19 fevereiro, 2014

“VERDADE DESPORTIVA” – Porque importa desmistificar conceitos

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Independentemente da decisão no processo referente à Taça da Liga, há algo que tem que ficar esclarecido. O Futebol Clube do Porto fez mais pontos que os seus adversários e marcou mais golos que o seu adversário directo. O Futebol Clube do Porto conquistou dentro do campo a legitimidade de disputar a Final de uma competição menor [1].

Vamos ser claros. Vamos ser sérios. Vamos aos incidentes do jogo.

Minuto 84 no Dragão. Futebol Clube do Porto perde com o Marítimo em casa e o Sporting Clube de Portugal vence ao Penafiel. O resultado “CHEGA”.

Minuto 85 no Dragão. Golo do FC Porto! Carlos Eduardo, na sequência de um canto, aparece ao segundo poste a cabecear para o fundo das redes. Sporting Clube de Portugal ainda joga. O resultado “CHEGA”.

Minuto 90 no Dragão. Jogo do Sporting termina em Penafiel. Estando o jogo no minuto 90 no Estádio do Dragão. Os responsáveis leoninos pensam que o resultado “CHEGA”.

Minuto 90+2 no Dragão. Ghilas ganha a posição à defesa madeirense e quando se preparava para rematar é derrubado por Igor. O árbitro assinala grande penalidade. Os responsáveis leoninos insurgem-se pelo início tardio do jogo.

E de repente passa a ecoar nos corredores do Futebol que o verdadeiro e único problema deste cenário é mais uma vez a “esperteza saloia” de alguns que teimam em desvirtuar a verdade desportiva.

Concordando em absoluto com a questão de que o Sporting não teria que atrasar o jogo! Concedo (diferente de concordar) ainda que não caberia aos delegados essa responsabilidade!

Mas vamos ser sérios. É essa a verdadeira celeuma? É essa a conclusão que querem retirar desta questão? É sobre esse único ponto que reside todo o problema?

Esquecem-se que Leonardo Jardim preferiu queimar os últimos minutos da partida a substituir Carrillo por Esgaio?

Esquecem-se que aos 85 minutos o FCPorto está eliminado e a perder em casa? Com toda a pressão que isso acrescenta à equipa e treinador?

Quem é o paladino da verdade desportiva que acredita na tese que a perder aos 85 minutos e a precisar de pelo menos dois (naquela altura não saberia quanto ficaria o resultado do Sporting) o único pensamento que passa pela cabeça dos jogadores do FCPorto é a vitória porque “temos mais 3 minutos de jogo”?!

Ninguém questiona a razão de o Sporting “com toda a motivação de estar já qualificado” não ter "sufocado" o Penafiel da II Liga procurando mais um golo elimina toda e qualquer hipótese do FCPorto?

Afinal, tem os jogadores do FCPorto mais motivação perder aos 85 minutos do que os jogadores do Sporting apurados!?

Ou alguém relaxou? Ou alguém recuou as linhas? Ou alguém achou que o resultado estava conquistado?

Recordo que aos 83 min (depois do golo que dava o apuramento ao Sporting) Vitor Bruno leva um amarelo porque reclama grande penalidade de Adrien!

Mais, estão esquecidos que do remate do Aldair aos 87 ao lado da baliza de Patrício?!

Volto a relembrar, Leonardo Jardim mete Esgaio (troca por troca) para aumentar o caudal ofensivo ou para cortar o jogo do Penafiel e concomitantemente o tempo de jogo?

Vamos à realidade, à dura e crua realidade. Que não querem ver, ou fazem por não ver.

O Futebol Clube do Porto nunca baixou a toalha. Nunca desistiu. Nunca entregou o jogo. O Futebol Clube do Porto tem um ADN de vitória, o Futebol Clube do Porto luta até ao fim. O Futebol Clube do Porto não concede o empate, nem admite sequer a derrota, o Futebol Clube do Porto joga para ganhar.

A verdade desportiva pertence aqueles que querem mais. Que sonham mais. Que são mais competentes. Não atiremos areia para os olhos, não justifiquemos derrotas e falta de intensidade e maturidade com questões administrativas. O Futebol Clube do Porto, dentro das quatro linhas, e é aí que conta, FOI MELHOR.

Anjinhos são aqueles que acham que o Futebol Clube do Porto atira a toalha para o chão.

Anjinhos são aqueles que diariamente ignoram ou fazem por ignorar a competência do Futebol Clube do Porto.

Anjinhos são aqueles que continuam a justificar os nossos êxitos à custa de “poderes ocultos” do Futebol Português.

Anjinhos são aqueles que acham que por berrarem mais alto tem razão.

Anjinhos são aqueles que acham que o Futebol Clube do Porto não vai lutar por este campeonato.

Anjinhos são todos aqueles que menosprezam diariamente o nosso clube, desde o Presidente aos Adeptos.

Para esses, um recado;

Lamentamos. Mas não somos Anjinhos. Nós somos o FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

Até quinta. No local habitual.



[1] Competição Menor, i.e, podemos chamar competição de relevo uma prova que condiciona o clube na escolha dos seus jogadores? Podemos considerar competição de relevo aquela que foi criada com o intuito de trazer mais patrocínios para a Liga quando da redução de 18 para 16 clubes? Podemos considerar uma competição de relevo aquela que a sua vitória não dá acesso a nada a não ser uma taça horrível? Podemos? Obrigado.

7 comentários:

  1. Isto é mais uma palhaçada igual a tantas outras a que nós adeptos do Porto estamos habituados. Os fracassados lá da mourolândia arranjam sempre fait-divers para disfarçar a incomptência e este foi apenas mais um, eles são felizes assim o que é que se há-de fazer?? o que é grave é a cobertura dos media a esta palhaçada, isso sim é grave, mas percebe-se porque todos os media são contra o melhor clube Português eles não respeitam que nós possamos ser melhores, estão habituados ao tempo da outra senhora.

    ResponderEliminar


  2. uma só palavra para descrever esta prosa:
    brilhante!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. José Manuel Ribeiro

    As verdades de que a Liga gosta


    Há quatro anos não houve "stewards" provocadores e agora não houve delegados a borrifar-se para os horários


    Em 2010, a Comissão Disciplinar de Ricardo Costa achou irrelevante, e até negou, que, no campeonato profissional que ela tinha o dever de policiar, existissem "stewards" provocadores. Juntamente com a sentença do caso do túnel, que condenou futebolistas e ex-futebolistas do FC Porto por agressão, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa deu agora como demonstrada "a atitude provocatória" que antes era fantasia.

    Hulk, Sapunaru e os demais foram os infratores naquele episódio, muito para lá do desculpável, mas também foram vítimas, e vítimas especiais, porque os jogadores têm de ser prioritários. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional representa todos os clubes e todos os jogadores. Os simpáticos, os antipáticos, os cosmopolitas, os provincianos, os que querem centralizar os direitos TV e os que não querem, os amarelos, os lilases e os cor de burro quando foge. Não obstante, a CD de Ricardo Costa nem olhou segunda vez para o assunto, o que justifica a pergunta: por que razão, ou com que objetivo, viu apenas uma parte das circunstâncias?

    Quatro anos mais tarde, a filha estrábica dessa CD - a Comissão de Inquéritos - olhou para o relatório dos delegados ao jogo FC Porto-Marítimo e só viu a adenda que a Liga os mandou acrescentar. Pôr os delegados a fazer uma adenda ao relatório original, na qual fingem ter dado à pontualidade uma importância que na verdade não deram, é fabricação, e dar mais importância a essa adenda do que ao que foi relatado antes de haver influência externa é desrespeito pelos direitos de um clube e pelo dever de neutralidade. Mais uma vez, com que objetivo? O de acabar com a impunidade ou o de aparvalhar a Justiça? in OJOGO

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi ninguém questionar-se a razão pela qual os jogadores do Maritimo passaram a 2ª parte em perdas de tempo intoleráveis e incompreensíveis para quem não tinha nada a ganhar com o resultado que se verificava. Estou a ser muito "diabólico" se pensar que ali havia mais qualquer coisa...?

    Sckit

    ResponderEliminar
  5. Relativamente a este assunto, cito apenas algumas partes de uma crónica escrita no dia 6 de fevereiro num jornal diário desportivo:

    “Pode induzir-se, assim, que a melhor maneira da Liga desresponsabilizar os seus delegados foi a de encontrar culpados e intenções dolosas na equipa que determinou o atraso. Porém, é legítimo pensar-se que menos de três minutos num jogo de futebol, nunca poderiam garantir, à partida, uma clara e óbvia intenção de prejudicar ou beneficiar quem quer que seja”

    “Anular um resultado, conseguido legitimamente em campo, por um julgamento subjetivo de suposta intenção parece-me bizarro e disparatado. A acontecer, só poderá ter um único fim em vista. Acabar de vez com a credibilidade da competição e matar definitivamente a Taça da Liga”

    O autor desta cronica chama-se vítor serpa, o jornal em questão é a bola… Se o diretor do jornal assumidamente mais anti-Portista e ao mesmo tempo benfiquista, escreve isto penso que está tudo dito…

    PS: Só para esclarecimento eu obviamente não compro esse jornal de onde retirei essa crónica… Por acaso foi-me enviado via mail e aí admito por curiosidade li o jornal onde apanhei essa pérola escrita por um dos anti-Portistas mais primários que existe…

    ResponderEliminar
  6. Excelente artigo, com o qual concordo em absoluto e ainda bem que o FC Porto conquista legitimamente os seus títulos dentro das quatro linhas, não usa tuneis nem secretarias para se safar de qualquer derrota.

    Abraço
    Castle

    ResponderEliminar