10 fevereiro, 2014

Lã de vidro fez mal ao Dragão

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Paços de Ferreira, 3-0

Liga 2013/14, 18.ª jornada
09 de Fevereiro de 2014
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 17.307


Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e Inácio Pereira
4º Árbitro: Luciano Maia

FC PORTO: Helton, Danilo, Abdoulaye, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Josué, Quaresma, Jackson Martínez, Varela.
Substituições: Quintero por Josué (68m), Licá por Quaresma (78m), Ricardo por Varela (90m).
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Ghilas, Defour.
Treinador: Paulo Fonseca.

MARÍTIMO: Matias Degra, Jaílson, Flávio Boaventura, Tiago Valente, Hélder Lopes, André Leão, Rodrigo Antônio, Seri, Del Valle, Minhoca, Bebé.
Substituições: Sérgio Oliveira por Rodrigo Antônio (61m), Romeu por André Leão (65m), Fernando Neto por Minhoca (55m).
Não utilizados: António Filipe, Nuno Santos, Ricardo, Manuel José.
Treinador: Henrique Calisto.

Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: Quaresma (43m pen), Jackson Martínez (88m), Ricardo (90+1').
Cartões amarelos: Jaílson (14m), Hélder Lopes (33m), Alex Sandro (63m), Seri (82m), Fernando (82m).

Cobertura a funcionar, bola no Dragão a rolar. Em dia de tempestade com nome de princesa, exibição a não coroar o que é Ser Porto!

“Quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedras ao do vizinho”, já dizia o ditado, e com exibições constantes deste gabarito, mais vale estarmos quietos, pois mais dia, menos dia a queda vai ser ainda maior. Não há volta a dar, temos um futebol pobre demais, fraco demais...

Hoje com o penúltimo classificado, uma das piores equipas da Liga, a jogar em casa, passámos maus bocados, deixámos criar oportunidades de quase uma mão cheia, não controlámos sempre o jogo, enfim... torno-me repetitivo, jogo após jogo, crónica após crónica!

Ouvi uma frase de um comentador que assenta que nem uma luva no jogo de hoje... para quem apregoou que tinha receio que o Paços levasse o “autocarro” para o Dragão, foram os jogadores do Porto que nem do autocarro saíram! Sem tirar nem pôr!

Não é só falta de velocidade que o nosso jogo não tem; não tem imaginação, não tem criatividade, não tem inspiração, é atabalhoado, aos trambolhões. Depois de tudo isso, a gestão que continua a ser feita de não dar estabilidade ao 11 é impensável. Como posso pedir rotinas se todos os jogos altero 2/3 jogadores? Como posso querer motivação se, quando determinados atletas têm cumprido as suas tarefas, são postos na prateleira sem explicação aparente? E abro este parêntesis para falar de uma situação particular – a dupla de centrais escolhida por Paulo Fonseca para iniciar a época foi sem sombra de dúvidas Ota e Mangala. Otamendi rapidamente percebemos que não estava com a cabeça no Porto, completamente desconcentrado, erros atrás de erros até que Maicon passou a ser opção ao lado de Mangala. Mais estabilidade a partir deste momento, reabertura do mercado e com a saída de Otamendi, Abdoulaye foi repescado. Para espanto de todos, com Maicon disponível, aparece Abdoulaye a titular ao lado de Mangala. Mas porquê?

Para a história ficam golos de Quaresma de grande penalidade e já ao cair do pano Jackson e Ricardo dão injusta margem dilatada ao marcador fazendo o 3-0 final. Aguardamos pelo desfecho do derby para saber que dividendos tirar do mesmo.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Ainda que o resultado final não o demonstre, o treinador do FC Porto sublinhou as dificuldades sentidas pelos tricampeões nacionais no triunfo sobre o Paços de Ferreira (3-0), em jogo da 18.ª jornada da Liga. Com esta vitória, os azuis e brancos assumem provisoriamente a segunda posição da tabela.

​“Foi uma vitória difícil, perante uma equipa bem organizada e que complicou a nossa tarefa, sobretudo na primeira parte. Fizemos uma grande circulação de bola, mas não conseguimos criar muitos espaços no último terço. Mesmo a perder, o Paços de Ferreira não arriscou. Quando o fez, tivemos mais espaço para jogar e criámos mais oportunidades de golo. Fizemos três golos, mas até poderíamos ter feito mais”, afirmou Paulo Fonseca.

Sem dúvidas quanto ao lance da grande penalidade que deu origem ao primeiro golo do FC Porto, o técnico dos Dragões considera que já antes Cosme Machado deixou passar em claro uma infracção na área pacense. Destacando a importância do regresso de Fernando, o treinador portista ficou satisfeito com a exibição de Abdoulaye, titular pela primeira vez esta temporada.

“A titularidade do Abdoulaye foi uma opção nossa e acreditamos muito no seu valor. Foi uma opção em função das características do jogo”, explicou Paulo Fonseca, satisfeito com a atitude dos jogadores: “Mostrámos personalidade, determinação e assumimos sempre o jogo, correndo até riscos desnecessários”.



RESUMO DO JOGO

4 comentários:

  1. Jogo paupérrimo da nossa equipa! 5 minutos de futebol no início da 2.ª parte, outros 5 no final…!
    Muito pouco para o Campeão! Valeu a vitória. Pertinentes os assobios no Dragão. Mas eu, quando assisto, nunca assobio… Apenas mais quatro apontamentos: o que digo, desde o início, mantenho – Herrera (brilhante na 2.ª parte) é um bom jogador, tem é de actuar na zona ideal para ele, como hoje; Fernando, como excelente “polvo” que é, mostra incessantemente os tentáculos – joga sempre bem; Jackson deveria fazer um estágio no Olival – matéria: recepção de bola; o Paços tem uma qualidade de passe que faz inveja à nossa equipa – Calisto, ensina o Paulo Fonseca…
    Off record – 1) O jogo Mouros – Calimeros vai começar com pelo menos 50 horas e 15 minutos de atraso! Será que o bruninho chorão vai fazer uma exposição à Liga?!
    2) O antro da mouraria está a desfazer-se…! Será que vamos ficar sem o nosso salão de festas predilecto?!

    ResponderEliminar
  2. O que dizer de mais esta exibiçao do Nosso FC Porto??!!Já não há mais adjectivos... O que mais me preocupa é que hoje batemos mais um recorde negativo , A PIOR ASSISTENCIA DE SEMPRE EM JOGOS PARA A LIGA!! OS PORTISTA ESTÃO FARTOS DE PAULO DE FONSECA E DESTE FUTEBOL MISERÁVEL!!! CARA DIREÇÃO DO MEU FC PORTO, PAREM DE ASFIXIAR O NOSSO FC PORTO AOS POUCOS, AÇOES PRECISAM-SE!!!

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  3. Impressionante as semanas passam e não se vê uma evolução do nosso futebol não se vê nada a não ser ações individuais de alguns jogadores! Mas afinal qual é o nosso tipo de jogo? Posso de bola á lá VP ou transições rápidas á lá Jesualdo? Nenhum é simplesmente dar a bola ao Cigano ou aos laterais para desiquilibrarem ofensivamente! O Herrera a jogar mais á frente e a pressionar mais á frente é um bom jogador o PF tem de deixar de ser teimoso e utilizar apenas o Polvo atraz que chega e sobra ! Oxalá em Barcelos continuemos na senda das vitorias!

    ResponderEliminar
  4. Mário Dias: «Problema foi falta de manutenção»

    "pai" da nova luz identifica problema


    segunda-feira, 10 fevereiro de 2014 | 13:20
    ----------------
    A Lei obriga a derrota nestes casos ?
    art.94º

    ResponderEliminar