13 fevereiro, 2014

A Importância do Treino

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não tenho curso de treinador, nem aspiro a tal, mas o empirismo de quem vê futebol desde que nasceu com frequência quase diária, leva-me a também não ser “tapado” naquilo que diz respeito ao fenómeno desportivo e respectivas derivadas que influenciam o rendimento de uma equipa ao longo de 90 minutos de jogo.
Sou daqueles que acredita que um treinador muito exuberante durante um jogo (tipo “pápa chiclas”) é uma aberração, pois fico sem perceber o que esteve o treinador a fazer durante a semana de trabalho, se sente necessidade de debitar instruções de 5 em 5 segundos! O treino tem de servir como o momento chave de transmissão de conceitos e linhas de orientação sobre o jogo que se segue, e a intervenção durante os 90 minutos apenas pode servir para proceder a pontuais correções a efectuar, bem como motivar os atletas.
Também não sou a favor daqueles, tipo Paulo Fonseca, que passam os 90 minutos de braços cruzados ou atrás das costas, transmitindo uma imagem amorfa e desgarrada para a equipa.
Orientar um jogo é corrigir e motivar, e não dominar ou adormecer!

A verdade é que nos temos andado a “entreter” desde o início da época com a questão do duplo pivot, como sendo o grande mal do nosso futebol, e ainda não paramos para perceber que esse não é o grande problema. O grande problema é a qualidade (ou ausência dela) do treino!
O jogo que todos nós vemos, é o reflexo do trabalho efectuado durante a semana, a preparação que se faz do mesmo, as correcções aos posicionamentos que são necessárias, as dinâmicas nas bolas paradas (livres, cantos ou lançamentos), as movimentações em saída de bola e ofensivas, etc, etc, etc.
Qualquer sistema táctico, seja ele 4-3-3, 4-4-2, 3-5-2 ou “tudo a molho e fé em Deus”, se for treinado todos os dias, se for trabalhado todos os dias, se for melhorado e aperfeiçoado todos os dias, tem que apresentar frutos, mesmo que possa não garantir vitórias.

Paulo Fonseca chegou em Julho ao Dragão.
Entende e acredita que o 4-3-3 com duplo pivot é o esquema mais correcto.
Todos podemos concordar ou discordar.
Mas se esse esquema fosse treinado todos os dias, se o treinador o explicar todos os dias enquanto o mesmo não estiver assimilado, se o treino for interrompido para corrigir as movimentações, se o treino for interrompido para o treinador explicar o que quer, se isso acontecer uma, duas, três mil vezes, se o treinador esquematizar e exemplificar o que quer um dia, dois dias, três dias, uma semana, um mês... desculpem, mas no mínimo, fio de jogo começa a perceber-se que existe! E o que é facto, é que no jogo do FC Porto vê-se tudo, menos fio de jogo... parecem um grupo de amigos que se junta no café e que vai jogar á bola. É um futebol desgarrado, sem ligação, sem conexão, onde parece que cada um faz o que quer com a bola.
E meus amigos, se o jogador não percebe á primeira... explica-se e repete-se o número de vezes necessária até que este entenda!
Se o jogador não percebe á segunda, terceira ou milésima, pára-se o treino e explica-se. Mostra-se o filme do jogo (será que os jogadores do FC Porto vêm o filme dos jogos??), pára-se a imagem, e explica-se que aquela movimentação não é assim!
É mais do que notório que nada disto acontece actualmente, pois se acontecesse, poderíamos não ganhar, mas havia mais qualidade de jogo. Um esquema táctico por muito mau que seja, se fosse trabalhado diariamente desde Julho, tinha que apresentar progressos na qualidade de hoje, ao contrário da regressão vertiginosa que vemos de jogo para jogo.

Isto induz uma total falta de liderança que me preocupa imenso.
Outro reflexo disso, é a cor impensável de botas que actualmente os nosso jogadores utilizam.
Ainda ninguém disse aos artistas que envergam as nossas cores, que não devem jogar com chuteiras vermelhas ou em tom de vermelho? É vergonhoso que uma equipa como a nossa tenha jogo atrás de jogo, um número de jogadores escandalosamente elevado que utiliza botas desses tons.
Tal seria completamente impensável (e muito bem!) há alguns anos atrás.
A cor das botas não joga á bola nem marca golos... mas transmite a falta de valores existentes num balneário cada vez mais carente de liderança e verdadeiras referências!

Antes de terminar, gostava apenas de acrescentar o seguinte: quando as coisas correm mal, é fácil apontar o dedo e criticar. Lamentavelmente é isso que tem acontecido ao longo destas últimas semanas, e que se tem vindo a intensificar mais recentemente. Desde que cumpram valores como o respeito e gratidão, todos têm legitimidade para tal.
Ainda assim, tendo lido nos últimos tempos tanta e tanta coisa que é debitada, gostaria de relembrar que Março está aí a chegar...e esse mês é mês de Assembleia Geral do FC Porto.
Assim sendo, gostaria desde já de convidar todos aqueles que conhecem ao detalhe os defeitos do nosso clube, e conhecem melhor ainda as soluções para esses problemas, que façam o enorme favor á instituição de comparecer nessa reunião magna dos associados, e que transmitam as suas ideias.
Começa a ser absolutamente ridículo que alguns escrevam todos os dias um pouco por todos os blog's azuis sobre o estado do clube, da equipa, da estrutura e do presidente, e que depois não tenham TOMATES para o fazer no único local que conheço (se souberem, digam-me outro) onde efetivamente podem influenciar as decisões ou dar alternativas aos problemas.
Continuarmos manter a nossa opinião no escuro de um nick, é sermos cobardes e fazermos da crítica fácil (que ás vezes até é calúnia) o nosso modo de vida, quando depois não temos personalidade suficiente para fazer algo de concreto pelo clube, e ainda menos de confrontarmos quem tanto criticamos no silêncio do nosso teclado.

Um grande abraço, até domingo... no sítio do costume!

4 comentários:

  1. O que nós adeptos do Porto gostávamos de saber é o que é os jogadores fazem no olival durante a semana?? ao que se vê não fazem nada de nada.
    Se fosse só as cores das botas era uma sorte...

    ResponderEliminar
  2. Mais uma golpada do 5lb

    Que time é esse ?
    http://oantilampiao.blogspot.pt/2014/02/que-time-e-esse.html

    ResponderEliminar
  3. Só o empirismo de quem nao treina ou nunca treinou o pode desculpar no seu alvitrar de comentario...e nao se trata de nao poder ter razao naquilo que pensa poder estar a ocorrer...de certo essa sua postura que nao rookie no futebol saberá que os treinadores sao refens de estruturas tipo as do FCP e sobretudo dos jogadores!!O Porto tem fio de jogo, o Porto e PF tem as suas ideias, infelizmente elas nao sai soluçao para um Futebol agradavel e que solucione os problemas que os adversarios nos colocam jogo a jogo...esse é que e o problema, nao reconhecer que precisamos de mudar...Este FCP e toda a sua estrutura maxima ha mto se aburguesou e se colou a ideia que pra consumo interno isto chega e mais tarde a maxima do Somos Porto resolve jogos e ganha campeonatos.Cada vez mais as diferenças no como se trabalha nos outros se dilui pra com os emblemas maiores... a diferenca fica na qualidade individual que mtas vezes resolver problemas momentaneos, ate um jogo, mas onde so o coletivo ganha campeonato e vence semana a semana!PF tem um modelo treina-o mas a qualidade que tem ao dispor é manifestamente a excepçao de Fernado pouco mais que acima do meio da tabela, josue, herrera e outros por mto que tenham custado milhoes de €uros nao será por isso que sao mais competentes que outros que custaram bem menos. Prova disso sao os nossos laterais, nao serao tao bons quanto o dinheiro que nos custavam, mas nao serao tao maus como os ultimos desempenhos deixam a vista..o problema é que PF ainda nao reconheceu que este modelo nao priveligia as suas melhores capacidades! Este Porto de tanta largura querer dar nas alas com extremos colados a linha, impossibilita o trabalho dos laterais, as sobreposiçoes dos mesmo...os adversarios obstam a subida dos laterais marcam os extremos e o miolo deste FCP é um deserto na ocupaçao desse espaço...Jackson joga desacompanhado e so se sente com algum conforto sempre que um dos medios joga um par de metros acima da linha que lhe esta confinada e se solta nessa ajuda de movimentos interiores.TEm sido assim com herrera, sempre que se solta pra proximo da area adversaria a sua predominancia no jogo é de produtividade, onde ate os passes errados se dilui no tudo que falta ao adversario para correr ate a nossa area.
    Diz-me como treinas dir-te-ei como jogas e disso este Porto nao pode ser acusado..porque joga o que treina , joga o modelo que PF acredita...o problema é nao perceber que não serve, não é soluçao...Depois ha todo um resto de questoes que orbitam a equipa que sao nefastas e que nao estavamos habituados a ver no nosso clube.Caso Fucile, Caso Izmailov, Abdoulay..Lucho, Quaresma a bater penaltys com Josue em campo...Otamendi passa de proscrito a titular na Luz..depois vendido...MAicon de quase capitao ao banco...etc!!!

    ResponderEliminar
  4. o treino é a coisa menos importante, só é preciso na pre-época

    ResponderEliminar