01 abril, 2012

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2011/12, 25ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 2-0 SC Olhanense
Árbitro: Manuel Mota (Braga) / Árbitros assistentes: Bruno Trindade e José Gomes / Quarto árbitro: Paulo Rodrigues.


Arbitragem tranquila

Manuel Mota fez uma arbitragem globalmente positiva. Esta é a conclusão dos entendidos na matéria de O JOGO. Embora dois deles - Jorge Coroado e Pedro Henriques - considerem que o árbitro de Braga julgou mal no lance mais duvidoso do jogo, não teve qualquer influência no resultado. Num jogo em que os assistentes são elogiados, é consensual a conclusão de que ficou por exibir um cartão amarelo a Rui Duarte.



Momento mais complicado

30' Ficou por marcar falta de André Pinto sobre Hulk? Seria dentro ou fora da área?

Jorge Coroado
-
André Pinto, fora da área, com o pé direito, derrubou Hulk. Falta justificadora de livre direto e cartão amarelo que passou impune. Próximo do lance, o árbitro terá entendido como não faltosa a intervenção do jogador do Olhanense. Mal e reveladora de fraca sensibilidade técnica na aplicação das regras.

Pedro Henriques
-
Hulk é tocado no pé esquerdo fora da área por André Pinto. Uma entrada imprudente que o árbitro não assinalou porque a bola ficou na posse da equipa portista. Este lance é passível de exibição de cartão amarelo ao jogador algarvio.

José Leirós
+
Decidiu bem o árbitro ao não assinalar qualquer falta fora da área pois André Pinto, pelo meio das pernas de Hulk, cortou a bola ficando a bola na posse de um colega de equipa de Hulk que prosseguiu a jogada.



Outros casos

1' Há mão na bola ou bola na mão de Jander na área do Olhanense?

25' Bem mostrado o amarelo a Sapunaru após entrada por trás sobre Wilson Eduardo?

59' Rui Duarte deveria ter visto cartão amarelo por carga sobre Fernando?

Jorge Coroado
+
A bola foi aliviada por um colega, encontrando na sua trajetória o braço de Jander, que o tinha encostado ao tronco e tudo fez para evitar contacto.
+
Exibição corretíssima em conformidade com as regras, pois o jogador não foi deliberado no gesto, antes imprudente.
-
Rui Duarte projetou-se e com a perna esquerda aterrou no tendão de Aquiles de Fernando. Falta perigosa merecedora de advertência por imprudência.

Pedro Henriques
+
A bola foi ter ao braço de Jander, de forma inesperada, de perto, casualmente e de maneira não deliberada, pelo que não houve motivo para infração.
+
Sapunaru é corretamente advertido por uma entrada por trás e imprudente sobre Wilson Eduardo.
-
Rui Duarte aborda o lance de forma imprudente, e por trás, numa ação passível de cartão amarelo que não foi mostrado.

José Leirós
+
Bola na mão. Não há, por isso, motivo para grande penalidade. No corte da bola, esta foi ao braço do assustado Jander, que se encontrava na trajetória.
+
Amarelo bem exibido a Sapunaru. A entrada sobre o adversário foi no limite da imprudência, pois atingiu-o num pé. Não colocou em perigo a integridade física do adversário.
-
Deveria ter visto o cartão amarelo, bastando apenas que fosse seguido o critério aplicado ao longo do jogo, pois o médio algarvio rasteirou Fernando por trás.



Apreciação global

Jorge Coroado
Jogo sem problemas de maior, acompanhou quanto baste, evidenciando necessidade de melhorias e aquisição de conhecimentos técnicos e aferição disciplinar.

Pedro Henriques
Manuel Mota procurou deixar jogar, dando dinamismo ao jogo e com uma larga gestão disciplinar. Uma arbitragem positiva que contou com uma boa colaboração dos seus assistentes.

José Leirós
Regressou a casa de consciência tranquila. Foi sereno e prático na aplicação das leis técnicas. Alguns erros disciplinares não mancham uma arbitragem quase sem falhas e contou com um exemplar auxílio.



fonte: ojogo.pt

1 comentário: