01 maio, 2014

DE MADRID, UM CHEIRINHO A PORTO

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Se as coisas estavam mal, domingo ainda as piorou... Não porque a Taça da Liga ajudasse a resolver fosse o que fosse, mas porque uma vez mais aconteceu o normal nesta temporada: à nossa incompetência somamos ainda a infelicidade que normalmente acompanha os vencidos.

O tempo é de “fechar contas”, aguentar de forma estoica todas as previsíveis festas do adversário mais intragável e trabalhar, trabalhar muito para recuperar o terreno entretanto perdido.

Enquanto escrevo estas linhas observo uma lição de como o futebol ainda se joga para além dos números e dos orçamentos. O Atlético de Madrid (que sofreu a bom sofrer em ambos os jogos connosco...), quase campeão espanhol, está a caminho da final da Champions. Sim, a tal que muitos Portistas diziam que seria o nosso destino só por ser no galinheiro...

Liderança, humildade, trabalho, capacidade de sofrimento, vontade de lutar e uma crença inabalável, são estas as características daquela que é para mim a maior surpresa Europeia na Champions desde o FC Porto em 2004. Curiosamente também a nossa equipa tinha essas características, sendo liderada por um homem que queria “comer o Mundo” (e que hoje parece mais dominado pelo medo de perder...) e que exponenciou talentos onde antes nem pareciam existir. Algo muito semelhante ao que vejo deste Atlético de Diego Costa, Turan, Miranda, Koke, Raul Garcia, Tiago, Courtois, Godin entre outros.

Será a melhor equipa da Europa? Em individualidades estará longe mas na garra, vontade e união para mim não tem rival na actualidade.

Ao vê-los lembra-me as nossas raízes. Humildes, lutadores, incapazes de aceitar a derrota sem vendê-la bem cara. O nosso ADN é esse, desde a revolução Pedroto. E aqui está a prova que nem tudo é uma questão de craques e dinheiro. É também e sobretudo trabalho, amor, coração... Porque nós não estamos no grupo daqueles que podem comprar os melhores do Mundo.

Há que voltar ao caminho certo. O ADN Porto não foi respeitado em 2013/14 mas ainda somos o Melhor Clube Português. As hegemonias não se quebram num mísero ano...

Continuação de boa semana.

6 comentários:

  1. Finalmente
    Alguem num blog portista
    Escreve Fala do adn que o futebol do porto perdeu ano após ano

    ResponderEliminar
  2. A nós o que nos falta, é claramente isto: UM GRANDE TREINADOR! Um treinador como o Simeone. Porque o atletico não tem jogadores melhor que o nosso PORTO! Só peço ao nosso Presidente, POR FAVOR não vás buscar o Marco Silva do Estoril POR FAVOR! Obrigado. PORTO AMO-TE LOUCAMENTE!

    SKELEToN

    ResponderEliminar
  3. Simeone sempre de preto vestido, deve ser... metaleiro!!!

    ResponderEliminar
  4. OU a SAD percebe realmente os erros cometidos e entendemos o contexto em que nos vamos mexer no próximo ano, ou isto não vai correr bem.

    É fundamental arranjar um BOM técnico que conheça o meio.

    ResponderEliminar
  5. Boas
    Gostei do que esta escrito,mas ressalvar,que não e deste ano a perda do adn,porto disfarçou,com vitorias,,com o apoio do povo do Norte

    ResponderEliminar
  6. O Marco Silva é o melhor Treinador Português disponivel !!!

    O que me irrita é que o Villas Boas esteve disponivel e o FCPorto não o foi buscar para não pagar 3milhões/ano

    Podem crer que o Jesus se sair para um grande lá fora, o Benfica vai buscar o Marco Silva !

    Eu não sei do que o FCPorto está à espera para contratar o Marco Silva, penso que só vem com 6meses de atraso e tinhamos evitado muitas humilhações com o Luis Castro que mais não é capaz!

    ResponderEliminar