20 abril, 2012

O génio e a obra

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Sei que o tema já aqui foi abordado, mas, na semana em que se completam 30 anos sobre a primeira eleição do Nosso Grande Presidente, não podia deixar de usar este meu espaço para endereçar-lhe os meus parabéns e o meu mais sincero agradecimento pelo que foi, é e continuará a ser para o nosso Futebol Clube do Porto.

Estava eu a começar a preparar-me para nascer, ainda em Terra de Santa Cruz, e mal poderia imaginar que do outro lado do Atlântico estava a ter lugar um acontecimento que condicionaria toda a minha vida. É difícil sequer conceber o FC Porto de hoje sem Jorge Nuno Pinto da Costa e os grandes Homens de quem se soube rodear. Sem a sua inteligência, capacidade, eloquência e tenacidade verdadeiramente extraordinárias. E o seu sentido de humor! Habituei-me a segui-lo, a admirá-lo e a confiar nele sempre e em qualquer situação. Inabalável perante os muitos e tão vis ataques de que foi vítima ao longo destes 30 anos, indiferente ao ódio e ao veneno sobre ele despejados a cada dia e incrivelmente capaz na gestão desportiva que nos tem dado tantas e tantas alegrias nas várias modalidades, tantos momentos gravados a ouro na memória e no coração.

Mas não só de gestão estritamente desportiva rezam as três décadas de Pinto da Costa na presidência do FC Porto. Além do seu impressionante currículo a nível de títulos e vitórias, a genialidade do Presidente manifestou-se em várias outras áreas da realidade azul e branca. Por exemplo, na forma como compreendeu que a cidade, a região e o clube podiam unir-se sob uma identidade partilhada e quase confundível, o que contribuiria não apenas para o aumento do número de adeptos mas também para a elevação do estatuto do FC Porto, de clube a símbolo de uma população em busca de razões para acreditar em si mesma. Na forma como foi buscar um símbolo que já era nosso desde 1922 mas ao qual não era dada a devida importância, e atribuiu-nos o epíteto de Dragões - criaturas míticas, símbolos de poder, de força e de majestade. Na forma como apresentou o futebol português a uma nova era, ao fazer do FCP o primeiro clube com publicidade nas camisolas, em 1983. Na forma como apostou em valências paralelas à actividade desportiva, como a Loja Azul e a revista Dragões, em 1983 e 1985, respectivamente. Na forma como materializou o nosso crescimento e potencial na emblemática obra de rebaixamento do Estádio das Antas, em 1986. Na forma como, no mesmo ano, levou mais longe a qualidade de instituição de utilidade pública do nosso clube, introduzindo a secção de desporto adaptado. Na forma como, ainda em 1986, enalteceu e valorizou o passado e o presente do clube, instituindo os Dragões de Ouro.

A lista continua. Podia falar da campanha dos 100.000 sócios (reais e vivos, claro), do Dragão, do Dragão Caixa, do Vitalis Park, do usufruto do CTFD PortoGaia. Tenho o maior respeito e reconhecimento por todos aqueles que construíram o FCP de 1893 a 1982, mas é inegável que o nosso actual Presidente nos catapultou para outro nível. Quem pensa no FC Porto de 1982 e olha para o gigante que é o FC Porto de agora, quem compara estas duas realidades e contempla a montanha que as separa, está perante a magnitude da obra de Jorge Nuno Pinto da Costa. E pouco mais há a dizer do que muito, muito obrigada, Presidente. E continuação de bom trabalho, pois largos dias têm cem anos!

3 comentários:

  1. Um homem enorme... uma obra ainda maior :D O orgulho de todos nós.

    Vivó Porto!

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde

    Li, vi e ouvi durante a semana várias peças sobre o presidente, o seu post por ser sucinto está muito bem.

    Um percurso e atitude magistral ao serviço do nosso FCP.

    ResponderEliminar
  3. Visto que já me referi ao NOSSO PRESIDENTE, só gostaria de dizer e de deixar muito claro de que o NOSSO CLUBE não tem uma mentalidade de quem se encontra acomodado no topo a relembrar conquistas do passado...ainda estamos e sempre estaremos a subir esta enorme montanha a que se chama de sucesso...sempre com garra, muito sacríficio e muita humildade para corrigirmos os nossos proprios erros.

    Este é o legado que o NOSSO PRESIDENTE nos incumbiu de transmitir ás gerações futuras.
    O projeto FUTEBOL CLUBE DO PORTO não tem prazo de validade...é eterno.

    ResponderEliminar