22 fevereiro, 2016

O ATUAL ESTADO DA ARBITRAGEM? EXCELENTE!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

A grande chatice de estar em 3º lugar e depender de terceiros para que as nossas vitórias nos permitam chegar mais à frente na tabela classificativa, é que os resultados dos jogos dos outros são relevantes para nós, logo, não basta aquilo que nós próprios fazemos.

Escrevo estas linhas depois de ver o jogo do nosso rival mais próximo, aquele a quem ganhamos na pretérita semana para AZIA de muita gente, reduzindo a desvantagem para 3 pontos e reentrando na luta pelo 2º lugar. Era por isso fundamental para “eles” não voltarem a perder mais pontos depois de um resultado que um qualquer comentador aziado definiu como um “valente murro no estômago”.

Muito provavelmente, não se irá falar muito da atuação de um senhor chamado jorge ferreira (exatamente com todas as letrinhas bem pequeninas”), mas a verdade é só uma… o jogo estava empatado a 1 golo, sem que o GR do Paços tivesse feito qualquer defesa especialmente complicada para além do golo sofrido, eis senão quando e pelas palavras do site MaisFutebol, e não de um Portista tendencioso: “Grande penalidade para o benfica, ainda assim não foi falta de Andrezinho sobre Jonas. Má decisão do árbitro”.

Claro que a partir daqui a “passadeira vermelha” estendeu-se e o jogo, que estava muito complicado na 1ª parte e com tendência a complicar-se ainda mais na 2ª parte, ficou facilmente desbloqueado. A época 15/16 começa a ter demasiadas coincidências e semelhanças com a época passada, ou seja, erros arbitrais todos com a mesma tendência e no mesmo sentido.

A sensação que dá é que a Liga de Clubes, apoiada claro pelo Conselho de Arbitragem, podia já decretar o fim do campeonato. Se a todos os problemas internos do FC Porto se têm de juntar também erros graves em lances que depois são ajuizados de modo completamente diferente noutros campos, então dá mesmo a ideia que tudo isto não vale a pena, porque parece que as coisas já estão previamente estabelecidas.

Julgo também que não restam dúvidas que agora é que o estado da arbitragem está excelente depois de anos em que estava tudo mal, inclusivamente mesmo naquelas épocas em que tínhamos árbitros portugueses a apitar finais da Champions e de Campeonatos da Europa. Agora é que temos grandes árbitros, que não erram e nunca têm interferência no resultado.

Apesar das parangonas em quase todos os jornais desportivos e generalistas (os jornais raramente colocam erros de árbitros na capa, ou seja, fazem-no quando o FC Porto é beneficiado!) no lance de possível penaltie cometido por Marcano na Choupana onde efetivamente fomos beneficiados pela arbitragem, a verdade é que:

21ª jornada: FC Porto 1-2 Arouca: “Bem invalidado o golo ao FC Porto, apontado por Brahimi? Em ocasião alguma existiu fora-de-jogo de André ou, depois, de Brahimi. O árbitro assistente equivocou-se. Erro grave.” Opinião unânime de 3 ex-árbitros do Tribunal do Jornal o Jogo.

19ª jornada: FC Porto 1-0 Marítimo: “Fernando Ferreira derrubou Maxi na área? Com o braço Fernando Ferreira segurou Maxi, contribuindo para o seu desequilíbrio e queda. Grande penalidade por assinalar a favor do FC Porto” “Maxi caiu na área com Patrick e viu o cartão amarelo. Houve penaltie? Maxi foi empurrado e carregado nas costas dentro da área. Grande penalidade por assinalar.” Opinião unânime de 3 ex-árbitros do Tribunal do Jornal o Jogo.

16ª jornada: FC Porto 1-1 Rio Ave: “Há motivos para Brahimi reclamar penaltie de Pedrinho? Pedrinho empurrou Brahimi derrubando-o” “Maxi caiu na área com Patrick e viu o cartão amarelo. Houve penaltie? Maxi foi empurrado e carregado nas costas dentro da área. Grande penalidade por assinalar.” Opinião unânime de 3 ex-árbitros do Tribunal do Jornal o Jogo.

Em resumo, o atual estado da arbitragem é excelente e a tendência é para melhorar até final do campeonato. Parabéns a todos os que tem contribuído para isso!

PS1: Apesar de tudo, considero-me um pouco idiota em falar de um assunto destes, a partir do momento em que Júlio Magalhães na entrevista que fez ao Presidente, teve a distinta lata de dizer que a arbitragem estava muito bem e o FC Porto não tinha razão de queixa de nada. Pois não, ainda não teve este ano, nem teve no ano passado, está tudo na paz dos anjos como se costuma dizer. É o triste regresso às décadas de 40 ou 50 em que éramos uns bons rapazes. Mas sei quando é que iremos acordar... Quando já for tarde demais... Enquanto isso, "tolinhos" como eu vão remando contra a maré...

PS2: O rapaz que fez o serviço hoje em paços de ferreira foi exatamente o mesmo que não viu 2 penalties (do tamanho das barbas do Pai Natal) no Dragão frente ao marítimo mas que hoje inventou um inacreditável (só mesmo vendo as imagens para se perceber o ridículo da coisa) um a favor do seu clube do coração numa altura crucial da partida.

6 comentários:

  1. São só cinco pontos, "nada de mais", só estávamos colados ao primeiro lugar!

    ResponderEliminar
  2. Caro José Ferreira,

    É verdade que também a esses 5 pontos teremos de retirar os 2 pontos a mais ganhos na Choupana onde efetivamente fomos beneficiados.

    Mesmo assim, mais 3 pontos daria para estarmos no 2º lugar a depender exclusivamente de nós para ser campeões.

    ResponderEliminar
  3. Já agora, é verdade que o lance do penaltie que dá origem ao 1º golo do FC Porto pode ser discutível admito que sim.

    Mas terei eu sido o único a ver que o jogador do Moreirense toca claramente em Maxi depois de fazer o corte da bola para fora? Um jogador pode tirar a bola a um jogador, dando-lhe um tiro no joelho que não é falta?

    Já para não falar do lance do 1º golo do Moreirense em que a bola parece estar fora e de outro lance em que Brahimi tem no mínimo uma queda suspeita...

    Quiz:

    Pergunta 1: Sabem quantos penalties tinha o FC Porto a favor antes desta jornada?

    Pergunta 2: Sabem quantos penalties têm o slb e o scp a seu favor?


    ResponderEliminar
  4. Desculpem lá o meu espanto, mas ao ler o comentário do José Silva Pereira no Blog "Sou portista com muito orgulho" ele diz que o penalti sobre o Jonas no jogo de Paços Ferreira , foi bem marcado. Eu discordo, mas quem sou eu? Ele até diz que quem acha que não foi penalti, «não tem vergonha na cara».
    Como ficamos ?
    Viva o FcPorto.

    ResponderEliminar
  5. Será que isto tem a ver com o apoio que Pinto da Costa tem em Pedro Proença?
    Eu acho que não estamos a ser bons rapazes, eu acho é que a SAD tem estado num adormecimento total e que não dá importância a nada.

    Parece que tem de haver um bater bem forte na porta do escritório do Presidente para ver se há alguma reacção a sair de lá.

    ResponderEliminar

  6. Depois de Lucílio Batista, Helmano Santos, João Ferreira temos agora outro Ferreira, o Capela e outros cheinhos de medo que já sabem o que têm de fazer para singrar na vida...

    Não há dúvida.
    Colocar árbitros adeptos a dirigir os seus jogos, e os dos rivais. Condicionar psicológivamente árbitros através de ofertas e mordomias, ou despromoções através de pontuações negativas dadas por observadores "a seu controle", é garantia absoluta de sucesso por outras vias .

    Árbitros adeptos, obsrevadores conotados, dirigente dos árbitros vendido, jornalistas e opinadores subservientes. É isso que eles estão a implementar sem qualquer vergonha ou pudor.
    Quem não concordar sai fora. Vide Marco Ferreira..

    As regras do limite monetário de ofertas aos árbitros só se plicam pela UEFA para os jogos da UEFA
    O regulamento português não prevê nada disso e é muito claro. Mais uma vez foi "distorcido" para interesse e proveito dos mesmos.

    A situação de Sulimani demora...
    O caso do tunel da Luz teve efeitos imediatos na suspensão dos jogadores
    Vẽ-se bem quem tem dominado e domina o futebol nos bastidores e quem é de facto o Sistema

    Como é possível comparar o lance de Jonas com o de Maxi?
    Considerar incorreto penalti sobre Maxi só comprova mesmo o condicionamento moral e psicológico de ex-árbitros e opinadores, porque é absolutamente impossível comprovar, pelas imagens, se o jogador toca primeiroa a bola ou a perna de Maxi, ou ao mesmo tempo. E atenção que o toque é com a perna de trás.

    O SLB transformou o futebol português numa pocilga onde só ele chafurda à vontade e à força toda sem qualquer vergonha ou pudor, condicionando árbitros, opinadores e jornalistas de uma forma só imaginável no terceiro mundo ou em regimes totalitários já extintos.
    Mas não admira. Afinal o futebol português é exatamente o espelho do país e daqueles que o vêm dirigindo

    ResponderEliminar