08 fevereiro, 2016

INSÓLITO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-AROUCA, 1-2

Primeira Liga, 21ª jornada
dom, 7 Fevereiro 2016 • 19:15
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: -


Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: Tiago Leandro e Miguel Aguilar
4.º Árbitro: Hugo Pacheco

FC PORTO: Casillas, Miguel Layún, Maicon (c), Martins Indi, José Ángel, Danilo, Herrera, André André, Brahimi, Aboubakar, Corona.
Suplentes: Helton, Rúben Neves (69' Maicon), Varela (63' André André), Marega (74' Brahimi), Sérgio Oliveira, Suk, Chidozie.
Treinador: José Peseiro.

AROUCA: Bracali, Gegé, Velázquez, Hugo Basto, Lucas Lima, Nuno Coelho (c), Artur, Adilson, Zequinha, Walter, Mateus.
Suplentes: Rui Sacramento, David Simão, Jorginho (78' Mateus), Nuno Valente (73' Artur), Nelsinho, Wallace, Maurides (90+3' Walter).
Treinador: Lito Vidigal.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: Walter (1'), Aboubakar (14'), Walter (66').
Disciplina: cartão amarelo a Adilson (45+1'), Lucas Lima (59'), Maicon (65'), Walter (66'), Velázquez (76').

Tinha prometido a mim mesmo não fazer duras críticas até ao fim da época mas isso não vai ser possível. O que se está a passar é mau demais para me manter calado, deixar as coisas rolarem e acontecerem como se nada se passasse.

Não é possível a um verdadeiro portista assistir impávido e sereno ao que se passa à frente dos nossos narizes. O que está acontecer no clube é terrivelmente mau e as coisas têm que ser ditas e faladas. E quanto mais se falar nelas, melhor porque senão ninguém vai arrepiar caminho.

Onde está o FC Porto? Onde está o FC Porto com raça de Dragão? Onde está a cultura FC Porto? Onde está o jogador à Porto? Onde está a mística do Dragão? Onde estão os símbolos que encarnam o espírito de Dragão? Onde estão os verdadeiros capitães do FC Porto?

Tudo isto e muito mais não existe. O FC Porto que dominou o futebol português durante quase 30 anos “morreu”. E já está “morto” há mais tempo mas só agora é se vê a realidade nua e crua.

Moribunda, feita em frangalhos, à deriva, sem norte, a equipa actual do FC Porto não tem referências. Não tem um patrão, não tem um génio, não tem jogadores com a cultura de clube e nem sabem transmitir essa mesma cultura. Não sabem porque não a conhecem. Não sabem o que é o FC Porto. Estão aqui de passagem para rumarem a campeonatos mais apelativos e fazer os contratos com que tanto sonham nas suas carreiras. Legítimo, perfeitamente legítimo. Mas nós precisamos é de jogadores do clube, nados no clube, criados no clube, que vivam o clube, que saibam e conheçam a história do clube e que transmitam a cultura do clube.

Nunca tinha visto um momento tão insólito, tão cobarde e tão triste por parte de um jogador do FC Porto como o que vi esta noite no Dragão. E mais grave foi por ter sido protagonizado pelo jogador que enverga a braçadeira de capitão do clube. Não é digno de envergar a braçadeira, não é o capitão mas sim o homem que leva a braçadeira no braço porque capitão não é de certeza.

A esta hora capitães do FC Porto como João Pinto e Jorge Costa, verdadeiros capitães da história do clube, estão envergonhadíssimos com o que viram no relvado após o 2º golo da equipa visitante. Um desses grandes capitães estava no camarote presidencial e acredito que tenha ficado profundamente triste, desiludido e envergonhado com o que se passou.

Algum dia, um jogador do FC Porto abandonou autenticamente um jogo de futebol a meio depois de ter cometido um erro colossal que ditou a derrota da sua equipa? Algum dia um jogador do FC Porto simulou uma lesão por estar borrado de medo, por não ter a coragem de encarar as asneiras que cometeu e meter a cabeça na areia como a avestruz? Algum dia um jogador do FC Porto sai do campo pelo seu próprio pé com o jogo a decorrer, deixando a equipa a jogar com 10 depois de ter oferecido um golo à equipa adversária?

A todas essas perguntas, essa resposta é SIM!!! Sim, o INSÓLITO aconteceu. Sim, o impensável aconteceu. Sim, esse jogador existe. Chama-se Maicon, nomeado para ser um dos capitães do FC Porto e fez tudo isso que se escreveu no parágrafo anterior. Um jogador que ainda há bem pouco tempo teceu duras críticas a Ricardo Quaresma acusando-o de não ter cultura de clube. Acusando-o de Quaresma falar de mais e fazer de menos. E o mais insólito ainda é atentar nas suas declarações nessa altura. Disse Maicon: “Infelizmente, não conseguimos os nossos objetivos, mas estávamos todos no mesmo barco. Não é um ou outro que tem que sair ileso. Todos erraram e ninguém tem que culpar ninguém. Agora é trabalhar e dar a volta por cima”.

Wtf?! Estávamos todos no mesmo barco?! Quem abandonou o barco???? Quem é que aos 66 minutos abandonou um jogo? Quem é que fez uma figura tão triste que envergonhou todos os portistas pelo mundo fora? Quem é que simulou uma lesão após ter feito uma asneira de jogador da Distrital?

VERGONHOSO!!! INQUALIFICÁVEL!!!

Ter um golo limpo anulado num momento crucial da partida e ficar calado no fim do jogo é solução? É a decisão certa? Não se compreende como não há uma reacção enérgica da parte dos dirigentes do clube. Comer e calar é o que está a dar. Ver o árbitro apitar tudo o que mexe e toca contra nós e o mesmo árbitro deixar passar em claro faltas, penaltis e foras-de-jogo mal assinalados a nosso favor e não reagir é muito, muito triste. Fala-se na comunicação social apenas quando tudo está bem? Vai-se reclamar o quê? Os louros? Quando ainda nada se ganhou?

Volto a dizer que o FC Porto está “morto”. Podem contratar os melhores jogadores do mundo e os melhores treinadores do mundo que não é por aí que o FC Porto vai ressuscitar, não é por aí que o FC Porto vai renascer e não é por aí que o FC Porto vai voltar a ser o que foi nos últimos 30 anos.

E enquanto os portistas foram deixando passar a caravana e enquanto os portistas não se convencerem de que há que haver mudanças profundas na estrutura do clube, vamos continuar a assistir a esta travessia no deserto. E a cada ano que passa, irá ser cada vez pior. Estou a falar na forma como o clube é tratado pelos árbitros; estou a falar de como o clube não tem uma voz activa e contestária que deveria actuar sempre que é essencial e imprescindível actuar; estou a falar de como o clube não tem uma cultura de vitória e vai-se enterrando semana a semana com Aroucas, Feirenses, Famalicãos e outros.

Em Dezembro quando saltámos para a liderança da liga (coisa rara nas ultimas 3 épocas) vi o presidente Pinto da Costa aparecer na zona mista todo vaidoso a falar para a comunicação social. Hoje depois de mais um roubo de um golo limpo e quando se exige que haja uma voz contestatária, reacções nem vê-las.

Mas também não admira porque para quem se ri depois de ver a equipa a sofrer um golo em Famalicão e perder esse mesmo jogo, nada faz, então nada mais há para dizer. Sou do tempo em que em certas entrevistas o presidente dizia e vincava que era o primeiro a dar cara nas vitórias e nas derrotas e que assumia todas as responsabilidades. Ouvi-o dizer muitas vezes que quem foge são os ratos que abandonam o barco.

Estou muito grato ao Sr. Pinto da Costa pelos 30 anos de vitórias, por ter transformado um clube que andava pelas ruas da amargura numa potência mundial e por ter feito uma propaganda forte e feroz contra Américo de Sá entre 1980 e 1982. Sei que não tenho o direito de o criticar e nem o vou fazer em nada, obviamente, mas chegou a hora de sair pelo seu próprio pé.

Obrigado Presidente mas a hora de sair, essa chegou! Só não vê quem não quer ver. Todos somos finitos. Ninguém é eterno, não há ninguém eterno. Eterno só o FC Porto. Esta foi outra das suas célebres frases. Pois, dê o lugar a outro.

Com o Benfica a seis pontos e o Sporting provavelmente, mais logo, a oito pontos e com uma visita à Luz já na próxima sexta-feira, torna-se difícil imaginar um cenário mais desgraçado no Dragão, que faz com que o FC Porto esteja fora do título a longas 13 jornadas do fim da prova.

Precisamos urgentemente de pessoas capazes de defender o FC Porto e de actuar activamente em prol do clube. Precisamos urgentemente de mudar tudo o que está mal no clube. Não podemos manter-nos nesta passividade, não devemos fazer barulho, nem insultar e assobiar quando perdemos mas também não podemos entrar em histerias e euforias quando vencemos em Barcelos para a taça de Portugal ou então quando “roubamos” Maregas, Suks, Danilos e Sás ao rival. É deprimente!

É deprimente termos uma defesa que mete água por todo o lado, assistirmos à passagem do mês de Janeiro com a dispensa de jogadores que nada davam ao clube e ir buscar outros para os seus lugares que nada acrescentam, sendo que nem um veio para reforçar a zona da defesa. É deprimente ver que o nosso melhor defesa é um médio-ala. É deprimente, inacreditável e incrível! O que é que ainda falta acontecer para ver o FC Porto tombar de vez?

Perder pontos com o Aroucazinho? Sofrer um golo aos dez segundos, sem sequer tocar na bola? Isto é normal? Não, não é normal. Isto não pode, nem nunca poderia acontecer. É mau demais. Mas nem vou culpar o treinador porque esse é o que tem menos culpa no cartório. Pode não ter tido as melhores opções mas isso é discutível.

Para mim nunca deveria ter mexido como mexeu na defesa. Já não bastava ter que estar privado de Maxi e Marcano, foi mexer no lado esquerdo da defesa, deslocando Layún para a direita. Numa defesa que mete água regularmente, que não tem defesas de grande categoria, deve-se mexer o menos possível. Manter Layún na esquerda e chamar Victor García para a direita, teria sido a decisão mais acertada. Mas isso é apenas uma opinião. O mal no clube é outro e muito maior.

O jogo começou mesmo pelo lance dos 10 segundos. Ao segundo dez, os Dragões já estavam a perder sem sequer terem tocado na bola. O Arouca deu um pontapé de saída com Adilson a fazer um lançamento em profundidade para as costas de José Angel. Este foi ultrapassado por Zequinha que cruzou para a pequena área onde surgiu Walter González que encostou para a baliza.

Balde de água gelada no Dragão mas o FC Porto tinha 90 minutos para dar a volta ao marcador. Aos 14 minutos, Aboubakar, de cabeça, rematou para defesa apertada de Bracali e na sequência, o mesmo Aboubakar conseguia o empate com novo golpe de cabeça. O empate estava alcançado e pensava-se no Dragão que chegar à vantagem seria uma questão de tempo.

Mas não aconteceu. Apesar do FC Porto dispor de outra oportunidade de golo na primeira parte, numa bonita jogada que culminou com um remate de cabeça de Corona para nova defesa de Bracali, foi o Arouca quem esteve perto do segundo golo. Primeiro por Nuno Coelho e depois o Mateus. Casillas teve que se aplicar.

O FC Porto tremia na defesa e apanhado em contrapé o Dragão viu-se em sérios apuros. O mês de Janeiro esteve aí e, volto a repetir, nem um reforço para a defensiva foi contratado. Não se compreende! O intervalo chegava e era imperioso fazer mudanças.

Mas a segunda parte começou com Aboubakar a falhar (para não variar) na cara do golo e, como um mal nunca vem só, o FC Porto viu ao minuto 62 um golo limpo anulado a Brahimi pelo árbitro auxiliar. Abertura para A. André sobre a direita que cruzou para o coração da área onde o argelino só teve que encostar.

Após o golo anulado, surge o INSÓLITO já aqui relatado. 66 minutos, Maicon apertado e sob pressão à saída da área, em vez de cortar para a bancada, tenta sair a jogar. Perde a bola e Walter González aproveita para fazer o 2º golo da vitória do Arouca. Imperdoável!

Depois disso, o FC Porto tentou carregar mas as coisas não saíam. José Peseiro foi infeliz nas substituições. Tirar A. André para colocar Varela e tirar Brahimi para entrar Marega não fez sentido nenhum. Sentido fez ao sair Maicon para entrar Rúben Neves. Aos 87 minutos num centro rasteiro da direita, Marega e Aboubakar falharam na bola, perdendo a possibilidade do FC Porto chegar ao empate.

O FC Porto não tem capacidade nem está preparado para enfrentar o ciclo decisivo que começa já na próxima 6ª feira. O que se pede é que os estragos sejam os menores possíveis e que o FC Porto consiga, pelo menos, vencer a taça no Jamor. Ao que chegámos. Tentar salvar a época com uma Taça de Portugal! Triste, deprimente! Em pouco mais de um mês, os dragões passaram de líderes da Liga a uma despedida precoce da luta pelo título.

Notas finais para as prestações positivas de Danilo e Layún. O menos do jogo destaco a complacência do árbitro com as perdas de tempo dos jogadores do Arouca e o rendimento da equipa do FC Porto no seu conjunto. A atitude do Maicon nem é digna deste momento.

O FC Porto desloca-se à Luz na próxima 6ª feira para defrontar o Benfica para depois iniciar (e terminar?) a sua participação na Liga Europa frente ao B. Dortmund. Que calafrio sinto pela espinha abaixo!!!



DECLARAÇÕES

José Peseiro: “O momento-chave é quando fazemos o segundo golo”

José Peseiro destacou o golo mal anulado ao FC Porto como o momento que fez a diferença na partida em que os azuis e brancos foram derrotados pelo Arouca (1-2), no Estádio do Dragão, em jogo da 28.ª jornada da Liga NOS. O treinador portista reconheceu ainda os “momentos menos bons” da equipa, mas reiterou que os Dragões criaram “oportunidades suficientes até para resistir ao erro de arbitragem”.

“O momento-chave é aos 62 minutos, quando fazemos o segundo golo, que não é fora de jogo, e que nos foi invalidado. Foi um golo limpo, mal invalidado, e passado pouco tempo sofremos o 1-2. Independentemente dos momentos menos bons que tivemos, de alguma tensão e da pressão de não poder perder pontos, criámos várias situações de golo, em ambas as partes. Criámos oportunidades suficientes até para resistir ao erro de arbitragem. Não ganhámos porque não fomos eficazes, por erros nossos e de outros”, afirmou José Peseiro após o desafio que opôs o FC Porto ao Arouca e que resultou na primeira derrota caseira da época, no que ao campeonato diz respeito.

Destacando a “forma” como o FC Porto sofreu os dois golos, José Peseiro falou ainda de uma história “diferente” se o 1-2 fosse um 2-1. “Sofremos dois golos da forma que sofremos, ambos da nossa responsabilidade. Não conseguimos ser tão estáveis após o segundo golo como fomos depois do primeiro. Não deixámos de procurar a baliza mas não tivemos tranquilidade na forma como o fizemos. Se estivéssemos a ganhar 2-1 em vez de estarmos a perder 1-2, como deveria ser, a história deste jogo tinha sido outra. Além disso, jogou-se muito pouco, houve demasiadas paragens, mas creio que são estratégias, nada positivas para o espetáculo e para o campeonato”, prosseguiu o técnico.

Apontando desde já ao clássico com o Benfica da próxima jornada, marcado para sexta-feira (20h30), no Estádio da Luz, José Peseiro apelou à presença e ao apoio dos adeptos. “Pensamos jogo a jogo, treino a treino, e amanhã vamos trabalhar com a certeza de que demos tudo hoje, apesar da insatisfação dos nossos adeptos. As incidências do jogo criaram alguma instabilidade na equipa, e alguns jogadores são novos aqui, mas espero que os nossos adeptos estejam connosco no próximo jogo e nos ajudem a conseguir o que queremos, a vitória”, finalizou.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

23 comentários:

  1. Que timing certo para virem resultados destes.
    Tinha de ser hoje...
    Vou começar pela a arbitragem.
    É sabido de todos nós que jogamos sempre contra 14, mas é exagerado o que nós sofremos a custa do vitor pereira e seus militantes...
    Já estamos fartos destes seres anular a grande e a francesa jogados limpas por parte da nossa equipa, para acrescentar o excessivo anti-jogo na 2ª parte, onde só houve pelo menos 15 minutos de futebol corrido.
    O FC Porto não merece mesmo de forma alguma este futebolzinho.
    Passando pelo que foi a exibição da nossa equipa, que não foi má de toda.
    Não paramos de atacar e assim nota-se uma melhoria para o antigamente, de qualquer forma os jogadores hoje estiverem um pouco a lés deste jogo |pensamento no clássico? acho que não|, quando não deram completamente o litro.
    Individualmente, só tenho a dizer que José Angel deve seguir o mesmo rumo de Imbula, Tello e Osvaldo, porque é outro que está na lua.
    Maicon teve uma quota parte de culpa no resultado, mas teve um comportamento não aceitável, sendo ele capitão.

    Quando tudo estava a arrancar sobre rodas lá veio um acidente em alta velocidade.
    Filha da putice destes jogos.

    Ainda estou com uma pequena esperança no titulo, mesmo muito mínima.

    ResponderEliminar
  2. A sentimento que tenho é que lopetegui deu um tiro na cabeça desta equipa. Coitados , nem somos capazes de vencer uma equipa como o Arouca? Pior, perdemos. Ah ah lopetegui lopetegui , foste embora e levaste a confiança dos jogadores contigo. Lopetegui lopetegui culpado de todos os males!!! Será ? Quem deixou chegar a esse ponto? O Maicon pensava que estava a brincar no jardim dele com o seu filho? Os jogadores não sabiam que o jogo começa logo que o árbitro apita? Mau demais! Sem garra , sem qualidade, cruzamentos a atingir o céu em direção ao Dolce vitae.... Enfim quando penso que atingimos o fundo , acontece essas merdas que me custam até acreditar .

    ResponderEliminar
  3. Alguns jogadores são vergonhosos e não merecem vestir a nossa camisola.Sad amorfa e acomodada.Rua.

    ResponderEliminar
  4. É impossivel ganhar com esta SAD. É só MILHOESsssss

    ResponderEliminar
  5. FC Porto 1 – Arouca 2. Roubo e outras coisas inacreditáveis!
    - Inacreditável! Como o FC Porto sofre um golo aos 11 segundos (!!!) sem sequer tocar na bola! Como é isto possível?!
    - Inacreditável! A equipa até nem jogava mal. Fez jogadas muito boas – algumas de belo recorte técnico - e chegou ao empate relativamente cedo. Mas a eficácia na finalização é aterradoramente quase nula! Aquelas bolas em que é só empurrar…! Inacreditável!
    - Inacreditável! A macieza do meio campo portista! André André não chega para tudo, Danilo não pode estar em todo o lado…
    - Inacreditável! Como Peseiro, à semelhança de Lopetegui, continua a pôr Herrera em jogo! Será preciso que o mexicano, à semelhança do que fez Maicon, saia de campo “sem dar cavaco” a ninguém?
    - Inacreditável! Como é anulado um golo limpo ao FC Porto! O roubo fez parte, pela certa, da estratégia para o “galinheiro”. A equipa ficava a ganhar, ficava em vantagem o que lhe daria ânimo para encarar o tempo de jogo restante e, quiçá, restruturar o esquema tático. Estaria em boas condições para procurar manter o resultado ou ampliá-lo. Foi mais um ROUBO DE IGREJA antes da ida à “catedral bormelha”… Mais do mesmo.
    - Inacreditável! Quem não marca… sofre. O gatuno Rui Costa encarregou-se de “apagar” um golo limpo ao FC Porto, Maicon fez o resto: ofereceu, de mão bajada, um golo ao adversário!
    - Inacreditável! Inacreditável! Inacreditável! Não bastou a Maicon deitar tudo a perder, ainda se atreveu a ter um comportamento verdadeiramente inqualificável! Todos viram, estupefactos, que se retirou de campo (sem dar cavaco) simulando, pasme-se, uma lesão!!! Sem mais comentários: por mim não joga mais e tem já a guia-de-marcha assinada! Se neste Clube ainda existe a disciplina que nos habituámos a reconhecer, tem de ser assim. Caso contrário, direi: meu pobre PORTO!
    - Inacreditável! Onde está o LÍDER que nos habituou a vir a terreiro nos bons e nos maus momentos? Não esquecemos o que fez neste Clube, mas desculpe Sr. Pinto da Costa, o senhor esqueceu-se dum princípio que cultivou, mas abandonou: estar sempre, SEMPRE PRESENTE! Lamentamos!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Ai comissão, comissão, de que é que estamos a espera?

    Nos últimos 40 anos, com Sol ou chuva, mais em forma, ou mais assim. assim, sempre fui(e continuo a ir, Eu sou doente pelo PORTO), apoiar o meu PORTO, sou incapaz de assobiar(estava sentado no Dragão a comer 4 do Nacional) e defendo os meus até a morte. Contudo o que se tem passado, com o NOSSO PORTO (continuo a querer acreditar, que é nosso), fez-me passar completamente da cabeça e dei por mim ontem a discutir em pleno Dragão com um dos nossos, queríamos e queremos os dois a mesma coisa... Que o PORTO ganhe. A causa da discussão?!...Um rapaz Brasileiro(tal como outros tantos, de outros tantos locais do Mundo), que me envergonha pela sua atitude e com pormenor de trazer ao peito o símbolo do NOSSO PORTO e a braçadeira de capitão...

    Sempre me habituei em ver, dignidade, em que transporta estes símbolos, por nós tão amados. Contudo, infelizmente ela anda longe há muito tempo. A culpa é destes rapazes? Também é... Mas os verdadeiros culpados, são os Comissionistas que pairam pelas nossas terras. Obrigado por tudo Presidente, vai ficar sempre na nossa memória e com agradecimento eterno. Mas por favor, vá gozar a sua reforma e leve consigo quem o rodeia.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que foi dito do Maicon. Só peca por ser demasiado "simpático". Por mim, bania-se esse sujeito do Dragão. Mas sabendo que há contratos a respeitar, e para não termos ainda mais custos, promovia o Chidozie para a equipa principal, e mandava o Maicon para a B, com efeitos a contar já hoje de manhã. No final da época, vendia-se... se alguém pegar naquilo.

    A minha indignação com o Maicon, não é pelo erro. Custou uma derrota, mas os falhanços de Aboubakar têm custado muitos mais pontos ao Porto. Inclusive ontem.
    A minha indignação com o Maicon é por ver um capitão a abandonar o campo cobardemente. UM CAPITÃO DO PORTO!!! Ao ponto baixo que isto chegou.

    Os acéfalos mentecaptos do assobio devem estar radiantes. Conseguiram caçar um rato.

    Sim, repito. Acéfalos e Mentecaptos. Muita da responsabilidade do que se tem passado no Estádio do Dragão cabe a estes energúmenos que, com igual cobardia a Maicon, abandonam a equipa nos momentos em que ela mais precisa. Não é à toa que no Dragão, o único local que me consigo sentir bem, é junto às claques.

    Do comentário do 4LUSOS só fazia uma pequena crítica. Quando diz de Peseiro que "Manter Layún na esquerda e chamar Victor García para a direita, teria sido a decisão mais acertada." está a fazer uma análise correcta a nível micro. Mas talvez deve-se ver a coisa noutros horizontes.

    Eu sugeria "Se tivessemos emprestado o Angel à Académica e ficado com o Rafa..." ou então "se tivessemos contratado defesas em vez de andar atrás de mais extremos..." talvez fosse uma linha de pensamento mais correcta. E a culpa disso não é de Peseiro.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente é verdade e já não se consegue esconder, o nosso clube está doente. Ontem o adeus definitivo ao campeonato, que já era praticamente impossível, e quando ainda falta tanto para jogar. Mas quem não joga para ganhar, quem não entra concentrado e forte, quem perde tantos pontos em jogos acessíveis não merece o título. O FCP de antigamente não facilitava, nos momentos chave era forte e determinado mesmo jogando mal, não perdia jogos detes, não desistia tão fácil e os jogadores queriam muito. Agora nem capitão, nem referências, nem ninguém que assuma. Um pedido que fica, Maicon e Herrers com a braçadeira nunca mais por favor. São frágeis para assumir.
    Já o disse e repito, Peseiro tem qualidades e competências, ontem também errou, este mal nas substituições, mas tenho pena por ele, caiu no FCP num dos piores momentos da história do clube. Uma coisa é certa, com algumas atitudes e demonstrações de falta de atitude alguns jogadores mostram ao treinador que não pode contar com eles na próxima época. Nisso o seu trabalho será mais facilitado.
    Como diz o texto, faz alguma confusão não terem sido reforçadas as posições cadenciadas na equipa, um central seria fundamental é um número 10 que é algo que está equipa não tem e que faz muita falta,especialmente nesta nova forma de jogar. Com Quintero e Otávio empregados e a jogarem bem faz alguma confusão não terem sido aproveitados. Como faz também a lesão de Bueno, desde que lopetegui se foi e que surgiu uma janela de oportunidade para o espanhol ele nunca mais este apto para competir, ao contrário de Varela, que passava a vida lesionado e agora está sempre apto.
    Em suma, isto está mau e nós que la estamos sempre, que em cada início de jogo renovamos a esperança, que sofremos verdadeiramente é que vamos pagar a fatura de um péssimo momento do nosso clube que nos habitou muito mal e que nos últimos anos deixou de ser o que era. Digo só algo que já foi dito e que já ouvimos durante os últimos 3 anos, tempo agora para mudar o foco, olhar para futuro com José Peseiro incluído nesse mesmo futuro e perceber que algo de radical tem que mudar. São precisos jogadores que queiram cá estar, que saibam o que é o FCP e que tragam motivação para lutar e ganhar sempre.

    Silva.

    ResponderEliminar
  10. E afinal a culpa era do Lopetegui... Uma equipa que só tem um jogador de classe -Danilo- não pode aspirar a muito mais.
    No início da época, andei quase sozinho nos blogs do nosso clube, a implorar para que não se deixassem levar pela imprensa de Lisboa com a falácia da "Super Equipa". Hoje é o que vemos. Só falta deixarem de achar que Layuns, Brahimis ou Andrés são jogadores para o Porto.
    Sem ovos JAMAIS se fará uma omeleta.
    Pior... Não vejo uma luz ao fundo do túnel.

    ResponderEliminar
  11. Por favor não critiquem a arbitragem... corremos o risco do Pinto da Costa convidar o Vítor Pereira para o camarote presidencial e desatar a elogiar as sus virtudes e quiçá oferecer um dragão de honra.
    Está na hora de por o Pinto da Costa a bilheteiro no Museu.
    Cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
  12. Amigos , trato vos como amigos porque partilhamos todos aqui a mesma paixão para o mesmo emblema: FC PORTO! O que se viu ontem foi só a continuação lógica do que se viu os últimos meses. E não é por termos mudado de treinador que tudo ia melhorar. Sinceramente , entre nós ,meus amigos , desde quando é que não temos aquela confiança que caracterizava o nosso clube. Aquela segurança que mesmo a perder o Porto ia dar a volta ao resultado , que mesmo indo à capital , eles vagavam-se todos de medo. Porque sim era o Porto que chegava ! O Porto ganhador com gladiadores!!! O Maicon foi muito covarde à imagem dos seus colegas de equipa que não se revoltam por estar a manchar o nosso clube. Direção covarde silenciosa. E nós sócios? Eu sócio no estrangeiro que sacrificava muitos feriados sonhara ir ao dragão! Não somos nada para eles. Mas não faz mal porque essa gente não me diz nada também. Eu quero ver o meu clube lá encima na sua posição natural , por isso , Limpeza total por favor e rápido !

    ResponderEliminar
  13. Quando os SD começaram o cântico "Sois uma vergonha" e que foram depois acompanhados pela generalidade do estádio, disse alto e em bom som , que os cânticos deveriam ser dirigidos, não aos jogadores, mas sim ao camarote presidencial!

    Pinto da Costa merecia uma estátua em bronze por tudo aquilo que fez. A continuar assim nem um simples busto vai ter!

    ResponderEliminar
  14. Não chamem a isto roubo pf! Ok, parece que não está fora de jogo (nem vi bem a repetição) mas a verdade é que o Porto, em casa com o Arouca, não cria nada! Se fosse Benfica ou Porto este lance nem seria falado visto que haveriam outras dez oportunidades de golo.

    ResponderEliminar
  15. O inacreditável é a falta de qualidade da nossa SAD, tudo o resto vem por acréscimo. Os jogadores à Porto como o Jorge Costa também já espetaram com braçadeiras de capitão no chão ao serem substituídos, e os treinadores à Porto como o AVB trocaram-nos por euros. Esqueçam essa merda do à Porto que isso já não vai lá com raça. É preciso bons dirigentes, que proporcionem boas condições a boas equipas técnicas que por sua vez orientem bons jogadores. Eramos campeões a jogar com mancos quando os outros clubes andavam a percorrer as suas travessias no deserto. Agora bateu-nos à porta e não estamos a ser ágeis na resposta porque a eternização do PC no poder fez com que criasse um escudo feito de instituições portuenses de forte poderio económico juntamente com o núcleo duro do braço armado da SAD que faz esperas arquitectadas mas que todos sabemos que vivem à custa dos bilhetes dados pelo clube e que eles vendem ao preço que lhes apetece... é preciso portistas corajosos que falem quando devem falar e que não sejam seguidistas!

    ResponderEliminar
  16. Felisberto, com esse nome vc talvez deve se lembrar que antes de entrar o sr Pinto da Costa , o fc Porto não tinha ganho nada nas competições europeias , e estava mt atrás em termos de títulos em Portugal . Se o sr PC não merece uma estátua ao seu ver, ao meu ver vc não merece ser adepto deste clube. Estamos a atravessar um mau momento , muito mau mas isso isso não deveria provocar amnésia junto aos portistas nem ingratidão....se não fosse o PC éramos outro Sporting , sem nenhum títulos relevantes ....saudações de um portista realista mas também que não se esquece do passado .

    ResponderEliminar
  17. Ontem fui ao estádio e fiquei arrependido por ter ido, nunca pensei ver um espectáculo tão triste como aquele, desde o golo aos primeiros segundos de jogo até à roubalheira daquele filho da puta irmão de outro filho da puta que passou pela arbitrgem e agora é dirigente da mesma, até áquela vergonhosa actuação do Maicon,(dizem que estava lesionado), mais uma razão para não fintar o adversário naquele sitio do terreno.
    Para terminar há muita gente no FCP que não merece o nosso esforço nem o nosso respeito.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  18. A solução é correr com esta Sad burguesa e incompetente. Pegar na vassoura e correr com estas pseudo vedetas que não jogam nada.É começar já a preparar a próxima epoca e trazer alguns da B pois pior figura do que estes não farão.

    ResponderEliminar
  19. CONCORDO QUE PINTO DA COSTA, A QUEM TEREMOS DE SER ETERNAMENTE GRATOS E SERÁ SEMPRE O MAIOR PRESIDENTE DO CLUBE, INDEPENDENTEMENTE DO QUE FAÇAM OUTROS,NÃO SE DEVERIA RECANDIDATAR, PORQUE COM ELE NO HORIZONTE, NINGUÉM CREDÍVEL VAI APARECER PARA SE CANDIDATAR. APAREÇA ALGUÉM COM COLHÕES E COM ALGUMA CREDIBILIDADE QUE NÃO TENHA MEDO DO HOMEM, QUE GANHA SEM CUSTO NENHUM. CHEGOU A HORA DE NOS REVOLTARMOS OUTRA VEZ CONTRA O PODER DA CAPITAL E PINTO DA COSTA JÁ NÃO OS TEM NO SITIO PARA POR EM SENTIDO TODOS OS CORRUPTOS DA CAPITAL.
    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  20. Compreendo bem a dor que reina ente os portistas, mas daí até ao ponto de criticar o nosso Presidente, dizendo que devia sair ou ir vender bilhetes?! Se alguem estiver disponivel para fazer melhor, acho que os estatutos não fazem da presidencia uma monarquia... avancem e que ganhe o melhor para o FCPorto!
    Na minha opinião, neste momento houve tantos erros na equipa "A" que até nem sei por onde começar:
    - Porra, virem agora suspirar por Lopetegui é de loucos! Estão mesmo a falar do gajo que não ganhou a ponta dum corno e destrocou a forma de jogar frontal da equipa? PQP!!
    - É culpa do Peseiro ter 3 centrais (!!) que não ganham um lance de cabeça? 3 centrais que não valem um pé do Bruno Alves, P.Emanuel ou Jorge Costa por ex? Não é Chidozie igual ou melhor que qualquer um dos 3 actuais?
    - Será culpa do Peseiro emprestarmos o Rafa e ficarmos com um "anjinho"?
    - Quem é mandou emprestar o Rafa, Hernani, Octávio e Quintero e prefere Varela, Angel, Herreras?
    - Que dizer a reforma dourada de "el franguito" Casillas? Está no contracto que tem que jogar sempre? Aquele primeiro golo acontecia com Helton ou Sá?
    - É André Silva pior que Suk e Marega?
    - Porque é que Herrera joga sempre e Sergio Oliveira está sempre no banco? Empresários mandam?
    - Neste momento tirando A.André, R.Neves, Maxi (!!), Danilo e talvez Layun (a jogar para o contracto??), ninguem sabe o que é jogar à Porto ou dar 200% em todos os jogos!
    - E claro, em termos de comunicação e poder nas estruturas do futebol, é comer e calar... onde é que isto já se viu?!? Todos bons rapazes!!
    Falta muita identidade nesta equipa e isso conquista-se com jogadores com fibra, que conheçam o campeonato e principalmente que conheçam o FCPorto... as suas virtude e os seus castigos!
    Bibo Porto. carago!
    DMST

    ResponderEliminar
  21. TENS TODA A RAZÃO DMST. QUEM AUTORIZOU ISSO TUDO? O NOSSO PRESIDENTE NÃO TERÁ A ULTIMA PALAVRA? MAS A MINHA MAIOR REVOLTA É O SILÊNCIO PELA ROUBALHEIRA DE QUE SOMOS VÍTIMAS. QUEM SABE AS NOTAS DOS BOIS QUE NOS APITAM E COMETEM ERROS DE PALMATÓRIA? SERÁ QUE SÃO BENEFICIADOS COM NOTA ALTA POR NOS PREJUDICAR OU NÃO?
    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Completamente de acordo com DMST e o seu comentário.

    ResponderEliminar