26 fevereiro, 2016

DESTINO TRAÇADO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-BORUSSIA DORTMUND, 0-1

Liga Europa, 16 avos de final, 2ª mão
qui, 25 Fevereiro 2016 • 20:05
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: -


Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra).
Assistentes: Simon Beck e Jake Collin; Anthony Taylor e Andre Marriner (adicionais).
4.º Árbitro: Stuart Burt.

FC PORTO: Casillas, Maxi Pereira, Layún, Marcano, José Ángel, Rúben Neves (c), Danilo, Evandro, Marega, Aboubakar, Varela.
Suplentes: Helton, Brahimi (65' Varela), Sérgio Oliveira, Herrera (71' Evandro), Corona, André André, Suk (56' Aboubakar).
Treinador: José Peseiro.

BORUSSIA DORTMUND: Bürki, Ginter, Bender, Hummels (c), Schmelzer, Gündogan, Weigl, Kagawa, Mkhitaryan, Aubameyang, Reus.
Suplentes: Weidenfeller, Subotic (46' Hummels), Leitner, Sahin (46' Gündogan), Adrián Ramos (70' Reus), Gonzalo Castro, Durm.
Treinador: Thomas Tuchel.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Aubameyang (23').
Disciplina: cartão amarelo a Evandro (14'), Rúben Neves (56'), Bürki (58'), Sahin (59'), Maxi Pereira (90').

Há uma semana, após ser derrotado em Dortmund, tinha previsto que o FC Porto sairia da Liga Europa tão depressa como entrou. E assim foi. O FC Porto não foi capaz de inverter a desvantagem de dois golos na eliminatória e remete-se à sua condição de equipa nacional porque esta equipa actualmente não tem dimensão europeia.

Por isso, ao FC Porto resta lutar dignamente pelo campeonato nacional mesmo que seja bastante complicado alcançar o título e tentar minimizar a 3ª época desastrosa com a conquista da Taça de Portugal. Sim, desastrosa porque no dia em que ficar contente e satisfeito por o FC Porto vencer numa época apenas uma taça de Portugal, então não estarei bom da cabeça de certeza.

Mas estou resignado em termos de ambições na presente época. O plantel e a equipa não dão para mais. A falta de qualidade é notória e ontem viu-se um Dortmund superior em quase todos os capítulos do jogo. Já na 1ªmão essa diferença tinha ficado bem patente.

Ainda ontem em conversa no Estádio com um amigo estávamos a comparar a equipa do ano passado com a equipa deste ano e a diferença é abismal. Se formos a analisar enquanto equipa, é comparar um Fiat 600 a um BMW e se formos analisar jogador a jogador, por posição, a presente equipa perde claramente para a da época passada. Ou seja, o FC Porto decresceu de qualidade de uma forma assombrosa, perdeu valores incontornáveis e a política desportiva não foi bem delineada, nomeadamente na questão dos empréstimos.

E se formos comparar o plantel que iniciou a presente época com o actual plantel, apetece dizer que o FC Porto formou dois plantéis diferentes numa só época. Quantos jogadores saíram em Dezembro e Janeiro? Cissokho, Lichnovsky, Maicon, Osvaldo, Tello, Gudiño e mais uns poucos da equipa B que poderiam ser opções na equipa A. Por outro lado entraram Marega, Suk, Sá e da equipa B Chidozie. Muitas trocas e baldrocas para um mercado de inverno.

E se alargarmos a situação à mudança de treinador e ao timing que foi escolhido para o seu despedimento bem como os quinze dias necessários para a contratação de um novo treinador que não foi primeira, nem segunda, nem terceira, nem quarta opção, o que dizer da época 2015-16? É ou não é um desastre? Há condições para trabalhar, para formar um bom plantel? Há condições para formar uma equipa boa de dimensão europeia e candidata séria ao título?

O que move no FC Porto tantas saídas e tantas entradas nos últimos anos? O que motivou tantas contratações e tantas vendas de uma época para a outra? Porque não tem o FC Porto uma base e uma equipa que possa consolidar-se por um período de dois/três/quatro anos? Porque contrata o FC Porto jogadores de duvidosa qualidade que dispensa meses depois ou um ano depois, andando a suportar salários, quando tem jogadores da cantera que podem ser muito bem boas opções?

Vou dar um ou dois exemplos que são apenas a ponta do iceberg. O FC Porto tem nos quadros e da cantera um defesa esquerdo que já vem a ser falado há uns dois anos. Passa nos juniores, passa na equipa B como titularíssimo e é unânime que está ali um jogador de futuro, com capacidade para integrar a equipa A. Se não para ser titular no imediato, pode ser uma boa alternativa. Falo obviamente de Rafa.

O FC Porto, em Agosto passado forma um plantel com dois defesas esquerdos. Um espanhol de nome José Angel, vindo da época transacta, que serve bem para jogar no Rayo Vallecano e vai buscar por empréstimo Cissokho, investindo dinheiro em salários, prémios e uma verba para pagar o empréstimo. Tem Alex Sandro, em vias de sair. Quem acaba por ser titular é Layún inicialmente para concorrer com Maxi. Expliquem-me porquê. Os referidos defesas esquerdos são melhores do que Rafa e reúnem mais condições para integrar o actual plantel? Claramente que não. Então porquê isto? Que interesse há por detrás disto? Pois Rafa sai em Janeiro por empréstimo para a Académica e fica no FC Porto um grande José Angel e Cissokho tem guia de marcha para o clube de origem.

Outro caso. O FC Porto inicia a época com 4 defesas centrais, sendo que o 4º central (Lichnovsky) é recrutado para jogar regularmente na equipa B. Chega Janeiro, Lichnovsky é emprestado e fica uma vaga por preencher. Não é preenchida. Sobram Verdasca e Chidozie, trinco adaptado a central, ambos da equipa B. É esse o caminho? Tudo bem! Janeiro termina e com ele o mercado fecha.

O que acontece a seguir? Maicon é dispensado e colocado noutro clube por um comportamento inaceitável durante um jogo de futebol e por uma atitude jamais admitida num jogador que enverga a camisola deste clube. Errou, é certo! Não pode nem deve envergar novamente a camisola do FC Porto porque demonstrou mesmo não merecer. Mas vamos raciocinar. Fica o plantel com dois defesas-centrais disponíveis e mais dois da equipa B que não têm qualquer experiência, sendo que um deles nem sequer está inscrito nas competições europeias?

Coincidência das coincidências, novo revés na equipa. Marcano lesiona-se antes da viagem a Dortmund e quem está disponível para jogar no eixo da defesa? Apenas Martins Indi. Que grande chatice!

Soluções?

Colocar Verdasca? Não. Recuar Danilo Pereira para defesa-central e abrir um buraco no meio-campo portista ou desviar Miguel Layún da lateral esquerda ou, neste caso, da lateral direita (Maxi castigado) para junto de Indi e perder capacidade ofensiva e assistências para o golo. Que faz José Peseiro? Coloca Layún a central. Conclusão: Verdasca não conta em Dortmund ao contrário de Chidozie na Luz e no Dragão frente ao Moreirense. Ou seja menos um central. Fica o FC Porto a contar no plantel com dois centrais e mais um recurso da equipa B muito verdinho como se viu frente aos verdes de Cónegos. Eu pergunto: É uma boa gestão?
Chidozie e Verdasca são chamados à equipa A (o segundo para fazer número no banco) e Rafa não foi porquê? Tem menos condições?

O que acontece no jogo desta noite? Marcano recupera da lesão e é titular frente ao Dortmund no Dragão e Indi vai para o estaleiro com uma lesão contraída na primeira mão. Novamente o problema a bater à porta. Centrais onde estão? Apenas um. Marcano ocupa uma posição no eixo e Layún volta a sacrificar-se para fazer o outro lugar. O que acontece? O FC Porto frágil e novamente em desvantagem perante um adversário claramente superior.

Alguém sabe responde a tudo isto? Muito sinceramente, vejo no FC Porto o Sporting e o Benfica dos anos 90 e da primeira década de 2000. Anos em que chegámos a vencer campeonatos com 4, 5 e 6 derrotas no campeonato. Tenho muito receio do futuro próximo.

As eleições no clube são em Abril e para haver continuidade, ela terá que mudar radicalmente de estratégia. Caso contrário vamos assistir ao desmoronamento do que começou a ser construído há mais de 30 anos, regressando às travessias no deserto. Alguém tem dúvidas? Eu não tenho nenhumas.

José Peseiro, esta noite, optou por um onze com algumas poupanças (e bem) pois viu que a eliminatória está praticamente perdida e o destino traçado. Então deu prioridade ao jogo do próximo Domingo em Belém. Mas o FC Porto não tem qualidade para se manter na Liga Europa nem para ombrear com outros clubes de dimensão europeia. Mesmo com o seu melhor onze. É actualmente uma equipa muito desequilibrada.

No jogo jogado esta noite, vi alguma entrega, querer e vontade de vencer o jogo pelo menos mas é visível das bancadas a impotência e a incapacidade dos jogadores e da equipa portista. Não chegam para dar respostas e para serem felizes. E depois o azar quando acompanha uma equipa, nada há a fazer.

O FC Porto saiu da Liga Europa com toda a lógica depois de dois jogos em que ficou claro que muito há a fazer no reino do Dragão. Esta noite não mereceria perder o jogo mas a vitória ainda estava muito longe de alcançar. Quando ninguém tem a sagacidade necessária para furar uma linha defensiva que se limitou a fazer o seu papel sem grande esforço, não há hipóteses de sucesso.

Aos 22 minutos, o FC Porto já estava a perder por 1-0. Apesar do golo marcado em fora-de-jogo por Aubameyang, na recarga a uma grande defesa de Casillas, cedo o Dortmund traçou o destino e definiu a eliminatória. Foi o xeque-mate alemão.

O FC Porto, poupando unidades do meio-campo e os extremos, jogou claramente com o pensamento no Belenenses mas José Peseiro tentou uma equipa equilibrada. Só a espaços o FC Porto incomodou os alemães. Evandro teve uma arrancada perto do fim da primeira parte com um remate a rasar o poste e logo a seguir Varela num cabeceamento obriga o guarda-redes contrário à defesa da noite.

Na etapa complementar, o FC Porto teve uma oportunidade por Aboubakar após centro de Marega. Depois Suk num remate de ângulo reduzido permite a defesa do guardião da equipa alemã e Brahimi perto do fim remata estrondosamente à trave.

Pelo lado do Dortmund, os alemães viram dois golos bem anulados por fora de jogo e ainda enviaram uma bola ao poste de Casillas em resposta ao lance na trave de Brahimi.

O FC Porto perdeu bem a eliminatória, não merece nem tem condições de continuar em prova e só tem que pensar muito bem no futuro e no que resta da época.

Domingo regressa o campeonato com a vista do FC Porto ao Restelo e a partir de 6 de Março passará a jogar uma vez por semana. Nessa altura, José Peseiro terá muito tempo para trabalhar com a equipa e talvez melhorar algumas coisas para tentar um final de época de forma a minimizar os estragos.



DECLARAÇÕES

José Peseiro: “A equipa mostrou um grande caráter e abnegação”

Reconhecendo que o Borussia Dortmund mereceu passar no conjunto da eliminatória, José Peseiro considerou que a exibição do FC Porto no jogo da segunda mão justificava outro resultado que não a derrota (0-1), ainda por cima tendo o golo dos germânicos surgido num lance irregular. O treinador dos azuis e brancos destacou a forma como a equipa acreditou e lutou “até ao fim”, não esquecendo o apoio dos adeptos, “que foram fantásticos”.

“Tenho de dar os parabéns à equipa e aos jogadores, que acreditaram até ao fim, tal como os nossos adeptos, que foram fantásticos na forma como nunca deixaram de nos apoiar. Parabéns também ao nosso adversário, que no cômputo geral da eliminatória mereceu passar, mas creio que este jogo éramos nós que merecíamos vencer. Sofremos um golo quando estávamos a dominar, na primeira transição ofensiva deles e ainda por cima em fora de jogo, e isso acabou por perturbar um pouco a equipa, dando maior conforto e tranquilidade ao nosso adversário. O empate talvez fosse um resultado mais justo, mas a vitória também nos assentaria bem por aquilo que fizemos. Merecíamos pelo menos o empate”, afirmou José Peseiro após o desafio com o Borussia Dortmund, no Estádio do Dragão, que ditou o afastamento do FC Porto das competições europeias na presente temporada.

Enaltecendo a “força anímica tremenda” demonstrada pela equipa mesmo em desvantagem, o treinador portista insistiu na injustiça do desfecho com que terminou o segundo duelo entre FC Porto e Borussia Dortmund. “Entrámos muito bem na segunda parte, com uma força anímica tremenda e, mesmo a perder 3-0 na eliminatória, lutámos, quisemos e criámos oportunidades de golo que não conseguimos concretizar. A equipa mostrou um grande caráter e abnegação, tal como os nossos adeptos, que estiveram sempre connosco. Acusámos algum desgaste na parte final e eles criaram-nos mais dificuldades, também porque procurámos chegar rápido ao ataque e por vezes precipitámo-nos. O Borussia Dortmund é uma grande equipa e no conjunto da eliminatória mereceu passar, mas hoje deveríamos ter sido nós a vencer”, prosseguiu José Peseiro.

Garantindo que escolheu os jogadores que entendeu serem “os melhores” para este jogo, o técnico dos Dragões apontou desde já ao desafio que se segue, marcado para domingo, às 19h15, no Estádio do Restelo, frente ao Belenenses. “Temos um plantel com qualidade e escolhi aqueles que entendi serem os melhores para este jogo. Além disso, tínhamos trunfos no banco para lançar. Foi um jogo intenso, no qual nunca nos entregámos e que nos fez gastar muita energia. Agora vamos procurar recuperar e começar a preparar o próximo jogo, que é muito importante na nossa luta no campeonato. Perder nunca é bom e sair desta competição nesta fase também não, mas neste jogo a nossa prestação foi melhor do que o resultado”, finalizou José Peseiro.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. Uma época europeia muito crua e fria.
    Será que este jogo não podia ser uma forma de os jogadores se elevarem ao seu máximo e tentar entrar na história?
    Acho que faltou um pouco de chama a esta equipa, muito amorfa em comparação ao desafio com o Moreirense.
    Comparações à parte, porque este Dortmund não se importou com o jogo e nós demos a ideia de ir na lenga-lenga deles, não mostrando grande iniciativa e nunca deu aquela sensação de os jogadores quererem acordar deste jogo amorfo.

    Óbvio que tivemos que mudar outra vez no onze, mas o ataque poderia ter-se mantido do jogo anterior, afinal quem sabe se o resultado não poderia ser outro.

    Foi uma época europeia para não esquecer como se pode lixar um apuramento para os oitavos |Champions|, se estivermos incompetentes.

    Lutar por títulos cá dentro para recuperar um caminho.

    Agora muita atenção para domingo porque já há gente que tenha ido à Capela para verem se nos tentam tirar da corrida pelo campeonato.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o jogo pouco há a dizer. Ao sofrer o golo, em claro fora-de-jogo (inadmissível 5 cabrões de m**** vestidos de preto e nem um viu a irregularidade) a eliminatória morreu completamente.

    Ainda desperdiçamos algumas ocasiões mas a bola nunca entrou, tal como o Dortmund que também poderia ter dilatado o resultado.
    Mas sinceramente, ganhar um jogo ao Dortmund com Ángel e Varela em campo é um exercício de fé… Com o devido respeito por estes dois jogadores, por mais que me esforce não consigo compreender tanta mediocridade. O espanhol então tem um nível de jogo próximo da distrital, é inadmissível e revelador também dos erros de construção do atual plantel, ao qual se juntou a “paragem cerebral” do Maicon e a venda pouco compreensível do 4º central (Lichnovsky). O resultado foi este: jogar 180 minutos frente a uma equipa de nível mundial, com remendos na defesa, desviando Layun (um dos melhores jogadores esta época) para o centro da defesa e ficar obrigado a jogar com um lateral-esquerdo inenarrável.

    Restam agora 2 objetivos atingíveis se houver competência própria e outro objetivo que séria e racionalmente assume uma dimensão quase estratosférica, ou seja, enquadra-se numa quase impossibilidade.

    Obviamente que os dois objetivos atingíveis são ganhar a taça e garantir a entrada direta na Champions League, evitando playoffs e a possibilidade de juntarmos mais um problema aos muitos que já temos (não entrada na Champions e consequente perca de receita tão relevante!).

    O objetivo quase impossível é vencer um título nacional tendo de recuperar 9 pontos até atingir a liderança (6+3). Ou seja, teríamos de ser perfeitos até ao fim e esperar muita incompetência dos outros, o que não é muito provável.

    Olhando para a equipa são visíveis muitos problemas na defesa, com lesões, problemas inesperados e escassez de opções. É verdade que a equipa joga um futebol mais agradável ofensivamente, mas permite muitas ocasiões de golo aos adversários, o que frente a equipas de melhor qualidade pode ser fatal.

    Não consigo projetar com algum grau de certeza o nosso fim de época, porque a equipa é tão instável, capaz de ganhar na luz e no Estoril (dois terrenos complicados), como depois perder em casa com o arouca que se torna quase impossível projetar o que quer que seja.

    Resta-nos esperar para ver… Os próximos dois jogos são fundamentais, duas saídas difíceis mas que definirão bem a força e o caracter desta equipa. E nesse particular dependemos de nós, ou reagimos bem e com caracter ou a época será um total fracasso.

    ResponderEliminar
  3. 2 jogos, 1 eliminatória, que nunca tinha visto o FCPorto fazer, autentica miséria. Parecia uma equipa da 3ª/4ª Divisao da Bundesliga... Nem no tempo em que Tinham "medo" de atravessar a ponte!!!
    Mas perder ja está a fazer parte do nosso ADN, É PRECISO É OS MILHOES NO FINAL DA ÉPOCA.
    Vergonhoso a todos os titulos.

    ResponderEliminar
  4. miguel queiroz26 fevereiro, 2016

    este resultado e est afastamento da europa é o resultado da desastrosa politica da administração da sad . isto é uma miséria nunca tinha visto estes remendos todos num plantel de prestigio europeu por falta de visão estratégica da SAD na composição deste plantel estou envergonhado
    miguel queiróz

    ResponderEliminar
  5. Já todos sabiamos de antemão que seria muito difícil passar esta eliminatória, quer pelo resultado, quer pelo valor do adversário, bem como pelas nossas fraquezas actuais. Mas muito sinceramente, no mínimo, estava à espera de ver os jogadores TENTAREM ganhar o jogo.

    O que se passou ontem foi um desleixo incompreensível. Porra! Já não lhes custa perder em casa? Pelo menos lutar, lutar por um mísero empate.

    O golo do Dortmund é em fora de jogo clarissimo, assim como ficou marcada naquele momento a hipoteca das nossas aspirações na Liga Europa. Mas ninguém manda um berro para aqueles tipos que há um emblema a defender? Prestígio a defender? Um jogo a ganhar?

    Lembro-me do Porto recuperar 2 golos, seguido de um terceiro, contra o Barcelona. Juary fez esse hat-trick. Um tal de Archibald marcou o golo que permitiu a passagem dos Catalães. Ficamos de fora da eliminatória, é certo. Mas passados 30 anos ORGULHO-ME desse jogo. Ontem aqueles gajos não podiam ao menos lutar para nos orgulhassemos deles?

    Depois do golo, o jogo não foi mais do que um treino para o Borussia, com os jogadores a trocarem calmamente a bola entre eles. A ideia que ficou foi de que os alemães não nos queriam humilhar, abdicando de forçar o ataque. Pois bastava acelerarem e facilmente chegavam à nossa área. Olhando para nós, a ideia de uma equipa pequena.

    Para quem fala de jogadores à Porto, vejo um indiscutível. Danilo. Um gigante.

    Destaco: Suk, um lutador incansável. Casillas esteve profissional. Não merecia o azar da bola do golo, depois da primeira defesa fantástica. Evandro, apesar de lapsos de tempo desaparecido, foi o único a conseguir furar a defesa adversária e criar verdadeiro perigo.

    Sinal menos: Angel. Nem é preciso palavras. Marega esforçado, mas ZERO como avançado. Varela idem. Ruben Neves parece que desaprendeu a jogar depois de Lopetegui ir embora. Maxi estourado (???). Herrera e Brahimi chegaram a entrar no jogo? Por fim, Peseiro. O seu jogo mais infeliz desde que cá chegou. Quer pela motivação que não conseguiu incutir aos jogadores, quer pela desastrosa escolha da nossa (inútil) linha ofensiva.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente não estava à espera de grande coisa só jogo de ontem. Mas Fodes, caralho.... Um mínimo de entrega. Perder um jogo em casa já não nos faz nada. Ouviu-se aplausos no final de jogo, e concordo. Perante equipa tão fraca com tanta pouca qualidade , o mínimo era de os apoiar. Mas sinceramente , tenho 35 anos , nunca vi um porto tão apático! Há jogadores deste plantel que nem mereciam ser profisionais. Jogadores medianos tirando um , e toda gente já sabe o nome dele. DANILO! Enorme!!!! Mas se seguimos a lógica , será vendido este verão ou no verão a seguir. Em vez de lhe dar o contrato que merece para o segurar e construir uma equipa a volta dele, será vendido para aparecer nas manchetes para gabar o talento do nosso clube a vender caro! Triste! Por fim quero dar uma palavra ao casillas que depois de dois frangos, mostrou toda a sua classe. Defesas incríveis , que não foram recompensadas. O Vitor Garcia não fazia melhor que maxi? O Otávio era demasiado técnico para este plantel? É tempo de estabilidade mas com jogadores de qualidade e garra.... Onde está o líder em campo? Se fosse treinador chamava o Danilo em frente ao plantel todo, e dizia. "Daqui para a frente ele é que manda em campo. Ele fala e vos medricas calai as vossas bocas. Porquê? Porque é o único que demonstra em campo o que é defender o clube".

    ResponderEliminar
  7. Este árbitro deve ter algum comprometimento com alguém que não gosta do F C Porto ou tem interesses em que o F C Porto não chegue mais longe, pois da anterior vez que arbitrou um jogo do FCP eliminou um golo à equipa azul e branca depois de ter passado cerca de um minuto da bola ter entrado na baliza, e agora não viu dois tipos em fora de jogo, não era um só, até eram dois. Isto está a bater no fundo. Tanto que em Portugal são nomeações ad hoc, por um só e com dois a abster-se, enquanto a arbitragem está entregue a homens de talhos, tascas e capelas...
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  8. hà uns tempos atras, os arbitros tem sido uma miseria connosco. Mas vamos ser sinceros, os unicos culpados sao os protagonistas dentro do campo e os gravatinhas sentados no sector presidencial. O resto é pò para os olhos para nos desviar do verddeiro problema. Os cabroes dos arbitros tenham-nos lixado a vida? SIM. é o nosso problema principal ? NAO !!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Por muito que nos custe a nós Portistas o mal já vem de há meia dúzia de anos para cá, o problema está identificado e embora nos custe a admitir o clube está a ser mal gerido, Presidente e todos os que constituem a SAD estão ultrapassados, o clube precisa de sangue novo e que seja gerido de uma maneira responsável e não mercenária como está a ser. Seremos eternamente agradecidos ao nosso presidente mas a hora dele e dos demais já chegou há muito tempo.Espero que num futuro próximo se faça uma auditoria interna ao clube para que se possa saber que tipo de gestão está a ser feita (acho que vamos ter muitos dissabores, infelizmente).Isto não é o Porto, isto é um clube que anda a ser saqueado por um bando de ladrões que têm que ser corridos o quanto antes. Desculpem alguma linguagem menos própria mas a revolta é muito grande por ver o que andam a fazer ao nosso clube.

    ResponderEliminar
  10. Falta tudo ao nosso clube. Deixamos de ser fortes e temidos no nosso estádio, qualquer equipa sabe de antemão que pode causar dificuldades no nosso estádio, algo que não era habitual. Não concordo quando se referem a Peseiro como escolha alternativa é que nunca foi uma das primeiras escolhas, na minha opinião ele estaria entre as possibilidades e terá sido o que teria um processo mais fácil para se vincular ao FCP. Não duvidem que o homem sabe muito disto, já o mostrou e tenho a certeza que com uma boa pre época e com jogadores a sua medida o FCP irá ser uma equipa bem melhor e bem mais organizado e estável. É preciso é construir uma equipa e garantir estabilidade. Criar raízes e bases para que os jogadores se conheçam e juntos façam uma equipa no verdadeiro sentido da palavra. O plantel e realmente desequilibrado e até agora Peseiro tem mostrado,inteligência na sua gestão, sendomque considero impossível fazer melhor quando se entra num momento em que a equipa está de rastos a nível psicológico, os jogadores estão desconfiados e acreditam pouco, a defesa não tem estabilidade e fica impossível de ser trabalhada e afinada e depois a meio campo falta um jogador decisivo, daqueles que fazem jogar e que levam a equipa para a frente, não chega vontade é preciso talento. Depois Brahimi atravessa um momento péssimo, em que deixou de ser fundamental e está pouco inspirado. É daqueles jogadores que com a equipa bem, estável e motivada seria claramente um dos melhores e mais decisivo.
    Enfim mais uma época esquecer já suspiramos pelo seu fim e pelo início da próxima, em que mais uma depositamos esperanças de que tudo seja melhor e mais bem preparado, em que a sad e a famosa estrutura sejam capazes de segurar os melhores e assegurar uma equipa base e consigam ir ao mercado e colmatar aquilo que precisamos. Acredito porque assim tem que ser, mas sobretudo porque olho para o Peseiro como alguém capaz e com a humildade certa para fazer um bom trabalho, claro que ele não fará milagres se não lhe derem a segurança estabilidade necessária, e isso também passa por aqueles que vão ao estádio e que a sua maioria assobiam e enervam a equipa. Como detentor de lugar anual tenho assistido a verdadeiras palhaçadas da parte de alguns adeptos, que ao mínimo erro perdem a paciência. Passamos por um período diferente, em que nem tudo são vitórias nem festas e temos que nos adaptar a uma nova realidade, mostrar que somos diferentes também na derrota não seria um mau começo.
    Quanto a liga Europa, foi um bom treino para o Dortmund, equipa forte com confiança e estabilidade, que não teve que correr muito perante um FCP curto e muito frágil para este tipo de jogos. Considero apenas que apesar de Peseiro se mostrar até ao momento uma pessoa inteligente e sensata, poderia neste jogado ter apostado em 2 avançados na frente e jogar um pouco mais no risco, mas lá está até que ponto a defesa dava confiança para tal é algo que não permitiu grandes riscos.


    Silva

    ResponderEliminar