qualquer outra coisa que fez no jogo. Acho uma idiotice que que pessoas ligadas ao FC Porto tenham feito 'nem sei bem o quê' no túnel... mas isso para mim são notícias made in record e correio da manhã que não têm credibilidade nenhuma, sabemos bem que esses jornalecos não cumprem com o seu código deontológico e não têm problemas em mentir ou inventar história quando é para prejudicar a imagem do FC Porto.
    Tozé tem 2 anos de contrato com o Estoril e 35% dos direitos económicos pertencem aos canarinhos. Não vamos justificar o empate por isso nem coisa parecida, ser Porto não é isso. É lutar até o jogo acabar e quando as coisas não correm como esperado é não perder tempo e não vacilar no jogo seguinte.

    ResponderEliminar
  5. O Tozé fez o que tinha a fazer no lance do penalty e na marcação do mesmo, agora fingir que foi agredido para tentar uma expulsão obrigando à paragem do jogo e ao sair a queimar tempo que vá à gpqp, como disse o Presidente Portistas não são aqueles que afirmam perante os microfones, Portistas são os que sentem e mostram como o Deco.
    Estamos lixados com portistas destes, devem ser estes os assobiadores, vêm profissionalismo em coisas que nada têm a ver, se calhar o Jorge Costa teria as mesmas atitudes que o badameco do tozé teve. Podem sempre lembrarem-se do makukula, do jorge ribeiro que falaharam penaltis contra o clube do regime, esses sim profissionais a sério lealdade a quem lhes paga.
    Investiguem as contas do redes do Nacional que depois do fim de semana passado ficaram bem mais gordas e não se sabe bem porquê.

    ResponderEliminar
  6. Acho q o presidente foi infeliz com essas delcarações, pq se é dirigido ao tozé, nao devia de falar assim de um jogador que ainda pertence aos quadros do porto, e foi formado pelo porto. Se axa q é falta de profissionalismo isso q o tozé fez, entao o q dizer da falta de profissionalismo de Jorge Costa teve no tempo do co-adrianse em q nao queria ser o 5 defesa central, e até tava contra o facto de bruno alves tar á frente dele na hierarquia de centrais. Deve ser um grande profissional, ou do Deco q na meia final contra o corunha. Em que na otica de alguns cavou bem uma expulsão ao jorge andrade, digo eu, q o Deco fez o seu papel, sentiu um pontapé por tras, mesmo q não tenha sido com grande violencia e fez o q tinha q fazer. E desde já digo, admiro tanto Jorge Costa como Deco, são um dos meus idolos. Agora nao é preciso misturar as coisas, secalhar por pensar assim devo ser um dos tal assobiadores, mas axo q é com miudos como tozé e outros q tao na B, e foram emprestados este ano q teremos novamente a mistica no Porto. Infelizmente uma coisa q já se perdeu nos ultimos anos, e isso sim é q devia de preocupar, e nao discutir se devia ou nao ter feito mais teatro, pq sao coisas q ate os nossos jogadores fazem qd jogam no porto, e nunca vi a serem criticadas como faltas de profissionalismo, e isso tambem desprestigia o nosso clube.

    Axo q em vez de se gastar em analises ao comportamento do tozé no ultimo jogo, devia-se tentar primeiro analisar o porque de o treinador ter mudado a tactica, e apostar em jogadores com valor duvidoso, como Adrian.

    ResponderEliminar
  7. Ah e outra coisa sobre o tozé q me esqueci de referir. Se o porto nao queria q o tozé jogasse contra nós, tivesse emprestado o tozé a um clube de outrao liga europeia, tal como fez com a venda do tiago ferreira para um clube belga. Tozé foi emprestado por 2 anos, no negocio do evandro, coisa q ainda nao percebi, como é q fomos buscar o evandro e ainda nao teve uma real oportunidade no nosso plantel, secalhar tinha dado jeito no jogo de domingo. Isso sim é q eu gostava de ver discutido. E tambem o facto de o nosso principal adversário ser levado ao colo, isso é q devia de ser discutido e nao perder tempo com isto.

    ResponderEliminar
  8. cDA, és GRANDE. Nunca me desiludes! Também estive lá, e o único que não concordo é com toda essa brandura! O miúdo portou-me mesmo mal é pior que isso. E as simulações o jogo todo? E a simulação de agressão com o indi? E porque responder ao banco do Porto? E ainda tirar desforço? E festejar o primeiro Golo efusivamente? E saber que nem penalty é, pois o Fabiano corta saliento isto sempre, PELA LINHA LATERAL? E porque pede para marcar o penalty? Tudo isto termina nessa saída vergonhosa decampo, autenticamente empurrado, inadmissível aquilo. Claro que ficou mal. Claro que ficou mal, por ACTOS, palavras? Leva-as o vento!

    ResponderEliminar
  9. O quê!?

    que mal fez o Tozé?

    Só por estar a jogar contra o FCP devia sair em sprint é? Então e o tão falado profissionalismo dele?

    Por um lado elogiam ele marcar o penalty e etc, porque é profissional e estar a lutar pelo clube que joga e lhe paga. e Por outro criticam por sair a passo normal! Ridiculo!

    Na volta acham que o Rui Costa foi bem expulso contra a alemanha em 94, não?

    Enfim, eu contra mim falo, pois joguei basket e os jogos contra o Porto foram sempre os meus piores. Sempre que recebia a bola, driblava um vez e parava. Isto quando o resto dos gajos já tavam lá na frente à espera haha

    Mas eu era um puto inconsciente, se soubesse o que sei hoje até teria tentado fazer o melhor jogo possivel e mostrar todas as minhas qualidades para ver se agradava o FCP para me contratar. E foi apenas isso que o Tozé fez!

    Fiquei a admira-lo ainda mais, quer como jogador quer como homem! Espere que volte o mais rápido possivel a casa!

    ResponderEliminar
  10. Quero ver se quando o Tello, Oliver ou Casemiro não forem "profissionais" e cavarem penalties ou demorarem a sair de campo contra o Barcelona, Atlético ou Real Madrid, o autor deste post seja igualmente crítico com eles como contra o Tozé.

    ResponderEliminar
  11. O autor deste texto será sempre critico quando os interesses do Futebol Clube do Porto estiverem em causa. Os únicos que verdadeiramente me interessam.

    https://www.youtube.com/watch?v=-fFyfYgB3eQ

    ResponderEliminar
  12. Brilhante texto Caro Cativo Das Antas. Subscrevo o texto não a 100% mas sim a 1000%.
    Certamente que o nosso Presidente, ou o Senhor José Maria Pedroto,que encetaram o projeto de um Futebol Clube do Porto vencedor, fizeram crescer a marca Porto, e lema Ser Porto, se revem na integra neste texto.
    Um dos problemas do nosso FC Porto no momento, é estar a aparecer uma categoria, dos portistas profissionais, mas Presidente pode ficar tranquilo, porque no dia em que entender deixar tomar clube, a massa adepto do FC Porto, não deixará um Guilherme Aguiar, ou um Portista profissional, daqueles que só dizem o politicamento correto, tomar conta do clube!!
    Quanto ao Tozé, tenho a certeza que enquanto o Presidente estiver a frente do clube, esse badameco jamais vestirá as nossas cores, e por mim espero vê-lo a apodrecer na equipa B ou num Estoril qualquer!!

    Um grande abraço ao CATIVO DAS ANTAS!!

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  13. Vê-se claramente que há aqui Portistas que não sabem distinguir as coisas e nem vale a pena perder tempo com eles. São estes os Portistas assobiadores ou pior são de sofa que não gastam um cêntimo para ir ver ou para dar ao Porto e vêm com falsos moralismos.Para Portistas destes prefiro os lampiões ao menos esses sabemos que são burros e não vale a pena, já estes pelos vistos não sabem o que são os verdadeiros valores à Porto portanto para vocês continuem no sofá e deixem de assobiar que é o que melhor sabem fazer.

    ResponderEliminar
  14. é a prova que na generalidade, portistas, lampiões e calimeros é tudo a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  15. Porque é que um jogador finge ser agredido? Porque é que um jogador emprestado faz uma coisa dessas, sabendo que expulsa com engano e mentira, um companheiro dele de profissão e mesmo do seu clube, para o caso o Martins Indi?

    Porque é que um jogador, sabendo que um companheiro seu NÂO FEZ FALTA, no caso um penalty, se cala como um RATO, e nada diz ao árbitro ou a ninguem? Ele sabe que a bola saiu pela lateral cortada pelo Fabiano ou nao sabe? Não viu, foi? Também não ouviu os protestos do seu companheiro Fabiano, ao árbitro? E do resto da equipa do Porto?

    Porque é que um jogador de um clube, esmprestado a outro, jogando por este ultimo, além de fingir penalty, além de se calar sabendo que o redes CORTA A BOLA, ainda se oferece para bater o penalty?

    Porque é que um jogador festeja efusivamente o primeiro golo da sua equipa, para depois no segundo golo, fazer beicinho e fingir que pede desculpa? Mas ele julga que somos parvos? Ó menino, nós aqui não somos ingénuos, pelo menos nós que estávamos nessa bancada nessa noite!

    Porque é que um jogador demora a sair de campo a ser substituído? Para perder tempo, fazendo ronha, quebrando o jogo, usando sujeira para ganhar. Porque é que o faz ao seu clube aos seus próprios companheiros?

    Não é um acto, não são dois, são vários, todos juntos, num unico jogo, entre o Estoril e o FC Porto.

    Não lhe dei muito valor lá na Amoreira ao vivo. Mas a posteriori dei-me conta do grau de revanchismo ou de ingratidão mesquinha deste jogador.

    Desejo-lhe tudo de bom, ao benfiquista do coração Tozé, na segunda divisão, ou no caixote do lixo da história da medicina dentária.

    Se voltar ao Porto, aplaudo-o o que tiver de aplaudir, não deixarei é de lhe dizer quando puder, o que penso dele.

    Tudo o que sobe também cai, "what goes around comes around". Ou então, simplesmente lembrar uma pequenina coisa chamada KARMA.

    Largos dias tem 100 anos, havemos de te rever Tozé. Um XI grande.

    ResponderEliminar