05 fevereiro, 2014

Fevereiro, onde as bestas se podem tornar bestiais.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Antes de mais, esclareço. Tenho uma vontade enorme de apontar o dedo a X ou Y, berrar, insultar, perguntar porque é que Z ou W não correu, enfim... "pedir tempo de antena" para dizer o que todos sabemos.

No entanto...

Meus caros, dizer o óbvio é servir de caixa de ressonância de conversas de cafés e dar motivo de "gozo" aos gajos do sul. E isso não é comigo.

Temos duas hipóteses. Ganhar ou Ganhar.

"Não há derrotas quando é firme o passo
ninguém fala em perder, ninguém recua
e a mocidade invicta em cada abraço,
a si mais nos estreita: a Pátria é sua!"
(texto do poema Aleluia - Pedro Homem de Mello)

Não baixamos a cabeça. Não desistimos. Não mandamos a toalha ao chão. Isso é fácil e isso não ajuda ninguém. Não resolve nada. Cabe a nós. Porque nós sofremos, nós queremos ganhar, nós só sabemos ganhar. Dar o murro na mesa e dizer: BASTA ! Isto é o PORTO e D' Aqui nasceu o nome Portugal.

Estamos na jornada 17ª, com 39 pontos ainda em disputa, estamos a 4 do primeiro e a 2 do segundo. Faltam 39 pontos até ao final do campeonato. O primeiro classificado hoje tem 40 pontos, apenas mais um do que os pontos em lide.

Estamos na Liga Europa, com francas possibilidades de passar esta eliminatória.

Hoje jogamos o acesso às meias finais da Taça de Portugal.

Iremos jogar as meias-finais da taça da Liga, mais tarde ou mais cedo.

Estamos em 4 frentes. Esta é a nossa crise! A nossa crise é estar a lutar por 4 competições. A nossa crise é estar com possibilidade de ganhar tudo e ainda assim não estar contente. Com as exibições, com os resultados. Queremos mais, exigimos mais, estamos habituados a mais e é isto que nos distingue e nos faz ser superiores.

Há quem perca tudo numa época no ultimo bocejo e batam palmas aos vencidos e lhes renove contratos.

Há quem esteja já eliminado de duas provas e depois de levar 3 na casa de um rival (pelo menos assim nos vêem), saia feliz e com "Vivas". Há quem sonhe. E há quem ganhe.

Nós somos dos que ganhamos. Ontem. Hoje e amanhã! E por isso dizemos... Paulo Fonseca, está na altura de mostrar as tuas "cartas". Não faças "fold", faz "all in". A desconfiança é muita, mas QUERO acreditar que andas a fazer Bluff e que no final, ao invés de um par de duques, mostres um par de ases. Tens neste mês tudo para provar quem em ti confiou não se enganou. Tens um mês para pôr o meu clube, o nosso clube onde sempre nos habituou. Tens um mês para definitivamente catapultar a equipa para os índices de confiança e de resultados que sempre nos habituou.

Estou contigo. Não cegamente. Não contente. Estou contigo. Cada 90 minutos que te sentares naquele banco, naquela cadeira de sonho, lembra-te que o símbolo que tens no fato representa bem mais do que o teu salário ao final do mês.

Representa um clube respeitado.
Representa adeptos devotos.
Representa o orgulho de uma cidade.
Representa "o norte esquecido".
Representa uma maneira de estar na vida.
Representa para muitos, a vida.

Não consigo virar-te as costas. Virar as costas agora, neste mês decisivo era virar as costas a mim. Não o faço. Estou lá, estou contigo. Espero que definitivamente estejas comigo e com o Porto.

Eis as "guerras que temos".

05-2-2014 - FCPorto - Estoril
09-2-2014 - FCPorto - Paços de Ferreira
16-2-2014 - Gil Vicente - FCPorto
20-02-2014 - FCPorto - Eintracht Frankfurt
23-02-2014 - FCporto - Estoril
29-02-2014 - Eintracht Frankfurt - FCPorto

Não te escondas na trincheira. Não batas palmas em vão. Berra! Insulta tu também! Sai dessa barba arranjada e desse cabelo lambidinho. Quero ver-te a dar murros no banco quando as coisas não correm bem, quero-te ver na linha a berrar com o Danilo, quero-te ver a dar cabeçadas numa bola por ti imaginada, quero-te ver de joelhos na relva a festejar os nossos golos! E quero-te fazer isto tudo não porque tem que ser, não por ser PRAXE (hoje em dia tão em voga), não porque queres segurar o teu salário, quero-te ver a fazer isto porque sentes o clube. Sentes a cidade. Sentes os adeptos.

Nós somos os piores adeptos, sócios, "berdadeiros"... o que quiserem chamar! Nós somos aqueles que não sabem perder, e meu amigo, o nosso conceito de perder, engloba o empate.

Mas por outro lado, garanto-te. Em nenhum outro clube terás o que tens à tua mão para vencer.

Por isso, GANHA! Hoje, desculpas para o insucesso? Não as quero ouvir! O Paulinho Santos nunca foi um Xavi ou Iniesta naquele meio campo, o Jorge Costa nunca foi um Alessandro Nesta e o João Pinto nunca foi candidato ao onze ideal da FIFA!!! Neste momento, eu quero lá saber se o plantel é fraco, se o Jacskon faz golos de "outro mundo". Quero que venças, com golos à "Pena" com golos à "Domingos". Com magia de (tri)velas ou poemas de naus catrinetas... se o triângulo é invertido ou a fazer o pino, o que eu quero é GANHAR.

Em Maio, diz-me que estava enganado quando ontem duvidei. Em Maio, dá-me uma bofetada de luva branca. Mas essencialmente, em Maio... dá-me o campeonato!

Se em Maio o caneco não estiver nas Antas. No nosso museu. Emigra. Até lá, ou até haver um "basta". Estou contigo. Não estou feliz. Não estou contente. Não estou convencido. Mas estou contigo. Como qualquer jogador tem que estar. Como já disse, sou o número 12. Treina-me, motiva-me, faz-me acreditar que vale a pena correr contigo na defesa do clube. Tens este desafio... até 1 de Março. E podes estar descansado... não tenho clausula de rescisão.

PS - Era tão mais fácil bater "na confiança cega" como no ceguinho... Certo que vontade não falta. Mas porra, pelo FCP FAÇO DAS TRIPAS CORAÇÃO, e vou À LUTA com quem tenho.

9 comentários:

  1. Boa Noite

    Muitas vezes concordo com o teor dos post aqui colocados ( como o ultimo post do amigo RCBC), mas neste post em particular, respeitosamente estou praticamente em desacordo total, e a frente indicarei a parte em que estou de acordo.
    Compreendo o teor motivocional, e apaixonante do post, mas o mesmo mais que tudo parece me um auto de fé...E digo isto, não contra o seu autor, mas porque me parece mais um tentativa em vão de pintar de azul uma realidade momentanea que efectivamente é negra...Digo que para mim já entra na fase de auto fé, pk ja era a hora de dar a resposta com o zenit, e nao demos...era a hora de dar a resposta com austria, e nao demos...era a hora de dar a resposta na Luz, e não demos...era a hora de dar a resposta na Madeira, e não demos...Dai que na minha opinião, isto não passe de meros desejos, sem qualquer ponta de alicerces ou base de principio, face ao "futebol" mostrado pela nossa equipa, e ponho com aspas, pk chamar futebol aquilo, é um eufemismo...Faz me lembrar um pouco a confiança cega, e se a tinha por exemplo na epoca passada, pk vi-a que equipa nunca atirou a toalha ao chao, este ano estes senhores não só já demonstraram que a atiraram ao chão, como já a puseram no balde do lixo...Sei que muitos discordaram, da minha opinião, é um cenário negro, mas parece me efectivamente o real ( tomará que esteja enganado).
    Agora vem a parte que concordo, a perder que seja por fazer all in, e não por fold,all in é sempre um risco, mas a perder que seja por ter arriscado, e não por nunca ter tentado... mas aqui todos nós sabemos que PF não os tem no sitio, e ninguém estará a espera que ele deixe de ser o que é... vou parafrasear o outro, um cretino será sempre um cretino, e um incompetente será sempre um incompetente...para bom entendedor...
    Para terminar, a parte do post, que me arrepiou :
    "Representa um clube respeitado.
    Representa adeptos devotos.
    Representa o orgulho de uma cidade.
    Representa "o norte esquecido".
    Representa uma maneira de estar na vida.
    Representa para muitos, a vida."
    Como era bonito se eles percebem-se isso, e quanto é importante para todos NÓS ESTE NOSSO AMOR, ESTA NOSSA ETERNA PAIXÃO!

    Abraço, e desculpe qualquer coisa, amigo CATIVODASANTAS

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  2. Divagar ,ajuda e sonhar tambem,so que a realidade real ira expor,se real o ilusao BOAs

    ResponderEliminar
  3. Acho que devia enviar o seu post para o facebook do Paulo Fonseca.

    Já agora João Pinto chegou a ser considerado o melhor defesa direito a atuar na europa.

    Saudações Portistas
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  4. Bom texto para animar os adeptos descrentes...

    Apenas um reparo... o João Pinto já foi nomeado, tanto até que jogou na equipa da FIFA contra uma seleção qualquer.

    ResponderEliminar
  5. Independentemente do péssimo nível exibicional que temos demonstrado, mais importante que tudo é a equipa, seja de que maneira for, encontrar um rumo minimamente normal e tentar manter-se no maior número de objetivos possível, durante mais tempo possível.

    Obviamente que apesar de tudo, acredito que é possível os jogadores e treinador terem percebido que o que aconteceu na Madeira foi “o bater completamente no fundo”. E a vantagem de se bater no fundo, é conseguirmos compreender que a partir daí só é possível melhorar, só é possível ir para cima.

    E é nisto que baseio as minhas esperanças… Que o jogo da Madeira tenha feito tocar o alarme forte e feio entre todos, não só treinador…

    Obviamente que o mês de fevereiro tem muitos e importantes objetivos que têm de ser atingidos, sob pena do resto da época ser penoso. E têm de ser cumpridos com este treinador, independentemente das nossas opiniões pessoais sobre ele. Porque agora o que faltava mesmo é não remarmos todos para o mesmo lado. Mesmo com as coisas horríveis que temos visto, pelo menos que rememos todos para o mesmo lado e a que a equipa se sinta minimamente apoiada.

    ResponderEliminar
  6. É mesmo isso e mais nada! Nao estamos convencidos e muito menos felizes... mas estamos com ele! Tudo o que queremos é engolir um grande sapo em Maio!!

    Parabéns por mais um grande texto.

    Um abraço,

    Palha

    ResponderEliminar
  7. O grande João Pinto, juntamente com Gerets eram considerados e sem dúvidas os 2 melhores defesas direitos do Mundo. Qualquer comparação de alguma equipa do FCP com o futebol de Paulo Fonseca é mesmo apenas a relva.

    ResponderEliminar
  8. Mea culpa! É verdade que João Pinto foi reconhecido ao mais alto nível, no entanto, quando falei nele falei daquela raça que sempre o caracterizou. Quando me lembro de João Pinto não me recordo de nenhum lance especialmente "brilhante", não o recordo "pelas arrancadas", pelas "fintas", pelos "golos de levantar estádios"...Recordo pelo "morder os pés aos avançados", pelo "Quéqfoicarlhhhhhh", "Pela peitada aos arbitros", bem....este video resume tudo http://www.youtube.com/watch?v=j5N2u3P9L7A ! Temos que acreditar, se nós não acreditamos....quem acredita?!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar