05 janeiro, 2013

"Tenho uma equipa focada nos objectivos do clube"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Na conferência de imprensa de antevisão do FC Porto-Nacional (13.ª jornada da Liga, sábado, 20h30), Vítor Pereira acabou por perder mais tempo a responder a perguntas relacionadas com o mercado do que com o jogo em si. Porém, o treinador sublinhou que o plantel está dedicado ao trabalho e quer retribuir o carinho dos adeptos. As especulações sobre transferências estão longe do Olival e do Dragão.

Por força das circunstâncias, e até por ter uma jornada em atraso, este torna-se o jogo mais importante da época?
É o jogo mais importante da semana! Queremos a vitória e somar os três pontos, é essa a importância que o jogo tem.

Terminou o jogo com o Estoril sem Jackson e com Varela como avançado centro. O FC Porto precisa, face a uma época desgastante, de contratar mais um avançado?
O FC Porto tem o Kleber, mas ele está lesionado. No jogo com o Estoril sentimos que o Jackson não estava nas melhores condições e não arriscámos. Estamos bem servidos se o Kleber estiver em condições: dois pontas-de-lança chegam, até porque podemos recorrer à equipa B. Pode acontecer algum ajustamento, mas estou satisfeitíssimo com o plantel que temos.

Falando sobre a possível entrada de Izmailov, considera-o uma mais-valia?
Só falo sobre jogadores que aqui estão. Ele está no Sporting, pelo que não comento.

Já há até nomes para eventuais saídas envolvidas no negócio…
Nos jornais já saíram e entraram vários jogadores. Sei os que tenho no plantel, não posso falar sobre atletas de outros clubes.

Está preparado para perder algum jogador?

Essas situações são trabalhadas dentro do clube e não podem ser tratadas publicamente. O que digo, claramente, é que estou muito satisfeito com o plantel que tenho, desde que não haja lesões. Poderá acontecer algum ajuste, se o mercado o permitir, mas estou muito satisfeito com o meu plantel em termos de treino e de jogo e estamos preparados para a luta.

Exceptuando o trio habitualmente titular no ataque, apenas Kelvin está disponível, devido às ausências de Iturbe e Atsu. Isso não é curto para as exigências?
O que posso dizer de forma mais honesta é que neste momento é curto, pela lesão do Kleber e pela ida do Atsu para a Taça das Nações Africanas e do Iturbe para a selecção argentina. São menos três atacantes, isso é um facto, mas é uma situação pontual. O Kleber não tem nada de tão grave como aquilo que tenho lido. O Kelvin tem qualidade e aguarda espaço e um momento para aparecer. Para além disso, temos possibilidade de recorrer à equipa B, que tem jogadores a despontar. Temos a oportunidade de lhes dar espaço e valorizar o seu trabalho.

Espera que o Benfica vá ter dificuldades no Estoril?
O Estoril é uma equipa organizada, com qualidade e é um campo difícil. Não posso controlar os jogos dos adversários, temos é de ganhar o nosso jogo, que nos vai dar muito trabalho. Temos de estar concentrados e não podemos facilitar, porque o Nacional vai criar-nos dificuldades. Temos de ter qualidade, entreajuda, solidariedade e carácter. Teremos a ajuda da massa associativa, que, no primeiro dia do ano nos deu um sinal de que acredita e está connosco. Foi um sinal de carinho que mexeu connosco e seria bom retribuirmos esse carinho já frente ao Nacional. Todos juntos, conseguiremos ultrapassar o obstáculo.

Como treinador do FC Porto, diverte-se a ler jornais?
A experiência do ano passado faz-me ver a situação de forma diferente. Percebo que é preciso vender e tenho lido coisas sobre entradas e saídas de jogadores de que nem conheço. É algo normal, que faz parte da máquina futebol.

O mês de Janeiro é difícil para um treinador de futebol?
O ano passado tive muito mais problemas. Havia gente com expectativas muito altas e a focalização no trabalho era bem mais complicada. Agora, tenho uma equipa focada nos objectivos do clube, um plantel com objectivos colectivos e individuais bem definidos. Não sinto as influências do mercado.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Mangala, Abdoulaye, Otamendi, Alex Sandro;
Médios: Lucho Gonzalez, Castro, João Moutinho, Fernando e Defour;
Avançados: Jackson Martínez, Varela, Dellatorre, Kelvin, James e Sebá.

0 comentários:

Enviar um comentário