10 janeiro, 2013

Será desta??

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

A contratação de Marat Izmaylov não foi propriamente uma surpresa.

Ao que sabemos trata-se de um namoro já de outras épocas com epílogo nesta altura.

Antes de tecer outras considerações sobre as quais o meu post pretende incidir, gostava de dizer que discordo desta aquisição. Fica aqui escrito para o futuro e espero naturalmente vir a “ferrar na língua” pois tal seria um óptimo sinal.

Penso que ninguém coloca em causa a qualidade do russo que sempre teve uma especial apetência para nos marcar grandes golos. Tem classe, excelente qualidade de passe e remate, boa visão de jogo, e um bom Izmaylov será sem dúvida uma mais valia para o nosso debilitado plantel.

Mas das duas uma: ou o jogador fez “fita” ao longo das últimas épocas para não jogar, e se o fez não é um bom profissional, ou então tem o joelho ao nível do Mantorras, e como tal ameaça ser o novo Sokota, Pizzi ou Esnaider.

Naturalmente que não acredito que o competentíssimo departamento médico do nosso clube, superiormente liderado pelo dragão Nelson Puga, não tenha feito os devidos exames médicos. Mas também não acredito que só nós sejamos competentes e todos os outros incapazes de superarem os problemas físicos do atleta.

Ora, é baseado em tudo isto que considero que aos 30 anos, com este histórico, com a necessidade de reforço imediato que o plantel necessita, Izmaylov não era o reforço que precisávamos.

Fica o meu ponto de vista registado para o futuro, e queira Deus (e o n.º15 do Dragão também) que eu esteja redondamente enganado.

Este negócio surge na senda de outros negócios já ocorridos com os lagartos, os quais muita tinta já fizeram correr, com muitas “bocas” e opiniões de muita gente, especialmente os lampiões que sempre gostam de palrar sobre nós.

Os energumenos do costume, repetidamente passam a ideia de que os seus vizinhos da 2.ª circular, nos fazem fretes na troca de jogadores, e que nós saímos sempre a lucrar. Ora, eu confesso que tenho uma posição absolutamente oposta, e que têm sido mais as vezes e que saímos a perder. Senão vejamos:
  • Rui Jorge e Bino por Costinha e Peixe - Quem saiu a ganhar? Sporting! Peixe fez meia época de bom nível no FCP e Costinha terá jogado meia dúzia de vezes na taça de Portugal. Já Rui Jorge foi titular indiscutível do Sporting e da Seleção vários anos e Bino contribuiu de forma decisiva para a conquista do título ao fim de 19 anos.
  • Clayton por Ricardo Fernandes – Quem saiu a ganhar? Empate técnico, com ligeiríssima vantagem para o Sporting! Ricardo Fernandes jogou aos bocados no FCP, pese embora ter conquistado város títulos com as nossas cores, mas sem qualquer preponderância na equipa, em que a sua presença não era importante e a sua ausência irrelevante. Clayton não teve uma passagem de sonho por Alvalade, tendo apesar de tudo tido mais tempo de utilização.
  • Helder Postiga por Diogo Viana – Quem saiu a ganhar? Sporting! Por muito nabo que Helder Postiga fosse ou ainda seja, não há comparação possível. Diogo Viana arrasta-se na 2.ª divisão, nunca tendo feito nada de relevante com a camisola azul. E para os mais esquecidos que falem em dinheiro que encaixamos, recordo o comunicado da altura “...a FC Porto SAD tem direito a receber 50 por cento do montante que resultar de uma eventual transferência de Postiga para um terceiro clube ou, em alternariva, 2,5 milhões de euros, se a Sporting SAD optar por não aceitar a proposta para a transferência do seu futebolista, ou seja, se Hélder Postiga se mantiver no Sporting, sem que surja qualquer proposta concreta, a FC Porto SAD nada tem a haver. Se o jogador Diogo Viana (incluído no negócio da transferência de Hélder Postiga para Alvalade) for transferido do FC Porto para um terceiro clube, o Sporting terá, igualmente, direito a receber 50 por cento do montante da transferência". Ilucidativo sobre quem o beneficiado...
  • João Moutino por Nuno André Coelho + Dinheiro – Quem saiu a ganhar? Desportivamente saimos nós a ganhar, mas é bom que se perceba que foi uma transferência paga, e bem paga! Foi a maior transferência de sempre entre clubes portugueses, com 11 milhões de euros, mais o passe de NAC avaliado em 2 milhões de euros, mais percentagem em futura venda. Frete? De borla? Favor? Dá vontade de rir...
Perante tudo isto, acho que não temos tido vantagem nestes negócios!

Será desta com Izmaylov? Não é que Miguel Lopes me deixe com especiais saudades, mas e se Danilo se lesionar, for castigado, precisar de descansar ou outra coisa qualquer? Jogará Maicon? Só se for...

Antes de terminar, duas notas:

A nossa equipa de hóquei em patins, em mais um comportamento ao seu nível, venceu no passado sábado em casa do “dono das galochas”. Ao contrário de alguns, não considero esta vitória brilhante, pois esta equipa, estes jogadores, este treinador, são do melhor que temos desportiva e humanamente. São Porto da cabeça aos pés, nas vitórias e nas derrotas! E quanto a Edo, defendeu-se quando supostamente quem o deveria ter feito seria a polícia! Onde é que essa estava nessa altura? À espera de malhar...

Domingo estaremos em território inimigo a defender as nossas cores. Ferrar-lhes é pouco! Comê-los não chega! Mas atenção, perder não é o fim do Mundo nem coloca nada em causa!

Um grande abraço,

2 comentários:

  1. Ena pá, um post do Norte em que subscrevo totalmente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira10 janeiro, 2013

    Boa tarde,
    Concordo nas dúvidas e acrescentaria mais algumas reticências…
    Desde logo faz-me muita estranheza o jogador esteja no nosso país há 5,5 anos e não fale nada português, quando temos exemplos (não me lembro de nenhum) jogador do leste que ao fim de um ano já se fizesse entender em português
    Depois só me lembro do Alenitche como jogador proveniente da Rússia que realmente fez história num clube europeu (incluo os que passaram pela Inglaterra).
    Tudo isto junto, mais o passado dele nos lagartos deixam-me algo apreensivo.
    Quanto à saída do Miguel Lopes à que lembrar que o seu contrato terminava em Junho de 2013 e ele foi para o SCP (a acreditar na imprensa) com um encargo de 2 milhões euros (um milhão liquido) se associarmos que renovou por 5,5 anos é muito “pelim” para a qualidade que tem.
    Eu só espero que Izmaylov seja uma repetição do caso Juary, para quem se lembra era um jogador tratado com muito cuidado que normalmente só jogava 45 minutos mas que eram suficientes para justificar a sua contratação.
    Essa esperança é grande porque sabemos que na gestão de JNPC acertam mais do que os outros.

    ResponderEliminar