27 fevereiro, 2014

Carta aberta ao Enorme Presidente

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Caríssimo Presidente,

É a si, sempre a si, e apenas a si que me dirijo, pois é consigo que me identifico, é em si que me revejo, é apenas em si que confio cegamente.
O senhor pode ter 40, 50, ou 90 anos de idade; 10, 20 ou 40 anos de presidência; 1, 2 ou 10 operações ao coração, que para mim vai continuar a ter sempre a mesma confiança, o mesmo apreço, o mesmo respeito e o mesmo apoio. A não ser que numa dessas operações lhe mudem o coração, não mudarei por um só momento tudo o que penso de si, pois sei que esse coração transborda como mais nenhum outro, um amor louco pelo Futebol Clube do Porto.

Presidente, não o vou chatear com perguntas sobre a escolha de Paulo Fonseca. É que senão tinha que me sujeitar a que o senhor me respondesse porque não fiz as mesmas perguntas quando o senhor descobriu o Artur Jorge, o Mourinho ou o Villas Boas.
Também não lhe vou perguntar porque ainda não o despediu. Lá está, não quero que me responda que se tivesse cedido às mesmas pressões com o Vítor Pereira, não tínhamos hoje o espaço K no nosso magnífico museu.
Como é óbvio, não o questionarei sobre aquisição de jogadores que parecem não render. Tinha que preparar um bom par de minutos para ler nomes de jogadores que ninguém dava nada por eles, que o estádio assobiava, e que o senhor contratou contra todas as expectativas.

Pois é meu ídolo... não lhe vou perguntar nenhuma dessas banalidades, pois tenho uma memória longa e não sou ingrato, ao contrário de um vasto número de portistas de merda que tem encharcado de asneiras as caixas de comentários dos artigos da blogoesfera portista. Presidente, esses são os mesmos que ainda vão chorar muito de saudades suas, quando (o diabo seja cego, surdo e mudo!) iniciarmos uma caminhada no deserto como aquela que o meu pai, os meus tios e os meus vós viveram. Sabe, esses vão-se esquecer num instante do caminho para o Dragão, e vão ter muitos afazeres pessoais e profissionais inadiáveis à hora em que jogarmos. Além disso, não podemos valorizar muito o que esses autênticos cobardes dizem, pois escondem-se sempre atrás de um teclado, e nunca aparecem numa Assembleia Geral a dizerem o que pensam na sua presença. Enfim, não têm classe nem tomates para o enfrentar olhos nos olhos, e como tal preferem manter-se escondidos, apesar de se armarem em muitos frontais e extremamente conhecedores da realidade do nosso amado clube.

Mas como sempre faço, não quero fugir aos assuntos, e como tal, quero-lhe colocar 2 questões.
    PRIMEIRA: fala-se “à boca cheia”, se calhar vindo de muitas cabeças doentes e limitadas, que o senhor já não tem o mesmo poder e a mesma liderança dentro do clube e sad. Isto é verdade? Se não é, ok, tudo bem, são os merdosos do costume. Se é verdade, porquê? É que se for por sua opção, que remédio tenho senão respeitar, pois por muito que me custe, um dia o senhor vai mesmo deixar a presidência. Agora, se não é por sua vontade, diga-nos o que se passa, pois nós corremos ao pontapé e à chapada tudo e todos que o impeçam de desempenhar na plenitude as suas funções. No FC Porto manda o senhor, só o senhor e apenas o senhor!
    SEGUNDA: o que é preciso fazer para acabar com a guerra interna sem precedentes que neste momento existe? O senhor sempre soube unir os desavindos... e agora, não será possível? Bem sei que as posições estão extremadas como nunca, com duas fações bem definidas como nunca, com cada uma delas com um rosto bem definido. Nenhum dos dois lados é constituído por santos, e apenas o senhor é capaz de colocar os superiores interesses do clube à frente dos seus interesses pessoais. Ora, se assim é, trate lá de acabar com isso, d3 dar um grande murro em cima da mesa, e se for preciso, corra com ambos os lados pela porta fora, pois não vale a pena usar desculpas como “o percurso passado de cada um” para evitar a aproximação entre as partes, depois de termos aberto a porta ao bi-bota de ouro Fernando Gomes.
Um forte e enorme abraço, com os desejos de muita saúde, e sempre com muita e muita confiança em todas as suas decisões, deste sócio com 29 anos de quotas em dia, 15 países onde já vi este mágico clube, e muitos, muitos e muitos kms e euros gastos a acompanhar o nosso amado Porto.

9 comentários:

  1. Caro Norte,subscrevendo em grande parte o seu artigo, gostaria de lhe pedir um esclarecimento sobre quem são os rostos das duas facções que se degladiam internamente na sad.

    God9

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com quase tudo. Apenas discordo das duas facções. Não pode haver guerras entre alguém que, até pode ser o pior dirigente do mundo, ter todos os defeitos do mundo, mas é vice-presidente do F.C.Porto, eleito pelos sócios e outro, que se não fosse filho de quem é, não era nada, nem aqui nem na Conchinchina.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Joaquim Silva27 fevereiro, 2014

    Carissimos Portistas, segundo informações que tenho, a guerra é entre o Antero Henriques e o Filho e Genro do Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  4. não é contra o antero, é o Reinaldo

    ResponderEliminar
  5. Como devem calcular, se fosse para colocar taxativamente os dois nomes, e respectivas "segundas linhas", te-lo-ia feito.....mas em minha opinião, isso é para ser feito noutros locais.

    VILA POUCA
    Se os intervenientes estão todos no mesmo patamar ou não, isso é uma coisa. Agora, para mim, o importante são as repercussões que as guerras têm no seio e desempenho do clube. E aí, ambos sabemos que as repercussões são muitas e visíveis!
    Quem é bom ou mau, melhor ou pior...não sei nem quero saber, até porque não tomo partido por ninguém, a não ser pelo FC Porto, e acho que nisso TODOS estamos no mesmo patamar.

    ResponderEliminar
  6. Amigos, não quero alimentar muito essa guerra, mas já me chegou aos ouvidos que o Antero é lampião, e a ver pelas atitudes que tem tido não me custa nada acreditar nisso, ele tem metido o bedelho onde não deve e por causa dele já muitos jogadores foram/estão a ser queimados...

    Seja qual for o problema é preciso resolve-lo rapidamente e acima de tudo não o deixar sair cá para fora.

    http://omundoazulebranco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Foreval (Alemanha)27 fevereiro, 2014

    Apezar de ter uma certa relutância
    em algumas questões e depoimento, concordo consigo no essencial:
    O PRESIDENTE É QUEM MANDA E SERÁ
    ELE A TOMAR AS DECISÕES QUE
    ENTENDER - PARA COLMATAR ESTA
    SITUAÇÃO DE ÍMPASSE.

    PINTO DA COSTA É UM SÍMBOLO VIVO E INCONTORNÁVEL DO FC DO PORTO.

    Quanto aos adeptos, os que
    contestam hoje, são os mesmos
    que amanhã lhe vão beijar os
    pés quando tiver uma estátua
    no Dragão!

    ResponderEliminar
  8. Rei Presidente!

    Uma coisa é certa, com estas guerrinhas da treta os seus intervenientes perderam toda a bagagem que poderiam ter. Quando Pinto da Costa abandonar a presidência do nosso clube, o Presidente terá de ser alguém fora da atual estrutura. Nem anteros, nem pintos da costa junior, nem caldeiras, nem fernandos gomes. Muito menos papagaios políticos ou da televisão!
    Terá de ser alguém sério e acima de tudo competente. Confio que na devia altura os sócios saberão escolher quem melhor os representa.

    Por agora, espero que o nosso presidente faça aquilo que sempre fez, proteger os interesses do clube e limpar o que for preciso limpar. Esta época ainda não acabou, longe disso. Mas para o ano não podemos correr os mesmos risco, se tiver de haver sangue, assim o seja. O FC Porto em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  9. Presidente, esta vitória é sua, pois só um clube liderado por si teria a estabilidade emocional mínima para enfrentar esta 2a mão.

    É óbvio que estamos muito longe de estar bem...mas o que se pedia mais para hoje do que atitude?

    Não perca o fio á meada, e não deixe que esta vitória encubra o resto!

    ResponderEliminar