03 fevereiro, 2014

A dura verdade

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O último post que escrevi tinha como título “Preocupado”, fazendo uma alusão às minhas preocupações depois daquele péssimo jogo frente ao Marítimo. Depois do que vi nos barreiros neste fim-de-semana, o meu estado de espírito passou de preocupação para uma tristeza aflitiva com o atual estado do meu FC Porto.

Por mais que me esforce, por mais que tente a frio refletir de forma ponderada, equilibrada e racional sobre o atual FC Porto, não consigo perceber como é possível que depois de 6 meses de trabalho, esta equipa continuar a não ser capaz de fazer uma jogada com cabeça, tronco e membros num jogo frente a uma equipa que não seja um qualquer atlético ou olhanense.

Basta o nível de dificuldade competitiva aumentar ligeiramente, para este FC Porto demonstrar uma incapacidade embaraçosa perante o adversário com quem joga. Os primeiros 45 minutos do jogo da Madeira são paradigmáticos em relação ao que tem sido este FC Porto. Qualidade de passe? ZERO! Concentração defensiva? ZERO! Imaginação? ZERO! Capacidade de pressão? ZERO!

Por mais que me esforce não consegui ainda entender como é possível que não tenha havido tempo para conseguir treinar uma jogada que seja, um qualquer rasgo, uma nuance tática num lance de bola parada, nada, rigorosamente nada. Olhar para este FC Porto atual é não ver rigorosamente nada em termos táticos. É não conseguir vislumbrar um modelo de jogo. É não conseguir vislumbrar nenhum trabalho do treinador. É não conseguir vislumbrar uma ponta de motivação em tantos e tantos jogadores. É continuar a ver erros estúpidos de vários jogadores. É ver uma qualidade de passe abaixo do zero. E sem qualidade de passe não se consegue ter modelo de jogo nenhum, porque o passe é a ligação simples mas fundamental de qualquer tática, por melhor que ela seja. Sem conseguir fazer um passe de jeito, é impossível desenvolver o que quer que seja. E neste FC Porto é embaraçoso ver a quantidade de passes falhados.

Nos últimos 2 anos, muita gente criticava VP e o seu jogo chato e enfadonho. A questão é que VP tinha um modelo de jogo, tinha uma ideia de jogo e, mal ou bem, colocava em campo essa sua ideia. Era um futebol organizado que dava poucas hipóteses aos ataques adversários.

VP perdeu 1 jogo em 60 jogos para o campeonato! PF em 17 jogos já perdeu o triplo de jogos que VP em 60 jogos!

VP não perdeu um único jogo em casa para a Champions! PF perdeu 2 jogos e empatou 1!

VP era criticado por ter campanhas europeias aquém do esperado. Em 2 anos passou uma vez aos oitavos-final da Champions (o brilhante jj em 5 anos apenas por uma vez passou a fase de grupos da champions!) e no outro ano falhou por 1 ponto o apuramento para os oitavos, perdendo depois para o milionário City na Liga Europa. A campanha de PF este ano na Champions foi brilhante!

É chegado o momento de uma reflexão profunda e que nos deve fazer pensar sobre o que se passou nos últimos 2 anos. Foi público que após a vitória no campeonato, que muitos demagogos dizem que apenas foi ganho pelo remate de Kelvin (esquecendo que o FCP não perdeu um único jogo e empatou apenas 6 jogos!), foi feita uma proposta de renovação a VP. Foi público também que VP rejeitou esta proposta de renovação, optando por um clube saudita do meio da tabela a troco de alguns milhões de €. E foi público e notório que a escolha sobre PF era bem aceite entre a maior parte dos Portistas. O desígnio aceite por todos era: “por um futebol melhor e por melhroes resultados na Europa”. E de facto não haja dúvidas de que o futebol que praticamos atualmente é horrível, muito pior, muito mais desorganizado e muito menos consistente que o futebol praticado nos últimos 2 anos. Os “melhores” resultados na Europa saldaram-se na campanha europeia mais dececionante desde que a Champions tem este formato.

É certo que o atual momento do FC Porto tem vários responsáveis. Os responsáveis que todos nós já identificamos, uns com maior, outros com menor responsabilidade. Gostaria de colocar para o debate, um novo grupo de responsáveis, que com muito menor responsabilidade por não terem qualquer poder de decisão, têm a sua pequena, mas simbólica responsabilidade na forma como as coisas acabaram por acontecer.

Que grupo de responsáveis é este, perguntam vocês? São aqueles que fod**** a vida a VP durante 2 anos, azucrinando-lhe a cabeça com críticas e mais críticas, ofendendo a sua família e os seus filhos, ofendendo-o a ele próprio e aos seus adjuntos. São os Sousa Tavares desta vida e muitos, muitos outros comentadores, bloggers e afins. Porque todos esses contribuíram, por mais insignificante que isto pareça, para que VP ficasse farto e preferisse um clube saudita do meio da tabela, em vez do seu clube do coração, no qual tinha acabado de se sagrar bicampeão. Em condições normais seria um lugar de sonho para um treinador, jovem, em início de carreira e com sucesso em dois anos consecutivos. Para VP não foi, já que ele rejeitou a proposta de renovação e preferiu os milhões árabes. Deveríamos todos refletir porque é que VP preferiu uma equipa saudita de nome impronunciável ao seu clube do coração. Numa entrevista que deu posteriormente argumentou o cansaço da família destes 2 anos tão intensos a todos os níveis.

Para ilustrar tudo isto e apesar de simbólico, relembro um episódio que eu vi com os meus próprios olhos após termos ganho o campeonato no ano passado. A RTP transmitia os festejos do tricampeonato na Alameda do Dragão. Um jornalista abeirou-se de um adepto questionando-lhe acerca do futuro do treinador que acabara de levar o FC Porto ao seu 3º título nacional consecutivo. Sabem qual foi a resposta? “O VP que vá para o centro de emprego, que é lá que está bem”.

Adeptos como este têm também responsabilidades no que está a acontecer. Ingratos como estes merecem levar com PF até ao fim da época. Merecem ver o FC Porto definhar no 3º lugar. Ser eliminado pelo benfica das taças. E ver o benfica ser campeão no Dragão. Porque para estes, o VP era uma m**** e todo e qualquer outro treinador faria muito melhor. Tantas e tantas vezes vi este comentário escrito em blogs e jornais. Hoje é o que se vê...

Porque foram estes ingratos que durante 2 anos NUNCA admitiram a qualidade de VP e o mérito dos seus títulos. É muito diferente a atitude de quem criticou VP em dado momento mas que depois perante as evidências, e com seriedade intelectual, admitiu que estava enganado em relação a VP, e a atitude de burros teimosos e orgulhosos como este adepto que NUNCA admitiram o mérito de VP e que durante 2 anos clamaram histéricos por um novo treinador. A SAD fez-lhes a vontade e contratou PF, o pior treinador do FC Porto nos últimos 20 anos. Agora esses teimosos ingratos irão ter o prazer de levar com PF até final da época.

No meio de tudo isto tenho apenas uma certeza: com VP não estaríamos na miséria atual em que estamos, conseguiríamos capitalizar o medo que o jj tinha de defrontar o FC Porto e estaríamos em condições psicológicas bem melhores que os galináceos, que no fim da época passada perderam tudo ao minuto 92.

E sim repito, não vale a pena esconder mais, ser mais politicamente correto. É a primeira vez que escrevo isto com esta frontalidade. PF foi um tremendo erro de casting, não tem a mínima capacidade para orientar o FC Porto. Se por mediocridade dos rivais, e esta foi bem evidente nos jogos deste fim-de-semana em que quer lagartos, quer encornados se acagaçaram para vencer os seus jogos após a derrota do Campeão Nacional, o FC Porto for campeão nacional, PF não pode, nem deve continuar no FC Porto sequer mais um dia. Custa-me dizer isto desta forma tão fria e cruel, mas é a verdade. PF teve 6 meses para demonstrar algo, não demonstrou rigorosamente nada. A minha paciência esgotou-se completamente. PF tem um plantel com suficiente qualidade para ganhar a marítimos e académicas. Ninguém lhe exigiu que vencesse a Champions, mas sim pelo menos ter uma equipa organizada e não um grupo de solteiros e casados. Parece-me que estamos num claro caso em que a responsabilidade do treinador supera a da SAD e dos jogadores. É a minha opinião.

37 comentários:

  1. Com o devido respeito que o Sr Paulo Fonseca nos merece esta é a realidade e eu nao subscreveria este totalmente este post se estivéssemos em 3 lugar como estamos mas visse trabalho do treinador.
    Esta epoca espero que sirva de exemplo aos portistas azuis-claros. Vejam jogos, apoiem, discordem, critiquem e manifestem-se mas nunca percam a decencia nem desrespeitem as pessoas que estao no clube para fazer o melhor possivel, muito pior ainda é atacar familiares que nao sao funcionarios do clube.
    Resumindo, vp nao volta e paulo fonseca nao saira... Isto sim e a dura verdade...

    ResponderEliminar
  2. É como diz, é a sua opinião, daí a ser a dura verdade, isso são outros quinhentos.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo

    Deixo-lhe a opinião de um benfiquista.

    A meu ver, são demasiados anos a tornar o futebol português no entreposto de jogadores; mesmo com a má qualidade geral, às tantas nem SLB nem FCP conseguem resistir - e o futuro avizinha-se pior. Continuamos a norte e sul a comprar para vender, e a colocar a formação na equipe B.

    Jesus tem a basófia que se sabe - qualquer treinador mediano teria ganho campeonato passado com 4 pontos de avanço a 3 jogos do fim; PF é vítima das circunstâncias; lembro-me de um certo Heynckes, que ganhou tudo no Bayern e fez uma triste figura no SLB - não dava mesmo para mais. Quando se compra sempre a pensar em vender, dificilmente se consegue algo.

    Beasta ver o SCP no topo - sem jogar grande coisa e à custa de um bom treinador, mas ao fim de uns meses o plantel curto a dar sinais de estoirar.

    Não tenho prazer em acertar, mas vejo maus tempos nos confrontos da uefa para o FCP e SLB, e quanto ao campeonato... aguente-se o SCP na luz, para a semana e mais tarde contra o FCP e até podem ganhar.

    Saudações desportivas

    Alberto de Carteado Malheiro

    ResponderEliminar
  4. Não diria melhor, concordo 100% com o artigo.
    Com o Vitor Pereira, sentia-mos que muito dificilmente perderíamos o jogo, porque o adversário não tinha bola. Com o PF reina a anarquia, os jogadores estão sem confiança.
    Um bem haja.

    ResponderEliminar
  5. Assino por baixo o texto na integra!!!

    Agora é fácil falar, mas na altura disse que íamos chorar a saída do VP. Porquê?

    No primeiro ano, se calhar também responsabilidade dele, ficamos sem Falcão, e atacamos a época com Kleber a titular, sendo este a única opção para a sua posição. Herdou ainda uma equipa do qual era treinador adjunto para principal e que tinha vencido a liga Europa. resultado: Equipa fortemente asseada pelos milhões do estrangeiro e como não podíamos vender todos, tivemos de levar com eles a forcar a saída...
    Na segunda época fica sem o principal jogador, que claramente faz parte do TOP 3 de qualidade deste séc no nosso clube...

    Mesmo com todas estas adversidades o homem só perde um jogo em dois anos, e todos nos lembramos como foi..

    A minha conclusão é com o VP estaríamos em primeiro mas insatisfeitos porque não podíamos ver esta alternativa porque estamos sempre mal com todos os treinadores que temos.. Lembro que só tivemos dois em 13 anos que não era contestado. José Mourinho e André Vilas Boas.

    ResponderEliminar
  6. Mais um notável post do RCBC, com um frieza e lucidez admirável , face ao momento que vivemos. Retrata, o sentimento de frustação/revolta que reina na nossa Familia. Subscrevo a 1000% TUDO, mas sublinho 2 frases "PF não pode, nem deve continuar no FC Porto sequer mais um dia" e "Adeptos como este têm também responsabilidades no que está a acontecer"...Havia até portistas , que diziam que se o FC Porto pusesse o "Macado" como treinador era campeão, não tendo a noção do ridiculo que diziam, e tirando o mérito a todos esses técnicos que com mérito e trabalho nos tem dado alegrias nestes ultimos 30, e mais que tirando o mérito a esses tecnicos, dando carta branca a sad, para escolher um qualquer incompetente como Paulo Fonseca...
    Pela minha parte, já me resignei, que vou levar com esse badameco até ao fim da época, e na hora dos jogos de Futebol, não ponho lá mais os pés no dragão,e nessa hora vou dar um passeio com o Cão, pk me faz melhor ao coraçao e alma...
    Mas isso, é na bola... vou me virar mais para quem merece, e na 6ª la estarei , a ver o Andebol de Champions no nosso Dragão Caixa!

    Abraço para todos, e um especial ao RCBC, pelo notável post

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  7. “É muito diferente a atitude de quem criticou VP em dado momento mas que depois perante as evidências, e com seriedade intelectual, admitiu que estava enganado em relação a VP…” – considero-me incluído neste grupo mas mesmo assim penitencio-me pelas críticas que fiz a Vítor Pereira no primeiro ano como treinador do FC Porto.

    “PF teve 6 meses para demonstrar algo, não demonstrou rigorosamente nada. A minha paciência esgotou-se completamente. PF tem um plantel com suficiente qualidade para ganhar a marítimos e académicas. Ninguém lhe exigiu que vencesse a Champions, mas sim pelo menos ter uma equipa organizada e não um grupo de solteiros e casados.” – completamente de acordo com isto e com todo o post, RCBC.

    Obrigado pela frontalidade e coragem, Amigo. UM VERDADEIRO PORTISTA é assim!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com os seu post só não entendo a comparação entre VP/ PF porque aí também poderemos comparar com outros que fizeram bem melhor que VP.
    Todos os sócios e simpatizantes do FCP já viram que o VP é muito melhor do que o PF sem dúvida nenhumas mas o futebol que o Porto jogou ano passado era chato(muito melhor que o deste ano, este ano como diz e muito bem, em 7 meses nada de nada) e por isso os sócios queriam uma mudança, gostariam de ver mais espectáculo, mas foi precisamente o contrário mas meu caro antes de se abrir um melão não se sabe se ele é bom e devemos dar sempre o beneficio da dúvida. A meu ver o que falta no Porto para além de alguém que saiba treinar, falta disciplina e regras, se bem se lembram se não fosse o Adrianse a impôr disciplina onde andaria o Porto de hoje em dia?? O que falta é alguém que os ponha a correr com vontade porque miúdos de 20 anos têm de correr muito mais do que o que correm e têm de ter muito mais vontade do que têm porque jogam num clube de topo mundial mas como já vêem a pensar que é só para fazer 3 anitos e depois vão ganhar ainda mais dinheiro para um clube qualquer endinheirado querem lá eles saber do Porto para alguma coisa?? apostem nos jovens Portugueses e Portistas e talvez venhamos a ser o que eramos daqui a meia dúzia de anos.

    ResponderEliminar
  9. MannyRodrigues03 fevereiro, 2014

    O Sr. tem a memória curtíssima.

    VP foi um treinador com futebol absolutamente miserável para os adeptos. Ver um jogo do Porto era de cortar os pulsos de enfadonho.

    Foi para a Arábia? Andor. Não tenho saudades. Era espectável que alguns iluminados viessem chorar por alguém de quem 90% dos Portistas estavam cheios.

    E quando a vasta maioria está cheia de alguém então há razoes fortes para tal.

    Pior que PF não era de certeza. Apenas concordo quando diz que pelo menos tinha um modelo. Este nao tem nada.

    O maior culpado ESTE ANO é Pinto da Costa. Quando um miserável destes chega a treinador do Porto, quando a nação Portista está absolutamente contra ele, quando o próprio apresenta a resignação e o Presidente NAO ACEITA e ainda diz gozando com os adeptos que RENOVAVA com ele...

    Estamos aqui a fazer figuras de urso.

    O plantel que temos dá para muitíssimo mais do que isso. Com o Leonardo Jardim a treinar (ele que veio ver um jogos ao Porto no final da época mas que provavelmente não chegou a acordo porque a SAD gosta de paus mandados)estaríamos em 1º isolados e com a liga meia ganha.

    Finalmente, depois de ler as virtudes que cola ao VP ), importa relembrar as goleadas sofridas Às mãos de clubes de segunda para as taças, a eliminação de praticamente todas as competições que não a Liga a jogar mal e porcamente, e o facto de ter Lucho sem bengalas, James e Moutinho a controlar o meio campo.

    Hoje temos Carlos Eduardo a conhecer-se a si próprio, Josué que é jogador para um Setúbal, Herrera que é o maior embuste que alguma vez os empresários nos enfiaram, Defour que ainda não percebeu que não jogava porque simplesmente NÃO VALE NADA, Licá que esgotou os superlativos...

    Portanto, não faça de VP uma virgem ofendida. Ganhou duas ligas por auto destruição do Benfica nas últimas jornadas. O resto é conversa.

    Culpados? SAD por políticas de enfraquecimento do plantel nao colmatando CRATERAS evidentes e entulhando a equipa de futuras "promessas" (embustes) a troco de muitos milhões e um presidente cada vez mais velho, mais doente e mais incapaz de dar murros na mesa e de ser PINTO DA COSTA quando assim é preciso.

    ResponderEliminar
  10. Causa-me estranheza a passividade com que a SAD tem lidado com este dossier. O dossier do pior treinador do FCP desde que me lembro. Um Porto irreconhecível que está muito longe do Porto que Pinto da Costa projectou e construiu. Interessa continuar com este treinador porquê? A quem interessa? São as perguntas que se ouvem por todo o lado. A contestação há muito que deixou de ser apenas com o treinador, porque o problema esse parece muito maior e está bem acima. Mudar de treinador seria um bom começo de uma renovação a todos os niveis. Nas cadeiras atrás do presidente está um dos focos do Problema e no banco ao lado do yes man Fonseca está outro. Até quando?

    O atento.

    ResponderEliminar
  11. na mouche! raros são os exemplos hoje em dia em que alguém tem tanto amor a camisola como tinha o VP, e foi tão brutalmente injustiçado pelos "seus", os adeptos do seu próprio clube... e se ainda hoje vejo uns parvos que ainda hoje são incapaz de perceber que a equipa dele jogou um futebol de grande categoria, que tinha uma identidade extremamente forte dentro do campo, então penso que é mesmo o PF que merecem.

    a mim faz-me sofrer ter trocado um portista exemplar e treinador muito competente por um palhaço lampião que só está a destruir o jogo colectivo, o ambiente no balneário, toda a identidade da equipa em campo.

    ResponderEliminar
  12. Concordo a 90% com o que foi escrito no artigo, e a 110% com o que o MannyRodrigues escreveu!

    São diversos os factores que nos levam a estar na posição em que estamos, a praticar um mau futebol e que, pelos vistos ainda ninguém reparou, afasta o público do Dragão! Não será esse o maior sinal da insatisfação? Mesmo no pico da crise, o está tinha muito mais gente do que tem agora...

    Treinador, jogadores e plantel medíocre! SAD completamente à deriva, a dispensar jogadores à revelia dos treinador, que faz o plantel a pensar na venda e no lucro de jogadores fraquíssimos (Reyes? Herrera?), à espera do prémio de objectivos, quer se ganhe ou não as competições...

    Licá? Varela? Deffour? Ricardo? Josué (só tem o desconto de ser da casa...)? Mau de mais...

    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  13. Meu caro RCBC,
    Como portista como tu ando muito triste com a prestação do nosso clube e, depois de dar o benefício da dúvida durante algum tempo, já não tenho a mínimia esperança neste treinador. É muito fraquinho, ainda não sabe o que é o Porto, não conhece os seus adeptos e infelizmente digo que com ele vamos ter uma época ao nível do pior que já tivemos.

    Agora, falar em Vitor Pereira... deixa lá o homem sossegado na Arábia. É verdade que é melhor do que este (realmente é difícil arranjar pior) mas frncamente. Não te lembras dos 2 anos que ele esteve à fente da equipa em que o futebol jogado era confrangedor, em que tínhamos 70% de posse de bola sem progressão, em que fomos eliminados das taças de uma forma quase vergonhosa (até conseguimos perder uma final da taça Lucílio para o Braga sem praticamente rematar à baliza), em que as grandes vitória (e muito boas e saborosas, sim senhor) foram contra os gayvotas embora tb com alguma sorte. Todos os adeptos estão agradecidos a VP mas daí a quererem-no de volta... Pode ser portista (e isso é apenas mais uma vantagem relativamente a PF) mas isso não chega. Tirando AVB os restantes treinadores que conquistatam grandes títulos com o nosso clube não eram adeptos portistas. E não te esqueças o que fez AVB e o próprio VP que preferiu ir para os milhões da Arábia em vez de ficar no clube.

    Desejo muitas felicidades a VP mas acho que não é treinador para o Porto. Compreendi a sua passagem de adjunto para principal (depois da traição de AVB) mas chegou. Entretanto PF também já provou que não tem capacidade para treinar o Porto e já devia ter saído e aí a culpa é da direcção até porque o próprio sempre fez questão de dizer que o Porto está acima dele próprio e inclusivamente terá apresentado a demissão depois de Coimbra.

    Eu quero um treinador a sério mas também sei que os treinadores são como os melões: só depois de abrir é que se sabe se são bons. E os bons são caros também é preciso ter isso em atenção. A outra hipótese é alguém da casa para tentar segurar isto até ao fim da época até porque com PF, é minha convicção, não seremos capazes de adr a volta a esta situação péssima.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  14. Concordo com a reflexão sentida que apresentaste. Este treinador não sabe o que anda a fazer. Mas atenção: quem o escolheu? A mim parece-me que quem faz a equipa é mais o diretor geral do FC Porto do que o próprio treinador.

    Para não dar o braço a torcer, vamos ter de ficar com o pior treinador desde o octávio machado até ao final da época... mas o FC Porto permanecerá.

    ResponderEliminar
  15. Caro RCBC concordo com a maioria da sua analise em relação ao PF, mas peço a todos que ponham os olhos no comentário do MannyRodrigues porque simplesmente diz tudo o que passa pela cabeça de 90% dos portistas! Pudia estar a aqui a falar de muitos dos nossos problemas mas sinceramente a dor de alma é tanta que fica para outra altura. Só espero que na quarta o personagem que treina o nosso clube não nos deixe de fora de mais uma prova.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  16. Corre por aí o boato que o Otamendi teve um caso de indisciplina com o PF e não calçará mais no FCP e que o Fernando rompeu o acordo que tinha para renovar e que puderá também não voltar a jogar(que eu espero que seja mentira)

    Tá bonito isto...

    ResponderEliminar
  17. Um treinador que diz que admirada o JJ nunca vai muito longe. Este gajo foi enviado para destruir o Porto, mas os jogadores estão no mesmo saco. E quem acha que o Quaresma é salvação seja do que for ta enganado, é um jogador que destroi mais do que constroi! Não ha qualidade ou animosidade Preparem-se para o pior meus amigos! Pior plantel dos ultimos 10 anos.

    ResponderEliminar
  18. Nunca em momento nenhum eu quis a demissão do VP, sou dos poucos, mas senti-me muitas vezes mal pois só ouvia críticas, mais pareciam mulheres apreciar um homen, não gosta não olha, treinador é treinador não é manequim, obrigado Vitor Pereira

    ResponderEliminar
  19. Subscrevo o texto na integra. Não foi só o VP que foi injustiçado.... E o Jesualdo, que ganhou 3 em 4 campeonatos possíveis? Se calhar, precisamos uma lição de humildade que só um ano sem ganhar nada permite.

    ResponderEliminar
  20. Subscrevo literalmente este texto de opinião, na medida em que, é rigorosamente igual à minha.
    É doloroso, para nós portistas de alma e coração, vermos a mediocridade da equipa que tem sido apresentada! Não há jogadas construtivas, não se criam linhas de passe, não demonstramos qualquer tipo de perigo no futebol (se assim se pode chamar) que apresentamos.
    Sem querer responsabilizar apenas o senhor PF que é sem dúvida o maior responsável por tudo isto, responsabilizo também os jogadores que não mostram raça em campo. A SAD é igualmente responsável por não tomar as medidas necessárias que a eles lhe compete.
    Atendendo às comparações feitas neste texto entre o VP e o PF, concordo literalmente com todas elas, e foi, efectivamente, uma pena que os adeptos não tenham sido capazes de reconhecer o mérito deste treinador que tinha o clube no coração.
    Para mim o PF já tinha saído ha muito da frente da equipa técnica, mas como j´se percebeu, teremos que levar com ele até ao fim da época.
    Que esta época que se afigura muito triste e pobre sirva no mínimo de exemplo, para nunca mais seguir. O pior PORTO dos últimos 10 anos...
    Necessitámos de mudanças para voltarmos a ter o nosso PORTO com a garra a que nos habituaram, com a raça do costume, como orgulho que tende a ser constante.
    SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  21. Foreval (Alemanha)03 fevereiro, 2014

    Na minha opinião 2 erros crassos
    justificam a "derrocada" da época que estamos a fazer:

    - O PF foi de facto um erro de casting.

    - A venda de Moutinho fragilizou
    substâncialmente o plantel.

    Há ainda outros factores a considerar: a desorganização, a
    desmotivação e desconcentração...
    podem - e devem - ser as causas
    destas vicissitudes.

    Apesar de tudo ainda acredito
    neste Porto, porém, já não sonho
    e não tenho pesadelos!

    SEJA O QUE DEUS QUISER.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde.
    Sou um seguidor do seu facebook, e do seu blog e gosto muito de ler o que escreve e publica, gosto da forma como escreve, as interrogações que coloca e acima de tudo a forma consciente como relata e observa cada jogo. Contudo, vejo que neste post, publica algo sobre o Paulo Fonseca e faz uma comparação alusiva com Victor Pereira, a qual devo discordar por completo. Temos a mesma opinião em relação a este senhor (Paulo Fonseca), um enorme Fiasco deva-se dizer, mas tb tenho a dizer que o Victor Pereira era tudo, menos um treinador para uma equipa com a qualidade do FCP. Era massacrante ver jogos com a tactica utilizada pelo Victor, efadonho, horrivel e ate chegavamos adormecer de ver um futebol de tao baixo nivel. Nunca sabiamos se ia ser um jogo facil ou dificil, sabiamos sim que ia ser um jogo triste e deprimente e tinhamos a esperaça que se ganhasse num lance criado por um dos nosso genios que mais uma vez foram vendidos em troca duns milhoes. Para que? para portista sofrer?? isto é o que me espanta, vender bom e comprar fraco na esperança de serem bons, e as promessas emprestam porque para o porto nao da, mas la fora em campeonatos bem melhores sao estrelas de equipas e dao cartas. (Moutinho, james, Atsu, Hulk, Iturbe, (ate o walter gordo) e na troca temos um Lica, o josue, um Jackson Martinez com pes quadrados
    um quaresma que muito bom tacticamente falta a velocidade, e os jovens em explusao estao no banco ou na equipa B. (Herrara, Quintero, Kelvin (nao foi o remate do kelvin que nos deu o compeonato, nao esse aos 92, esse apenas nos fez festejar algo que tao cedo nao vou viver (sim, estava na erupção do dragao nesse minuto). Lembra.te que este menino tb nos deu 2 golos em braga que nos valeram a victoria! Ate pode nao ser bom, mas tem uma friesa que mutis jovens nao tem e RESOLVEU. Falta-nos um pensador do meio campo e ainda nos levam o lucho. Não temos destabilizador na frente, Um avançado que finte e de um remate (ja agora fica a dica (vejam o que o menino anda a fazer Gonçalo paciencia). Nao temos um gaijo que de um chuto fora de area em condições ao estilo de hulk ou james. Falta muita coisa ali para alem de um treinador. Falta a ganancia duma direção para ganhar jogos e nao para ganhar milhoes. É isso que nos falta... Portanto, serve isto para dizer que tanto paulo fonseca como Victor pereira nao sao treinadores do porto, pois por mais que queiramos nao se pode comprar uma MERDA Preta(sem ofensa a ng, apenas um estilo comparativo que vou usar directo para que se perceba e sem papas na lingua) a outra MERDA Castanha, pois as cores sao diferentes, mas nao deixam de ser MERDA. Assim como um ARbito nao deve Corrigir um erro com outro, pois nao corrige o erro, apenas faz mais um! ( um penalti mal assinalado, não se corrige com outro mal assinalado para equipa contraria, se é que me entendem! )
    Caso nao tenham ainda entendido, o Paulo nao mudou nada, apenas continuou o estilo patetico de jogo de Victor. So que victor tinha um james e um Moutinho, o Paulo tem um josue e um LICA.. veem a diferença??
    Estamos muito longe do porto de outroro, mas tenho sempre esperança e espero que o Sr. Pinto da Costa faça algo em relação a estes boneços que passeiam em campo e quase nos tiram o orgulho de ir ao estadio do dragao (este ano fui la 4 vezes e vi 3 derrotas e 1 empate, cheguei a pensar que era por EU ir la ver.. LOLOL ).
    Acima de Tudo.. FCPORTO no coração!

    ResponderEliminar
  23. Concordo com a opinião até ao momento em que começam a comparar treinadores, se olharmos para o ano passado o PF também conseguiu um feito histórico em acabar o campeonato com o paços em 3ºe consequentemente ficar com a oportunidade de disputar a pre eliminatória da liga dos campeões...Não estou a defender ninguém porque também sou de opinião que o Porto está a jogar mal, no entanto a minha opinião sobre o fracasso da equipa terá mais a ver com a qualidade do meio campo ofensivo e extremos, nunca nm por sombras houve um substituto do Moutinho que era claramente o motor da equipa, tenho esperança no CarlosEduardo mas é preciso esperar porque só fez três jogos, Herrera foi queimado por Pulo Fonseca quando o prendou com a primeira titularidade na competição mais exigente do mundo mas tem potencial,era daquele tipo de jogadores que no Porto bem recente esperava um aninho no banco e depois entrava em grande, tal como o Licá que acho que apesar do que dizem é um jogador muito útil, Quintero há-de começar a jogar pq tem mais que potencial para isso mas o Porto não pode estar a espera disso, Jesué é um jogador á Porto mas não é um criativo,bem melhor que Lucho neste momento, em suma acho que temos uma equipa recheada de promessas mas que ainda só prometem, pode ser que este fracasso ajude a manter um núcleo de jogadores que na próxima época nos façam orgulhar, outra vez, bem hajam..

    ResponderEliminar
  24. Não Concordo com o artigo, o VP era e é um mau treinador, fizemos exibições mas péssimas mesmo, não tenham a memória curta. Encaremos a realidade fomos campeões no ultima época por sorte e demérito dis adversários. Não queiram fazer di VP um grande treinador agora. O PF não é o culpado de tudo. Não ha sistema de jogo? O sistema de jogo do Porto é sempre o mesmo ano apos ano, 4-3-3 só o Co Adriense teve audácia para o alterar e jogar com 3 centrais, 3-4-3. Pergunto eu se o PF tem culpa quem falhem golos de baliza aberta? O PF tem culpa que falhem penalties? Atribuo muito mais culpa aos jogadores do que ao treinador. O plantel do Porto este ano é fraco. Lica? Gihlas? Não tem qualidade para o Porto. Não sou apoiante do PF, não gosto do PF mas agora andarem a crucificar o homem como unico culpado isso não concordo. O que este artigo crítica que fizeram ao VP nao é exactamente o que esta a fazer ao PF?

    ResponderEliminar
  25. Chamo-me Fernando Morgado, sou o sócio nº 4297, desde 1969.
    Não vou fazer mais comentários dos que já foram feitos. Digo só que estou inteiramente de acordo com o texto acima. PROPONHO:
    Convocar uma ASSEMBLEIA GERAL para, desta forma, nos serem dadas respostas, e podermos participar em soluções.

    ResponderEliminar
  26. Vou-me abster de fazer comentários sobre a nossa situação actual.

    Diria apenas que os sócios e simpatizantes têm o clube que merecem.
    É preciso ter uma grande lata em vir chamar velho e doente ao Grande Presidente.
    É preciso ter uma grande lata para se falar numa Assembleia Geral quando elas decorrem sempre com não mais de duas dezenas de sócios, que são sempre os mesmos.
    É preciso ter uma grande lata para encharcar as caixas de comentários a bater em tudo o que mexe, e por exemplo, ontem de manhã não se terem deslocado ao olival para confrontarem os responsáveis (jogadores, treinadores e dirigentes).

    Só estão sempre á espera que o clube faça algo por vocês.......e fazerem algo pelo clube? E saírem do conforto do sofá e do teclado e mostrarem e defenderem as vossas opiniões??

    É pá, façam mais e escrevam menos!
    Não há paciência para tanto treinador e dirigente de bancada que nada fazem pelo clube!

    PS - Concordo em muito do escrito no artigo, mas isso não me confere o direito de entrar na caixa de comentários e desatar a escrever tudo o que me apetece

    ResponderEliminar
  27. Antes de mais, obrigado pelo vosso contributo positivo para a discussão através de pertinentes comentários (apesar de alguns que discordo parcialmente)

    Vários pontos de vista interessantes nesta caixa de comentários, ainda assim gostaria de emitir/consolidar opinião sobre determinados assuntos levantados nestes comentários:

    1) Despedimento de PF? Neste momento vale de pouco despedir PF. Em dezembro, quando havia mais tempo de planeamento, de integrar um novo treinador, deste ter mais tempo para implementar as suas ideias e quando estávamos longe da LE e das grandes decisões do campeonato, bem como das taças, seria a altura menos má para mudar de treinador, sendo que uma mudança a meio da época é sempre sinonimo de m**** e quase sempre conduz a ZERO títulos. Mudar de treinador agora serviria apenas para queimar quem viesse, seja ele quem fosse. PF tem de levar o barco até ao fim, deixar as teimosias que insiste em colocar em campo e apertar consigo. PF ganha vários milhares de € para treinar o FCP, muito mais dinheiro que a média salarial que o comum dos cidadãos aufere. Tem que fazer pela vida, inventar motivação para os jogadores, fazer o pino ou o que lhe apetecer. Tem é de colocar o FC Porto a jogar a um nível digamos minimamente normal. Já nem peço óperas, nem grande futebol, peço apenas uma equipa que consiga fazer um passe de jeito, um cruzamento normal ou um remate bom de vez em quando.

    2) Em nenhum momento do meu post eu defendi o regresso de VP. Apenas defendo que o mesmo nunca deveria ter saído e que o FCP deveria ter feito tudo para o manter, sabendo que o Pellegrini (esse sim, um grande treinador!) já estava apalavrado para o City. Foi um processo muito mal gerido, provavelmente a génese de toda a m*** que está acontecer, aí com grandes culpas da SAD. Pensou-se que um qualquer técnico jovem daria conta do recado, subavaliou-se o bom trabalho de VP e ficou tudo no relax. Deu no que deu…

    3) Antes de PF ter assinado ou sequer se saber quem seria o novo treinador do FC Porto, eu escrevi um post no dia 27 de maio de 2013 em que dizia o seguinte: “Não concordo que a escolha corresponda a um perfil idêntico às últimas 2 escolhas, ou seja, não concordo que o próximo treinador seja português e jovem. No futebol, a teoria de que se uma coisa corre bem em determinada altura, então é porque se repetirmos essa coisa até à exaustão, irá sempre correr bem independentemente do contexto em que ela ocorra. Vou ser o mais direto possível: nem Domingos, nem Paulo Fonseca (nem nenhum outro português, tirando dois!) são melhores treinadores que VP. Se o objetivo é ir para um patamar superior em termos de treinador, então a escolha de qualquer um destes dois treinadores não é, nem pouco mais ou menos, uma melhoria em relação a VP, o que obviamente não quer dizer que Paulo Fonseca ou Domingos sejam maus treinadores. Simplesmente, não são é melhores que VP!”

    4) Reforço a minha ideia de 27 maio de 2013. Neste momento ou no final da época, não me venham com Marcos Silvas, com Domingos ou traidores que saíram em busca de dinheiro e agora buscam um porto de abrigo (tipo alguém que trai alguém, anda anos no bem bom e depois volta para quem traiu porque já ninguém lhe quer), o FC Porto precisa de um técnico estrangeiro de alguma experiencia e currículo. Se o slb paga 4 milhões de € a um técnico que ganha taças da liga e um campeonato de vez em quando, que tem passivos de centenas de milhões de € e os bancos continuam a meter lá dinheiro, não pode o FCP ter direito a ter um treinador a quem pague 2 ou 3M€/ano para tentar um salto qualitativo em termos de treinador?!?!?

    ResponderEliminar
  28. 5) Alguns exageros verbais são desnecessários. Ninguém mais que eu está fo**** com isto tudo, mas insultar profissionais do clube ou mesmo gozar (como Serrão outro dia por exemplo) não contribui em nada para discussão construtiva.

    6) O FC Porto não pode ser gerido de fora para dentro. Mas o clube não pode ignorar a voz dos sócios..

    ResponderEliminar
  29. Norte perdoa-lhes, eles não sabem o que escrevem.

    O festival Neteiro é apenas nas derrotas, há alguém que ainda vos leve a sério?

    Haja bom senso e memória quando se fala no Nosso Presidente.

    Rais foda as nets.

    ResponderEliminar
  30. Como disse o nosso Presidente:

    Se o contrato do Paulo [Fonseca] acabassem hoje, ontem já tinha renovado com ele.

    Então Força Grande Presidente!

    Renova Já, que os mouros e lagartos agradecem...

    ResponderEliminar
  31. Modéstia á parte disse mais ou menos isso num outro blog...

    ResponderEliminar
  32. Não venham com merdas com o VP, ele é fraco como o PF. o Porto no ano passado também jogava mal.
    a meu ver as coisas não caem do céu, PF no ultimo jogo teve: Defour, Josué e Carlos Eduardo. Querem comparar com o meio-campo do ano passado? Fernando, Lucho e Moutinho.
    Esta época tem sido recorrentes os erros do fcporto(estrutura).
    1) caso fucile, o fcporto tem laterais para substituir danilo e alex sandro?
    2) Lucho saiu, o FCPorto foi ao mercado? Quer dizer sai a figura da equipa e fica lá um individuo que apesar de ter raça não tem qualidade para o porto(Josué), tem piada.
    3) Jackson, todos os dias diz que era "bonito" sair.
    4) Fernando, Otamendi e Mangala? Jogadores que até agora não sairam por incapacidade do porto, pelo menos o otamendi.
    5) Quaresma? o jogador de 30 anos ainda tem sido o melhor.
    6) Defour que diz que quer sair todas as semanas, e depois é titular nos barreiros?
    7) Contrataçoes do porto:
    Herrera, Quintero, Carlos Eduardo, Josué, licá, Reyes, Bolat, Ricardo, Tiago Rodrigues, Ghilas : algum faz a diferença????
    Acho que apesar do treinador ser fraco, a culpa é de todos.
    Treinador, estrutura e jogadores.
    ACORDEM!

    ResponderEliminar
  33. JSousa Olhão FCP: Concordo na plenitude do post aqui apresentado.Simples e rigoroso, a tocar nos pontos chaves deste FCP. O Porto só nao despede o PF por Orgulho meus senhores, porque se fala em todo o lado que o Porto tem aquela estrutura fantástica que todo o clube gostava de ter, aquela estrutura que não despede o treinador apesar dos resultados, e que ainda dá confiança, mas não pode ser assim Sr. Pinto da Costa, tudo na vida tem os seus limites, e penso que o mais sensato seria o treinador do Porto demitir-se... Mas é impoossivel pedir a uma pessoa que tá num lugar de sonho para se demitir,logo, e com toda a clareza evidenciada pela actuação da equipa... Sr. Pinto da Costa, faça nos um favor: despeça aquele homem!!!!

    ResponderEliminar
  34. Pinto da Costa já demitiu treinadores em dada altura, estando a marimbar-se para o facto de isto significar uma escolha errada.

    Quando Otávio foi despedido, Pinto da Costa assumiu que errou…

    Quando Quinito foi despedido, Pinto da Costa assumiu que errou…

    Quando Iviv foi despedido na 2ª passagem, Pinto da Costa assumiu que errou…

    Não faz sentido a teoria de que PdC só não despede PF por orgulho ou para assumir que não errou. Porque nos momentos em que considerou que era necessário, despediu treinadores sem qualquer problema.

    Nunca me pareceu que PdC se julgasse um super-Homem que nunca erra. Porque Super-Homens não existem em nenhuma profissão, seja no futebol ou em qualquer outro sector de atividade.

    Obviamente que a culpa não é só de PF, também digo isso no meu post. Há vários responsáveis cada um com a sua cota parte de responsabilidade…

    Já que se fala em plantéis e qualidade individual de jogadores, discordo que o plantel seja tão fraco como muitos pintam… Não é tão forte como muitos também diziam no início da época, mas também não é fraco como dizem agora…

    “PF no último jogo teve: Defour, Josué e Carlos Eduardo. Querem comparar com o meio-campo do ano passado? Fernando, Lucho e Moutinho.”

    O meio-campo do FCP tinha até finais de janeiro Fernando e Lucho e não funcionava… Ora porque PF insistia num duplo pivot que ninguém percebe, ora porque Herrera, Defour e Josué se calhar eram utilizados em zonas que não encaixavam nas suas características, ora porque nunca houve estabilidade nesse sector…
    Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala, Otamendi, Maicon… Quantos campeonatos já ganharam ao serviço do FCP com boas épocas a nível individual? Quantas vezes já foram internacionais pelo seu país em seleções olímpicas e mesmo na seleção A? São maus jogadores?

    E no ataque: Jackson é tão simplesmente o substituto de Falcao na seleção colombiana… Varela fez parte dos titulares dos últimos 3 ou 4 anos em que tudo ganhamos interna e externamente… E Quintero, será um jogador fraco???
    Não, não temos um plantel fraco… E não, PF não é o único responsável… Agora com os ovos disponíveis, PF tinha de necessariamente fazer uma omelete muito melhor… E neste momento o prato que tem conseguido fazer é um conjunto de ovos crus, sem qualquer condimento…

    ResponderEliminar
  35. “Não venham com merdas com o VP, ele é fraco como o PF. o Porto no ano passado também jogava mal.”

    O FC Porto do ano passado não jogava mal… E não é pelo facto disto ser repetido até à exaustão por muita gente que se torna verdade. Ou não se lembra da goleada ao Guimarães? Das vitórias frente ao slb? Do jogo em casa com o PSG? Do jogo em casa com o Málaga?

    Tomara o FC Porto este ano ter 1/10 da qualidade de jogo, organização, segurança defensiva e consistência tática do FC Porto do ano passado… Tomara…

    Acha que uma equipa que tem ZERO derrotas no campeonato, que apenas empata 6 jogos e que na fase de grupos da Champions está apurada à 4ª jornada é uma equipa que não joga nada? Sabe qual a única derrota do PSG na edição do ano passado da champions? Foi no Dragão frente a um FC Porto que não jogava nada, como você diz…

    Querer comparar os momentos menos bons das épocas de VP com estes 6 meses do FCP de PF é apenas e só má-fé…

    ResponderEliminar
  36. Boa Noite

    Acabo de ler a noticia que Michael Laudrup é um treinador livre, aqui está na minha opiniao um nome excelente para o nosso FC Porto.
    Acrescento ainda que na minha opinião debater PF, é uma completa perca de tempo, o homem não dá mais, e não deveremos esperar mais deste FC Porto este ano, é uma realidade dura e crua, mas tenho a certeza que muitos concordarão que é realidade efectiva, e pouco contestavel...Acrescento ainda que se no dia de amanha o nivel exibicional, for o patenteado no jogos com o maritimo, e nada nos faz esperar que algo mude( veja se a opçao mikel em detrimento de kelvin, mais uma barbaridade de PF), como dizia se for o mesmo nivel exibicional, dificilmente, mesmo no Dragão, conseguiremos vencer o Estoril, que ao contrario do nosso FC Porto, é uma equipa muito bem trabalhada...O resto, é letra, até ao fim da época, enquanto levar mos com este incompetente, na minha opinião, as nossas expectativas tem de ser limitadissimas, mas sobretudo reais...
    Forte abraço a todos, e vamos apoiar quem efectivamente deixa tudo em campo, e quem dá provas do seu trabalho, 6ª a noite, é uma bela noite para irmos ao Dragão Caixa, desfrutar mais uma grande noite de CHAMPIONS, de uma equipa fantasticamente trabalhada, pelo Senhor Obradovic!

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar