27 janeiro, 2013

Contas ao Merchandising

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Foi inaugurada no passado dia 11 de Dezembro, no centro do Porto, a nova FC PORTO STORE (aproveito para me juntar ao grupo dos que preferiam a velha designação LOJA AZUL a estes novos estrangeirismos, mas compreendo também as exigências do marketing), alargando para seis a rede de lojas oficiais.

A este propósito, vou roubar do belo artigo da ENID, este excerto:
    "mais do que uma caixa registadora, esta loja é uma bandeira. Uma presença permanente e bem visível do FCP no coração do burgo, recordando aos milhares de pessoas que por ali passam todos os dias que este é o clube da cidade, a instituição que leva o seu nome além-fronteiras".
Para a decisão da abertura desta loja, não sei o que mais pesou no espírito dos responsáveis: se o simbolismo poético, se a caixa registadora. Talvez os dois, embora, fosse eu a decidir, a simples presença da bandeira azul e branca superaria todo e qualquer intuito comercial, até porque, e é este o objectivo do artigo, o lucro financeiro não tem a relevância que, no conjunto das contas, geralmente se imagina.

Quanto vale, então, o merchandising do FCPorto?

Para obter uma resposta, resolvi meter pés ao caminho, que é como quem diz, mergulhar no último Relatório & Contas Consolidado da FCP-Futebol, SAD.

As actividades de merchandising, sponsorship e licenciamento de produtos e angariação de publicidade são desempenhadas pela sociedade PortoComercial, constituída em Junho de 1996, e onde a FCP-SAD detém uma participação de 93,5% do respetivo capital social.

A PortoComercial desenvolve actualmente a sua actividade em três grandes áreas:

# Corporate Hospitality;
# Angariação de publicidade; e
# Exploração das áreas de vendas e de merchandising.

Relativamente ao negócio do Corporate Hospitality, consiste na cedência de um conjunto de produtos e serviços destinados a empresas, e que incluem o direito de utilização de camarotes e lugares para empresas no Estádio do Dragão para assistir a jogos do FCPorto, que são faturados pela PortoComercial e depois direccionados para a sociedade Euroantas, detida pelo FCPorto-CLUBE, que utiliza esta liquidez para fazer face ao serviço da dívida contraída para a construção do estádio. O montante excedentário decorrente da gestão deste negócio, depois de honrados todos os compromissos incluídos no “project finance”, é atribuído à SAD.

Pois bem, no exercício económico terminado em 30/06/2012, a PortoComercial teve como resultado operacional um prejuízo de 1,893 milhões de euros correspondente a 19,939 milhões de € de proveitos operacionais e 21,832 milhões de € de custos operacionais. Como não é feita a segmentação por actividades (as três atrás referidas), não sabemos exactamente qual o resultado do merchandising. No entanto, noutra parte do R&C, ficamos a saber qual o lucro bruto, isto é, a diferença entre as vendas e o custo das mercadorias vendidas, e que aqui apresento.

Verifica-se uma pequena diminuição das vendas em 2012 (1,6%), contudo, como o custo das vendas desceu mais (6,9%), o lucro bruto aumentou. Ou seja, podemos afirmar com segurança que a margem de lucro sobre a compra do merchandising é de 67,3% em 2012 (58,4% em 2011), o que é excelente em termos comerciais.

Mas (há sempre um mas...), mais importante do que o lucro bruto, é o lucro líquido, lucro este que se obtém deduzindo ao lucro bruto os custos salariais, rendas, electricidade, amortizações, juros, etc. Como referi atrás, por motivo da não segmentação das contas da PortoComercial, não é possível determinar este tipo de custos, e daí que não se possa calcular com rigor o lucro líquido (podemos presumir talvez entre 10 e 20%, digamos, 200.000 a 400.000 € em números redondos). Em qualquer caso, dá para perceber que o merchandising não será nunca, no caso do FCPorto, nenhuma galinha de ovos de ouro (um empate na Liga dos Campeões dá mais dinheiro que o merchandising em todo o ano!!!).

Por isso, termino voltando ao início: mais do que fonte de rendimentos, as Lojas Azuis devem ser vistas como fonte de Portismo, e, portanto, quantas mais, melhor.

jchs


nota: o blog BPc agradece ao JCHS a elaboração deste artigo.

1 comentário:

  1. O preço das Camisolas Principais é que devia ser um pouco mais baratas... Acho muito caro, mas sou apenas um individuo que apenas ganha 500€ por mes, ou seja tinha que dar 15% do meu ordenado para ter uma. Gostava muito mas não tenho posses, eu sei que quem não tem dinheiro não tem vicios... Apenas um comentario... FORÇA PORTO.
    D.F.

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