29 janeiro, 2013

Muita Chama Para Tão Pouca Crista

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto 5-0 Gil Vicente

Liga 2012/13, 16.ª jornada
28 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.202 espectadores


Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Assistentes: José Braga e Valter Rufo.
Quarto Árbitro: Luís Ferreira.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e João Moutinho; Varela, Jackson e Defour.
Substituições: Defour por Izmaylov (62m), Fernando por Castro (68m) e Varela por Sebá (81m).
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Abdoulaye e Kelvin.
Treinador: Vítor Pereira.

GIL VICENTE: Adriano Facchini; Éder, Halisson; Cláudio e Vítor Vinha; Luís Manuel e César Peixoto; Paulo Jorge, André Cunha (cap.) e Luís Martins; Hugo Vieira.
Substituições: Vítor Vinha por Valdinho (22m), Paulo Jorge por Brito (ao intervalo) e Hugo Vieira por Sandro (68m).
Não utilizados: Vítor Murta, Yero, Luís Carlos e Tiero.
Treinador: Paulo Alves.

Ao intervalo: 2-0.
Marcadores: Danilo (4m), Vítor Vinha (11m, p.b.), Defour (54m), Varela (74m), Jackson (89m).

Cartão amarelo: Mangala (44m), Cláudio (47m e 61m).
Cartão vermelho: Cláudio (61m).

Enquanto ninguém diz ao Presidente da Liga de Clubes que a principal causa da cada vez menor afluência de público às bancadas nacionais se deve não ao preço dos bilhetes, mas sim aos deprimentes horários praticados, o Estádio do Dragão atingiu hoje a bonita marca de 8 milhões de pessoas.

Este facto é, sem dúvida, de enaltecer, pois deve-se à custa de muitos "resistentes" - como eu - que ainda são malucos o suficiente para irem a um estádio de futebol aos Sábados, Domingos e Segundas a horários mais próprios de um jantar com família e amigos, do que de um jogo de futebol. Mas manda quem patrocina e portanto, para agradar ao sacro-santo primetime televisivo, o luso futebol afunda-se época após época, num progressivo e incontornável declínio de assistências. Neste preciso momento alguém deverá sair beneficiado com este estado de coisas. No entanto, a longo prazo, a hecatombe chegará para todos.

Mas dissequemos o jogo. Atropelados. Assim se pode resumir, numa palavra, o que aconteceu ao Gil Vicente na noite de hoje. Uma equipa com quem o FC Porto tinha contas a ajustar, não esquecer. E isso terá sido enfocado, certamente, pelo Prof Vítor Pereira na preparação deste embate, tal foi a atitude que a equipa exibiu do primeiro ao último minuto, jogando sempre com alma, com rotação, com ambição e com vontade de não deixar para tarde o que se podia resolver cedo.

Os gilistas entraram nitidamente sonâmbulos no jogo. Quando o despertador tocou, a hora não era adiantada, mas já estavam a perder por duas bolas a zero, o que inviabilizou qualquer reacção, por mais tímida que fosse. Mangala e Otamendi, sempre sintonizados, chegaram e sobraram para as encomendas, enquanto que Danilo e Alex actuaram quase sempre como se de extremos se tratassem. Também Fernando, curiosamente, surgiu mais adiantado no terreno e só pecou, a meu ver, no receio que ainda demonstra em rematar à baliza.

Nota de rodapé para o jogo efectuado por Danilo. O brasileiro fez exibiu-se finalmente num patamar que corresponde àquilo que as hostes azuis e brancas esperam dele. A sua já típica incursão interior, em diagonal, fez finalmente efeito e esperamos todos que o ex-santista não se fique por aqui. Sabemos que tem talento e capacidade para muito mais.

Défour, por seu lado, constituiu também surpresa maior. Bem encostado à banda esquerda, foi subindo de produção com o passar dos minutos, coroando a sua exibição com um golo de bandeira, dobrando maldosamente os rins ao adversário e rematando potente ao poste mais próximo. Fica a questão: será Cristiano Ronaldo a imitar o belga ou vice-versa?

O jogo corria de feição aos azuis e brancos e Varela (excelente nível) e Jackson não deixaram os seus créditos por mãos alheias. O golo do colombiano, a selar a goleada, foi a cereja no topo do bolo. O FC Porto passou, assim, a líder do Campeonato Nacional - seja lá qual for o critério que se lembrarem de utilizar - e Jackson Martínez isolou-se, ainda mais incontestado, no topo da tabela dos artilheiros.

Surgem, então, as chamadas boas dores de cabeça para Vítor Pereira. Na verdade, a equipa saiu-se muitíssimo bem durante as lesões de Maicon e James Rodriguez, o que só demonstra a estabilidade e fiabilidade da máquina portista. Os nomes mudam, mas os processos e rotinas de jogo mantêm-se inalterados, fazendo com que a equipa não se ressinta das ausências.

Por um lado, o brasileiro foi brilhantemente substituído por Mangala (exemplo disso mesmo foi o fantástico jogo na Luz) e até começa a haver quem afirme que o francês tem o lugar assegurado...restando a Maicon e Otamendi lutar pela vaga restante. Rolando, esse, parece definitivamente arredado destas contas; por outro, a ausência de James foi bem maquilhada, ora por Défour (outra grande exibição de personalidade na Luz), ora por Izmaylov, ora pelas apostas intermitentes em Kelvin e Sebá.

E a juntar a isto tudo temos ainda a contratação de Liedson, que vem aumentar a capacidade finalizadora na grande área. Confesso que as alcunhas de Levezinho e Liedshow, como portista doente, ainda me revolvem as entranhas, quiçá até geradoras de algumas náuseas. Contudo, é inegável que um jogador que faz 170 golos num clube como o Sporting tem uma qualidade inquestionável. Poderá vir a desempenhar o papel de um Farías, por exemplo, desbloqueando jogos complicados, aproveitando o seu aguçado apetite pelo golo. E, claro, servir de complemento ao brilhante Jackson Martínez.

No Covil do Dragão não entram galos e a nossa chama foi demasiado forte para uma ave que nem sequer ousou levantar a sua crista. Esta foi a melhor resposta possível de um FC Porto que se vê, uma vez mais, a braços com uma luta contra os obscuros poderes regulamentares da Liga de Clubes. Em todo o caso, por muito mal contada que esteja esta história, a nossa Liga, aquela a que estamos habituados, é outra: chama-se Liga dos Campeões. E isso faz comichão a muita gente.

Rodrigo de Almada Martins



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

Em conferência de imprensa, após a goleada ao Gil Vicente, Vítor Pereira revelou-se manifestamente satisfeito com a exibição do FC Porto. O técnico revelou até que deu os parabéns aos seus jogadores, sublinhando a qualidade da prestação dos azuis e brancos em termos colectivos e individuais e na vertente ofensiva e recuperação de bola.

"Hoje não há muito a dizer sobre o jogo. Na minha opinião, foi uma exibição fantástica a todos os níveis, do ponto de vista colectivo e individual. Ofensivamente tivemos uma dinâmica incrível e nos momentos de perda de bola fomos extremamente agressivos e curtos, não permitindo que o Gil Vicente jogasse. À primeira parte só faltaram mais golos. Na segunda, continuámos a criar situações e a fazer golos. Fizemos cinco, mas provavelmente ficaram mais cinco por marcar. Estou satisfeito com a prestação da equipa e dei os parabéns aos jogadores", afirmou.

O treinador vincou o "ritmo muito forte" imposto pelo FC Porto do "primeiro ao último minuto", o que obrigou o Gil Vicente a "cometer erros": "Tivemos um jogo exterior forte, mas não só. Também tivemos um jogo interior muito forte, conseguimos na maior parte das vezes tomar boas decisões e tivemos uma posse de bola esmagadora. Julgo que ao intervalo tínhamos 85 por cento de posse e isto revela a nossa qualidade, porque não se tratou de posse para trás e para o lado. Fizemo-lo com sentido da baliza e por isso estou muito satisfeito com a qualidade do nosso jogo", declarou.

Após a derrota do SC Braga frente ao Benfica, Vítor Pereira admitiu que o título será disputado entre o FC Porto e os lisboetas, mas desvalorizou a liderança da Liga, que os Dragões alcançaram por diferença de golos, mercê dos cinco apontados nesta segunda-feira. "O importante é chegar ao fim em primeiro, independentemente dos golos marcados e sofridos e das notas artísticas. Isso é que é revelador da equipa mais consistente e é isso que pretendemos. Claro que gostamos de apresentar um futebol de qualidade, como hoje, mas queremos é somar pontos e chegar ao fim em primeiro", observou.

Quanto a Liedson, que não foi inscrito a tempo de jogar, Vítor Pereira lembrou que o avançado ainda fez "muito poucos treinos" e a prioridade é agora "integrá-lo": "Se estivesse disponível, provavelmente teria entrado, mas oportunidades não lhe faltarão. Tem de evoluir nos índices físicos e entrosamento com os novos colegas, mas acredito que é mais um jogador que nos vai ajudar".



RESUMO DO JOGO

9 comentários:

  1. Mais uma goleada, isto vai ser um passeio até ao jogo no Dragão com os benfas...

    ResponderEliminar
  2. Exibição de galo desculpem de gala... 5 golos 5 estrelas... ;p

    ResponderEliminar
  3. Vitória sem espinhas do dragão que poderia ter marcado ainda mais. Penalty por assinalar e jogo 100% controlado! Vitória à Porto

    http://dragaocomrazao.blogspot.pt/2013/01/fc-porto-vs-gil-vicente-lideranca-e.html

    ResponderEliminar
  4. Ainda sem contar com Liedson, por falta de certificado internacional, com Fernando a trinco - na única alteração em relação à equipa que entrou de início em Setúbal. Saiu Kelvin - e com Defour na meia-esquerda - pela direita entravam Lucho, Varela e um Danilo muito profundo - a provar que mesmo frente a equipas muito fechadas, se a dinâmica funcionar, se houver rapidez a pensar e a executar e mais gente envolvida no processo ofensivo - Fernando esteve muito próximo da área, principalmente na primeira-parte -, as coisas também podem resultar e bem, com o belga na equipa. Foi o que aconteceu esta noite no Dragão.
    Foi um Porto exuberante, de grande fulgor e nota artística, aquele que hoje depenou, assou e comeu, um galo incapaz de contrariar uma das melhores exibições da época do conjunto treinado por Vítor Pereira.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Portistas!

    Fantástica exibição do Porto , vale a pena ver um jogo assim. Fruto de muito trabalho de todo o grupo e grande mérito de Vítor Pereira . É este o Porto que ele quer mas nem sempre é possível, umas vezes porque o golo tarda em surgir, outras porque existe necessidade de gerir esforços e por desgaste físico devido a vários compromissos importantes do Porto que provoca grande desgaste emocional e físico, mas também porque em campo estão humanos e não máquinas.

    Fala-se muito dos milagres de Jorge Jesus e eu também dou mérito ao trabalho dele , mas será que Vítor Pereira tem tido uma tarefa mais fácil. Ficou sem Hulk , teve Alex Sandro lesionado vários jogos , Maicon vários jogos de fora , Fernando também, neste momento James e Atsu de fora .

    Mais, este Porto que dizem que não tem alternativas , nem um banco como o Benfica , tem melhor diferença de golos entre marcados e sofridos , e está apenas 1 golo da máquina de ataque que é o Benfica , a tal máquina que tritura tudo.

    Sobre o penalty ao Danilo que devia ser claro, acho que depois de toda a semana , ver e ouvir tanta gente a dizer que não houve penalty sobre Varela mesmo depois de terem visto várias vezes o lance, devo concluir que só existe penalty quando um jogador quiser partir a perna ao adversário . Dessa maneira não foi penalty .

    Quando o Benfica joga e esmaga o seu adversário é maravilhoso , jogam muito , o Porto é só facilidades dadas pelo adversário. Comentadores...

    GRANDE GRANDE EXIBIÇÃO! GRANDE PORTO! GRANDE VITÓRIA!

    ResponderEliminar
  6. Exibição muito agradável com resultado a condizer. Quando assim é só os elogios e os parabéns a todos, que constituíram um colectivo forte, unido, solidário, talentoso e ambicioso, deve ser realçado.

    Não posso porém de deixar passar em claro a azia quase geral dos comentadores, ditos desportivos, que se portaram como agentes do anti futebol. Pelo facto do Gil Vicente não incorrer num jogo faltoso e/ou violento, apelidaram-no de macio! Naturalmente estão habituados a ver o FC Porto ter de jogar contra especialistas no Ragby, no karaté ou no Kung-Fu, com a complacência dos árbitros. E quando são dois expulsos, como contra o Setúbal, cai o Carmo e a Trindade! Enfim, uns tristes alienados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Excelente crónica, parabéns!

    E parabéns sobretudo ao nosso Porto que ontem fez questão de por as coisas em pratos limpos, só mesmo pa relembrar quem é o mais forte, pa relembrar quem joga realmente futebol a sério controlando o adversário, com posses de bola esmagadoras, golos para todos os gostos e
    feitios...
    Temos sempre de ter em conta que os galinhos não jogaram nada e que o árbitro até nem perdoou o penalty da ordem...mas isso já tamos habituados.
    Temos equipa para sonhar este ano...
    VP cada vez melhor!


    Saudações azuis e brancas!

    ResponderEliminar
  8. Excelente crónica.Muios Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. RAM, sem dúvida o melhor cronista da blogosfera portuguesa!

    Vamos Porto!

    ResponderEliminar