03 fevereiro, 2016

DESCULPEM LÁ QUALQUER COISINHA...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

No passado fim de semana, ocorreu cá pelo nosso cantinho à beira mar plantado, um fenómeno cuja raridade ultrapassa em muito os eclipses totais do sol. Um árbitro da nossa I Liga admitiu um erro numa sua decisão.

Uma atitude deveras nobre, que se aplaude, não seja a nobreza do interveniente directamente proporcional à sua pilosidade capilar. Não me vou alongar na forma da confissão, onde o Sr. Cosme Machado mais do que aceitar culpas, procurou empurrar a responsabilidade do erro para o seu colega de equipa, Alfredo Braga. Nem sequer me vou debruçar sobre lance que precipitou o imbróglio, onde um jogador da Académica marca efectivamente golo em fora-de-jogo. A questão que me merece mais atenção, está nos porquês em torno desta situação.

O primeiro ponto, e o mais intrigante, é o facto de que os árbitros não falam sobre jogos, não porque não o queiram, mas sim porque não podem. Diz-nos o regulamento da arbitragem, art. 19, nº1, alínea g) o seguinte:
    "Não emitir declarações ou opiniões públicas, em qualquer local e sem autorização prévia, sobre matérias relativas ao sistema específico da arbitragem e a qualquer jogo"
Partindo do pressuposto de que todos os árbitros conhecem bem este ponto do regulamento, porque veio agora Cosme Machado quebrar uma regra quase secular da arbitragem?

Se este senhor árbitro é tão íntegro como afirma, ao ponto de violar o regulamento para defender a sua honra, porque não se retratou de igual forma, das asneiras aberrantes que fez no SC Braga - FC Porto, da Taça da Liga na passada época?

Mais grave ainda. Caso Cosme Machado não venha a ser punido disciplinarmente pelo Conselho de Arbitragem, significa que pediu autorização prévia a Vitor Pereira para explanar a sua visão do lance. E se Vitor Pereira a deu (ou pediu?), que conclusões podemos tirar?

Muitas questões por explicar no nebuloso sistema da arbitragem nacional.

Na minha ignorância de adepto, poderia juntar mais algumas:
  • Qual o mais directo beneficiário de uma eventual perda de pontos dos sportinguistas?
  • Qual a equipa recordista mundial em grandes penalidades ou expulsões não assinaladas contra si?
  • Qual a equipa mais satisfeita com o trabalho de Vitor Pereira?
Pois... talvez não interesse mudar o enfoque das arbitragens para outras paragens bem perto de Alvalade.

E nós, FC Porto, quedos e calados a ver a caravana passar. Nem cócegas fazemos para forçar um Sr. Jorge Ferreira vir a público para pedir desculpas por qualquer coisinha.

Uma nota para as nossas movimentações no mercado de inverno.

Todos os portistas podem neste momento sossegar, pois reforçamo-nos condignamente para o título... da II Liga.

Relativamente à primeira equipa, vendemos o nosso activo mais caro (Imbula) e despachamos um central (Lichnovski). Entretanto, Tello e Osvaldo já tinham abandonado o clube sem saudades mútuas.

Em sentido contrário, para além de Casillas, Helton, Gudino (e Bolat, Fabiano, Ricardo, João Costa e André Caio) reforçamos esta debilitada posição com José Sá. Para a frente de ataque, Marega e Suk aparentemente são trocas directas com os avançados catalão e italo-argentino.

Utilizando a matemática simples, saíram 4 e vieram 3. Analisando criticamente o contributo dos 4 jogadores que saíram, o que nos vem à mente, é de que não perdemos grande coisa. Mas será que ganhamos algo?

No entanto, o facto de termos apenas 3 centrais (e fracos) no plantel não parece preocupante para a SAD. Talvez já se tenham apercebido que Chidozie é melhor do que qualquer um deles. Olhamos para a lateral esquerda nas alternativas a Layun, e desesperamos com a calma que impera no nosso Estado Maior, dando-se ao luxo de emprestar o promissor Rafa à Académica, para manter o inepto Angel. Tentar recuperar Octávio, ou contratar um médio ofensivo, não parecem ser problemas de fazer perder o sono aos nossos magnânimos administradores.

A grande movimentação que se constou da nossa parte, foi a tentativa de contratação de mais um extremo, Rafa do Braga, para eventualmente ser adaptado a médio ofensivo, com a época em curso. Brincadeira essa que seria para custar uns meros 16 milhões. Ou seja, não aprendemos nada com as recentes asneiras.

Pede-se títulos a Peseiro. Contudo, nem uma lambreta para reforçar a equipa. Em Maio, se ganharmos algo, o mérito será do Presidente e da sua mini-limpeza do balneário. Caso a coisa corra mal, já sabemos de quem é a culpa.

O que aconteceu à nossa famosa estrutura?

9 comentários:

  1. Muito bem! Subscrevo inteiramente da 1ª à última linha!

    Saudações Portistas
    Sckit

    ResponderEliminar
  2. Como a equipa não está bem (embora já em recuperação) e faltam resultados e confiança, os jogadores parecem piores do que na realidade são. E, por contraposição, os jogadores da BB parecem todos espetaculares, prontinhos para ser titulares "de caras" nos AA.
    Felizmente, as decisões foram no sentido de cumprir plano de mlp: titulares na B (podendo treinar com A), rodar em equipa da 1ª liga e, só depois, se provar valor, chegar à A.

    ResponderEliminar
  3. A contratação de José Sá (suplente de Salin) não faz o menor sentido...

    As contratações de Marega e Suk visam obviamente suprir as saídas de Osvaldo e Tello. Não sendo jogadores que entrarão de caras no onze titular, creio que poderão acrescentar alguma qualidade como alternativas. Para além disso, entre Tellos e Osvaldos a ganhar muito e a render ZERO, não será pior ter Marega e Suk, e a render pelo menos mais que ZERO. Acima de tudo, espero que sejam grandes contratações e ajudem o clube a conquistar os seus objetivos.

    Quanto à suposta oferta por Rafa só digo o seguinte: há anos e anos que o braga emperra sempre negócios de jogadores que pretendemos, pedindo valores exorbitantes... Curiosamente Lima foi vendido por menos de 5M€ a um determinado clube... Apesar disso, continuamos a emprestar jogadores ao braga... Não percebo sinceramente!

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo na totalidade o que é dito e bem dito.
    As contratações não fazem nenhum sentido face ÀS REAIS NECESSIDADES DA EQUIPA. Dá ideia de que fomos ao mercado só para fazer que existimos.
    Estrutura e outras gingajogas da governança futebolística é só miséria. Para mim o clube é actualmente dirigido por razões que a razão desconhece.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. O senhor Cosme Machado está a soldo do clube da treta, via Vítor Pereira. Quem prejudicar esta estratégia sabe que está tramado. Toda a gente percebe isso (basta ver o colinho do ano passado) menos a Sad.
    No que se refere às contratações, podem limpar as mãos à parede.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Estou chocado com este post. Que falta de rigor!!! Então e o Kadu??? E o Andrés Fernandez??? Ehehehe.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Tens razão Nuno. São tantos guarda-redes que até nos esquecemos de alguns. Obrigado pela lembrança.

    ResponderEliminar
  8. RCBC, sendo o nível comparativo tão baixo, também penso que Suk e Marega poderão trazer algum acrescento de utilidade à equipa. Principalmente o sul-coreano em comparação com o Osvaldo. Aliás, com o golo de ontem, e apenas num punhado de jogos, já fez tanto ou mais do que o internacional italiano em meia temporada.

    Rafa, é bom jogador. Nada contra. Contudo é um exagero dar neste momento 16 milhões por um extremo, quando já temos excesso de jogadores (e de qualidade) para esta posição. Mesmo que o Salvador facilitasse algo, seriam sempre largos milhões por uma percentagem do passe. Num jogador que neste momento não é imprescindível. Pois se é para adaptar um extremo a médio ofensivo, como parecia ser a intenção, com os riscos em tempo despendido à adaptação que isso implica, não seria melhor contratar um médio-ofensivo de raiz por esse valor? Ou dar uma hipótese a Octávio, que tem se destacado no Vitória e tem a mais-valia de já ser nosso, sem necessitarmos de carregar ainda mais nos custos do clube?

    Sinceramente, preocupa-me a leviandade com que se encara o dinheiro pelo Dragão. A corda só estica até certo ponto...

    ResponderEliminar