09 fevereiro, 2016

PROCURANDO PALAVRAS PARA DESCREVER TUDO ISTO…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Por mais que me esforce, por mais que busque num qualquer dicionário adjetivos para classificar tudo isto, é difícil, muito difícil falar, analisar e sobretudo projetar o futuro próximo do FC Porto. Mais triste do que constatar o presente, é olhar para o futuro próximo e temer que tudo aquilo que demorou 30 anos a construir pode muito bem ruir completamente em apenas 3 ou 4 anos. Como em tudo na vida, é infinitamente mais difícil construir do que destruir. A melhor metáfora que me ocorre neste momento é a de um escultor passar horas a construir um castelo de areia e depois vir uma criança e num ápice destruir o castelo. O problema é quando a criança e o escultor se confundem.

Falar sobre a mais recente derrota do FC Porto é para mim um exercício de enorme dificuldade. Por respeito a quem me lê regularmente, por respeito a quem confia em mim para colaborar com este blog, por respeito também aos restantes colaboradores que contribuem para a existência deste espaço de opinião, não posso deixar de dar a minha opinião neste momento difícil. Confesso-vos com a maior das sinceridades, é muito difícil falar de coisas que jamais pensaria ver na minha vida mas que estão justamente a acontecer no clube que adoro. Seria mais fácil pedir um tempo de reflexão para mim próprio e afastar-me por uns tempos destas lides blogosféricas mas não, creio que é nestes momentos que se vêem os verdadeiros adeptos, aqueles que realmente se preocupam com o clube e aqueles que procuram refletir e discutir as coisas de forma séria e útil. Como sempre digo e vou continuar a dizer, é muito fácil ser adepto e dar a cara pelo FC Porto de glória de AVB, pelo FC Porto campeão europeu de Mourinho, pelo FC Porto pentacampeão de Fernando Santos, pelo FC Porto tetracampeão de Jesualdo e por tantos “outros FC Portos” vencedores ao longo desses últimos 34 anos (sim, 1982 foi a data em que tudo mudou!). Mais difícil é ser adepto do FC Porto dos últimos 2 anos e meio, período no qual praticamente tudo tem corrido mal. Eu sou SEMPRE adepto do FC Porto, seja na 3ª divisão, seja a erguer a Champions League. Durante muitos anos vi benfiquistas e sportinguistas muitas vezes argumentar que “já não ligam a futebol”, eu assumo perfeitamente: sofro estupidamente com um clube que adoro! Não só na vitória, mas sobretudo na derrota.

Depois de uma boa vitória no Estoril, da equipa até ter dado boas indicações nos últimos tempos, perder em casa com o arouca era de facto a ultima coisa que me passava pela cabeça. Este jogo e o da próxima 6ª feira constituiriam a última hipótese de nós podermos entrar claramente na luta pelo título. Com esta derrota, lamento dizer mas o campeonato já era e o jogo de 6ª feira não significa tentar voltar a reentrar na luta pelo título, mas sim apenas tentar reentrar na luta pelo acesso direto à Champions League. É triste mas é a realidade, com uma agravante, com uma derrota apenas podemos pensar em defender o 3º lugar e focarmos nas restantes competições.

Admito que já vi muita coisa na vida, se calhar tenho uma margem de compreensão com o meu clube superior à maioria dos adeptos, mas a forma como Maicon abandonou o relvado após mais uma paragem cerebral da sua exclusiva responsabilidade é uma coisa inacreditável, inenarrável e inclassificável! Com a agravante de ser o capitão de equipa! Basicamente Maicon abandonou a equipa, fugiu do relvado, foi-se esconder no banco de suplentes. Repito, é inacreditável!

Da mesma forma, estou farto de há um ano e meio repetir as mesmas coisas em relação a alguns jogadores do atual plantel do FC Porto. Para mim, leigo que sou em matéria de futebol, bastaram-me apenas alguns jogos para perceber que Ángel, independentemente do seu passado, tem sido recorrentemente um jogador a menos sempre que entra em campo. Não acerta um cruzamento, é péssimo a defender, é horrível a atacar. O erro de posicionamento de Angél no 1º golo do arouca é uma coisa inacreditável, inenarrável e inclassificável, tal como a atitude de Maicon. Pelos vistos, ninguém na estrutura do FC Porto, nem o treinador passado, nem este treinador vêem que este jogador não tem condições para jogar na equipa A do FC Porto (talvez nem na equipa b). Inacreditável manter-se um jogador destes no plantel e dar-lhe oportunidades. Jogasse o Victor Garcia da equipa B, mantendo o Layun na esquerda ou indo buscar o lateral-esquerdo dos infantis, TUDO seria melhor que utilizar Ángel num jogo tão importante. O preço a pagar foi este: um golo sofrido que com certeza servirá de chacota para os nossos adversários, porque a forma como o espanhol é “comido” naquele lance é uma vergonha sem classificação possível.

O golo mal anulado a Brahimi é também algo incompreensível. André André está 1 metro atrás do último defesa adversário e depois faz um passe para trás, logo nunca poderia ser fora-de-jogo. O fiscal-de-linha não pode ter visto uma coisa que simplesmente não existiu e é visível na imagem de tv que está a olhar para o lance e só pode ver que André está em jogo. Fosse isto na luz ou alvalade, o estádio vinha abaixo. No Dragão, os jogadores pouco ou nada protestaram e os adeptos pouco ou nada assobiaram. Mas pronto, faz mais sentido os assobiadores profissionais entoarem um brutal coro de assobios porque num jogo em que finalmente de atinge a liderança, o treinador não coloca um jogador da equipa B a poucos minutos do fim, jogador esse que posteriormente até já teve oportunidades, acrescentando ZERO à produção da equipa nessas vezes em que jogou.

Outra situação chocante, hoje em dia já TODA a gente perdeu o respeito pelo FC Porto, qualquer monte de m**** faz o que quer e bem entende no Dragão. E quando digo toda a gente, refiro-me também à forma acanhada e tímida como os adeptos presentes no Dragão comem e calam tudo que vêem à sua frente. O GR do Arouca foi assistido pelo menos 6 vezes, simulando lesões atrás de lesões da forma mais nojenta e ordinária possível, queimando minutos atrás de minutos. Depois do 2º golo do Arouca em meia-hora de jogo, apenas se jogaram uns míseros 6 ou 7 minutos de futebol corrido. Neste momento é este o cenário, qualquer monte de esterco (como é o arouca) se dá ao luxo de vir ao Dragão fazer o mais nojento anti-jogo que no fim é premiado com um bom resultado. Mais uma vez, tudo isto é inacreditável.

Por fim, a questão Peseiro. Quem me lê sabe que defendo e sempre defendi afincadamente que uma mudança de treinador a meio da época é mais do que um exercício de racionalidade desportiva, mas sim um exercício de fé que geralmente corre muito mal. Ainda assim, tomada a decisão há que apoiar o novo treinador e dar-lhe a maior tranquilidade possível para ele desenvolver bem o seu trabalho. A grande questão é que os problemas vão muito além do treinador, seja ele Lopetegui, Peseiro ou Pep Guardiola. Continuo a defender que apesar de todos os problemas do basco, foi criado um "circo" (com variadíssimos responsáveis) que tornou o ambiente praticamente irrespirável e que levou à inevitabilidade de um despedimento a meio da época. Considero que não foi feito tudo por toda a gente para que as coisas se endireitassem a tempo, e que depois no final da época se julgassem as pessoas devidamente e a seu tempo. Pois, a grande m**** no meio disto tudo é que estamos a 12 pontos da liderança (6 do 1º e do 2º), aquando da saída de JL estávamos em 2º lugar a 4 pontos do 1º lugar. Pois, em termos pontuais até estamos pior e a tendência é para piorar e muito até final da época…

É um momento obviamente difícil e de muito complexa resolução. Repito algo que me parece fundamental neste momento: estar 3 anos sem ganhar é algo normal para um benfiquista que passou um período recente (1994-2005) de 11 anos sem vencer um título de campeão nacional ou para um sportinguista que não ganha um título há 14 anos. Para um Portista obviamente não é normal, mas a grande questão para mim não é estar 3 anos sem ganhar nada, é perder em 3 ou 4 anos tudo que demorou uma eternidade a construir. Mais do que um título, uma taça ou uma campanha europeia, o que o FC Porto não pode perder até ao final da época é a honra, que não é tão pouco como isso. Não pode ter jogadores que envergam a braçadeira de capitão que pura e simplesmente fogem do campo quando as coisas correm mal, não pode ter jogadores com noções futebolísticas similares a um nível distrital, nem pode arrastar-se em campo sem rumo, nem destino. Há limites que não podem ser ultrapassados e estes nada têm a ver com um campeonato perdido ou uma campanha europeia menos boa.

É pois um momento em que o Presidente, a SAD, o treinador e todos os jogadores terão de unir-se em torno do objetivo que tem de ser comum, trabalhar todos em conjunto para que o final da época não seja penoso. Como Portista vou continuar a sofrer e apoiar porque não sei viver o FC Porto de outra forma, mas neste momento confesso-vos algo que jamais senti enquanto Portista: as minhas expetativas estão no zero, TEMO muito os próximos meses porque se auguram humilhações de dimensão enorme frente a rivais diretos. No meio de todas estas "boas notícias" surge ainda a "melhor" notícia de todas. Os próximos jogos são na luz e em Dortmund, uma "delícia" portanto. As próximas semanas vão ser engraçadas, vão... Neste momento, a minha única esperança é que os jogadores ainda tenham alguma vergonha na cara e não queiram ser humilhados e enxovalhados em pleno relvado. Mas ou há uma grande surpresa (infelizmente, surpresa positivas ultimamente nem vê-las!) nos próximos tempos ou o resto de época vai ser um pesadelo para todos nós que gostamos do clube.

PS - Admito, confesso e não tenho qualquer problema em dizê-lo, este grupo de rapazes e tudo o que o rodeia (sim porque os jogadores não são os únicos culpados disto) destruiu todas as minhas esperanças em algo de bom para o que resta da época. E como as minhas expetativas estão no zero, é muito triste dizê-lo, não peço sequer um pontinho na luz, peço tão só e apenas que os jogadores sejam dignos em campo e respeitem o clube e a sua história. O que neste momento já parece pedir muito. Tudo o que seja melhor que isso, será uma bela surpresa para mim.

PS2 - Como "cereja" no topo deste belo bolo, e como se não bastasse a m**** em que estamos enfiados, a arbitragem nos jogos do FC Porto continua num nível abaixo de zero. Coincidência ou não, e excetuando o lance do Marcano na Choupana que foi capa em tudo o que é pasquim nojento deste país, 95% dos lances mal ajuizados nos jogos do FC Porto são sempre no mesmo sentido, ou seja, contra o FC Porto. Devem ser com certeza apenas coincidências. E até final da época, aposto todas as minhas fichas em que se por "loucura", conseguirmos levantar um pouco a cabeça lá vem um senhor de preto dar uma machadada na equipa, como aconteceu domingo com o arouca. Na próxima 6ª feira, se algo correr diferente do que está escrito no "guião", não duvido do que irá acontecer: mais uma machadada para se certificarem que estamos bem "mortos"! Neste aspeto, os culpados de tudo isto parecem-me óbvios. Caminhamos para ser um clube simpático, caladinho, que não faz mal a uma mosca e de quem os PORCOS jornais da capital até terão alguma margem de compreensão. Que saudades que tenho de sermos odiados, de sermos atacados. Agora, nem isso. É triste.

10 comentários:

  1. Boa tarde,
    Começo a ficar um quase profissional no que diz respeito a comentários deste blog, mas na verdade, gosto particularmente dos artigos de opinião e que na sua maioria das vezes, reflecte aquilo que sinto e penso em relação ao meu, ao vosso, ao clube de todos nós.
    A única coisa que lamento, é que aquilo que é aqui escrito e lido por muitas pessoas, não chegue a quem manda no NOSSO FCPorto e perceba o que efectivamente os sócios e adeptos pensam desta valente borrada a que temos assistido semanalmente.
    Não posso dizer que sou sócio neste momento, pq admito que tenho cotas em atraso e além disso não me encontro no pais, mas durante 23 ou 24 anos paguei cotas e tive lugar anual.
    Lembro-me de ir ao estádio com o meu Pai e lhe ter perguntado quem era aquele jogador novo ruivo que estava no campo e ele me ter dito que se chamava "Romeu". Recordo-me de um famoso FCPorto vs Real Madrid no fim dos anos 70 que ganhamos 2-1... Lembro-me de um golo do Duda ao Guimarães (creio) na marcação de um livre que foi uma coisa fabulosa e daí para a frente lembro-me de muitas mais coisas como é óbvio. Estas são as minhas primeiras "imagens" que me recordo como adepto do FCPorto.
    Isto tudo para dizer o quê? Para dizer que desde então nunca tive tanto receio de uma ida à Luz como a desta semana! Confesso: estou simplesmente em pânico!!!!! Não sei se sou capaz de ver o jogo porque temo muito o que irá acontecer. Ver o Bayern "espetar-nos" 6, custou pra caraças, nunca pensei em semelhante... mas, se isso acontecer na 6ªfeira... vai ser um horror!!!! E eu acho que estamos muito perto de isso poder acontecer.
    A equipa não joga nada!!! Não há nada ali que se aproveite. Temos as piores duplas de centrais de que há memoria. Já dispensamos centrais no passado que hoje era "senhores" ali. O João Manuel Pinto era melhor q qualquer um destes que lá está. O Rolando que ando encostado, é anos luz melhor que estes. Não há uma dupla que inspire confiança. Zero.
    Sobre o Maicon, bom, estamos perante algo que honestamente para mim é insólito. Não me recordo honestamente de nada como aquilo que vi incrédulo no Domingo. O que o Maicon fez é uma afronta, uma falta de respeito ao clube, aos colegas mas também a todos os grandes capitães do FC Porto: Rodolfo, Oliveira, Gomes, João Pinto, Jorge Costa, Baia, até o Lucho... e outros que umas vezes mais ou outras vezes menos, capitanearam a equipa, sabiam o peso que tinha aquela tira de tecido no braço esquerdo!
    O problema é que hoje qq jogador com meia dúzia de treinos é capitão. Qual é a lógica de um Herrera ser capitão?!?!?!? Ok, o Helton não joga e como tal não pode ser capitão, mas porra, não há "merda" melhor?? Não há jogadores no FCPorto actual que efectivamente tragam em si a história do clube e que percebam exactamente o que significa ser capitão do clube e que percebam ser capitão do NOSSO clube não é ter a mesma responsabilidade que ir comprar cervejas para um churrasco no jardim!
    O Maicon merecia era que um qq outro colega lhe tivesse espetado logo dois roncos "à Jorge Costa" que ele até se cagasse todo!!!! Não há isso!!! Não há quem mande ali dentro. Não há jogadores que sintam o peso e a honra de vestir o "manto sagrado". Parece que é só mais uma camisola que por acaso até é bonita e tem umas riscas, que também pode ter uma cor castanho merda... tanto faz!
    Não sei quanto tempo isto irá continuar assim mas, concordo com uma ideia que está no texto e que diz "é mais fácil destruir do que construir" e é perante isso que estamos agora. A presenciar à destruição de toda uma cultura vencedora e de união a que nos habituamos durante as ultimas 3 décadas.
    Peço, se é que isso é possível, que o Peseiro eventualmente dê espaço a alguns miúdos da equipa B e que o nosso foco no futuro imediato seja... a Final da Taça de Portugal.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Estamos,infelizmente, a assistir à "benfiquizaçao" do FC Porto. Parece que estamos a copiar todos os disparates que eles fizeram nos anos 90, com a agravante de termos os árbitros contra nós, coisa que o carnide nunca teve. Mas há outro aspecto que me deixa inquieto e que ninguém fala. Qual a verdadeira causa da falta de atitude e empenho de muitos dos nossos jogadores que culminou com o espectáculo deprimente do Maicon? O empresário do Osvaldo queixou-se aqui há umas semanas que o seu jogador tinha 4 meses de salários em atraso. O Osvaldo "deu de frosques" na primeira oportunidade. Pergunto eu:o Osvaldo era o único jogador com salários em atraso? Duvido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse devia era de receber um pontapé no cu mais quem o contratou !

      Eliminar
  3. Essa dos salários em atrazo é nova para mim.Não sei se é boca para desestabilizar. Temos uma equipa a condizer com a Sad e a cor do equipamento alternativo ou seja de merda.

    ResponderEliminar
  4. A bluegosfera está cheia de textos sentidos por autores que sentem o Clube.
    Infelizmente estes textos "só" são vistos por "simples" Portistas.
    Não há ninguém ligado a SAD que leia estes blogs e sintam o que se passa.
    Todos os males deste FC Porto estão expostos. Houve resolução de pelo menos um mal? Nada.
    Será que temos humanos nesta SAD actualmente? Será que eles sentem o que se passa com esta situação? Será que transformaram os campeonatos em contratos?

    Para além de criticar os jogadores por não darem tudo em campo, para além de criticar os treinadores pela sua responsabilidade e para além de criticar os adeptos de assobiarem os próprios jogadores temos, primeiro criticar os elementos da SAD por não chamar a razão quem deve ser chamado.

    Esta SAD está a por os adeptos desnorteados e não faz nada por nada!
    É quem está na fila da frente dos culpados deste ponto de situações.
    Os snobes vão continuar a pairar no nosso Clube, enquanto que não houver mudanças.

    ResponderEliminar
  5. Eu só quero o meu porto de volta !!!! Precisamos claramente, urgentemente de uma nova liderança, estaremos eternamente gratos a Jorge Nuno Pinto da Costa por tudo o que nos deu, mas está na hora de termos um novo rumo de termos alguém que junte as tropas e que sinta o Porto que sinta o verdadeiro Porto ! Precisamos de gente com mística para repor os valores perdidos !

    ResponderEliminar
  6. Está na hora dos portistas se unirem e mudarem tudo isto! O Porto será eternamente dos portistas não dos comicionistas! Está na hora dos verdadeiros se chegarem à frente para devolverem tudo que foi perdido!!!! O Porto à Porto!!!!!!! Estaremos etarnamente gratos por tudo o que Jorge Nuno Pinto da Costa nos deu e será sem dúvida nenhuma a maior figura da história do nosso clube, mas está na hora de passar a pasta se não corre o risco de ver desmoronar o castelo grandioso que ergueu! Chega do assobio de bancada ! Está mais que visto que a culpa não é de Lopetegui, Peseiro, etc.... A culpa está de quem já há muito perdeu leme do barco que comanda !!!!!! O Porto é de todos os portistas e só com o verdadeiro portismo e verdadeiros portistas se pode continuar com um futuro à Porto! QUEREMOS DE VOLTA O NOSSO PORTO !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Quem manda no F.C.P. no presente ? Pinto da Costa?Sim dizem, a avaliar pelas reacções dos que lhe são próximos como também dos outros é ele o chefe supremo.Esta pergunta seria ofensiva nas ultimas duas décadas e meia, tal foi a liderança do nosso presidente forte,musculada,sem medo de afrontar os poderes podres do futebol de então,os políticos centralistas que tiveram a resposta pronta e corajosa.Arrastou com o seu exemplo a nação portista para o que desse e viesse, os adversários reconheciam-lhe valor e coragem e temiam-no.As nossas gentes galvanizavam-se com o seu clube de sempre,todos irmanados do mesmo objectivo pôr o F.C. Porto no lugar mais alto do pódio.Não foi fácil mas esse lugar foi alcançado contra tudo e quase contra todos. A Europa assistiu, primeiro espantada,depois rendida a uma equipa de azul e branco que fez vacilar os colossos do velho continente.O nome Porto chegou a todo o mundo através de um clube ímpar,que se confunde com a cidade donde nasceu.Agora aqui chegados e constatarmos que a liderança do nosso clube não existe, faz já muito tempo é a hora de corajosamente como é seu timbre, o nosso presidente não se recandidatar a novo mandato,sim é preciso muita coragem para deixar o amor de uma vida.Grato por todas as emoções vividas,pelas lutas pela emancipação.pela coragem que fez de nós fortes, o general sempre à frente das tropas sem medo,arguto nas negociações e um passo sempre à frente dos adversários obrigado sr.presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  8. Começo e acabo como começaste, RCBC:
    "Caminhamos para ser um clube simpático, caladinho, que não faz mal a uma mosca e de quem os PORCOS jornais da capital até terão alguma margem de compreensão. Que saudades que tenho de sermos odiados, de sermos atacados. Agora, nem isso. É triste."

    2.ª nota: o comentário de Paulo Azevedo tem/poderá ter muita relevância. Já ouvi falar disso por duas vezes a uma pessoa muito bem colocada para saber "coisas" no seio da SAD. E falou, entre uma e outra vez, com o espaço de mais de 3 meses!!! É um assunto deveras preocupante o dos salários em atraso. Porque a sua inexistência foi um dos sustentáculos da estabilidade do FC Porto durante décadas.

    ResponderEliminar
  9. "Mais do que um título, uma taça ou uma campanha europeia, o que o FC Porto não pode perder até ao final da época é a honra..."

    Como bem disseste nesta frase, esta é a minha única expectativa para esta época. E mesmo aqui, a minha confiança treme como gelatina.

    Por muito que vasculhe nas minhas memórias, não consigo encontrar o sentimento de ter medo de ir jogar à luz. Sabemos que é um jogo sempre complicado de tripla, mas dar favoritismo ao slb é coisa que nunca me passou pela cabeça.

    E houve tempos que jogar na luz era difícil. Nos anos 80 os mouros equilibravam forças connosco. Independentemente de ganharmos ou perdermos, uma equipa do FC Porto dos anos 80, qualquer uma delas, dava-nos a garantia que ia lutar até à morte.

    Mas esta equipa actual do FC Porto tem a confiança de um suicida depressivo. Nem lutar sabem. À contrariedade fogem.

    Deste insulto isento Maxi, Layun, André André e Danilo. Um mexicano, dois ex-benfiquistas e um portista. São estes os únicos que, bem ou mal, lutam pelo emblema até ao último segundo do jogo. 4 jogadores em 11. Um deles já envergou a braçadeira de capitão no nosso maior rival!!!

    Dou-te os parabéns pela força de continuares com o FC Porto e com a escrita neste blog, nestes tempos de dificuldade, RCBC.

    Não somos Maicons!!!

    ResponderEliminar