18 fevereiro, 2016

JUNTOS!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Agora que já passaram as emoções fortes de sexta-feira, estou finalmente em condições de palrar um pouco sobre o jogo que decorreu no aconchego do nosso salão do qual tão boas e gratas recordações temos. Mais uma vez, fomos imensamente bem recebidos por um estádio quase cheio (a presença do Pedro Guerra para isso muito contribuiu…) e o entusiasmo pela nossa presença foi bem evidente em todos os rostos, enfraquecendo apenas – natural e gradualmente – ao longo dos 45 minutos finais da partida. Chovia. E era muito. O cansaço por tanta festa e algazarra sentiu-se. Serão apenas humanos.

I. Gostava em primeiro lugar de agradecer ao Julen Lopetegui e de o incluir no baúzinho das recordações douradas da noite. Ele concedeu-me o dom de ser paciente e proporcionou-me uma resiliência quase de ferro para aguentar sucessivos resultados negativos sem ter vontade de me atirar para o chão. Para quase parar de tentar arrancar os cabelos com as mãos. Com ele, aprendi a desdramatizar. A relativizar (sob o risco de a esta hora ainda estar a recuperar, totalmente careca, de múltiplas fracturas expostas). Na sexta, os mouros marcaram e eu mantive a calma, serena calma, falharam outros golos e não arranquei cabelos. Nem um. Sinto-me mais madura a ver futebol. Obrigada, pois, Julen. Estás cá dentro.

II. Depois e fundamentalmente, encantou-me a raça mostrada e todo o espírito de sacrifício mostrado pela equipa nomeadamente na fantástica segunda parte. Uma equipa que, jogo a jogo, tem vindo a crescer (mesmo com o Arouca, com toda a negatividade, apesar da enorme e dolorosa hecatombe, nem tudo foi tão mau como em jogos já vistos desta época e bastava não termos sido assaltados para ficarmos com os três pontos ou um, vá…) e que nos revela mais vontade de tudo e até de ser feliz.

III. Não cessa de me surpreender a arrogância besta e a parvalheira aparolada daquela gente. A forma como se expõem a tanto ridículo e como se colocam tão a jeito. Um bem-haja. Assim, dá sempre mais gosto. Sem eles, não tinha sido a mesma coisa.

IV. Maxi. Oh, Maxi. Where have you been all my life? Nem expulso foi, nem amarelo levou, tanta provocação sofreu! Que guerreiro! Literalmente em vénias.

V. IKER! IKER! IKER! Beijava-te as luvas, se pudesse. Que se calem para sempre os que tanto te criticam (incluindo o meu pai, que diz que és anão para guarda-redes do Porto, ao que eu lhe respondo que um jogador de basquetebol ou um Fabiano é que eram bons).

VI. Danilo, Danilo… mas que jogador, que Imenso Dragão nele habita, além de ser ainda giro como tudo. Absolutamente rendida. Que fique durante muito tempo. Se for – que irá! – que vá por muito dinheiro.*

VII. Peseiro, “Melhor Treinador do Mundo Inteiro!!!!!!!”, como diz a outra. Perfeito, frente aos lamps. Foi graças a ele que vivemos esta tão procurada e merecida alegria. Tipo um oásis de verde no nosso deserto. Incrível trabalho, imenso dedo. Tremenda paciência. E apenas com tendência para melhorar. Em todos se vê essa promessa, mas no Brahimi a diferença é eloquente. Maciça! (Até o fato parece vestir melhor. Se não, atentem…)

VIII. Indi, mas que raio foi aquilo?!? Ias-me dando uma síncope e com ela não chegaria a conhecer os meus netos. Não sei se alguma vez o meu coração voltará a caber no peito e a bater no ritmo certo…

IX. Dizia eu à força toda e para quem me quisesse ouvir, à laia de já encontrar bodes expiatórios para um mais do que eventual resultado negativo, que íamos jogar sem centrais. Não podia estar mais enganada… ganhámos foi um. De 19 anos apenas. Tipo maravilha.

X. E, parecendo que não, em pantufinhas de lã, os Aliados voltaram a estar no nosso horizonte. Haja é tininho. Muito.

* Que não seja desbaratado em comissões para filhos, enteados, tios e afilhados. E ainda para sobrinhos e primos. Ou empresários. Ou empresários de empresários. Ou tudo o que mexa. E o que não mexa.

6 comentários:

  1. Renascemos das cinzas e já precisávamos de uma vitória destas há muito tempo! Não podemos dizer que resolvemos todos os males porque eles continuam lá (e são muitos) mas ganhamos novo fôlego e nova alma que continuando assim, nos permite ainda sonhar. Parabéns pelo texto, está excelente, como sempre :)

    ResponderEliminar
  2. Minha cara Miss BlueBay, não seja tão mázinha com o Lope. Por muitos defeitos que possa ter, a defesa não era um deles. A única equipa que, com ele, criou tantas oportunidades num só jogo, foi o Bayern. Infelizmente para nós, eles tinham o Lewandovsky, Muller e companhia lda, e não os melhores jogadores da freguesia de Benfica. O problema com o Lopetegui, é que na passada 6a, em vez de 4 ou 5 oportunidades de golo, tinhamos tido 1, e falhado.

    Como escrevi em artigo recente, estou muito satisfeito com o trabalho de Peseiro até ao momento. Contudo, nem tudo é perfeito. É verdade que a componente ofensiva melhorou a olhos vistos, mas a defesa também está bem mais permeável. A prova disso, é que nos tempos recentes, é raro o jogo em que acabemos com a folha limpa.

    Vamos ver como corre logo. É o jogo marcante da época. Eventualmente será este - ou o ManUtd caso os encontremos na final (dreaming) - o adversário mais difícil que vamos defrontar até ao final da temporada. Contudo, sendo o Dortmund uma equipa de ataque, penso que temos algumas hipóteses. É quase certo que iremos sofrer golos. Devemo-nos mentalizar para isso. No entanto, com a defesa alta do Borrussia, também temos boas hipóteses de marcar e aí decidir a eliminatória para o nosso lado, ou pelo menos, trazer um bom resultado para o Dragão.

    Força Porto!

    ResponderEliminar


  3. @ miss blue

    a)
    «Tipo um oásis de verde no nosso deserto»

    nã!, nã! será mais: "tipo um oásis azul no nosso deserto" ;)
    (é que se é verde, significa que não está maduro, ou coisa que o valha)

    b)
    «III. Não cessa de me surpreender a arrogância besta e a parvalheira aparolada daquela gente. A forma como se expõem a tanto ridículo e como se colocam tão a jeito. Um bem-haja. Assim, dá sempre mais gosto. Sem eles, não tinha sido a mesma coisa»

    não diria melhor. e é que não páram mesmo de surpreender, (quase) uma semana depois. as mais recentes declarações do mr. burns encOrnado demonstram-no...


    beijinhos
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. Sabe, Miss, cada vez que a a comunicação social cá da paróquia os eleva ao cubo, os lampiões levam no... circulo que apesar de ser um grande buraco, não é armilar!
    Como dá gosto vê-los fanfarrões e depois chorões!

    P.S. Oxalá hoje o Borussia fique amarelo, mas de desinteria!

    ResponderEliminar
  5. concordo com o felisbeto costa teve graça mas teve razao é de vomitar o que os merdia conseguem elevar aquele clube lampioes suinos que vivem a sombra da bananeira de uma gloria outrora conseguida a custa de um judeu que vieram buscar ao porto e que lhes lançou uma maldiçao e nao europa nunca mais conseguiram ganhar a ponta de um corno nem com maos de vatas talvez la pra 2063

    ResponderEliminar