06 abril, 2012

Quem corre por gosto não cansa...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Um programa de televisão tem de ser produzido de modo a manter o telespectador enleado de princípio a fim. Antes do início das filmagens para a “Cadeira de Sonho” do dia 3 de Abril no Porto Canal, perguntei ao Ricardo Amorim se poderia mencionar os nomes de todos os colaboradores do blogue “BiBó PoRtO, carago!!”, por forma a prestar-lhes uma justa homenagem. Retorquiu-me que no minuto e meio que duraria isso, “muitos telespectadores mudariam de canal”. Ficou, pois, de parte, a minha ideia. Cortada pela raiz... com argumentação válida.

Por outro lado, nem tudo o que se grava passa no programa. Estimo que o tempo de filmagem tenha sido de cerca de 2 horas o que, para 26 minutos de exibição, é excessivo. Torna-se inevitável que muito do que se gravou não apareça na versão final após a montagem. Quem participa não sabe o que vai ou não ser visto ou ouvido. Do que, para desgosto meu, não se ouviu, destaco o seguinte:

- COLEGAS COLABORADORES DO BLOGUE: apesar da inevitabilidade acima mencionada, fiz menção aos meus colegas do blogue e prestei-lhes homenagem;
- BLOGOSFERA PORTISTA: achei que tinha oportunidade de também fazer um merecido preito. Destacando o papel importantíssimo de toda a blogosfera azul-e-branca, salientei os blogues que visito diariamente: Dragão Até à Morte (Manuel Vila Pouca), Dragãopentacampeão (Rui Anjos), Estrelas do FCP (Paulo Moreira), Lôngara- Actividade Literária (Armando Pinto), Memória Azul (Hélder Russo e Paulo Bizarro), O Portal dos Dragões (José Carvalho) e Paixão pelo Porto (Ricardo Vara);
- RUI SARAIVA: senti-me honrado por prestar uma justíssima homenagem ao meu colega na rubrica “Manto Azul e Branco”. Disse: “o Rui, brilhante ilustrador, terá um futuro profissional de sucesso”;
- PAULO JORGE (Blue Boy): “o nosso líder, mestre, conciliador, amigo é o verdadeiro responsável de tudo isto”.

Aproveito a oportunidade para, por último, deixar uma palavra a quatro pessoas:
- Pedro Cardona e Rui Saraiva – Foi um enorme prazer estar convosco neste inesquecível evento, compartilhar convosco as emoções destes dois dias. Obrigado, Amigos.
- Sr. Cardona (Pai do Pedro Cardona) – Foi um grato prazer revê-lo e ouvir de si verdadeiras lições de portismo. Quem sai aos seus não degenera, Sr. Cardona. Muito obrigados pela sua motivadora presença e participação.
- Ricardo Amorim - Tomo a liberdade de, também em nome dos meus colegas, lhe agradecer todo o enlevo com que nos tratou. Parabéns pelo seu profissionalismo e parabéns pela excelente peça e um grande programa. Foi gratificante e inesquecível para todos nós. E porque “quem corre por gosto não cansa”, obrigados, Ricardo.

5 comentários:

  1. Palavras para quê...é este o espírito que nos une...todos voçês são uma parte importante da História do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Fernando.
    Li e reli a crónica que foi escrita e muito bem escrita.
    Confesso que fiquei emocionado com as palavras e com as ideias, pensamentos e emoções que lhe vão na alma.
    Um muito obrigado e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pela parte que me toca, só me resta agradecer a alusão ao meu modesto espaço.

    Um abraço para todos

    ResponderEliminar
  4. Como disse no post de ontem, o portismo não se apregoa, pratica-se e aqueles que o fazem por paixão ao clube, apenas querem como contrapartida, muitas vitórias e muitos títulos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Que nunca se cansem, meus amigos, é aquilo que vos tenho a dizer :) A minha vida e a minha identidade Portista são muito mais ricas desde que tive contacto com o vosso trabalho. Obrigada por tudo!

    ResponderEliminar