17 abril, 2012

Pinto da Costa “a vencer desde 1982”

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


São 30 anos de labuta e triunfos! 3 décadas de uma vida ao serviço do FC Porto e de glória azul-e-branca! Mas “largos dias têm cem anos”, porque o nosso Presidente há-de sê-lo “ad aeternum”.

Presidente eleito em 17 Abr.1982, tomou posse a 23 do mesmo mês. Jorge Nuno Pinto da Costa, adepto, sócio, seccionista de várias modalidades, director do departamento de futebol, presidente, o timoneiro. Uma actividade incansável, de muitos anos, feita de dedicação, de combate, de entrega total ao clube. Pinto da Costa personifica o FC Porto, o Porto, o Norte de Portugal.

Na tomada de posse para a presidência anunciou os seus objectivos: "reestruturar o clube e fortalecer o futebol; contribuir decisivamente para um FC Porto a lutar sempre pelo título". Mais se propunha "diligenciar pelo regresso de Pedroto" o que, de facto, constituiu o primeiro objectivo alcançado. A partir daí jamais parou de edificar a sua obra, ímpar, inigualável.

As palavras são pequenas para glorificar a Obra e o Homem. Não há adjectivos, não há louvores que contemplem o merecimento do Dirigente, do Portista indefectível, do Dragão imperecível. Ainda assim é salutar a expressão de reconhecimento de figuras ilustres, de pessoas e instituições intelectual, social e desportivamente com mérito.

Pelo Porto cidade e pelo FC Porto
O meio-termo não tem cabimento na sua personalidade indomável, irónica, perspicaz. Simultaneamente uma personalidade de comportamentos da igualha dos líquidos, tomando o formato do vasilhame que os contém. Estupefacção ao saber-se que este homem de couraça rija aprecia o bom-humor, lê e declama poesia de António Nobre, José Régio, Fernando Pessoa, gosta de pintura e de animais, entre outros prazeres. Mas, melhor do que ninguém, sabe bramir a eloquência apropriada ao goto das multidões.
Polémico, tacteia minas e armadilhas, sabe contorná-las, inverter situações melindrosas, desarmar argumentações susceptíveis de beliscarem a colectividade que conhece no seu âmago desde os anos 60.
Oportuno, relançou a mitologia do "dragão" pelo País. De um FC Porto desamparado, com falta de pontaria, futebol atamancado, o presidente ergueria a agremiação aos mais altos níveis. Porque sistemático campeão nacional, porque campeão europeu e mundial. A organização e disciplina profissional eram a argamassa de um edifício estável. O Porto é uma naçom? Um estado de espírito – reviravolta operada pelo presidente, que aliou a cruzada portista ao querer do Porto, cidade.
Ele deu chama às cinzas, motivação ao contrato, mística ao simples pontapé em 400 gramas de couro. Desempoeirado, livre de preconceitos e destemido, espevitou amigos do peito e inimigos figadais. De maneira aveludada ou truculenta, cada qual ajuíze por si. Pelo Porto cidade e pelo FC Porto, é que tudo valia a pena. A alma não era pequena e os cabos do Bojador foram, época a época, transpostos pelo homem do leme que o clube sempre, sempre pretendeu enganchar à sua história.
In "Livro de Ouro – Futebol Clube do Porto", Diário de Notícias - 2000

O Homem do Norte
A paixão pelo futebol, a paixão pelo clube, a paixão pela comunidade: três paixões que definem a vida extraordinária de Jorge Nuno Pinto da Costa, O Homem do Norte. No extremo ocidental da Europa e parafraseando o grande Camões, onde a terra dá lugar ao mar, nas movimentadas margem do Rio Douro, Jorge Pinto da Costa conseguiu construir uma potência do futebol europeu, o FC do Porto.
(……) O futebol português sempre foi dominado por três clubes: dois de Lisboa, o Benfica e o Sporting, e um do Porto o FC do Porto. Desde que se tornou presidente em Abril de 1982, o mapa do futebol foi virado de pernas para o ar. O domínio dos clubes lisboetas foi apagado.
(……) Na família do futebol, o seu carisma, a sua personalidade poderosa e a sua singular argúcia geraram controvérsia, mas, acima de tudo, uma enorme admiração. O FC do Porto sempre foi a sua prioridade. Ele pertence verdadeiramente ao restrito grupo dos grandes criadores e impérios, ao escasso número de grandes presidentes, juntamente com algumas lendas do futebol das gerações passadas, como Santiago Bernabeu e Ângelo Moratti.
Lennart Johansson, ex-Presidente da UEFA.

Criou uma honra, mandatou uma ordem pedagógica…
Houve com certeza erros e fragilidades. São ingredientes de toda e qualquer existência, aprendendo-se sempre com a exactidão das derrotas e, no seu após, com o alvoroço dos projectos. Mas Jorge Nuno Pinto da Costa personificou uma escola, traduziu uma lógica profissional, criou uma honra, mandatou uma ordem pedagógica, cujos critérios se patenteiam no pluralismo valorativo das suas modalidades e no reconhecimento internacional da sua equipa de futebol. A secundarização, o desdém, a menos justiça feita a quem prossegue enquanto pessoa, região e seus direitos, aguça a defesa e o valimento do património.
Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Gratidão de toda a nação…
Em qualquer país civilizado do Mundo, o Futebol Clube do Porto seria motivo de orgulho, e de gratidão de toda a nação. Aqui é motivo de inveja e de ódio – que é a recompensa que a mesquinhez reserva à grandeza.
Miguel Sousa Tavares, jornalista, cronista

Pinto da Costa sabe tudo
O presidente do Porto é o melhor presidente com que se pode trabalhar. (...) Sabe onde deve estar, quando deve estar, o que deve dizer, quando dizer. Sabe tudo. Foram-me dadas todas as condições e apoio por Pinto da Costa, que facilita muito a função do treinador-líder.
José Mourinho, in “Expresso” – 3-01-2010

Suceder-lhe não será fácil!
Os clubes, ao contrário das empresas ou das outras instituições, vivem muito do imediatismo. Não nos podemos esquecer que mesmo com Pinto da Costa, que tem uma presidência absolutamente irrepetível, em dada altura, no tempo do Octávio, houve uma fortíssima contestação. Há uma coisa de que eu tenho a certeza, da mesma maneira de que é irrepetível – ninguém vai conseguir o que ele conseguiu – também é irreplicável. Portanto, eu opor-me-ei a qualquer tentativa de uma fotocópia de Jorge Nuno Pinto da Costa tentar ser presidente do FC Porto. A "marcelização" do F. C. Porto não contará, com certeza, com o meu apoio.
Rui Moreira – JN, 19-7-2008

... E de gente anónima, humilde, Portistas eternos:

O timoneiro, o Presidente, o homem do Norte, o vencedor!
Em 1976, chegou a chefe do departamento de futebol e no ano seguinte o FC Porto quebrava um jejum de quase duas décadas, ganhando, de novo, o Campeonato Nacional. Eleito presidente em 17 de Abril de 1982, precisou apenas de dois anos para colocar o clube numa final europeia, em Basileia. As vitórias, os títulos, são incontáveis, mas é de destacar o momento inefável e imperecível de Viena, onde um outrora clube provinciano logrou atingir, com distinção incontroversa, o topo da Europa, fazendo correr lágrimas de felicidade em todos os que sentem e amam o FC Porto. Pinto da Costa remodelou, organizou, disciplinou, combateu a mediocridade e o desânimo; Pinto da Costa, obstinado e lutador como ninguém, contrariou todas as forças que tinham "instituído" a perseguição aberrante e sistemática e a um Clube que ansiava pela oportunidade de… poder trabalhar e porfiar para vencer. De um FC Porto desamparado, fez um Clube respeitado, guindando-o ao mais alto nível com fantástica projecção internacional. Pinto da Costa, personifica a vontade indomável de quem quer disputar aquela felicidade atingível por quem a merece: a VITÓRIA! A vitória e o êxito, intangíveis para muitos … Pinto da Costa personifica o FC Porto, o Porto, o Norte.
Obrigados, Presidente! Obrigados por todas as alegrias! Mas, sobretudo, obrigados pelo orgulho que sentimos sempre que dizemos: somos portistas!
Homenagem de “BiBó PoRtO, carago!!”, a nossa homenagem

Se as palavras, embora devidas e adequadas, são diminutas para significar o grande apreço pelo Homem e pela Obra, que dizer da linguagem dos números, das estatísticas indesmentíveis, demolidoras…?

    Futebol Sénior – 56 títulos;
    Andebol – 17 títulos;
    Basquetebol – 26 títulos;
    Hóquei em patins – 57 títulos;
    Voleibol – 4 títulos;
    Atletismo – 4 títulos colectivos;
    Bilhar – 66 títulos colectivos;
    Boxe – 4 títulos;
    Ciclismo – 3 títulos;
    Halterofilismo – 2 títulos;
    Natação – 17 títulos colectivos;
    Centenas de títulos nos escalões jovens das diversas modalidades.
Jorge Nuno Pinto da Costa é “só” o dirigente desportivo mais titulado do Mundo! Na nobre missão, o êxito lavrado!

Citar Pinto da Costa é, por si só, a demonstração da grande paixão pelo seu FC Porto:

"Na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... mas nunca derrubado!"

"Não nos deixavam ganhar. O comando do futebol estava em Lisboa e nós muito longe da capital."

"Há um longo caminho percorrido. O FC Porto posicionou-se como um vencedor. Viveu épocas gloriosas de vitórias consecutivas, mas também conheceu o sabor amargo da derrota. Viveu períodos de esplendor, mas também fez longas travessias do deserto. Porém, mesmo nos piores momentos, nunca esmoreceu a chama que viria a ser consolidada na imagem metafórica do Dragão. Ao longo da sua história o FCP soube construir uma identidade única, com uma profunda raiz popular, ao ponto de as dores ou as alegrias do clube se plasmarem nas entranhas da cidade e da região que o viu nascer e se projectarem no todo nacional."

"Passámos de um clube simpático que muito raramente arranhava os poderes estabelecidos, para um clube de dimensão mundial."

E, para terminar, que melhor que estas palavras feitas de orgulho arrebatador?

"Para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o orgulho de ser portista."

16 comentários:

  1. Ainda tem muitos muitos títulos pela frente...

    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  2. Faz hoje, dia 17 de Abril, 30 anos que Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito Presidente da Direcção do Futebol Clube do Porto. Uma enternecedora conta também para o autor destas linhas, ao perfazer neste dia trinta anos de viagem propositadamente feita até ao Porto, para votar em Pinto da Costa. Num tempo em que sessenta quilómetros levavam longo tempo a percorrer e os transportes públicos eram escassos. Como aconteceu quando na tarde daquele sábado empreendemos tal viagem até à Invicta e exercemos nosso direito de voto, coisa que antes nunca nos motivara como então… e agora faz jus a podermos dizer, passados 30 anos de engrandecimento da vida do F. C. Porto: Parabéns, sr. Presidente, nesta data feliz… para nós Portistas, todos os que somos Porto!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns e obgdo Presidente! Não conheço FC Porto sem Pinto da Costa, clube e Presidente são para mim um só!

    A ele lhe devo tantas alegrias! E sim, nada será igual a partir do dia em que deixe de ser Presidente! Mas ainda faltarão muitos anos... assim espero!

    ResponderEliminar
  4. Bom post! O título é sugestivo… “a vencer desde 1982”! 30 anos e desde que é Presidente, claro. Mas antes já tinha vencido. Olha a quem digo isto!

    Lembras-te das “cristas de Vila Real”, do pasteleiro benfiquista e… da dieta do nosso Presidente? Pelos vistos não lhe fizeram mal, como aliás nós lhe garantimos.

    Longa vida ao nosso Presidente! Parabéns, Sr. Pinto da Costa.

    Beijinho. Bibó Porto!!!

    ResponderEliminar
  5. Faz hoje 30 anos que Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito Presidente do F.C.Porto. 30 anos é muito tempo, um número redondo e como tal não podia deixar passar esta data sem dizer ao Homem que transformou o F.C.Porto e fez do clube nortenho um dos melhores do futebol europeu, um muito obrigado Presidente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caros Portistas,

    Só tenho um sentimento para com este Homem com H grande gratidão, muito obrigado Presidente por todos estes anos de alegrias que me proporcionou a mim e todos os Portistas, UM GRANDE MUITO OBRIGADO.
    Espero que continue enquanto poder e tiver vontade, mas mesmo que esteja cansado, continue por nós Portistas que amamos o clube como o nosso Presidente e que o queremos a timoneiro deste grande navio que é o F.C.PORTO por muitos e muitos anos, FORÇA PRESIDENTE, FORÇA F.C.PORTO, FORÇA PORTISTAS e que no sábado estejamos o maior nº de Portistas no Dragão para ver o nosso mágico Porto e saudar e agradecer ao nosso Presidente todos estes anos de luta pelo nosso F.C.PORTO

    VIVA O F.C.PORTO
    VIVA O PRESIDENTE
    VIVA TODOS OS PORTISTAS

    SEMPRE F.C.PORTO

    P.S.- Todos os Portistas que não são sócios do F.C.PORTO podiam aproveitar esta data tão importante para se fazerem de sócios, só assim cresceremos e poderemos ganhar ainda mais e melhor

    ResponderEliminar
  7. Aqui está a mais bela homenagem de todas as que já li hj pela blogosfera ao nosso Presidente. Parabéns ao Jorge Nuno e tb ao nosso historiador da Cadeira de Sonho;)

    ResponderEliminar
  8. Já tive oportunidade de há uns anos atrás lhe dizer isso pessoalmente...mas digo-o e repito-o: OBRIGADO por algumas das maiores alegrias da minha vida!

    ResponderEliminar
  9. Um grande timoneiro! O melhor, um grande símbolo do FC Porto.

    Não admira portanto a azia, o desconforto, a inveja e até o ódio, que lhe são dirigidos pelos rivais.

    Parabéns ao Presidente por todas as alegrias que nos tem proporcionado.

    Ele é o protótipo do HOMEM DO NORTE, carago!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. 30 anos de emoções e muitas vitórias.
    Que continue sempre com a garra e força daquele célebre discurso do pavilhão de treinos, "se estiver aqui uma bomba, que ela exploda aqui comigo"

    ResponderEliminar
  11. Hoje é um dia histórico para o FC Porto… Faz hoje 30 anos que o FC Porto deixou de ser um simpático clube do Norte que de vez em quando ganhava uma taça de Portugal, e ainda mais de vez em quando era campeão… Faz hoje 30 anos que começou o pesadelo das papoilas saltitantes…

    Relativamente a Pinto da Costa já tudo foi dito no post e também nos comentários… Há pouco mais a dizer… Apenas realço uma característica que admiro muito em Pinto da Costa e que é raríssima na generalidade dos políticos e dirigentes desportivos desse país: para além de todas as virtudes que lhe conhecemos, a sua inteligência é algo de incomum nesse país!

    E é com base na sua enorme inteligência que Pinto da Costa tem sabido gerir exemplarmente um dos melhores clubes europeus da atualidade… O melhor balanço que se pode fazer do trabalho de PdC é constatar que o FC Porto é hoje claramente um dos melhores 8 clubes europeus… Em termos de estrutura, sucessos desportivos e projeção internacional…

    Parabéns, GRANDE PRESIDENTE!

    ResponderEliminar
  12. O nosso GRANDE PRESIDENTE continua- que seja por muitos anos - a ser o maior impulsionador da industria farmaceutica de Portugal (rennie).

    ResponderEliminar
  13. Estádio “Pinto da Costa”

    Por seres simplesmente eterno

    És a mistica, a garra, a Categoria a invencibilidade...és o meu ídolo!!!!

    David N.

    ResponderEliminar
  14. O que dizer do Homem que deu sentido ás nossas vidas… só posso agradecer a Deus pois o criador nunca dorme e enviou-nos aquele que nos ilumina o percurso e nos afasta do inferno.
    Tal como ele eu também quero ir para o céu e por isso pertenço aos vitoriosos da paz, aos que trabalham para merecer a vitória,aos humildes,aos gratos,aos lutadores e no final acabaremos sempre por vencer … pois venceremos sempre as trevas.

    Somos Porto
    Sempre Porto

    ResponderEliminar