26 novembro, 2014

NOS PÉS DE HERRERA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


bate borisov-FC PORTO, 0-3

UEFA Champions League, Grupo H, 5.ª jornada
Terça-feira, 25 Novembro 2014 - 17:00
Estádio: Borisov Arena
Assistência: 10.147


Árbitro: ​Ovidiu Alin Hațegan (Roménia).
Assistentes: Octavian Sovre e Sebastian Gheorghe; Alexandru Dan Tudor e Sebastian Costantin Coltescu (adicionais).
4º Árbitro: Radu Ghinguleac.

BATE BORISOV: Chernik, Olekhnovich, Gayduchik, Tubić, Mladenović, Volodko, Yablonski, Karnitski, Gordeychuk, Rodionov, Volodko.
Suplentes: Soroko, Aleksievich (72' Mladenović), Signevich (75' Rodionov), Pavlov, Baga (67' Karnitski), Polyakov, Yakovlev.
Treinador: Aleksandr Yermakovich.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Martins Indi, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver Torres, Quaresma, Jackson Martínez, Brahimi.
Suplentes: Andrés Fernández, Maicon, Quintero (90' Jackson Martínez), Tello (71' Quaresma), Adrián López (83' Brahimi), Rúben Neves, Vincent Aboubakar.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Herrera (56'), Jackson Martínez (65'), Tello (89').
Disciplina: Marcano (10'), Gayduchik (41'), Olekhnovich (45'), Yablonski (61').

Em crescendo evidente de forma, o FC Porto voltou a dar sinais precisos de que dispõe de uma grande equipa, capaz de se bater ao mais alto nível. Na Bielorrússia, frente ao eneacampeão daquele país, os Dragões desfilaram no frio e no gelado relvado do BATE Borisov. A goleada, por 0-3, confirma a excelente campanha azul e branca no Grupo H da UEFA Champions League e, mais importante ainda, atesta o carácter ganhador do conjunto orientado por Julen Lopetegui.

Apesar de ter sido uma partida pouco atractiva em termos artísticos devido, por um lado, à atitude destrutiva da equipa do BATE Borisov, sobretudo na 1ª parte, e por outro lado, às condições climatéricas e ao piso gelado do relvado, o FC Porto acabou por impor com naturalidade a sua superioridade que se materializou em golos na etapa complementar. Na 1ª parte, o jogo foi de péssima qualidade e não houve um único lance de registo junto de qualquer uma das balizas.

Conduzidos por Herrera - talvez a melhor exibição desde que chegou ao clube -, o FC Porto inaugurou o marcador à passagem dos 56 minutos pelo mexicano num grande golo de fora da área sem hipóteses para o guarda-redes contrário. Mas Herrera não se ficou por aqui. O centro-campista continuou a pautar o jogo e a conduzir a equipa para a vitória mais que certa.

Aos 65 minutos, numa jogada que se inicia em Herrera, este desmarca Brahimi na esquerda, o argelino devolve a bola ao mexicano no coração da área que, por sua vez, assiste Jackson Martínez. O colombiano de pé esquerdo atira de pronto e faz o 2-0. A vitória estava garantida e o FC Porto limitava-se a gerir o encontro como queria e como bem entendia.

Aos 70 minutos, Quaresma sai e entra Tello. O catalão viria a marcar o 3º golo aos 88 minutos, numa desmarcação soberba de Herrera. Consumada a goleada e realizado o jogo às 17h00, ao FC Porto só restava esperar um par de horas para ver o que faria o Shakthar Donetsk frente ao Ath. Bilbao. Bastaria que os ucranianos não vencessem os espanhóis para que o FC Porto garantisse o 1º lugar no grupo mas o Ath. Bilbao ainda fez pior. Venceu o jogo e deixou o FC Porto isolado com 5 pontos de vantagem sobre o 2º classificado.

Fechadas praticamente as contas no grupo H, o FC Porto será cabeça-de-série nos 1/8 de final da Champions League, o que, teoricamente, é um dado importante pois evitará à partida equipas mais fortes na prova. A uma jornada do fim da fase de grupos, ao FC Porto compete fechar esta fase com chave de ouro e amealhar mais 1 milhão de euros na recepção aos ucranianos do Shakthar Donetsk.




DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Mostrámos personalidade”

Julen Lopetegui destacou a “personalidade” demonstrada pelo FC Porto no triunfo sobre o BATE Borisov (3-0), na Bielorrússia, sobretudo nos segundos 45 minutos. Frente a um adversário “motivado”, ao qual “não é fácil ganhar”, o técnico espanhol mostrou-se feliz pela exibição e alertou para a necessidade de os seus jogadores manterem a “intensidade, compromisso e atitude” nos desafios que se seguem no futuro portista.

“Conquistámos três pontos num jogo complicado, frente a uma boa equipa, que chegou a este momento muito motivada. Não é fácil ganhar ao BATE Borisov, ainda mais porque eles queriam mostrar uma imagem diferente perante os seus adeptos. Encarámos este jogo da maneira certa, pois era muito importante para nós. Os jogadores sabiam disso e trabalharam para conquistar três pontos importantes. Criámos espaços, tivemos iniciativa e mostrámos personalidade, acima de tudo. Penso que na segunda parte, na qual estivemos muito bem, demos uma excelente resposta”, declarou Julen Lopetegui na sala de imprensa da Borisov Arena, após o triunfo sobre os bielorrussos.

Com um percurso histórico na presente edição da UEFA Champions League, o FC Porto aponta agora para baterias para a recepção ao Rio Ave, da 11.ª jornada da Liga portuguesa. Para Julen Lopetegui, há ainda muito caminho para trilhar, mas os aspectos positivos são para manter. “Temos muito trabalho para fazer, como é natural, mas quanto mais o tempo passa, melhor para a equipa. A nível de intensidade, compromisso e atitude, temos estado muito bem ao longo da época. A equipa hoje mostrou muita motivação, foi determinada e lutou muito, pelo que só podemos estar satisfeitos. O BATE Borisov tinha sofrido muitos golos até aqui e as pessoas pensavam que seria fácil, mas o importante é que conseguimos mais três pontos e agora há que seguir em frente”, afirmou Julen Lopetegui.



ARBITRAGEM




RESUMO DO JOGO


1 comentário:

  1. Sempre acreditei neste Grande Jogador, Héctor Herrera, uma grande mais valia para o nosso FCP.

    ResponderEliminar