24 fevereiro, 2014

Mais do mesmo e... fim de linha?!?!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Estoril, 0-1

Liga 2013/14, 20.ª jornada
23 de Fevereiro de 2014
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 25.807


Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Assistentes: Alexandre Freitas e Luís Cabral.
4º Árbitro: Manuel Mota.

FC PORTO: Helton, Danilo, Abdoulaye, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Josué, Quaresma, Jackson Martínez, Varela.
Substituições: Carlos Eduardo por Josué (62m), Ghilas por Herrera (71m).
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Quintero, Licá, Ricardo.
Treinador: Paulo Fonseca.

ESTORIL: Vagner, Mano, Yohan Tavares, Rúben Fernandes, Tiago Gomes, Filipe Gonçalves, Diogo Amado, Babanco, Carlitos, Balboa, Evandro.
Substituições: Bruno Lopes por Babanco (65m), João Pedro Galvão por Evandro (81m), Evandro por Bruno Miguel (88m).
Não utilizados: Ricardo Ribeiro, Anderson, Gerso, Emídio Rafael.
Treinador: Marco Silva.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Evandro (78m, pen).
Cartões amarelos: Carlitos (51m), Balboa (68m), Evandro (72m), Filipe Gonçalves (74m), Carlos Eduardo (90m), Alex Sandro (90+1m).
Cartões vermelhos: Mangala (77m).

Não estou com espírito para escrever grande coisa sobre o jogo de hoje, pedindo desculpa, a quem nos lê, mas quem acompanha as minhas crónicas já sabe a minha opinião sobre o que este FC Porto faz (ou não faz).

Hoje estive no Dragão, num jogo de obrigação de vitória perante umas das melhores equipas do campeonato, o Estoril. Sabendo do valor do adversário, andámos 45 minutos a assobiar para o lado com os mesmos erros do costume. Lentidão nos processos, tecnicamente deficientes e tacticamente limitados.

Olhando para o global do jogo, nem foi das piores coisas que já se viu esta época... principalmente pelas melhorias na 2ª parte. Mas se o treinador conseguiu motivar e mudar o “chip” para os últimos 45’, também foi ele que deitou por terra as aspirações de vitória dos Dragões. As alterações, principalmente a entrada de Ghillas e saída de Herrera, desfizeram por completo o meio-campo portista, nunca mais se encontrando a partir deste momento.

Culpas repartidas, jogadores e treinador devem muito mais aos sócios e adeptos do que aquilo que têm dado. Discurso fraco, ridículo por vezes, atletas de costas voltadas com PF e este sem pulso para segurar o plantel. Os records ficam ligados a quem de direito e o registo vai ficar:
    • 1ª Derrota em 5 anos no Dragão;
    • Ao fim de 74 jogos em casa, não marcamos qualquer golo;
    • 4 Jogos em casa nas competições europeias, 0V 2E 2D;
    • Provável margem para a liderança de 7 pontos no final desta jornada;
    • Pior futebol e pior equipa desde Octávio Machado;
O fim da linha parece-me ter chegado para PF, se é a melhor altura para sair (caso suceda), não sei?!?! Quem tem de decidir, que decida em consciência e tranquilamente. O que for decidido, tenho a certeza que será o melhor para o FC Porto.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

O treinador do FC Porto considerou injusta a derrota diante do Estoril (0-1), no Estádio do Dragão, para a 20.ª jornada da Liga. Paulo Fonseca reconhece que a situação ficou mais difícil mas garante que os tricampeões nacionais vão lutar até ao fim.

​“Este jogo, seguindo o seu rumo normal, teria sido ganho pelo FC Porto. Não houve falta de entrega ou atitude por parte dos jogadores, mas o que fica para a história é o resultado. A realidade é que perdemos, o que deixou as coisas mais difíceis, mas não vamos baixar os braços”, afirmou Paulo Fonseca na conferência de imprensa após o jogo.



RESUMO DO JOGO

6 comentários:

  1. Mentiria se não dissesse que já estava à espera disto. Poderia não ser neste jogo, mas iria acontecer.

    Um Porto irreconhecível, mas a que já estamos habituados…! Infelizmente. Nem me apetecia dizer nada, mas digo sob pena de negar uma convicção: não concordo com os que “querem acreditar” e dizem que quem o não faz não é Portista! Sou Portista, sim senhor, e não posso gostar do que vejo, não posso acreditar no que (não) está a ser feito. E digo-lhes mais: é tão mau, tão mau, o momento da equipa, que já nem acredito que Pinto da Costa mantenha Paulo Fonseca até ao fim da época! Ou serão necessárias mais 4 derrotas (!!!) no Campeonato?!!!
    Vamos a factos (contra factos não há argumentos):
    - O FC Porto não perdia em casa, para a Liga, desde Outubro de 2008, desde os 2-3 com o Leixões. 82 jogos depois, Paulo Fonseca quebra a “linha” e bate um recorde!!!
    - 4 derrotas em 2/3 do Campeonato! Outro “recorde” de PF em muitas décadas!
    - Nos últimos 10 jogos da Liga, 4 derrotas! Outro fantástico “recorde”!
    - 5 jogos no Dragão, a contar para competições internacionais, sem uma única vitória! Um “recorde” exclusivíssimo de Paulo Fonseca!
    Com este ou outro treinador o FC Porto estará sempre no meu coração! Mas o meu coração não é de ferro, sofre, sangra, dói… Maaaaas: BIBÓ PORTO!!!
    PS. acabei de ouvir António Oliveira: “o FC Porto está a bater-se com um Estoril para o 4.º lugar…!” Sintomático!

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite

    Mais uma vez fui 1 dos 25000 que tive na bancada a ver mais uma exibiçao a Paços Ferreira...Não quero falar do jogo, quero falar de uma outra materia...Quem teve no estadio percebe que o ambiente é insustentavel, e assisti como se calhar mais pessoas assistiram, a steward durante o jogo a tentar expulsar socios do FC Porto, atrás do banco, por estarem a contestar o treinador, assisti nos Super Dragoes, a tentarem mandar calar quem insultava o treinador, e assisti já na tv, aquela corja toda junta na garagem preocupada se os jogadores saiam para cima ou para baixo , em vez de estar a tomar a medida que defende os interesses do FC Porto, a demissao do incompetente , falhado e perdedor do ainda treinador do nosso FC Porto...e face a isto pergunto eu o que passa pela cabeça daqueles senhores???Cifroes??Brasileiras???açoes da BMG???
    Com esta sucessivas defesas do indefensavel,tenta fazer passar por estupidos os adeptos, e acima de tudo não defendo os interesses do FC Porto, temo que a coisa só lá vá com uma revoluçao de acima abaixo, porque sinceramente penso que nenhum de nós pode deixar de estranhar a defesa tão intrasagente de alguem tao incompetente, tem de haver alguma coisa por tras´, coisa essa que pode ser o que for, não é o do interesse da defesa do FC Porto...
    Termino , pelo tema que terminou o colega anterior, sendo que eu nao ouvi Antonio Oliveira, mas penso da mesma maneira, olhando para o que a nossa equipa joga, ou melhor nao joga, e olhando friamente para o calendário que ainda, atrevo me a dizer, que se não for feita a alteraçao da equipa tecnica JÁ , arriscamo nos muito seriamente, a nao conseguir segurar o 3º lugar, e a respectiva pre eliminatoria da champions...é uma realidade negra, mas parece me bem real...infelizmente...
    Pela minha parte, continuarei a acompanhar o meu grande amor, tive em Barcelos, tive hoje no Dragao,nao estarei em Guimaraes, mas estarei no proximo jogo no Dragão, para o que der e vier, e se isto tiver de ir lá na base da revoluçao, ou algo do genero, serei mais um a lutar pelos superiores interesses do clube, e nao por BMG´s, comissoes para Caldeiras e Anteros,ou defesa de treinadores porque são representados pelo Jorge Mendes...

    OS INTERESSES DO FC PORTO ACIMA DE TUDO!!!

    Quando alguém se atrever a sufocar
    O grito audaz da tua ardente voz
    Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
    A multidão num grito só de todos nós!!

    Abraço

    Eduardo

    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  3. Concordo com as palavras do Pedro Teles : o que for feito tem de ser aceite!
    A vontade dos adeptos pode significar muito, mas quem tem de saber o que corre mal é a administração.
    Reduzir as questões a comissões. Eduardo, é simplificação a mais.
    Com certeza que no tempo do Mourinho e do AVB também houve comissões... e dessas ninguém falou.
    Falar de BMG´s como se fossem uma praga, parece mais arruaça que raciocínio.

    Há que ter calma. E acreditar.

    Não ganhamos sempre nos últimos 30 anos... mas ganhamos muito. E muito mais do que perdemos.
    Quem não vir isso, não está a ser correto.

    ResponderEliminar
  4. Na Quinta de minha familia, nos anos 50 e 60..até 1974, discutia-se muita politica.Eram parentes e parentes de parentes, e havia de tudo um pouco... Fascitas, eram 2 ou 3, direitistas uma boa meia duzia, alguns (pouco) liberais/centristas, e uma boa meia duzia de gente de esquerda... Os da esquerda defendia um corte radical...fascistas e direitistas achavam que eles eram mas é comunas,temos um "Salavador" que sabe bem o que fazer, e os tais liberais/centristas, tinham um discurso identico ao " reine margot"(ver comentário acima)...temos de ter calma, as coisas são complicadas é preciso maturidade emocional... Lá se foram uns milhares de Portugueses e Africanos, nas Guerras, até que uma Revolução de gente não preparada tomou conta do Rectangulo, com as vantagens e desvantagens conhecidas.
    Hoje no nosso Clube, com as devidas proporções e diferenças estamos numa situação identica...
    Usam-se argumentos tais como " o plantel é fraco ", "saiu o Moutinho"... Não pensam um pouco, e não vêm que os "lagartos" com 3 jogadores de futebol e 8 estagiarios, até agora fizeram bem melhor que nós...
    Outro argumento é que o Presidente gosta de arriscar, e ganhar... bem, PF foi realmente um risco que nos levou até hoje, mas atenção, nada de comparar PF com Mourinho, AVB ou Vitor Pereira..estes tinham trabalhado já nas Antas/Dragão !!! PF, tinha vindo cá uma vez no jogo da epoca passada com o Passos !!!Quanto à pontaria do Presidente para escolher...D'el Nery, Octavio, Fernandez, Couceiro, além do retorno de Ivic e a ultima epoca de Jesualdo...eu sei, sou Treinador de Bancada...
    Por fim, num caso que conheço muito bem, menciono agora 2 colaboradores que JNPC contratou num sector que conheço bem: Juca Magalhães e Rui Cerqueira ! O trabalho está à vista, se conhecerem gente ligada à RTP, perguntem e verão o que 80% deles vos dizem...

    ResponderEliminar
  5. Fernando B,

    o último parágrafo do s/ comentário deixou-me intrigado... É que eu ando um bocado decepcionado com o Porto Canal,sabe...

    ResponderEliminar
  6. Caro Reine Margot

    Percebo o seu ponto de vista, e respeito-o mas discordo...acho que este ano já chega de paninhos quentes, está na hora de tomar medidas...Temos ganho mesmo muito, e grande parte desse mérito deveu se a enorme competencia, destreza e ambiçao no Presidente, a quem nós estaremos eternamente gratos, por nos ter proporcionado alegrias que muitos poucos poderam tar o prazer de usufruir. Dito isto, da mais elementar justiça, temos que dizer que é dos livros, seja do futebol, da politica, do que for, que as lideranças fortes, marcantes e longas, tendem depois essas lideranças a acharem se acima das instituiçoes, e é isso que temo que esteja a acontecer no nosso clube, senão vejamos penso que muitos poucos de nós tem duvidas que a saida de PF seria o melhor para o FC Porto, e um balao de oxigenio para aquela equipa e até para nós adeptos, fosse substituido por luis castro, paulinho santos, rui barros, o b , o c ou o d, isso não está em questão, e onde eu quero chegar é que essa substituiçao, neste momento não ocorre, por orgulho, prepotencia e arrogancia, da sad e presidente que não querem dar o braço a torcer para o exterior, preocupando se primeiro com os seus e apenas depois com os interesses do nosso clube...Caro amigo Reine Margot, todos nós sabemos que cada dia que passe com este treinador é mais que a ferida abre, e ter visto ontem , simples adeptos a serem quase expulsos do estadio, e discussoes entre adeptos nas bancadas, dá para ver ao ponto que isto chegou, e entristece nos a todos...Repito, neste momento estão a ser postos orgulhos pessoais, e vaidades pessoais a frente dos interesses dos nossos clubes, na minha opiniao por muito que nos custe encarar é esta a triste realidade...só nessa perspectiva se pode ver a não aceitaçao da admissao de PF e o deixar o barco ir ainda mais ao fundo...
    Relativamente ao ter de acreditar...já não vou em confianças cegas...

    Abraço

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar