16 novembro, 2007

Arbitragem em Portugal

De facto a arbitragem em Portugal é um tema bastante polémico mas é bom relembrar algumas coisas que por vezes se vão esquecendo, não da nossa parte, é claro, mas de muita gente que tem a memória muito curta.

Desde que me lembro da minha existência de minha grande paixão pelo FC Porto, sempre ouvi as galinhas e os lagartos insinuarem que o FC Porto ganhava os jogos à custa dos árbitros e que o nosso Presidente fazia negócios obscuros com os mesmos para poder ganhar os jogos.

Como é óbvio, durante alguns anos nunca me interessei pelo assunto, interessava-me sim que a minha equipa ganhasse. Hoje em dia não penso da mesma forma até porque estou muito mais atenta a certas e determinadas coisas que rodeiam o mundo do futebol.

Fico realmente indignada quando oiço e vejo, mais uma vez, na comunicação social, assuntos relacionados entre arbitragem e FC Porto. Não digo que em alguns jogos o FC Porto fosse beneficiado de alguma forma e até mesmo ter ganho um ou outro jogo de uma forma um pouco mais incorrecta, mas por outro lado pergunto: "qual foi a equipa de futebol no mundo que nunca foi “ajudada” pela arbitragem?" Nenhuma!

Em Portugal, porque é que apenas apontam o dedo ao FC Porto e nunca aos outros clubes, sobretudo quando outros clubes são claramente beneficiados pela arbitragem? Só este ano, no início do campeonato, tivemos casos claríssimos que beneficiaram as galinhas e nunca ninguém disse nada. Falo apenas de agora porque se fosse a falar do passado não haveria espaço no blogue para descrever tantos casos.

Mas mais ridículo ainda é um árbitro na Taça da Liga fazer com que as galinhas ganhassem e depois admitir o erro em público. Será que isto não é corrupção no futebol? Será que jogos em que os períodos de descontos vão para lá dos 4 minutos não fazem parte de um esquema de corrupção? Não consigo entender porque é que isto só acontece nos jogos com as galinhas! Estranho, não?

Foras de jogos mal marcados, faltas inexistentes, faltas que não são marcadas, tempo de descontos exagerados… são tantas as falhas que existem na arbitragem em Portugal que é demais! Havendo injustiças destas, deixa de haver espectáculo nos relvados.

Ano passado, jogo FC Porto vs Galinhas, lesão de Anderson, será que aquela entrada não era para cartão vermelho? Mmmmm, pensando bem provavelmente a falta foi do Anderson! Porque a galinha que fez a falta continuou a jogar e nem sequer foi punido! Mas enfim é o FC Porto que compra os árbitros.

O FC Porto só ganha jogos nacionais e internacionais porque compra todos os árbitros, nem sequer é porque joga bem, nem tem bons jogadores, nem nada disso! O FC Porto tem tanto dinheiro que até comprou o árbitro que nos sagrou campeões mundiais! Ou foi porque tínhamos uma excelente equipa e jogadores soberbos? Se perguntarmos às galinhas ou aos lagartos a resposta é sempre: “compraram os árbitros”! Piada é claro! É só dor de cotovelo…

Mas a realidade é esta, e infelizmente, se o FC Porto ganha e bem, a culpa é do árbitro... se existe um erro qualquer da parte do árbitro, o Pinto da Costa já comprou o árbitro. Tudo se resume a isto, e a comunicação social lá está para pôr mais achas na fogueira!

Quando as coisas são ao contrário, são as outras equipas a ganharem e o FC Porto a ser prejudicado, é porque o FC Porto não vale nada, não sabe jogar, não tem jogadores de jeito, etc etc etc…

Enfim meus amigos, é apenas um desabafo em relação às injustiças dentro de campo.

Até para a semana.

Saudações Azuis e Brancas da,
Sodani.

11 comentários:

  1. Se está espera de reconhecimento pelos feitos do FCP pelos adversários ,e como adversarios entendo que são os clubes da capital assim como os média, espere sentado porque isso implica que tem de reconhecer o fracasso da gestão dos seus clubes.
    Por exemplo quando foi inaugurado o estádio do Dragão tivemos um problema com a relva e o mesmo acontreceu no estádio de Alvalade, agora vejam como uns e outros resolveram o problema.
    Relativamente aos árbitros os lagartos e galinhas deveriam estar calados, os lagartos garnharam recentemente um campeonato com acostas a fazer palhaçadas para o adre cruz aproveitar e as galinhas , alem de terem a sorte de um FCP altamente incompetente ganhou tb com simulações do Simão.

    ResponderEliminar
  2. O FC Porto venceu o Ribeirão, da II Divisão, por 2-1, num jogo-treino à porta fechada no Centro de Treinos do Olival, em Gaia. Kazmierczak foi a figura do encontro. O médio polaco foi o autor dos dois golos dos “dragões”. O plantel portista tem agora duas folgas seguidas, voltando ao trabalho apenas na próxima segunda-feira (16h).

    ResponderEliminar
  3. 2-1 ...
    Contra o Ribeirão ?!!
    uau !!!
    Lucho, para além do Kaz, sabe quem foram os restantes "artistas" ?
    Que saudades das goleadas do tempo do Co aos clubes mais pequenos :(

    ResponderEliminar
  4. FC Porto: Nuno; Castro, João Paulo, Pedro Emanuel, Lino; Bolatti, Kazmierczak, Mariano Gonzalez; Hélder Postiga, Adriano e Farías.

    Jogaram ainda: Ventura, Ruca, Leandro Lima, Edgar e Rui Pedro.

    ResponderEliminar
  5. Fraquinhos... não ?!!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Já comprei os bilhetes para o Paris-Porto em hand.

    Lucho, só por curiosidade : Quanto custa aí o bilhete do Porto-Paris ?
    Aqui paguei 7 euros (preço único, exceptuando a tribuna oficial ).

    As greves nos transportes continuam, mas consegui encontrar o l'Equipe num quiosque. A rubrica hand é dedicada à qualificação do Montpellier.

    Quanto ao jogo desta noite, France Maroc, Vincent Duluc ( page 2), na sua antevisão das 2 seleções, coloca o Tarik a titular, na ala direita do ataque.

    Mais publicidade para o Porto. E tanto melhor !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Deve andar pelos 5 euros público e 2,5 euros sócio... Eu tenho 2convites:)

    ResponderEliminar
  8. É bem verdade aquilo que é dito. Vivemo nun país onde nos é tirado o mérito a todo o instante, enfim, pnso qu já estou habituado a viver assim.
    Um abraço e um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Findou o jogo França-Marrocos. Grande jogo do Tarik. Um golo e duas belas assistências não concretizadas.

    Para quem viu o jogo e ouviu. Três comentadores. Um desconhecido, Larqué ( antigo jogador do Saint Etienne e internacional Francês ) e Arsene Wanger. Pois bem : Wanger tinha dificuldades em dizer que o Tarik era do Porto. Limitava-se a dizer que tinha jogado em França em escalões menores. Mas, no final, quando Tarik é substituído, com uma enorme ovação, Larqué não deixa de dizer ( para quem entende as subtilidades da bela língua Francesa) com um certo gozo : " O Jogador do FC PORTO é grandemente ovacionado" !

    Obrigado Tarik !

    Só uma observação : O treinador do Marrocos, Henri Michel desconcertação muita gente ( eu o primeiro ) ao colocar o Tarik em ponta de lança sem posição fixa.

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar
  10. Os cães ladram, a caravana passa.
    Nós lá vamos prosseguindo o caminho do êxito mesmo que isso custe aos invejosos.E como custa!!!
    Estádio certificado, Tark brilha em França, etc, etc...
    Sempre a abrir.

    ResponderEliminar
  11. O Postiga nem ao Ribeirão marca?Sim senhor,depois vai dizer que não teve oportunidades no FCP!

    ResponderEliminar