23 fevereiro, 2016

Manto Azul e Branco - 1985-1986 a 1989-1990 – Alternativo todo azul a lembrar Basileia

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O equipamento “Adidas” faz lembrar o envergado pela equipa do FC Porto na final da Taça das Taças de 1983-84, sendo que a camisola, com faixas horizontais em dois tons de azul forte, ostenta publicidade da patrocinadora “Revigrés”. O peculiar colarinho em “V” acentuado, branco e debruado a azul, é desprovido de gola.
Desde o colarinho, três riscas brancas ao longo da manga. Emblema sobre forma oval em branco e logótipo da Adidas, com letras, no lado direito da camisola.
Calções estampados com faixas verticais em dois tons de azul de tonalidade mais clara que na camisola, sem logótipo da Adidas e com três riscas laterais brancas nos lados e na vertical.
Meias azuis, lisas, com 3 listas brancas no topo do cano.
Este equipamento alternativo foi estreado na época 1985-86 e usado nas épocas seguintes até 1989-90. Ao longo das cinco épocas houve variações na tonalidade da cor azul e no emblema do clube e outras variantes como se verá a seguir.

Jaime Magalhães no jogo frente ao Ajax, no Torneio de Amesterdão, durante o verão de 1987.
Nesse torneio o FC Porto jogou ainda com o Dínamo de Kiev.
A existência de variantes constata-se no equipamento da época 1987-88 (ver foto de equipa) em que o cano dos calções
termina em debruado (largo) branco. Azul “liso”. Também o emblema do FC Porto é apresentado com diferente “style”.

Uma equipa da época 1987-1988. Em cima, da esquerda para a direita: Melynarzich, Celso, Eduardo Luís, Jaime Magalhães, Semedo
e João Pinto; em baixo: Sousa, Fernando Gomes, Rui Barros, Jaime Pacheco e Inácio. Note-se os calções com debruado a branco.

João Pinto (n. 21 Nov.1961) – Poderá, seguramente, dizer-se que foi o melhor defesa-direito português de sempre. Começou a jogar no CF Oliveira do Douro quando tinha 12 anos. Aos 14 anos ingressou no FC Porto e, enquanto fazia a sua formação, jogou em todas as posições exceto a de guarda-redes! Na temporada de 1981-82 passou a fazer parte da equipa sénior. Na época seguinte, já com Pedroto a treinador, conseguiu a titularidade a lateral-direito. Durante 16 anos foi titular no FC Porto; durante 14 anos, titular na Seleção Nacional sendo, durante muito tempo, o mais "internacional" dos jogadores portugueses. Voluntarioso e lutador até à exaustão, compensava algumas limitações técnicas com um espírito de entrega excecional. Sendo de um fulgor físico impressionante, raramente sofria lesões e a sua regularidade era um trunfo que nenhum treinador corria o risco de dispensar.
Foi, por lesão de Fernando Gomes, o "capitão" do FC Porto que levantou a primeira Taça dos Campeões do clube, em Viena, em Maio/1987. E levantou-a muitas vezes, pois… não a largou até sair do Estádio do Prater! Conquistou 25 títulos com o Porto, incluindo os três primeiros do histórico Penta Campeonato. É o jogador que mais jogos fez pelo clube em toda a sua história – 586 jogos! – a alguma distância de Vítor Baía com 566 jogos (dados de Fev. 2016).
No Campeonato Europeu de 1984, em França, foi o único jogador português escolhido para a "equipa ideal"! João Pinto, um jogador "à Porto", um ídolo, uma glória do Clube!
[In “História do FC Porto, Dragões de Azul Forte” – Fernando Moreira – Em blogue “Bibó Porto, carago!” (trecho da biografia a publicar brevemente)]

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos



Desde 7 Julho 2011 divulga-se “MANTO AZUL-E-BRANCO” em que, através de ilustrações exclusivas, são revelados todos os uniformes do FC Porto ao longo da sua existência. A totalidade dos post publicados fica reunida neste índice que proporciona seleção fácil e acesso célere; OU

CLIQUE no banner localizado na parte superior direita do blogue e identificado com “MANTO AZUL-E-BRANCO”; o ÍNDICE abre; CLIQUE na hiperligação que escolher e ei-lo no POST pretendido.

0 comentários:

Enviar um comentário