20 fevereiro, 2014

Entre Alemães e idiotas…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Os Alemães

Podem ser apenas os actuais 12º classificados da Bundesliga mas há que ter muito cuidado e desconfiar deste Eintracht Frankfurt.

Aproxima-se o momento das decisões e o jogo de hoje é muito importante para percebemos se as boas sensações de Barcelos são para manter e assim continuarmos a acalentar o sonho de terminar com sucessos uma época atípica e atribulada.

O nosso histórico com formações germânicas mostra bem as dificuldades que enfrentamos quando os encontramos no caminho. Embora tenhamos fantásticas recordações de 1987 e da célebre final de Viena com o Bayern, transportamos um histórico de 9 eliminações em 10 confrontos. TSV Munique, Hannover, Dínamo Dresden (RDA), Hamburgo (2 vezes), Schalke (2 vezes) e Bayern (2 vezes) “arrumaram-nos” das competições europeias em diferentes ocasiões, apenas tendo a nosso favor a eliminação do Colónia em 1977/78 para a extinta Taça das Taças. Temos no entanto outras boas memórias, mais concretamente dos jogos das fases de grupos da Liga dos Campeões, onde conseguimos 6 vitórias em 6 jogos com Hamburgo, Hertha e Werder Bremen, este último “brindado” com uns inesquecíveis 5-0 em pleno Weserstadion em 1994.

Teremos decerto um osso duro de roer, com uma equipa dura, fisicamente forte e capaz de nos colocar dificuldades dentro e fora do campo, uma vez que estarão muito bem acompanhados hoje no Dragão como é apanágio das equipas alemãs nos dias que correm, para já não falar no ambiente difícil que encontraremos na 2ª mão no Waldstadion.

Para seguirmos em frente temos por isso que estar ao nosso melhor nível no campo e na bancada. Vamos PORTO!

Os idiotas

Já se falou muito disto e ainda ontem o Cativo das Antas AQUI explicou de forma excelente e detalhada toda a verdade inconveniente em torno da nova novela do futebol português.

Ciclicamente lá vem à baila um novo caso com o intuito de “provar” que o FC Porto é sistematicamente beneficiado e vive de esquemas à margem da lei, que lhe garantem os sucessos contra os “santos” da capital. Tudo isto, claro está, com a devida cobertura por parte dos de sempre, que nunca perdem a oportunidade de dar palco a quem aparece a colocar em causa os méritos do nosso Clube. Nada disto me surpreende porque, embora ainda jovem, já cá ando há uns anos. Por isso, todas estas parvoíces, cada vez mais saloias e pouco sofisticadas, acabam por ser mais do mesmo. Basta estar atento...

• Escutas e apitos cirúrgicos, dando maior ou menor relevância aos factos consoante as cores clubísticas em causa? Sim, já aconteceu…

• Mega castigos em túneis para os principais adversários de uma autointitulada super e invencível equipa em forma de rolo compressor movida a azeite? Sim, já aconteceu…

• Ver um jogador castigado até o adversário recuperar da lesão? Sim, já aconteceu… Paulinho Santos após lesionar João Vieira Pinto, recuperando a moldura penal de um castigo inovador de 1957/58, curiosamente a punir o nosso capitão Virgílio enquanto Fernando Caiado não recuperasse.

• Um jogador castigado por supostamente agredir um bombeiro? Sim, já aconteceu… Calhou a fava ao Fernando Mendes, para gáudio do “agredido” que se gabou na sua tasca de ter construído tal proeza. Para abrilhantar a coisa, João Vieira Pinto foi acusado de algo semelhante, mas foi absolvido pelo CJ da FPF por insuficiência de provas.

• Um guarda-redes de férias por 2 meses por responder a provocações de um dirigente no calor do jogo? Sim, já aconteceu, Vítor Baía após jogo em Campo Maior. Nem o facto do Euro 1996 estar à porta impediu a FPF de afastar um dos pilares da Selecção Nacional que, 20 anos depois, voltava aos grandes palcos internacionais.

• Uma época de sumaríssimos cirúrgicos (entre outras “inovações”) para quebrar um jejum de 11 anos? Sim, já aconteceu… Em 2004/05 foram punidos McCarthy (x2), Pedro Emanuel, Seitaridis e Luís Fabiano. Do lado dos adversários? Nada a registar! Até um FC Porto de fraca colheita mereceu cuidados especiais…

• Treinadores castigados por motivos que ninguém entendeu? Sim, já aconteceu… Com Co "it's a fault" Adriaanse e Victor Fernandez, juízes impolutos como bruno paixão e joão ferreira foram impiedosos na denúncia. Infelizmente a mesma “mão de ferro” ficou presa no passado, permitindo que o actual mister dos vermelhos seja useiro e vezeiro em palhaçadas infinitas no banco e não só, com tão reduzidas consequências.

• Levar com interdições de estádio em momentos chave da temporada? Sim, já aconteceu… Em 1992/93 tivemos de receber o Boavista em Coimbra para a 29ª jornada, sendo que o empate averbado quase nos roubou o bicampeonato. E não foi caso único neste capítulo das interdições! Mas terá sido com certeza por engano, uma vez que é do conhecimento geral que o FC Porto dominava todos os corredores nos finais dos anos 80 e anos 90…

Ainda poderia continuar com outros casos curiosos, mas fico-me por aqui. Acho que já servem para corroborar a teoria do sr. Vieira quando diz que "Há uma justiça no norte e outra no sul".

Não é que o homem tem mesmo razão?



Continuação de boa semana e vamos a eles!

1 comentário: