26 janeiro, 2013

Um Bonfim de primeira volta

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Chegámos ao final da primeira volta. Com quinze jogos disputados, quinze presenças da nossa parte, doze vitórias e três empates. Mais dois pontos do que na temporada passada por esta altura, sem qualquer derrota, continuamos desta forma a calar os críticos. Rumo ao Tri!

Presentes em todos os jogos em casa, e desde Agosto, para o campeonato, já visitamos Barcelos, Faro, Vila do Conde, Estoril, Braga, Carnide e mais recentemente Setúbal. Vá lá que desta vez houve jogo!

Mas comecemos pela recepção ao Paços de Ferreira. Uma bela equipa esta orientada por Paulo Fonseca, saiu do Dragão derrotada faz hoje uma semana. Depois da presença no andebol contra o Águas Santas, nas bancadas do estádio estavam 22 703 espectadores, a pior assistência este ano, no Dragão, para o campeonato. As médias, neste capítulo, parecem continuar a descer, infelizmente. Estamos a falar de um jogo contra o quarto classificado do campeonato! Esperemos melhorias nos próximos jogos.

As claques marcaram a sua habitual presença e apoiaram praticamente durante os 90 minutos. Nem os Super Dragões, nem o Colectivo apresentaram os seus sectores cheios, mas a qualidade não se vê pela quantidade e ambos os grupos se fizeram ouvir, com alguns picos de forma. No sector vistante os Yellow Boys marcaram presença, embora bastante discretos. Pelo que percebi estarão de costas voltadas com a sua direcção, daí a ausência de muito material, começando logo pela faixa principal da claque. Estiveram lá num estilo mais “casual” e ocuparam os lugares mais cimeiros da bancada, ao contrário de outros jogos, onde ocupam as primeiras filas junto ao relvado. Não foram minimamente audiveis.

Vitória importante num jogo onde os Super Dragões conseguiram definitivamente “pegar” o cântico “o nosso orgulho é a raça”, cântico esse que quanto mais lento se cantar, melhor, mais perceptivel é, e menos fôlego é necessário.

Quarta-feira, nova deslocação a Setúbal! Há que aproveitar bem este campeonato, com quinze jogos fora mas com dezasseis deslocações, duas delas ao Sado!! Depois do adiamento naquela sexta-feira dia 14 de Dezembro, lá estivemos outra vez. Novamente num dia de semana, mais 700 km debaixo de um forte vento e de uma chuva torrencial. Mas não é uma intempérie que nos afasta do FC Porto! Por volta das 15h estávamos a arrancar em direcção ao Sul. Embora não seja contra um dos “grandes” é sempre uma deslocação “lá abaixo” e como tal é sempre interessante. As camionetas dos ultras seguiram viagem pela A1 e à semelhança do que aconteceu na deslocação ao estádio sem luz, no dia 13 de Janeiro, voltámos a ser proibidos de parar nas áreas de serviço, na viagem de ida. Tivemos que o fazer num parque de repouso.

A chegada a Setúbal aconteceu pouco antes das 19h30. O ambiente a bordo era de festa, “em qualquer lado, em qualquer estádio, só pr’a te ver”!!

À porta do estádio do Bonfim, começa o “show” policial!! Tal como no ano passado aqui relatei, as camionetas param mesmo em frente à porta do sector visitante e antes de abrirem as portas o Corpo de Intervenção(?!?) faz um cordão de forma a que quem chegue do Porto, seja obrigado a entrar directamente para o estádio! Não temos a mínima possibilidade de dar um passo para o lado, pois o CI está a toda a volta e somos obrigados a entrar. Tendo acabado de fazer 4 horas de viagem, ainda ficámos uns minutos à conversa(?) com eles mas é complicado falar com tais seres irracionais. Entre os vários grunhidos que soltam, um deles foi “é entrar no estádio e chega de conversas”. Assim teve que ser.

Lá dentro estiveram 3mil pessoas, mais de metade portistas. Muito fraca a mobilização dos adeptos sadinos, completamente despidas as bancadas centrais do Bonfim. Desta vez não vi cachecóis do Carnide, como na temporada passada! Lá ficámos na bancada do costume e apoiámos o FC Porto durante todo o jogo. Boa presença para um dia de semana, com um clima daqueles. Muito material e nos festejos dos golos muita pirotecnia também, o que deu um efeito extraordinário á curva Portista. Lá contámos também com a presença dos núcleos da capital e do Sul do país, assim como de adeptos ditos normais, portistas daquela zona. O VIII exército pouco ou nada se ouviu.

Mais 3 pontos rumo ao principal objectivo, a reconquista do título nacional! No final cerca de 20 minutos de espera até ser dada ordem de saida. Regresso à Invicta, mais uma vez com o sentimento de dever cumprido. Chegámos às 3h da manhã.

Venha de lá essa segunda volta, estamos à espera!

“Sozinho nunca estarás, estaremos sempre aqui...”

Um abraço ultra.

4 comentários:

  1. Completada uma grande primeira volta dentro de campo.
    Nas bancadas, lamento as assistências tão fracas em casa, que não parecem melhorar nem com esta diminuição de preços. Só pude estar presente em 13 dos jogos, mas tenho a certeza que fui bem representado nos outros 2.
    Venham mais 15, venha mais gente, venha mais um título!

    ResponderEliminar
  2. "A Culpa e do Hassan", um blogue novo criado por 6 estudantes onde todos os clubes estão representados e o projecto e a imparcialidade.

    Pedimos para nos adicionar ao blogroll, uma vez que sou seguidora desta blogue à algum tempo.

    Obrigada

    aculpaedohassan.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. FC Porto dá os parabéns a Mourinho

    Os dragões felicitaram José Mourinho pelo seu 50º aniversário.

    E até recordaram uma famosa conferência de imprensa...

    A mensagem é curta e direta: "Campeão europeu, bicampeão nacional, vencedor da Taça UEFA, da Taça de Portugal e da Supertaça de Portugal ao serviço do FC Porto, José Mourinho faz hoje 50 anos.
    Parabéns e obrigado, José!".

    Foi desta forma que os dragões felicitaram José Mourinho pelo seu aniversário, numa mensagem colocado na página oficial do Facebook e que inclui um vídeo

    ResponderEliminar
  4. Andebol: Sporting 24-30 FC Porto!!!

    Siga pró PENTA!!!

    ResponderEliminar