30 janeiro, 2013

Velhos são os trapos

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Muitas vezes ouvi eu esta expressão, sempre acompanhada por alguém com muito mais idade do que eu, e normalmente justificava muitas dos conceitos ou preconceitos que temos como definidos ou até mesmo lançados pelo gajo mais em voga no futebol como por exemplo, um tal de José Mourinho que dizia que “os laterais tinham de ser grandes!”.

E logo começou tudo a procurar gente grande e espadaúda para as suas equipas, porque o mestre do futebol assim tinha dito... deixando de lado outras componentes importantes para um jogador de futebol, como por exemplo, o saber jogar futebol. (Nem assim a Finlândia conseguiu lançar um Messi... terão de se contentar com um Litmanen)

Como tudo na vida, o futebol não foge à regra. Com o tempo, vão aparecendo excepções que não confirmam a regra, e de repente, deixa de haver excepções para começarem a ser normalidades.

E onde eu quero chegar é muito simples. Se tudo fosse tão linear como alguns mestres dizem, e só gente grande jogava à bola, não havia espaço por exemplo para Otamendi jogar à bola, Messi (o tal franzino) ou até mesmo Maradona, até mesmo o próprio Mestre que teve este “desabafo” foi forçado a utilizar um príncipe Sueco de seu nome Marcelo e outro individuo grande de seu nome Fábio Mergulhão.

O mesmo se aplica à idade dos jogadores. A idade nunca me fez confusão, seja para cima ou para baixo. O que me interessa é a qualidade que esses mesmos jogadores podem adicionar ao actual plantel.

Vamos, como exemplo, pegar no plantel do FC Porto deste ano. Mesmo com Lucho, Helton e Fernando na equipa, a média de idades não passava dos 22 anos; até aqui não há grande problema. O problema vem quando se lesiona por exemplo um James, Varela ou Jackson. Quem temos no banco para substituir?

Tínhamos no banco Iturbe, Kleber, Kelvin, Atsu e ao final de alguns jogos, todos percebemos que não iam chegar. Não iam chegar por diferentes motivos, mas principalmente porque ainda estão verdes, ainda não conseguem fazer um campeonato com regularidade desejada, não ceder nos momentos de pressão, e principalmente, ainda não perceberam que não é no Facebook que se fazem convocatórias.

O que faz o FC Porto?

Vai ao mercado e compra Ismaylov, jogador que não precisa de adaptações e encaixa como uma luva na nossa táctica. Já para o lugar de ponta de lança, fomos buscar outro experiente/veterano e já com alguma idade, o ex-Flamengo, Liedson, por empréstimo.

Podem ambos jogar nas competições europeias, ambos conhecem o nosso campeonato muito bem, ambos já tinham sido elogiados no passado em Portugal pelas exibições que fizeram e estão no plantel não para tirar lugar ao onze, mas para adicionar qualidade ao mesmo.

A idade a mim pouco me diz. Gente com qualidade tem sempre lugar na equipa, e se vierem ajudar o FC Porto a ser campeão (o que acredito plenamente), melhor ainda e são apostas ganhas. Por isso, não vale a pena grandes alaridos logo no inicio.

Acabo como comecei. Velhos são os trapos e basta verem a época do Lucho que, reparem como corre mais que qualquer outro colega de equipa, ocupa todos os espaços e contribuiu de forma decisiva para a conquista de um campeonato.

Um grande abraço Tripeiro e muito... muito Portista

1 comentário:

  1. Tenho de te dizer que a tua passagem "deixando de lado outras componentes importantes para um jogador de futebol, como por exemplo, o saber jogar futebol." me fez dar uma bela gargalhada! :)

    De facto, no meio de tanta teoria e pós modernismo futebolístico um gajo até se esquece que convém saber... jogar futebol. Analisa-se tudo e mais alguma coisa e às vezes há tipos que são absolutamente perfeitos, só tem um problema mesmo... que é possuírem 2 tijolos ao invés de pés!

    Quanto ao resto, vamos a ver o que valem os nossos reforços, nesta fase ter um target mais virado para a experiência acho que será acertado mas isto é sempre falível. Que venham com a cabeça no sítio para ajudar é o que peço...

    O ano passado saímos muito mais fortes de Janeiro, de enterrados passamos a Campeões, este ano felizmente não precisamos de um D. Sebastião em forma de Lucho. Por isso a confiança só pode estar em alta para a durissima batalha rumo ao TRI. Não há por onde não acreditar!

    Um Abraço!

    ResponderEliminar