31 janeiro, 2013

O Perigo de Ganhar

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ganhar é a melhor coisa que pode acontecer a um clube.
Os adeptos deliram, os jogadores motivam-se, o treinador anda tranquilo, a estrutura sente-se confortável.
Quando se ganha, o dia corre melhor, a alegria é outra, a crise tem afinal um outro lado e o dia de chuva afinal é mais necessário do que incómodo.
A conquista de uma vitória faz-nos esbater os problemas, relativizá-los e reduzi-los quase à insignificância. É aí que surge o problema de ganhar!
Muitos têm sido aqueles que têm traçado diversos termos comparativos com a época passada, enaltecendo as virtudes da corrente época, a maior estabilidade, qualidade de jogo e classificação na tabela. Tudo isso são factos indesmentíveis! Mas cuidado com a gestão desses factos.

Até há bem poucos dias atrás, o nosso plantel tinha carências, a nossa construção de jogo sem James era limitada e todos esperavam ver reforços em Janeiro.
Um empate no estádio “sem luz”, a vitória do jogo em atraso no Sado e uma goleada ao Galo depois, fizeram desaparecer todas as dúvidas e carências, parecendo afinal de contas que tudo vai bem. E não vai...
Chegaram Liedson e Izmaylov, sendo que em devido tempo tive oportunidade de expressar a minha concordância com o luso brasileiro e a discordância com o russo. Como é óbvio, espero enganar-me redondamente em relação ao czar.
Mas estas duas chegadas não são manifestamente as suficientes.

Liedson suprirá uma lacuna tremenda que é a opção a Jackson, e julgo que a explicação dada por Vítor Pereira para a sua contratação, é eloquente e tremendamente correcta.
Izmaylov dá maiores opções, é um facto, mas veremos em que condições se apresenta.
Mas continua a faltar um desequilibrador para as alas.
Varela tem oscilações de rendimento tremendas. É capaz do pior e do melhor em espaços de tempo curtíssimos. Atsu prometeu muito mas ainda não confirmou, para além do tempo de ausência. Kelvin é muito inconsequente. Sebá agrada-me, mas naturalmente tem que crescer. Iturbe foi emprestado. Ora, perante isto, esta lacuna é real e objectiva, e não a ultrapassar é um erro!
Dizem por aí, que tentamos o Ricardo cigano Quaresma, alguém que tem tanto de bom jogador como de mau profissional. Terá recusado a oferta financeira, o que denota o pensamento do indivíduo, tendo em conta o local para onde foi.
Mas o que é facto é que os bons resultados esbateram a carência identificada, e o mercado parece que vai mesmo chegar sem o tal reforço.

Além disso, estas últimas vitórias num campeonato tão equilibrado, espero que não façam esquecer o jogo fora das quatro linhas. É aí que o nosso rival está tremendamente forte, insistindo nos seus meninos.
Ainda no passado sábado, o sucessor do senhor lucílio baptista (slb, para os amigos), fez uma boa arbitragem até ao minuto 76. Eis senão quando, perante a aproximação do Braga, começou chorrilo de faltas trocadas a meio campo, uma expulsão sem qualquer toque sobre Lima, além de um fora de jogo perigoso.
O trabalho fora de campo tem sido descarado, conforme há dias foi aqui demonstrado num artigo no blog.
Ora, é portanto essencial não ser comido de sono, pois numa altura onde até vão buscar o falecido Ricardo Costa, ex-presidente da comissão de disciplina da liga e nosso amigo do túnel do estádio sem luz, para opinar sobre as 72h ou 71:45h da taça slb, é um sinal inequívoco de que tudo e mais alguma coisa está a ser feito para nos derrubar.

ALERTA MÁXIMO PARA GUIMARÃES!

Um abraço,

2 comentários:

  1. Concordo com a falta de extremo, mas preocupa-me mais os encornados a fazerem as coisas pelo o outro lado que a falta de um extremo, quem não tem cão caça com gato.
    O F.C.P. tem de estar atento à comissão de arbitragem e vir falar cá para fora isto tem sido de mais. Ontem foi mais um dos meninos dos encornados, cosme machado, mais uma expulsão e ao jogador que era falado que ia para lá jogar, ninguém investiga isto?? onde está a puta da morgado??? já ouvi dizer que para Guimarães vai o duarte rouba 3 penaltis gomes. Porquê o Porto não se opôs à ida o Sr. Lucilio Batptista (slb)esse grande filho da puta para a comissão de arbitragem??? pois é este sr l b está lá e está a fazer muito bem as coisas pelo outro lado, só não entendo é o silêncio do nosso clube...

    ResponderEliminar
  2. Norte sempre em grande. Espero que a malta esteja avisada. Por vezes querem mesmo que nos deixemos encantar por um ou outro elogio e depois...

    Sempre em alerta!

    ResponderEliminar