07 fevereiro, 2014

Uma imagem, mil interrogações…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Já é velha a expressão que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Neste caso coloca-se outro cenário. Para mim, mais do que palavras, esta imagem gera interrogações.

Muito se tem falado de tácticas, treinador, jogadores, negócios e afins. O habitual quando as coisas correm pior, nada que à primeira vista não pudesse ser considerado como “normal” face à “anormalidade” da temporada para os padrões habituais do FC Porto.

Mas por entre as discussões sobre o jogador A ou o B, as manias do treinador ou a táctica X ou Y, o ambiente neste momento está perigosamente deteriorado, sendo esta imagem sintomática. Para quem não esteve no Dragão nesta quarta-feira, a foto foi tirada no momento imediatamente seguinte à bola ter batido nas nossas redes. E desta vez não se pode falar apenas dos assobiadores do costume e como tal a análise a isto tem de ser bem mais profunda.

Perante todo este ambiente, o que podemos esperar? Depois da eliminação da Champions e dos resultados sofríveis no Campeonato, tivemos os ziguezagues do Presidente em assuntos como o do Lucho, Fernando ou Otamendi. Agora temos também a principal claque do FC Porto a assumir uma postura crítica de uma forma visível e directa a meio de um jogo, algo raro no nosso seio (de memória, coisas deste género lembro-me apenas de 2001/02 e 2004/05, por sinal as piores dos últimos 25 anos).

Será que ainda temos um mínimo de união para fazer das fraquezas forças e atacar os 3 meses e meio que faltam com concentração, atitude, empenho e fome de vitórias, de modo a fechar com títulos uma época atribulada? Será que essa é a principal motivação ou já se fazem as contas ao próximo ano? Será que os 4 títulos em disputa são a principal batalha ou as facas estão a ser afiadas para outros combates?

Tudo questões que ficam no ar, à espera das próximas semanas para se perceber em definitivo para onde caminha o FC Porto 2013/14.

Continuação de boa semana!

5 comentários:

  1. Ha quase uma decada ,que ja nao se e porto, portanto isso nao passa de um cliche da claque,a largo tempo que o porto nao e ,o PORTO que juntou moderno a palavra futebol,e muito adeptos gostam e de cliches e que o porto ganhe,mas que apresente QUALIDADE futebolistica exigem NADA .FUI

    ResponderEliminar
  2. Não efectivamente já não somos Porto mas não é só os jogadores, nem treinadores é a própria estrutura que deixou de ser Porto, hoje em dia só vêem os milhões e não se preocupam com o SER PORTO EM TODOS OS SENTIDOS isto vai piorando, piorando até que um dia rebenta.
    Onde é que se via os jogadores ou empresários a falarem com falam???onde??? no verdadeiro Porto era impossível. Onde é que se via a falta de atitude(ou imcompetência do preparador físico isso já não sei) nos jogadores do Porto que se vê hoje em dia, no verdadeiro Porto isso era impossível.
    Onde é que alguma vez o treinador do Porto depois de exibições miseráveis vinha dizer que fomos Porto?? Onde é que depois de vitórias sofriveis o teinador do Porto vinha dizer que fizemos uma exibição fantástica??Onde é que se via o Porto não fazer um remate à baliza?? Onde é que alguma vez o Porto justificou os maus resultados por causa dos árbitros?? Isto era impossível no verdadeiro Porto, volto a repetir impossível.
    Tantas e tantos disparates que se vê hoje em dia que de facto não sei onde anda o nosso Porto, o verdadeiro Porto o que comia a relva, o que jogador ou empresário do mesmo que falasse era imediatamente encostado, o Porto que se fosse preciso todas as semanas falava das arbitragens e dos roubos de capelas e seus acólitos, o Porto que respondia a quem se metia connosco, o Porto que por mais nos roubassem não tinham hipóteses(lembro só o campeonato ganho na luz Duarte gomes que foi uma roubalheira, o jogo da super taça o joao Ferreira etc) porque de facto os jogadores tinham atitude, tinham vontade, muita raça e determinação para lutar contra tudo e contra todos, o Porto onde não havia guerras mesmo ao nívle de direcção/ dirigentes sei lá, o Porto que remávamos todos para o mesmo lado e em que o timoneiro era o nosso magnífico, estratosférico Presidente, o Porto onde a imprensa tinha de nos respeitar se não eram proibidos de entrarem nas nossas intalações até serem imparciais e justos que é só o mínimo que exigimos.
    ESTE ERA O VERDADEIRO PORTO FOI O QUE NOS ENSINOU A SER PORTO AGORA ONDE ANDA NÃO SEI MAS TODOS GOSTÁVAMOS QUE ELE VOLTASSE RAPIDAMENTE PORQUE QUALQUER DIA OS VERDADEIROS PORTISTAS TAMBÉM SE AFASTAM COMO SE VIU NO ÚLTIMO JOGO E NÃO FOSSEM AS CLAQUES NEM 5 MIL PESSOAS TINHAM NO ESTÁDIO ACORDEM ANTES QUE SEJA TARDE, NÃO TENTEM TAPAR O SOL COM A PENEIRA PORQUE ISSO É IGUAL AOS DE LÁ DE BAIXO E NÃO TRÁS NADA BOM!

    ResponderEliminar
  3. estranho que isto esteja a passar ao lado
    http://www.oantilampiao.blogspot.pt/2014/02/mais-uma-capelada.html

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de pedir a opinião dos cronistas deste blog se o FCP faz bem em manter este silencio perante tantos ataques do 7º classificado da época passada, da liga, da associação de futebol de lisboa etc...?

    ResponderEliminar
  5. Miguel24,

    Quando você está a andar na rua e por acaso olha para o chão e vê um grande monte de bosta, o que faz?

    Pois, desvia-se com cuidado para não pisar o dito monte e segue o seu caminho…

    Dada a irrelevância de instituições tão insignificantes desportivamente como as que falou (o Boavista só tem menos 1 título de campeão nacional nos últimos 30 anos que a agremiação que falou), o FC Porto apenas tem de ter cuidado e seguir o seu caminho…

    A SAD tem coisas bem mais preocupantes com que se preocupar do que com 2 anormais (anti-Portistas primários) como os presidentes dessas duas instituições (insignificantes desportivamente) de que falou…

    Os cães ladram… A caravana passa…

    ResponderEliminar