12 maio, 2014

OS JOGADORES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

HELTON - Num ano em que tudo correu mal, a sua lesão não teve grande impacto a nível desportivo, mas a sua ausência contribuiu imenso para a falta de tranquilidade com que a equipa acabou a época.

FABIANO - Arrisco a dizer que Fabiano foi das poucas coisas positivas que a época nos trouxe. Com uma belíssima estampa física, Fabiano é um GR com enorme potencial.

DANILO - Rendeu metade do que já tinha rendido nas duas épocas anteriores em que contribuiu para o bicampeonato nacional. Não teve praticamente descanso porque nem PF, nem LC apostaram nos laterais da equipa b. Uma época fraquíssima.

ALEX SANDRO - Idem aspas da análise anterior.

VICTOR GARCIA - Jogou 90 minutos em Braga num jogo em que até se exibiu a um nível razoável.

REYES - Mesmo tendo em conta a época turbulenta da equipa, Reyes teve oportunidades suficientes para demonstrar bem mais qualidade do que efetivamente demonstrou. Muitos erros, muitas infantilidades em momentos decisivos, fica na retina o lance do penaltie da luz para a taça que contribuiu decisivamente para a nossa eliminação. A forma infantil como foi à bola, mesmo sendo um penaltie forçadíssimo (ou inexistente), revela bem que o mexicano tem de evoluir imenso para poder ser titular num clube como o FC Porto.

OTAMENDI - Errou muito e em momentos importantes, como por exemplo no péssimo jogo que fez na luz para o campeonato. Ainda assim, a sua venda e consequente regresso de Abdoulaye foi um dos muitos disparates que foram feitos esta época.

MAICON - Uma época de altos e baixos, com muitas lesões e demasiada inconsistência. Foi também daqueles que rendeu muito menos do que realmente vale e já demonstrou em épocas anteriores.

MANGALA - Também errou mas foi o menos mau da defesa ao longo da época. Apesar disso, tem grandes clubes atrás dele e deverá ir ao mundial. É daqueles jogadores que com um treinador a sério (VÍTOR PEREIRA por exemplo) pode atingir um rendimento elevadíssimo. Este ano regrediu muito mas o potencial está todo lá. Um daqueles casos em que a mediocridade geral o prejudicou e muito.

ABDOULAYE - Não vou bater mais no “ceguinho”...

FERNANDO - Numa época como esta não consigo encontrar um único jogador que tenha feito uma boa época porque todos regrediram, todos pareceram bem piores do que realmente são. O que consigo encontrar são jogadores que fizeram uma época menos má. Fernando foi um desses casos.

LUCHO - Um dos casos paradigmáticos da “devastação-Fonseca” que assolou esta equipa. Perto de 6 meses a jogar a 10, uma posição em que nunca tinha jogado na sua carreira! Depois saiu para o Catar. Em todas as outras épocas de Dragão ao peito, Lucho foi campeão. A sua saída foi mais um “prego” no caixão em que se transformou esta época.

DEFOUR - Um jogador que tinha sido útil nas duas últimas épocas como suplente de Moutinho. Nesta época chegou a altura de agarrar a titularidade mas o belga nunca se afirmou como um jogador com qualidade suficiente para um clube com a grandeza do FC Porto. Para o que ganha, para o que custou e até pela boa reputação que tem na forte seleção da Bélgica podia e devia ter rendido bem mais Foi também prejudicado pela desorientação de PF, pela inconsistência do meio-campo e por todos os disparates que foram cometidos a vários níveis. Mas esperava-se muito mais de Defour. Que faça um excelente mundial e que saia por uns bons milhões de €!

HERRERA - É daqueles jogadores que demonstra ter um bom potencial, tem um bom sentido de progressão no terreno, ou seja, não é daqueles que só passa para trás e para o lado. Os 3 golos que marcou foram todos grandes golos, com destaque para os 2 marcados ao Olhanense. Há pormenores neste jogador que bem trabalhados por um treinador a sério podem fazer dele muito útil no futuro.

IZMAYLOV - ...

CARLOS EDUARDO - Após vários jogos na equipa b, quando lhe foi dada uma oportunidade o brasileiro até a agarrou bem. No entanto, apesar dos bons pormenores técnicos que evidenciou em vários momentos, a baixa intensidade com que joga e a forma incompreensível como se esconde do jogo, quando é um médio organizador de jogo, fizeram com que rapidamente entrasse na espiral medíocre que varreu toda a equipa.

JOSUÉ - Na primeira fase da época jogou numa posição (extremo) que claramente não é a mais apropriada para as suas características. É um jogador com algum potencial mas não conseguiu ter a consistência necessária para agarrar um lugar na equipa. Tem de controlar mais os nervos e não perder tanta energia em quezílias estéreis.

QUINTERO - Veio para o clube após ter sido o “maestro” da Colômbia no mundial de sub-20 disputado no Verão. É um jogador com enormes recursos técnicos, excelente qualidade de passe e uma visão de jogo fantástica. Raramente foi titular mas nas vezes em que jogou mostrou qualidade no meio de toda a mediocridade existente. Jogou 1.080 minutos, ou seja, um total de 12 jogos completos, marcou 4 golos, fez meia dúzia de assistências e com o seu perfume técnico alegrou um pouco mais o triste jogo da equipa. Sim, eu sei que tem de crescer muito taticamente, aprender a defender, ser mais disciplinado taticamente e ter mais sentido de jogo coletivo mas pergunto: o papel de um treinador não é potenciar as características dos jogadores que tem, moldando-os aos sistema tático da equipa e integrando-os numa ideia de jogo coletivo que dê possibilidade dos mais criativos poderem soltar o seu génio?!?! Nada disso foi feito com Quintero. Para além disso, colocar toda a responsabilidade em cima dos ombros de um puto de 21 anos, esperando que ele entre 10 minutos e marque 3 golos é algo que faz sentido?!?!?!

MIKEL - Na única oportunidade que teve até se exibiu a um bom nível. Parece ter qualidade mas a ver vamos como será o seu futuro no clube.

TOZÉ - Jogou na exibição coletiva mais vergonhosa da época (Olhão). Ainda assim pouco ou nada podia fazer nesse jogo dada a falta de respeito dos restantes jogadores que se marimbaram completamente para o jogo. Foi o melhor jogador da equipa b. Veremos se não é mais a um ser emprestado para a Turquia ou Grécia. Pergunto só uma coisa: entre ter um jogador fraquinho belga ou brasileiro ou ter um jogador fraquinho que seja Portista e pelo menos sinta o clube, o que é preferível? Sei que a pergunta é estupida mas acho que percebem o que eu quero dizer com a mesma.

KAYEMBE - Pouco a dizer, apenas jogou na desgraça de Olhão.

KELVIN - Pouco jogou. Tentativa de aproveitamento (quer de PF, quer de LC) da motivação de um jogador que marcou 3 golos decisivos na época anterior? ZERO…

LICÁ - Começou bem a época mas aos poucos foi-se esvaziando, esvaziando. Praticamente não consegue passar por um lateral adversário há já vários meses. É um jogador com alguma qualidade, mas para um clube como o FC Porto falta-lhe algo mais.

RICARDO - Mostrou bons pormenores nas oportunidades que teve. Parece-me que é um jogador que bem trabalhado poderá constituir uma boa alternativa na lateral-direita.

VARELA - Um jogador que alterna muito a sua forma, foi dos menos maus. É um jogador com qualidade, mas tem de ter do outro lado um extremo craque, tipo James ou Hulk. Não teve e por isso também se eclipsou mais vezes. É o exemplo perfeito de um bom jogador para complementar uma frente de ataque, mas não pode ser ele o melhor elemento dessa frente de ataque.

QUARESMA - Um jogador de enorme qualidade com um feitio especial. Fez 9 golos, várias assistências mas também baixou imenso a sua forma na parte final da época em que tudo estava perdido. Outro que já foi campeão muitas vezes no FC Porto mas que esta época teve a nova sensação de nada ganhar de Dragão ao peito.

GHILAS - Votado ao esquecimento por PF, que apenas o punha a jogar 2 ou 3 minutos, demonstrou ser um jogador útil quando teve mais oportunidades. Marcou 4 golos num total de 986 minutos (cerca de 11 jogos), sendo que 3 deles foram decisivos para a continuidade na taça e na Liga Europa. Um jogador a manter no plantel.

JACKSON MARTINEZ - Penso que ninguém tem dúvidas da qualidade do colombiano. É um ponta-de-lança de top, marcou 29 golos em todas as competições e contribuiu para muitas vitórias mas, passou praticamente a época toda, ou ele ou o seu empresário ou a avozinha dele, a barafustar que queria sair para Itália, que queria jogar na Premier League, que renovava ou saía. Talvez se não tivesse tido tantas preocupações extra-Porto, tivesse o discernimento suficiente para não falhar tantos golos em momentos decisivos, principalmente nas duas taças contra o nosso odioso rival. Quer no jogo do Dragão para a taça de Portugal, onde teve mais de uma oportunidade para marcar o 2º golo, quer no patético jogo da taça da Liga, onde falhou golos de baliza completamente aberta e bateu penalties como se de um infantil se tratasse, o colombiano poderia ter contribuído para diminuir o imenso sofrimento que foi esta a época. Mas se calhar nessas alturas, o colombiano estava a pensar em Itália, na Premier League ou na renovação.

8 comentários:

  1. Excelente análise!

    ResponderEliminar
  2. Excelente analise!

    O grande problema do Quintero é o seu físico e a sua falta de postura.. Todos já vimos que o rapaz não tem postura correta a correr e tem um físico que ao mais alto nível é complicado aguentar os 90 min. Neste ultimo jogo foi caricata a forma como ele quase se meteu as cavalitas do Andre Gomes para lhe tentar roubar a bola sem sucesso diga se.. Tanto ele como o Kelvin e o Reyes tem de trabalhar muito o seu físico para serem jogadores de top!

    ResponderEliminar
  3. Este ano todos (ou quase) regrediram!!!
    Vamos ver como é para o ano, quem entra ou sai, mas eu daria a Reyes e Kelvin, por exemplo, um ano fora, num bom clube, para se tornarem mais jogadores.
    Os putos da B deviam ser convocados de vez em quando e tentar que jogassem de forma sustentada, quando a equipa estivesse a ganhar e mete-los na Taça da cerveja, misturados com os principais. Creio que em Mikel, Tozé, Gonçalo e mais um ou outro, estão bons jogadores que com oportunidades, devem ser potenciados e não lança-los quando reina a confusão.

    ResponderEliminar
  4. Não deixa de ser curioso que podemos ter no mundial 9 jogadores, o clube português mais representado:

    Varela, Quaresma (?), Mangala, Ghilas, Defour, Jackson, Quintero (?), Herrera e Reyes.

    Para um plantel tão “fraco” não deixa de ser algo curioso.

    É verdade que houve quebra de qualidade em alguns setores específicos, nomeadamente meio-campo e extremos, mas também não deixa de ser verdade que o “sumo” que se retirou dos jogadores ficou muito aquém do esperado.

    ResponderEliminar
  5. Caro RCBC... e também o Fucile que quer queiramos ou não (ainda) é nosso!
    DMST

    ResponderEliminar
  6. Caro DMST,

    O meu critério foi os jogadores que fizeram parte do plantel deste ano.

    Se incluirmos os jogadores com comtrato, para além de Fucile, Rolando também deverá ser convocado...

    Ao todo 11 jogadores contratualmente ligados ao FC Porto deverão estar no mundial... Para um plantel horrível, não deixa de ser um dado curioso...

    ResponderEliminar
  7. Caro RCBC,

    como é que é possível ter-me esquecido do Rolando?!? Logo um jogador que até aprecio bastante e que espero que não seja vendido pelos 5 milhões que se falam hoje!

    É mesmo "curioso" esse dado, de qualquer forma acho que o nosso plantel nunca foi horrível. Creio que foi "apenas" desequilibrado, mal orientado e com nítida falta de liderança!

    Época nova, liderança nova, títulos novos!

    DMST

    ResponderEliminar
  8. eu tanto disse epoca passada que o VITOR PEREIRA era grande treinador,e uma larga maioria de adeptos nao gostava dele,quando se faz 30 jogos na liga e nao se tem uma unica derrota,em 4 jogos com o 5lb nao perdemos nenhum,escorraçar assim um treinador que sente o porto como nos.sinceramente este lopetegui nao sabe o que é o porto,treinou canalha...é outro fonseca.espero tar redondamente enganado

    ResponderEliminar