09 janeiro, 2013

Penálti de Moutinho garante meia-final

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto 1-0 Vitória Setúbal

Taça da Liga, 3ª fase, grupo A, 3.ª jornada
9 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência: 12.808 espectadores.


Árbitro: João Capela (Lisboa).
Assistentes: Tiago Rocha e Pedro Felisberto.
Quarto árbitro: José Rodrigues.

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Mangala; Fernando (cap.), Castro e João Moutinho; Kelvin, Sebá e Defour.
Substituições: Maicon por Alex Sandro (intervalo), Fernando por Lucho (intervalo) e Defour por Varela (60m).
Não utilizados: Kadú, Quiño, Otamendi e Tozé.
Treinador: Vítor Pereira.

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Amoreirinha, Jorge Luiz e Nélson Pedroso; Bruno Turco, Bruno Amaro (cap.) e Bruno Gallo; Jorginho, Pedro Santos e Bruninho.
Substituições: Bruno Gallo por Meyong (52m), Nélson Pedroso por Cristiano (52m) e Jorginho por Paulo Tavares (73m).
Não utilizados: Caleb, Miguel Pedro, Frederico Venâncio e Ney Santos.
Treinador: José Mota.

Ao intervalo: 1-0.
Marcador: João Moutinho (44m, pen.).
Cartões amarelos: Kelvin (31m), Mangala (37m), Cristiano (63m), Pedro Santos (83m), Pedro Queirós (85m) e Paulo Tavares (90m+3).
Cartões vermelhos: nada a assinalar.

O FC Porto garantiu esta quarta-feira a passagem às meias-finais da Taça da Liga, após vencer, no Estádio do Dragão, o Vitória de Setúbal, por 1-0. O golo foi de João Moutinho, na conversão de um penálti, após falta sobre Sebá. Numa exibição autoritária dos Dragões, Vítor Pereira geriu a equipa, em vésperas de “clássico”, dando oportunidade a jogadores menos utilizados e do FC Porto B.

O FC Porto procurou entrar pressionante na partida e criou uma série de lances de ataque nos primeiros minutos. Destaque para os remates de Sebá, aos seis minutos, e de Kelvin, aos 14, após ultrapassar dois adversários. Os sadinos, que se apresentaram com uma equipa de contenção e a tentar explorar o contra-ataque, acertaram depois marcações e dificultaram mais o jogo portista. Porém, Fabiano apenas teve de se aplicar num par de remates de meia-distância.

Sebá esteve de novo em foco aos 33 minutos, quando, isolado por João Moutinho, tentou passar pelo guarda-redes Kieszek. Porém, acabou por perder tempo e a bola. O avançado do FC Porto B nunca desistiu de lutar e, três minutos depois de atirar ao lado após cruzamento de Castro, sofreu carga para penálti de Nélson Pedroso. João Moutinho converteu e ofereceu aos Dragões uma liderança no marcador que premiava a formação mais ofensiva nos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, Vítor Pereira fez entrar Alex Sandro e Lucho para os lugares de Maicon e Fernando, no âmbito de uma gestão da equipa tendo em vista o “clássico” de domingo frente ao Benfica. Se, no primeiro tempo, os visitantes não mostraram grande vontade e acutilância para atacar a baliza portista, no segundo não tiveram qualquer hipótese de o fazer. Mais agressivo e eficaz na circulação de bola, o FC Porto criou situações suficientes para apontar o segundo golo e assegurar a vitória ainda antes do apito final.

Contamos três oportunidades claras, todas inviabilizadas por Kieszek: aos 59 minutos, Sebá flectiu para o centro e rematou colocado; aos 67, Danilo isolou Varela (que entrou em campo aos 60), mas o extremo não conseguiu ultrapassar o guardião setubalense; aos 72, Alex Sandro “furou” na esquerda e Sebá rematou sem sucesso na “cara” do guarda-redes polaco.

Num encontro completamente controlado pelo FC Porto – cuja equipa se revelou bastante concentrada, mesmo não sendo esta competição a principal prioridade da época –, apenas há a acrescentar o facto de a equipa de arbitragem não ter sido capaz de assinalar algumas faltas evidentes. Os Dragões vencem assim o grupo A da Taça da Liga, com sete pontos, e defrontam na meia-final, no Estádio do Dragão, o Rio Ave. O encontro está agendado para 27 de Fevereiro, o que significa que a equipa de Vila do Conde vai visitar o Dragão por duas vezes no espaço de uma semana. No fim-de-semana de 23 e 24 de Fevereiro, desloca-se ao terreno portista para disputa da 20.ª jornada da Liga.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

O triunfo sobre o Vitória de Setúbal, que selou a qualificação para as meias-finais da Taça da Liga, não foi alvo de análise profunda na conferência de imprensa de Vítor Pereira, que acabaria por sublinhar o desempenho de Sebá, a qualidade do Rio Ave, o próximo adversário na prova, e a certeza de que Izmaylov encaixa no jogo do FC Porto.

No momento certo
"Fundamentalmente, gostava de salientar que jogadores como o Kelvin, o Sebá, o Abdoulaye e o Castro, que têm jogado poucas vezes, deram uma resposta importante num momento importante."

Satisfeito com Sebá
"Fiquei muito satisfeito e gostei muito da qualidade e daquilo que o Sebá deu ao nosso jogo. Tenho que enaltecer o trabalho que é feito na equipa B. Tivemos, inclusive, o Tozé no banco, que terá a sua oportunidade para se estrear."

O adversário nas meias-finais
"O Rio Ave é uma boa equipa. Já os defrontámos e sentimos dificuldades. Está a fazer um campeonato excelente e será motivo de uma análise mais profunda no devido momento."

Izmaylov encaixa bem
"O Izmaylov é um jogador técnico, com passe de qualidade, qualidade de decisão e poder de remate. Encaixa bem no nosso tipo de jogo."



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. Missão cumprida é o que me ocorre para classificar a vitória mais que justa do FC Porto, única equipa que apresentou argumentos válidos para vencer o jogo, no mal tratado relvado (continuam os problemas) e com um «apitador» de tendências insuspeitas (é vermelho até à raiz... ia dizer cabelos mas o homem até é careca!).

    A mescla apresentada por VP tirou a natural agressividade e acerto colectivo que com a entrada, na segunda parte de Alex e Lucho, foram de alguma forma recuperados.

    Gostei da atitude e de alguns desempenhos, como o do Fernando, Moutinho e do Sebá (na segunda parte). Faltou o golo ao promissor jovem brasileiro, que tanto procurou mas a superior exibição de Kieszek não permitiu.

    Um abraço

    ResponderEliminar