18 fevereiro, 2014

Não me deixem ficar mal…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há pouco mais de uma semana PF numa das suas conferencias de imprensa queixou-se de que o FC Porto é um alvo fácil de bater e que do FC Porto é sempre mais fácil falar mal do que em relação aos outros.

Em quase 8 meses de trabalho provavelmente esta deve ter sido uma das afirmações mais acertadas do técnico português. O que me espanta é PF apenas ter percebido que o FC Porto é o clube mais odiado pela imprensa e por grande parte do país cerca de 8 meses depois de ter iniciado o trabalho no clube. Penso que esta afirmação também confirma que o técnico esteve a relaxar ao longo destes meses pensando que as coisas se componham mais cedo ou mais tarde, se calhar pensando que a estrutura fazia o trabalho todo. O FC Porto não tem tido um espírito combativo em campo ao longo destes meses, o que também reflete um pouco a postura do seu treinador. Estar no FC Porto significa, mais que qualquer padrão de qualidade, responder em campo a uma cultura profundamente enraizada no país desportivo: o ódio a Pinto da Costa e ao FC Porto! E PF não tem sabido incutir essa raiva na equipa…

Estamos em fevereiro, falta menos de metade do mês para chegarmos a março. Não sou ingénuo, nem romântico, por isso não acredito que se em 8 meses não apresentamos um futebol atrativo o iremos fazer com frequência daqui para a frente. Perguntam-me então vocês se já não acredito em nada do que resta da época? Claro que acredito. Acredito que sem futebol de nota artística, mas com dedicação, sem jogadas de alto recorte técnico, mas com jogadas de esforço e luta até ao ultimo pingo de suor conseguiremos atingir alguns dos objetivos a que nos propusemos.

O caminho agora é só um: esquecermos tudo o que de mau tem acontecido e apoiar a equipa, tentar catapultar os jogadores para níveis de motivação superiores e criar um ambiente propício a que toda e qualquer equipa que vá ao Dragão sinta pavor em lá entrar. Depois no Verão, teremos muito tempo sem futebol para “afiar as facas”, para descobrir culpados, para os condenar e já agora para idolatrar os que vierem de novo para o nosso clube.

Perguntam-me vocês, mas depois de tudo o que aconteceu é possível passar uma esponja sobre tudo o que aconteceu, apoiar inequivocamente PF ou até acreditar que o Abdoulaye é um central para o FC Porto? Meus caros amigos Portistas,a reposta da minha parte é muito simples e pode subdividir-se da seguinte forma:

1) Eu não gosto de PF, nem acho que seja um treinador para o FC Porto de futuro;
2) Eu não gosto de Abdoulaye nem de muitas opções de PF;

3) Ditas estas 2 premissas, há outras coisas que tenho de vos confessar, quem me lê habitualmente já deve ter dado conta disso, para mim são muito mais importantes que um treinador ou um jogador de que não se gosta: a primeira é que adoro o FC Porto, a segunda é de que detesto o slb e a terceira é que abomino a ideia de perder com os vermelhos.

Posto isto, se pudesse dar uma mensagem aos jogadores nesta altura seria a seguinte: honrem o FC Porto dos últimos 30 anos! Honrem o FC Porto que enfiou 5/0 aos encornados em pleno Dragão, uns meses depois da ratoeira do túnel da luz! Honrem o FC Porto que apagou a luz e ligou a rega! Honrem o FC Porto que ganhou ao grande Milan em San Siro por 3/2 escandalizando a Europa do futebol! E poderia estar infinitamente a relembrar exemplos de equipas do FC Porto que tantas alegrias nos deram.

E também gostava de vos transmitir o seguinte: Caros amigos, não me lembro nos muitos anos que levo de FC Porto (ok, há a exceção de 05/06 em que perdemos com os encornados 2 vezes, mas vencemos a dobradinha!) do meu clube me deixar mal nos confrontos com aquela nojenta agremiação. Parece que há sempre uma espécie de energia de reserva que guardamos sempre quando jogamos com aquela gente, por pior que estejamos. Pode ser polémico o que vou dizer a seguir, mas neste momento há uma coisa para mim fundamental na época do FC Porto: mais que ganhar uma taça, ganhar um campeonato ou a Liga Europa, o que eu não quero é ser eliminado por aquela escumalha seja de que taça for, nem ver aquela escumalha fazer a festa na nossa casa! Unam esforços, façam o pino, corram até vomitar, inventem táticas seja do que for, mas façam o favor de retificar a me*** que têm feito e lembrem-se que já tiveram 5 pontos de vantagem sobre os outros. Não me deixem ficar mal, pelo amor de Deus! De um Portista que odeia quem odeia o FC Porto.

PS: Uma reflexão final. Imaginem se fossemos adeptos de um clube que nos últimos 30 anos ganhou 2 campeonatos? Ou se fossemos adeptos de um clube que nos últimos 20 ganhou apenas 3 campeonatos? Os adeptos têm todo o direito de assobiar ou criticar (como eu o faço tantas vezes), mas o FC Porto (e aqui digo FC Porto em sentido lato, o clube, a instituição) não merece que numa altura dessas os adeptos virem as costas à equipa. Conhecem algum clube no MUNDO que tenha ganho tanto, de forma tão brilhante como o FC Porto o fez nos 30 últimos anos? Não conhecem porque não existe! Não abandonem a equipa neste momento, fica o humilde apelo de um açoriano que seguramente não falharia um jogo no Dragão caso vivesse na fantástica cidade do Porto!

5 comentários:

  1. Caro RCBC, como eu te compreendo!
    Não é fácil ser portista (no meu caso a mais de 300 km da fantástica cidade do Porto) e não poder dizer presente em todos os jogos no magnífico Estádio do Dragão ou no pavilhão das modalidades (ditas) amadoras.
    É tempo de nos unirmos (jogadores de todas as modalidades, dirigentes, sócios e adeptos) e fazer tremer o adversário apenas de ver o nome FCPorto!
    DMST

    ResponderEliminar
  2. Umas linhas excelentes.
    Nem o Tône, mesmo 'perdido' no meio do Atlântico, o poria de melhor forma.

    E em dia de decisão, ou mesmo meia decisão, os abutres do costume aparentam terem esgotado as suas armas. Desde fidalgos de pólo amarelo a gajos que nem sequer faz falta provar nada...

    E, imagine-se, uma possível condenação de um tal que faz, ou manda fazer, depósitos em contas alheias não implicará uma eventual condenação do clube que representava por motivos de... tempo.
    E neste caso não serão minutos.

    Siga a verdade desportiva!

    ResponderEliminar
  3. Ontem em plena Sic Noticias mais 1h e tal de Anti-Portismo, semana passada foi na RTP Informação, isto é a nossa gasolina para vencer dentro do campo e calar essa escumalha toda !

    QUEM TE AMA NÃO TE ABANDONA !

    ResponderEliminar
  4. “Paulo Pereira Cristóvão vai ser julgado por sete crimes, no âmbito do chamado "caso Cardinal", confirmou esta segunda-feira o advogado do antigo vice-presidente do Sporting.

    "Vai haver julgamento, pelos factos constantes na acusação", afirmou Rogério Alves aos jornalistas, após a decisão instrutória do processo de Paulo Pereira Cristóvão, antigo vice-presidente do Sporting na direção de Godinho Lopes.

    Paulo Pereira Cristóvão é acusado de um crime de burla qualificada, outro de branqueamento de capitais, dois de peculato, mais um de devassa por meio informático, um de acesso ilegítimo e, por fim, um de denúncia caluniosa agravada.

    Este caso foi desencadeado com o envio de uma carta anónima a denunciar um alegado suborno ao árbitro assistente José Cardinal, nomeado para um jogo entre o Sporting e o Marítimo, em abril de 2012, carta essa que o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, faria chegar à PJ, depois da mesma lhe ter sido entregue pelo presidente dos "leões", Godinho Lopes.

    Na sequência da investigação da PJ, foram constituídos arguidos, além de Paulo Pereira Cristóvão, um ex-funcionário deste, Rui Martins, suspeito de ter feito, no Funchal, o depósito de dois mil euros na conta bancária do árbitro assistente José Cardinal, e a secretária do dirigente leonino, Liliana Caldeira, que terá, alegadamente, comprado a passagem de avião para aquele viajar até à Madeira.

    No entanto, a acusação do MP incide apenas sobre dois arguidos, o que significa que um deles, Rui Martins ou Liliana Caldeira deixaram de o ser, ou mesmo ambos.”

    In dn.pt 15 julho 2013

    ResponderEliminar
  5. Viva.
    Como das vezes que aqui desabafo tenho dito, o Clube é o mais importante. Não a equipa, o treinador, o defesa direito ou o médio centro. Porque esses são passageiros. Nós aqui continuaremos até passarmos a apoiar o grande Porto lá de cima.
    Se a equipa não está bem, mais uma razão para intensificar o apoio. Já na 5ª. E domingo.
    Quanto aos jogos com a mourada temos de trazer de volta o medo de virem a nossa casa. Recordo aqui o jogo em que os carneiros seriam campeões no Dragão se ganhassem. "Se" ganhassem, pois isso não foi permitido. E apesar de nesse jogo já não disputar-mos o campeonato o estádio estava com a equipa. Metade da alegria de ganhar, é ver esses cabeçudos ficarem prontos para o S. Gonçalo.
    Seja taça da cerveja, campeonato, ou taça amizade. Por isso nas receções ao regime há que faze-los tremer como já aconteceu num passado não muito distante. Jogar com 12 no Dragão.
    Abraço,
    Sérgio.

    ResponderEliminar