01 fevereiro, 2016

O “EVEREST” QUE PESEIRO TERÁ DE ENFRENTAR.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ao 30º dia do ano de 2016, o FC Porto lá decidiu brindar os seus adeptos com algo que há muito tempo não se via para os lados do Dragão (aliás, em 2016 jamais tinha sido visto em qualquer um dos jogos até agora realizados): futebol com cabeça, tronco e membros!

Sem qualquer tipo de hipocrisia ou desonestidade, devo dizer-vos que quando vi o FC Porto sofrer um golo de canto aos 3 minutos num estádio tradicionalmente difícil e após mais uma derrota sem honra, nem vergonha na taça da Liga, temi o pior. Temi que a casa já de si a arder, caísse completamente e apenas restassem as cinzas até final da época.

Foi, portanto, num estado de total resignação e silêncio amargurado que tive pela primeira vez na presente época uma agradável surpresa vinda dos jogadores e treinador do meu clube. Ao contrário de todas as minhas expetativas (que confesso neste momento são muito reduzidas!), a reação ao golo sofrido foi excelente e a equipa manteve-se inacreditavelmente calma, viram-se ocasiões de golo, viu-se jogo vertical, viu-se os laterais totalmente envolvidos na ação ofensiva, viu-se o André André do início da época, viu-se Herrera (o jogador mais enigmático que jamais vi na minha vida, ora excelente, ora péssimo!) numa exibição fantástica e viu-se, sobretudo e mais importante que tudo isso, uma equipa com sentido coletivo, todos a remar para o mesmo lado e até uma entreajuda que raramente se tem visto na presente época.

É óbvio que os problemas ainda permanecem numa quantidade bem superior ao que era desejável, mas a verdade é que o jogo de ontem no Estoril, trouxe-nos boas notícias, algo de que já estávamos necessitados, tão mau tem sido este ano de 2016 desportivamente falando.

Peseiro tem o desafio de olhar para o futuro próximo tentando corrigir os erros que se têm cometido ultimamente e logicamente potencializar a qualidade evidente do plantel de que dispomos. Continuo a dizer que comparativamente aos outros dois candidatos, o FC Porto tem o melhor plantel dos 3, em condições teóricas tem o melhor GR, os melhores laterais, imensas opções para o meio-campo e bons jogadores no ataque. É verdade que não temos um plantel de luxo e existem carências, mas pergunto: nos outros plantéis também não existem carências em vários setores? Também me parece evidente que sim…

Em minha opinião, o grande desafio de Peseiro, e infelizmente não é a belíssima vitória no Estoril que muda o cenário atual, assume uma dimensão enorme. Metaforicamente falando, direi que Peseiro tem o “Everest” para escalar, ou seja, vencer um campeonato entrando a meio da época, em 3º lugar e com 8 pontos para recuperar até à liderança, num campeonato com um nível geral baixo como é o português (ou seja, mais difícil para quem não depende de si), é um desafio às probabilidades, é na realidade lutar contra a lógica das coisas.

O grande problema é que já se perderam demasiados pontos “estúpidos” neste campeonato. Não existem campeonatos sem derrotas ou empates, mesmo nas épocas de grande glória, o FC Porto empatou ou perdeu alguns jogos. O grande problema é quando se perdem pontos com equipas miseráveis, equipas essas que depois são aviadas sem apelo, nem agravo, pelos rivais nossos diretos com 4, 5 ou 6 golos. Infelizmente, perder pontos frente a moreirenses e rio aves em casa são resultados que nunca podem estar nos planos de uma equipa que luta pelo título.

Direi que Peseiro terá apenas a obrigação de lutar pelo título até à fase mais avançada da época que lhe for possível. Não tem obrigação de ganhar um campeonato que já está praticamente perdido, depois do despedimento de um treinador que tinha um projeto para 3 anos e posteriormente da equipa ter estado praticamente 15 dias a navegar à deriva, sem capitão, nem rumo. Nessa fase do piloto automático, perderam-se também 3 pontos em guimarães, que agora fazem toda a diferença na luta pelo título.

Se em termos de campeonato as coisas assumem um desafio quase estratosférico, há ainda outra dimensão na época do FC Porto não menos relevante e extremamente fundamental para o clube não só nesta, como nas próximas épocas. É importante encarar a taça de Portugal com a máxima seriedade, quer nos jogos das meias-finais, quer numa eventual final seja contra quem for. O FC Porto está há um ano sem ganhar rigorosamente nada, em 13/14 apenas ganhou a supertaça, logo é importante que o FC Porto arrecade o 2º troféu nacional mais importante. Não podem haver demasiadas poupanças em nenhum dos jogos da taça, é uma competição para ganhar e encarar com a máxima seriedade. Espero que na 4ª feira em Barcelos não veja novamente o filme de ver imbulas e outras m***** do género arrastarem dentro de campo toda a sua mediocridade. Temos de apresentar um onze competente para vencer uma das boas equipas da II Liga e tentar resolver já a eliminatória.

Se em termos de campeonato, dependemos de terceiros, na Liga Europa dependemos apenas de nós mesmos. Só que aqui com uma pequena agravante: saiu-nos a fava, a pior equipa que nos poderia ter saído, a 2ª melhor equipa alemã, só superada pelo super Bayern Munique, uma equipa de Champions League. Logicamente, e nenhum de nós pode ignorar isso, o desafio é dificílimo, teremos de lutar com todas as nossas forças mas o favoritismo é neste momento todo para os alemães. Terá de ser um grande FC Porto, ao nível dos melhores Portos da história internacional do clube, para levar de vencida os alemães. A Liga Europa terá obviamente de ser, independentemente da enorme dificuldade do desafio, uma grande prioridade da época neste momento porque é uma competição em que dependemos unica e exclusivamente da nossa competência para a vencer. Uma competição em que nos últimos 13 anos, vencemos brilhantemente por duas vezes.

Em resumo, os desafios são difíceis e complexos, mas há ainda tanto por ganhar, tanto para melhorar e tanto para corrigir que é impossível não termos uma ponta de esperança neste momento que não deixa de ser difícil e delicado para os Portistas. Peseiro tem de ter a máxima tranquilidade para trabalhar e expor a sua ideia de jogo, o seu modelo e a sua estratégia, sem assobios, sem insultos, ameaças ou gritarias à primeira contrariedade. Pelo menos que se dê essa tranquilidade ao homem para ver do que ele é efetivamente capaz de fazer.

PS - Na pretérita jornada, o FC Porto foi gravemente prejudicado pela sr. Jorge Ferreira, com dois penalties claríssimos por marcar sobre Maxi Pereira, que como prémio ainda levou um amarelo por suposta "simulação". Excetuando uma ténue referencia na newsletter diária do clube, NINGUÉM do clube falou sobre isso. Esta jornada, um dos rivais diretos foi prejudicado por um golo mal validado ao adversário, esse clube na pessoa dos seus dirigentes falou, contestou e reagiu. Nós temos de reagir quando somos prejudicados por alguém, seja o treinador, seja o Presidente, seja um dirigente, alguém tem de falar.

PS2 - Foge à minha inteligência e se calhar não é suposto eu compreender mas... há um jogador que custou 20 milhões de euros, esse jogador teve muitas oportunidades de jogar a titular no inicio da época, jogou varias vezes e nunca jogou bem. Fez um penaltie estúpido e desnecessário no jogo mais importante da época na Champions League e ultimamente no pouco que joga apresenta um nível tão medíocre e desinteressado do jogo que até mete dó. Aparecendo uma proposta por 25, 27 ou 30 milhões não seria vender de olhos fechados essa inutilidade completa? Pois se calhar há coisas que não é mesmo suposto perceber ou compreender... Se calhar ainda vamos valorizar essa criatura até aos 40 milhões...

7 comentários:

  1. Bom dia,

    Concordo com tudo o que está nesta crónica menos num ponto: eu não acho de todo que o Imbula seja um mau jogador. Bem pelo contrário. Recordo o jogo com o Chelsea ou o Benfica e não restam dúvidas que ali há talento. Agora, o motivo pelo qual esse talento anda desaparecido, é que não consigo responder.
    Podem dizer o que quiserem mas o Imbula é jogador de futebol. É um médio que sabe pegar na bola, finta 1 ou 2 jogadores sem problemas nenhum e leva a bola para a frente. Eventualmente isso - levar a bola para a frente - era algo que desagravada ao Lopetegui, que gostava mto que se jogasse para trás e para os defesas e talvez por aí tenham começado os problemas com o jogador.
    Vamos lá ver agora até ao final da época as coisas melhoram um bocadinho para toda a equipa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo com o Victor Oliveira o Imbula nao è assim tao mau jogador como isso agora nao tinhamos era um treinador que assumisse riscos para ganhar jogos ..montava as equipas para defender e o Imbula è de tras para a frente que gosta de jogar ??? e o flopetegui nunca gostou disso sempre gostou de adaptar jogadores fora de posiçao ou antes tentou reenventar a polvora mais k uma vez ao ponto de destroçar a equipa completamente ... Vamos acreditar enquanto for matematicamente possibel

      Eliminar
  2. Finamente e sem entrar em euforias uma boa vitória do FCP com direito a boa exibição e jogo coletivo, jogo de ataque e com oportunidades de golo a surgirem facilmente. Isto são as ideias de Peseiro e o que nos habituámos a ver nas suas equipas. Nommomento ofensivo falta ainda trabalho e claramente um bom central para jogar com Indi ou Marcano. Peseiro não tem obrigação de grande coisa, tem a nossa a confiança e como diz no texto até ao fim temos é que apoiar e tentar ganhar o máximo possível. Esta época está comprometida há muito visto que a demora par tirar de lá o problema foi muito grande.
    Imbula é bom jogador, esta é desmotivado e sem confiança, não sei como recuperar e se ele o quer, mas é um jogador que naquela posição em que Herrera joga agora poderia ser útil e mostrar a sua qualidade. Por falar em Herrera, nao posso deixar de concordar com o texto, é um jogador estranho, no Estoril fez uma grande joga mas depois tem aquelas paragens inaceitáveis para quem joga apeste nível e como capitão. Peseiro terá a,imune problema, Imbula não está em forma física e psicológica, Herrera tanto pode ser o máximo como estragar tudo no jogo seguinte.
    Quanto ao dortmund, apesar de eles estarem mais fortes, não podemos ter medo nem dizer que foi o pior que calhou, para ganhar a competição é preciso eliminar boas equipas, e em caso de passagem à moral seria acrescida pois estamos a falar de uma grande equipa que daria uma motivação extra e faria os jogadores acreditar ainda mais na vitória final.


    Silva

    ResponderEliminar
  3. Sempre que se fala de expectativas quanto ao que o FC Porto se trata, essas são sempre altas, seja em que momento for.
    Verdade que agora vamos precisar de calma para que o barro seja novamente moldado. Ao mesmo tempo pode-se criar um pouco mais de expectativas a cada jogo que passe.
    Estamos a partir da estaca 0 mas com um pouco recursos, é preciso estar toda a gente unida.
    Sim porque um assobio nesta altura é um veneno pior que tóxico.
    Apoiar, porque com este futebol visto em Estoril, mais a avalanche apoiante do público, os jogadores e treinador respondem como devem ser.

    A propósito de Imbula, ainda bem que ele já se foi. Jogadores que estão aqui para fazer nada, é preciso tomar medidas logo no tempo exacto.

    ResponderEliminar
  4. Cingindo-me apenas a informações oficiais, ou seja comunicados à CMVM, logo a informação oficial disponível…

    Imbula foi adquirido por 20M€…

    Imbula rendeu ZERO desportivamente nos 6 meses em que esteve no FC Porto…

    Imbula é vendido 6 meses depois por 24M€, ainda com direito a 15% de uma futura mais valia em eventual transferência…

    Vistas as coisas de um modo linear, até deu lucro…

    Mas lá que tudo isto não faz o menor sentido, lá isso não faz…

    Apesar de tudo, siga para bingo e que vá para o diabo que o carregue, porque enquanto cá esteve demonstrou estar sempre a marimbar-se para o clube e rendeu zero desportivamente. E não, a culpa não foi so do Lopetegui… Porque Lopetegui também treinou o André André que fez 20 vezes mais que o imbula dentro de campo…

    ResponderEliminar
  5. Faltam 12 minutos para o fecho de mercado e não será agora que atacaremos alguém para reforçar o plantel...

    Mas se calhar com essas saídas, não era mal pensado ter vindo um médio criativo, nem que fosse o retorno de empréstimo de Otávio...

    ResponderEliminar
  6. RCBC, para si o André André fez 20 vezes mais que o Imbula!
    Veja lá se tem mais pretendentes que o Tozé Marreco.

    ResponderEliminar